
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting; Todos os distritos de Portugal continental estão, este sábado, fia 12 de abril, sob aviso amarelo, devido à chuva forte, trovoada e granizo. A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para que os avisos vigorem até ao final do dia.
O IPMA prevê no continente períodos de céu muito nublado e aguaceiros por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência do litoral para o interior a partir do meio da tarde.
A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera aponta ainda para vento em geral fraco a moderado. O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A situação deverá melhorar este domingo, não havendo previsão de avisos. Podem, ainda assim, ocorrer alguns aguaceiros, em geral fracos e pouco frequentes. A instabilidade no estado do tempo irá continuar as próximas semanas, com as previsões meteorológicas a apontarem para um período de transição.
"De acordo com as previsões sazonais do Centro Europeu, pelo menos até mais uma semana ainda teremos anomalias positivas da precipitação. Na quarta semana de abril já entramos em situação dentro da norma, mas ainda não se prevê quando é que vá haver, francamente, uma sequência de dias solarengos que todos desejamos", referiu o climatologista Carlos Pires à SIC.
Este é um efeito natural da brutal descida do petróleo, em grande parte provocada pelas tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
|
Extra Sporting; Na próxima semana irá assistir-se a uma das maiores descidas de sempre, e que vai atirar o preço dos combustíveis para valores que não se vêm desde 2022. Na segunda-feira, dia 14 de abril, o gasóleo deverá descer 6 cêntimos por litro e a gasolina 7 cêntimos por litro.
O website da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) dá conta dos preços mais baratos em cada distrito, esperando-se que haja postos de combustível em Portugal com gasóleo abaixo dos 1,40 cêntimos por litro. A gasolina mantém-se mais cara, como é habitual, mas há postos que vão estar com preços abaixo dos 1,50 cêntimos por litro.
Este é um efeito natural da brutal descida do petróleo, em grande parte provocada pelas tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Com o receio de que a economia vá abrandar, o preço do petróleo acaba por cair naturalmente, levando a que os produtos que dele derivam também acabem por cair.
As medidas em vigor incluem a redução do ISP (que equivale a uma redução do IVA de 23% e 13%), o mecanismo de compensação através do qual é reduzido do Imposto em relação à receita adicional do IVA e a suspensão da atualização da taxa de carbono.
Apesar destas previsões, os preços devem ser confirmados nas bombas uma vez que estes dependem de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.
Território nacional volta a ser afetado por fenómeno climatérico nos próximos dias. Últimas semanas têm obrigado a cuidados constantes
|
Extra Sporting: A chuva de lama chega a Portugal esta quinta feira, num fenómeno climatérico que se vai prolongar durante cerca de três dias em território nacional. O país tem assistido a várias tempestades e depressões desde o início do ano, situação que deve continuar.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já colocou dez distritos sob aviso amarelo para esta quinta feira, dia 10 de abril, e para a próxima sexta feira, dia 11. Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria e Portalegre entre as 12h00 e as 21h00 de quinta, e as 12h00 e as 18h00 de sexta. Beja, Castelo, Branco e Coimbra apenas dia 11 de abril, entre as 12h00 e as 18h00.
Por outro lado, o distrito de Faro estará também sob aviso amarelo, mas entre as 00:00 e as 06:00 de sexta-feira por causa dos aguaceiros fortes, e entre as 03:00 e as 12:00 de sexta-feira devido à agitação marítima (esperam-se ondas com mais de três metros).
Ventos fortes, chuvas prolongadas e aguaceiros, trovoadas e até mesmo granizo são os elementos climatéricos que os portugueses podem esperar nos próximos dias. As temperaturas vão variar consoante a localização, mas não deverão ser muito baixas em nenhum local do país, pese o estado do tempo previsto para os próximos dias.
A chuva de lama também chega a Portugal, e vai acompanhar todos os fenómenos já descritos. Também conhecida como chuva de sangue, são uma combinação da precipitação e das poeiras vidas do norte de África. Será normal que o céu ganhe tons avermelhados ou acastanhados, e que as chuvas deixem, por exemplo, os carros cobertos de pó, durante os próximos dias.
Território nacional vai ser afetado por mais um fenómeno climatérico em 2025, depois de já ter lidado com várias mudanças no tempo
|
Extra Sporting: A chuva vai voltar a Portugal a partir da próxima quinta feira, dia 10 de abril. A precipitação vai-se fazer acompanhar de uma descida de temperatura entre os quatro e os oito graus Celcius. Tudo se prende com a chegada da Tempestade Olivier a Portugal.
A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) Maria João Frada, já alertou para as mudanças que se podem verificar: "A partir desta quarta-feira, vamos começar a notar um aumento de nebulosidade com nuvens médias e altas com o céu a ficar temporariamente opaco, aliás obscurecido, o céu sem aparecer principalmente nas regiões centro e sul e há uma possibilidade muito baixa de aguaceiros dispersos no centro e sul", explicou a meteorologista.
Este fenómeno explica-se devido às poeiras que vão atingir o país, vindas do Norte de África. Devem atingir Portugal ainda esta quarta feira, dia 9 de abril, e terão maior incidência na região centro e sul do país, especialmente nas próximas quinta e sexta feira (10 e 11 de abril).
Maria João Frada explicou, ainda, o seguinte: "Em relação à precipitação, a partir de amanhã [quinta-feira] é mais provável a situação de chuva ou aguaceiros logo de madrugada na região sul e depois vai-se estender à região centro. O norte é a região mais salvaguardada desta precipitação", partilhou a meteorologista.
Falou, por último, da tempestade Olivier em Portugal: "Esta situação deve-se à acção de uma depressão. Neste momento temos uma depressão sensivelmente a oeste da Madeira vai deslocar-se para sueste e passar entre a Madeira e as Canárias: a depressão Olivier nomeada pela AEMET. Não é muito claro se é outro núcleo que cava mais próximo de Portugal continental e vem gradualmente no dia 10 [quinta-feira] deslocar-se para nordeste em direcção ao continente. Não é claro que seja essa depressão", explicou, denunciando ainda alguma incerteza em relação ao fenómeno climatérico.