
Futebol
Niklas Bendtner aponta possíveis destinos para craque do Sporting: "Com a qualidade que tem..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
LASK Linz (Áustria) ou FC DAC 1904 Dunajská Streda (Eslováquia). Será uma destas equipas que o Sporting CP defrontará no play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Caso os leões superem o Aberdeen FC (LER AQUI), a partida está agendada para o dia 1 de outubro. Tal como na terceira pré-eliminatória, o play-off será apenas numa mão e, neste caso, a sorte sorriu ao conjunto de Rúben Amorim, que voltará a jogar em casa. Austríacos de más memórias Caso sejam os austríacos a estar no caminho dos leões, será um reencontro. Em 2019/20, na fase de grupos da Liga Europa, o Sporting CP defrontou o LASK. Em casa, a turma de Alvalade venceu, por 2-1, com golos de Luiz Phellype e Bruno Fernandes. Contudo, na Áustria, os leões saíram derrotados por 3-0. Nesta temporada, o LASK já disputou dois jogos, tendo vencido em ambos: 3-0, frente ao ASV Siegendorf, em partida a contar para a Taça da Áustria; 1-0, diante do Austria Wien, em jogo relativo à primeira jornada do Campeonato Nacional. Eslovacos 100% vitoriosos No que diz respeito ao FC DAC 1904 Dunajská Streda, os eslovacos só sabem vencer. Na época 2020/21, realizaram oito jogos, vencendo todas as contentadas em que participaram. Na Liga Eslovaca, ocupam o primeiro lugar, com 18 pontos. Por sua vez, na Liga Europa, já deixaram pelo caminho o FH Hafnarfjordur (Islândia), por 2-0, e o FK Jablonec (República Checa), por 5-3 após prolongamento.
Fotografia de UEFA
Consultor de comunicação volta a criticar figura que era bastante acarinhada pelo universo leonino; Cronista deixa duras críticas na sua coluna de opinião
|
Rui Calafate voltou a apontar duras críticas à temporada realizada por Ruben Amorim no Manchester United. O consultor de comunicação fez uso do seu espaço de opinião no jornal Record e, onde refere que a maioria dos adeptos leoninos não perdoam a sua saída para Inglaterra a meio da temporada.
"Ruben Amorim tem sido uma desilusão na Premier League"
"Ruben Amorim tem sido uma desilusão na Premier League, sabendo, no entanto, todos que não foi ele que escolheu o plantel e o seu modelo de jogo de autor precisa de peças perfeitas e não de juntar quinquilharias de pouco uso. O seu estado de graça já murchou em Manchester, por isso foi curioso o manifestar de imensas saudades dos adeptos leoninos", começou por escrever no diário desportivo.
"Quando podia ter ganho tudo, optou por um tiro no escuro"
Rui Calafate não esconde a desilusão pela decisão tomada por Ruben Amorim em abandonar Alvalade: "Lamento informá-lo de uma coisa: gratidão pelo seu trabalho e conquistas sempre, mas hoje grande parte do universo sportinguista não lhe perdoa a fuga em frente que colocou em cheque o objetivo do bicampeonato. Quando podia ter ganho tudo, optou por um tiro no escuro. Comandar uma nau prestigiada e enorme mas em crise de resultados e identidade".
O cronista refere que a ambição desmesurada do treinador tramou o técnico: "Ruben Amorim foi guloso e muitas vezes é o mel a melhor armadilha para abater um urso, é pena ele não saber isso. A porta grande de Alvalade que ele soube abrir, agora está-lhe fechada. O karma é lixado.
As palavras de Rui Calafate surgem depois da entrevista de Ruben Amorim antes do Manchester United - Lyon, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga Europa (2-2 na primeira mão), onde o treinador assumiu ter saudades dos adeptos do Sporting.
Futebolista do Sporting era apontado como substituto do jogador do clube inglês, mas prolongamento de vínculo afasta ingleses de atleta leonino
|
É oficial. Virgil Van Dijk renovou contrato com o Liverpool por dois anos, até 2027, comunicou o clube que lidera a Premier League inglesa. Gonçalo Inácio, defesa do Sporting, vinha sendo apontado como possível substituto do jogador neerlandês no plantel de Arne Slot e afasta-se assim do clube inglês.
“Era isto que tinha na cabeça. Não tenho dúvidas de que este é o meu lugar e o da minha família. Sinto-me como se fosse de Liverpool. No outro dia disseram-me que era como que adotado e sinto-me muito orgulhoso por ouvir estas coisas”, disse Van Dijk.
O defesa internacional neerlandês e capitão dos ‘reds’, de 33 anos, cujo contrato expiraria em junho, prolonga assim a sua ligação com o clube. O jogador chegou ao Liverpool em janeiro de 2018, proveniente do Southampton, tornando-se o defesa mais caro da história na altura (85 milhões de euros) e consolidou o seu legado em Anfield ao fazer 314 jogos e conquistar todos os títulos possíveis, incluindo uma Premier League e uma Liga dos Campeões.
Virgil Van Dijk pode este fim de semana aumentar o seu palmarés e conquistar o segundo título da Premier League com o Liverpool, que, a seis jornadas do fecho do campeonato, lidera com 13 pontos de vantagem sobre o Arsenal, segundo classificado na tabela.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 35 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.683 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou cinco golos e fez três assistências.
Veja a publicação do Liverpool:
Com lesões a apertar no plantel, treinador leonino volta a utilizar uma solução de recurso no encontro frente aos cónegos
|
Rui Borges volta a olhar para o meio-campo com criatividade forçada, graças às lesões no plantel do Sporting. A mais recente dor de cabeça vem de Morita, cuja recuperação continua envolta em incerteza. Com Daniel Bragança e João Simões já fora das contas até ao final da temporada, tudo indica que Morten Hjulmand e Zeno Debast vão formar novamente a dupla de serviço no terreno, frente ao Moreirense.
Será a oitava vez que o dinamarquês e o belga, originalmente contratado para central, alinham juntos no meio-campo, naquela que já se tornou uma solução de recurso recorrente para Rui Borges. Apesar de Debast ter chegado do Anderlecht como defesa-central, tem mostrado versatilidade e capacidade para se adaptar a terrenos mais avançados, contribuindo com segurança defensiva e saída de bola eficaz.
Curiosamente, os números até são animadores com esta fórmula improvisada. Com Debast e Hjulmand juntos no meio, o Sporting soma cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota, esta última frente ao Leipzig (2-1), na Alemanha, em jogo a contar para a Champions League. O empate frente ao Bolonha (1-1), também na Liga dos Campeões, acabou por ser decisivo e sorridente, já que garantiu aos leões o apuramento para o play-off da prova milionária.
Com o título ainda em disputa e a margem de erro cada vez mais curta, Rui Borges aposta novamente na consistência defensiva e na inteligência tática destes dois jogadores. Debast tem aproveitado a nova posição para ganhar minutos e importância no esquema leonino, enquanto Hjulmand continua a ser peça chave no meio campo da equipa.
A equipa de Alvalade encontra-se em primeiro lugar da Liga Portugal com 69 pontos, os mesmos que o Benfica, mas com vantagem do confronto direto, vitória dos leões em casa por 1-0. Com apenas cinco jornadas por disputar até ao fim da temporada, o Sporting olha para cada partida como se tratasse de uma final. Os adeptos e o plantel estão mais unidos do que nunca para conquistar o bicampenato, feito que não acontece na história leonina há 70 anos. Reveja aqui o onze provável para o próximo encontro no Estádio José de Alvalade, na receção ao Moreirense, sexta-feira, às 20h30, com bilhetes esgotados desde terça-feira.