
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O próximo adversário do Sporting CP é o Aberdeen FC, na 3.ª pré-eliminatória de acesso à Liga Europa. Será também o primeiro jogo oficial dos leões, depois do surto de Covid-19 que assola a equipa verde e branca. Contudo, para Derek McInnes, treinador do Aberdeen FC, os leões continuam a ser favoritos:
"Antes do jogo com o Viking avisámos os jogadores que na carreira deles não teriam muitas oportunidades de defrontar uma equipa com o nível do Sporting CP. São um nome com grande prestígio no futebol mundial e será uma oportunidade fantástica para nós. Ainda assim, somos uma equipa com experiência e vamos lá acreditando que é possível. Eles serão favoritos, mas estamos confiantes".
Sobre o Covid-19 que está instalado na equipa leonina, o treinador informa que devido a esses casos, só “brevemente” terão “uma ideia sobre quem estará ou não disponível, mas é normal que uma equipa que enfrente esta situação saia sempre afetada”. Contudo e apesar de poder “acontecer a qualquer clube”, o treinador continua “a acreditar que têm uma equipa cheia de qualidade".
Equipa da Premier League gostou de negociar com os leões e por isso está de volta a Alvalade para tentar comprar um terceiro jogador
|
O Chelsea iniciou oficialmente o processo para tentar assegurar a contratação de Viktor Gyökeres, avançado sueco em destaque ao serviço do Sporting. Segundo revelou o portal britânico Team Talk, os blues já estabeleceram contactos com os representantes do jogador, demonstrando um interesse concreto em fechar a transferência já na próxima janela de mercado.
Com 26 anos, Gyokeres está a protagonizar uma época de elevado rendimento, com números que o colocam, inevitavelmente, entre os atacantes mais desejados da Europa. O emblema da Premier League está atento a este dossiê há já algum tempo e pretende assegurar o negócio o quanto antes, até para se antecipar à concorrência.
Apesar de estar vinculado ao Sporting até 2028, o contrato do internacional sueco contempla uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros, ainda que o negócio, ao que tudo indica, deva ser concluído por um valor mais baixo. Para já, e segundo se sabe, o Chelsea apontou para uma oferta entre os 70 e os 75 milhões de euros, ainda que não seja certo o que a Direção de Frederico Varandas acha sobre a mesma.
A cobiça por Viktor Gyokeres não é nova e ainda no último verão foram vários os clubes a surgir como interessados. O Arsenal terá sido, de todos, o que apresentou o projeto mais aliciante para o internacional sueco, sendo que por várias vezes o negócio foi dado como praticamente concluído. O jogador, ainda assim, manteve-se em Alvalade, para a alegria de todos os Adeptos e Sócios.
Avaliado em 75 milhões de euros, Viktor Gyokeres segue na sua segunda época ao serviço do Sporting e em 2024/25 leva, para já, 44 golos e 11 assistências em 45 partidas realizadas. O 'homem da máscara', recorde-se, foi contratado ao Coventry City, a troco de 24 milhões de euros.
Jogador importante para o plantel orientado por Rui Borges esteve a discutir o futuro e tudo indica que o mesmo será longe de Alvalade
|
A capitanear o Sporting numa reta final de época decisiva, Morten Hjulmand mantém o foco no presente, mas já começa a antecipar o que o futuro pode trazer. De acordo com o jornal Record, o capitão leonino reuniu-se no início desta semana, em Lisboa, com o seu empresário, Ivan Marko Benes, para analisar os potenciais cenários que o próximo mercado de verão poderá oferecer.
O encontro decorreu num momento estratégico, antes de Benes seguir viagem para Milão, e incluiu conversas sobre o crescente interesse de clubes europeus no médio dinamarquês. O objetivo passou por decidir o interesse numa eventual continuidade em Alvalade e, por outro lado, quais os campeonatos que seriam mais atrativos para o jogador.
O desempenho de Hjulmand ao serviço do Sporting, onde se afirmou como líder de balneário desde a sua chegada, tem despertado atenções de peso, especialmente em Inglaterra. A Premier League, sonho assumido do jogador, volta a ganhar destaque como destino possível, com o 'Record' a garantir que o Clube de Alvalade não irá 'tapar os ouvidos' a eventuais ofertas que possam chegar entretanto.
O capitão dos leões integra o grupo de elementos considerados fundamentais pelo Sporting, do qual também fazem parte nomes como Trincão, Diomande, Gonçalo Inácio e Gyokeres, ainda que este último já seja praticamente certo que deixará o Clube num futuro próximo.
Morten Hjulmand - atualmente avaliado em 45 milhões de euros - encontra-se na sua segunda temporada ao serviço do Sporting, tendo feito, desde então, 90 jogos com a Listada verde e branca. Em 6.940 minutos em campo, apontou sete golos e fez, ainda, seis assistências.
Médio às ordens de Rui Borges no plantel verde e branco está a ser avaliado por emblema que, ainda assim, precisa de assegurar a promoção
|
O Leeds United está cada vez mais perto de garantir o regresso à Premier League e, com os olhos postos na próxima temporada, já projetada no principal escalão, o clube inglês pondera avançar para a contratação de Hidemasa Morita. Com contrato válido com o Sporting até 2026, o próximo verão poderá representar o momento ideal para os leões concretizarem um encaixe financeiro com o médio japonês.
Segundo o jornal 'Record', os responsáveis pelo emblema de Alvalade já terão desistido da renovação, tendo em conta as várias investidas feitas nos últimos tempo, o que significa que a saída é o cenário mais provável. O jogador, por outro lado, está em vias de completar 30 anos, celebrando o seu aniversário a 10 de maio, e também a idade o leva a querer aventurar-se num outro campeonato.
De acordo com a mesma fonte, o Leeds só está à espera de garantir a subida à Premier League para avançar, de facto, com uma proposta formal por Morita. Atualmente na liderança do Championship, o segundo escalão do futebol inglês, o clube de Elland Road encontra-se em posição privilegiada para assegurar a promoção já na época 2025/26 e só a mesma desbloquearia os recursos e a atratividade necessárias para convencer o ainda jogador do Sporting
Contratado ao Santa Clara em 2022, a troco de 3,45 milhões de euros, Morita foi uma aposta certeira no meio-campo leonino. No entanto, a possibilidade de poder sair a custo zero no verão de 2026 vai preocupando o Sporting, que ainda pretende conseguir algum dinheiro por um jogador importante e que neste momento se encontra avaliado em 15 milhões de euros.
Os últimos meses da carreira de Morita, vale lembrar, têm sido marcados por alguma instabilidade. Lesionado, o jogador enfrenta a quinta paragem consecutiva por problemas físicos desde o final de 2023 e está, assim, afastado das opções de Rui Borges. Conta, no entanto, com 111 jogos com a Listada verde e branca, no total de 10 golos e 11 assistências em 7.378 minutos em campo pelo Sporting.