Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

VALEU O GOLO MADRUGADOR

Leões, agora com o LASK Linz à vista, seguem para a próxima eliminatória da Liga Europa depois de vencerem o Aberdeen FC. Tiago Tomás marcou o único golo do encontro

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A Europa, esta noite, voltou a estar de olhos postos no Estádio José Alvalade. No relvado víamos o início da temporada por parte do Sporting CP, em partida a contar para a 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, diante do Aberdeen FC, a quem a equipa de Rúben Amorim venceu por 1-0, passando, agora, à próxima eliminatória, já com adversário definido: LASK Linz.

Num início da partida, era possível notar-se uma clara evidência: este era o primeiro jogo oficial dos leões, enquanto para o Aberdeen já era o nono. Tudo isto, por parte da equipa da casa, devido às condicionantes que o Clube passou com o Covid-19. Sem treinador no banco, sem muitas peças influentes, mas os homens de verde e branco entraram num 3-4-3 eficaz, com o ataque entregue a Jovane Cabral e Tiago Tomás. Notava-se, portanto, Jovane na zona central, Tiago Tomás à direita e, à esquerda, Vietto.


Assim, a bola voltou a rolar em Alvalade, com o pontapé inicial dado pela formação vinda da Escócia. Na abertura do encontro, o Aberdeen começou a não permitiu a saída de jogo dos leões, com uma maior agressividade e pressão alta. No entanto, o Sporting CP apenas demorou cinco minutos para se organizar. A prova disso vem já a seguir.


Corria o sétimo minuto de jogo no paraíso terreno dos Sportinguistas e, com uma recuperação de bola de Wendel, a abrir para Vietto, este apenas teve de lançar Tiago Tomás, que se encontrava solto na área e bastou rematar nessa passada e estava aberto o marcador, 1-0 para o Sporting CP. Foi importante marcar cedo, mas não é apenas isso que devemos reter. Com este golo, o jovem da formação fez história, tornando-se o mais jovem de sempre a marcar pelo Sporting CP nas provas da UEFA no jogo de estreia (18 anos, 3 meses e 9 dias) e, ainda, o segundo mais jovem de sempre a marcar de Listada verde e branca numa prova igual.

https://twitter.com/SPORTTVPortugal/status/1309209020935401474


A partir deste momento, os leões começaram a controlar o campo por completo. Com 74% de posse de bola, a turma leonina marcou na única oportunidade que teve dentro da área do Aberdeen.

À passagem pelo minuto 14, deu-se o primeiro susto para a baliza de Adán. McGeouch cruzou pela direita em arco na tentativa de surpreender o guardião verde e branco, mas o mesmo afastou a redondinha com um soco, com a mesma a passar junto à trave. Na verdade, a equipa de Rúben Amorim demonstrava mesmo uma defesa bem definida e com alguma segurança.

As opções encontradas pelo Aberdeen começaram a ser notadas – e evidentes – quando começaram a atacar pela esquerda, onde se encontrava Porro. No entanto, pelos 25 minutos, os escoceses não fizeram dessa uma grande vantagem da sua parte.

E por falar em lados, algures pelos 40 minutos, o Sporting CP definia-se, em quase metade dos seus ataques (46,8%), pelo lado oposto: o flanco direito, exatamente onde se encontrava Tiago Tomás. Aqui, os leões apenas se importavam em gerir, na sua totalidade, a posse de bola. Nessa mesma altura, Lewis, guarda-redes do Aberdeen, ‘salva’ o aumento da vantagem por parte dos leões, com uma defesa apertada (40’). Canto de Nuno Mendes que sobra para Jovane Cabral, mas que acaba por ser travado. O jogo acabaria por ir 1-0 para o intervalo. Realçamos aqui que o Sporting CP não saía ao intervalo em casa a vencer, frente a uma equipa escocesa, desde 1993, ano em que venceu o Celtic.

https://twitter.com/playmaker_PT/status/1309222236243595281

A superioridade do Sporting CP não era questionável, no entanto, as fragilidades do adversário eram bem claras e os homens de verde e branco podiam muito bem ter tirado vantagem disso mesmo. Uma primeira parte que vale pelo golo de Tiago Tomás, mas uma exibição a meio gás na sua generalidade.

No regresso dos balneários, nenhuma das formações haviam sofrido qualquer tipo de alteração no seu onze. A partida, por sua vez, esteve quase a repetir o melhor momento dos primeiros 45 minutos: depois de um cruzamento quase perfeito de Porro, Tiago Tomás esteve muito perto de bisar, encontrando-se sem qualquer marcação, mas com o cabeceamento a rasar a barra da baliza de Lewis.

Quando o relógio marcava mais de uma hora de jogo, o Aberdeen começou a pressionar um pouco mais a defesa dos leões, mas a equipa acabava por não encontrar soluções para chegar ao empate. Por sua vez, o Clube de Alvalade, que continuava com posse, mas ia-se mostrando algo previsível a nível do ataque.

Na ordem de tentar o empate, os forasteiros faziam o que podiam. À passagem pelo minuto 81, Hedges rematou de fora da área, mas a bola acabou por ser desviada e por sair pela linha de fundo. Os sustos, no final, não terminavam, algo ao qual o coração de um Sportinguista já está habituado. Novamente Hedges aparece em boa posição à entrada da área e prepara o pé esquerdo (88’), mas o remate sai ligeiramente ao lado, apesar de assustar (e muito) os leões.

Claramente nervosos durante os momentos finais do encontro, os leões faziam faltas desnecessárias, que acabavam por causar lances de bola parada à equipa escocesa. Uma fase final de algum sofrimento, mas o resultado acabaria por não se alterar.

O Sporting CP, ao vencer por 1-0 o Aberdeen, com um golo do jovem Tiago Tomás, passa assim a mais uma eliminatória da Liga Europa, na qual irá encontrar o LASK Linz, depois de os austríacos golearem o Dunajská Streda (Eslováquia) por 7-0.

Antes desse encontro, os leões ainda vão viajar até à capital do móvel, este domingo (27 de setembro), para a sua estreia na Liga NOS, frente ao Paços de Ferreira, pelas 18h30.

Fotografia de Sporting CP.

 


Futebol

"PODE SER EMPRESTADO, MAS TENTA CONVENCER AMORIM": IMPRENSA REVELA SITUAÇÃO DE JOGADOR DO SPORTING

Futebolista dos leões terá tarefa bastante complicada e saída do Clube de Alvalade este mercado de verão está em equação

Futebolista de Rúben Amorim terá tarefa bastante complicada e saída do Sporting este mercado de verão está em equação
Futebolista de Rúben Amorim terá tarefa bastante complicada e saída do Sporting este mercado de verão está em equação

  |

Icon Comentário0

Koba Koindredi regressou aos relvados. O médio do Sporting esteve a aproveitar as últimas semanas de férias, mas já deu início aos trabalhos para arrancar a nova época que é de... indecisão. O lugar o 'camisola 80' no plantel de Rúben Amorim não é certo, sendo que já tem alguns interessados.

"O francês pode ser emprestado, mas já trabalha para convencer Rúben Amorim", escreve o jornal Record, dando conta de uma saída iminente, como foi recentemente noticiado. De momento, o Estoril segue na frente da corrida para garantir o jogador dos leões, uma vez que o treinador, Vasco Seabra, é muito apreciador das suas características, tendo, inclusive, admitido publicamente que aceitava o regresso do futebolista.

Além do emblema da Linha, Famalicão, Moreirense e AVS são as outras três equipas da Liga Portugal Betclic que pretendem fazer negócio com Frederico Varandas e receber o médio do Sporting por empréstimo. Para já, aguardam-se novos desfechos de um possível destino.

Koba Koindredi – avaliado em 3 milhões de euros – contabilizou, ao todo, 17 jogos oficiais pelo Estoril na corrente época desportiva. O francês que chegou ao Sporting no mercado de inverno soma, até à data, ao serviço dos verdes e brancos, sete disputas, num total de 108 minutos dentro de quatro linhas. O futebolista chegou a Portugal o verão passado, proveniente do Valência, para ganhar experiência, uma vez que estava sem espaço na Liga espanhola.

Rúben Amorim acabou por gostar do que viu e pediu a contratação do jogador, que custou aos cofres leoninos 4,25 milhões de euros – valor que pode chegar aos seis milhões, mediante o cumprimento de objetivos (1,75 milhões). A essa quantia, há ainda a acrescentar 75 mil euros referentes à comissão de manutenção, com os canarinhos a ficarem com “20% de uma mais-valia”.


Futebol

“SE ELE FIZESSE AQUELE GOLO…” – BRUNO FERNANDES, EX SPORTING, ARRASA COLEGA NA ESTREIA DE PORTUGAL

Antigo jogador do Clube de Alvalade analisou a exibição das Quinas frente à Chéquia no Euro 2024

Bruno Fernandes, ex-jogador do Sporting, foi titular na estreia de Portugal no Euro 2024
Bruno Fernandes, ex-jogador do Sporting, foi titular na estreia de Portugal no Euro 2024

  |

Icon Comentário0

Portugal entrou a vencer no Euro 2024, depois de garantir a vitória, por 2-1, frente à Chéquia, nos descontos da partida, nesta terça-feira, dia 18 de junho. No entanto, a equipa das Quinas não escapou a algumas críticas e um dos lesados foi mesmo Bruno Fernandes, antigo jogador do Sporting, que falou no final do encontro.

"Era uma seleção que nos podia causar problemas. Estivemos muito bem. Não demos grandes oportunidades para que eles fizessem golo. Mostrou o espírito de sacrifício da equipa. Fizemos o 2-1, que depois foi anulado. Voltámos ao jogo com o momento do Chico", começou por referir, antes de abordar a sua exibição, mas deitou culpas para Cristiano Ronaldo.


"Torna-se mais difícil quando as equipas têm uma linha de 5. Fecham as linhas de passe. Forcei quando não devia ter forçado. Às vezes temos de tentar. Tivemos muitos erros na primeira parte, principalmente eu. Sou um dos jogadores que corre mais riscos. Correr riscos tem os dois lados da moeda. Quando conseguir fazer a bola passar, tenho muita qualidade à minha frente. Não estou preocupado em errar esses passes. É uma das minhas características. Às vezes tenho de manter mais a bola. Estava um bloco muito baixo. Se o Cristiano fizesse aquele golo, não diriam que falhei tantos passes", atirou.


Em 2023/24, ao serviço do Manchester United, Bruno Fernandesavaliado em 70 milhões de euros – alinhou em 48 partidas: 35 na Premier League, seis na Liga dos Campeões, seis na Taça de Inglaterra e uma na Taça da Liga. Nos 4.285 minutos que disputou, o médio ex Sporting contabilizou 15 golos e 13 assistências na conta pessoal, sendo uma das grandes figuras da turma liderada por Erik ten Hag.

Portugal vai agora recarregar baterias para o próximo embate na competição. Os comandados de Roberto Martínez enfrentam as turcos, que entraram na prova com o pé direito. O duelo está marcado para o próximo sábado, dia 22 de junho e tem pontapé de saída agendado para as 17h00, no Signal Iduna Park, estádio do Borussia Dortmund.




Futebol

JÁ CONHECEMOS O PRIMEIRO ONZE OFICIAL DA ÉPOCA

Sporting CP e Aberdeen enfrentam-se, esta noite, em jogo a contar para 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Desfalcados, mas com onze inicial já anunciado. Adán (GR), Coates, Luís Neto e Feddal, Pedro Porro, Matheus Nunes, Wendel, Nuno Mendes, Vietto, Jovane Cabral e Tiago Tomás são os jogadores leoninos que começam a partida desta noite de quinta-feira (25 de setembro), frente ao Aberdeen, em jogo referente à 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa, pelas 20h00, no Estádio José Alvalade.

Sendo este o primeiro encontro oficial dos leões e não podendo contar com Max, Renan, Eduardo Quaresma, Gonçalo Inácio, Borja, Palhinha, Rodrigo Fernandes, Pedro Gonçalves e Nuno Santos – todos eles em confinamento devido ao surto de Covid-19 – este será um teste interessante.


No banco, estão ainda Eusébio Paulo, Sporar, Gonzalo Plata, João Silva, Antunes, Daniel Bragança e Joelson Fernandes.


Do lado do Aberdeen, os escoceses vão alinhara com Lewis, Logan, Hoban, Taylor, Considine, Hayes, Ferguson, McGeouch, McCrorie, Watkins e Hedges.

O jogo tem início pelas 20h00, no Estádio José Alvalade.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


CLÁUSULA ESCONDIDA: SPORTING PODE TER DE PAGAR MILHÕES AO BRAGA SE NÃO VENDER PAULINHO
Futebol

CLÁUSULA ESCONDIDA: SPORTING PODE TER DE PAGAR MILHÕES AO BRAGA SE NÃO VENDER PAULINHO

 

Icon Comentário0
"POSSO MELHORAR NO SPORTING" - TITULAR DE RÚBEN AMORIM DÁ A MÃO À PALMATÓRIA
Futebol

"POSSO MELHORAR NO SPORTING" - TITULAR DE RÚBEN AMORIM DÁ A MÃO À PALMATÓRIA

 

Icon Comentário0
KIERAN MCKENNA ESTRAGA PLANOS DO SPORTING: TREINADOR DO IPSWICH LEVA CRAQUE AOS LEÕES
Futebol

KIERAN MCKENNA ESTRAGA PLANOS DO SPORTING: TREINADOR DO IPSWICH LEVA CRAQUE AOS LEÕES

 

Icon Comentário0