
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
21 Mai 2022 | 15:13 |
Já estão no Museu Sporting todos os troféus conquistados pela equipa de basquetebol desde o regresso da modalidade, em 2019. Numa visita que contou com a presença do presidente, Frederico Varandas, o plantel leonino entregou os seis títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2020/2021), três Taças de Portugal (2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022), uma Taça Hugo dos Santos (2021/2022) e uma Supertaça (2021/2022). Luís Magalhães, treinador da equipa leonina, realçou que as conquistas são fruto do trabalho realizado, repartindo o mérito do sucesso alcançado.
“Direção, jogadores, treinadores, corpo médico e funcionários do pavilhão têm sido inexcedíveis”"Gostamos de traçar objetivos ambiciosos e quando os atingimos é uma grande sensação, porque o grupo de trabalho acreditou nas propostas que fomos lançando e no projeto do Sporting. Está à vista o resultado desse trabalho por parte da direção, dos jogadores, treinadores, corpo médico e dos funcionários do pavilhão, que têm sido inexcedíveis e sempre prontos a colaborar para que nada nos falte".
“A nossa superação diária é querermos ser sempre melhores”"A equipa foi constituída do zero e os outros clubes já tinham grupos de trabalho com excelentes jogadores. Nós tivemos de os procurar e fazer com que os jogadores acreditassem e se superassem. Naturalmente, essa superação individual e coletiva fez com que tivéssemos atingido estes resultados. A pressão que existe é aquela que colocamos no nosso trabalho e na nossa superação diária para podermos ser sempre melhores, e esse é o nosso grande objetivo".
“O que o Sporting fez na Europa mais ninguém em Portugal pode dizer que conseguiu”"Considero que há um 'sétimo troféu', porque o Sporting nas competições europeias atingiu aquilo que mais ninguém conseguiu. Estas taças também podem estar nos museus dos outros clubes, mas aquilo que o Sporting fez na Europa mais ninguém pode dizer que o conseguiu". Os capitães Diogo Ventura e João Fernandes, que integram o Sporting desde o início do projeto, falaram sobre o crescimento exponencial do basquetebol leonino.
“É um grande motivo de orgulho”"A minha apresentação foi exatamente aqui e voltar para ver a quantidade de taças que conseguimos acrescentar ao Museu é um grande motivo de orgulho. Estar aqui com toda a equipa e com a presença do presidente deixa-nos muito contentes e dá-nos uma força extra para a parte final desta temporada", disse Diogo Ventura.
“Esperamos continuar assim para trazer mais troféus para o Museu”João Fernandes: "Toda a equipa estava ansiosa por este momento e foi um momento engraçado para ver também as conquistas das outras modalidades e do futebol. Temos feito bem o nosso trabalho e isto é a imagem disso mesmo. Esperamos continuar assim para trazer mais troféus para o Museu". Diogo Ventura, João Fernandes e Travante Williams recordaram as conquistas e cada um escolheu aquelas que considerou mais especiais.
“Foi memorável”Ventura destacou a Taça de Portugal de 2019/2020, que "foi a primeira e, por isso, muito especial", recordando a conquista do troféu na época passada no Campeonato Nacional, 39 anos depois: "Foi pena o pavilhão ainda estar sem público, mas foi memorável. Depois do jogo, apesar das restrições devido à pandemia, houve muita gente fora do pavilhão para nos felicitar pelo título". Também Travante Williams destacou a conquista do campeonato. "Significou muito para nós. Tivemos de lutar nos play-offs e ganhar três vezes ao adversário. Agora queremos voltar a acabar em grande e é disso que vamos à procura" João Fernandes teve dificuldade em conseguir escolher apenas um momento: "Cada taça tem uma história e associo cada uma a um momento de superação. Todas elas são especiais". Diogo Ventura relembra o peso de jogar pelo Sporting.
“Pela camisola que vestimos, temos de ganhar todos os dias”"Criámos um grupo de jogadores e treinadores que são muito ambiciosos e competitivos. Independentemente dos títulos que vamos ganhando, nunca estamos contentes e pensamos sempre no próximo. Pela camisola que vestimos, temos de ganhar todos os dias e temos de a respeitar". Travante Williams pretende amealhar ainda mais títulos para colocar no Museu.
"Queremos ganhar tudo""Estamos a trabalhar duro para isso, é o que almejamos ao longo de toda a época. Queremos ganhar tudo e agora estamos focados jogo-a-jogo para dar isso ao Clube".
Fotografia de Sporting
Técnico leonino ajudou o Clube de Alvalade na conquista do título nacional na passada época e sai agora sem dar grandes explicações
30 Jul 2025 | 16:50 |
É oficial. Miguel Minhava já não é treinador do Sporting, um ano depois de ter saído da equipa de basquetebol de sub 18 do Benfica para treinar o plantel de sub-23 de basquetebol dos leões. Além de ser o treinador principal dos sub 23, o português era um dos adjuntos do técnico Luís Magalhães na equipa principal dos leões na modalidade.
Miguel Minhava: "Não será relevante falar sobre as razões da saída"
“Sim, é verdade, deixei do Sporting. Queria muito ficar, mas infelizmente não foi possível. Não queria dizer muito mais sobre o assunto. Penso que não será relevante falar sobre as razões da saída”, começou por dizer Miguel Minhava em declarações ao jornal A Bola, recusando-se assim a explicar o porquê de já não treinar o Clube de Alvalade.
De seguida, o antigo basquetebolista admitiu continuar a querer ser treinador, assumindo que não será fácil entrar numa equipa esta época: “Sim, a ideia é continuar a carreira, mas sei que, neste momento, já estamos um pouco atrasados para conseguir arranjar um clube para a próxima temporada, no entanto, estarei disponível para ouvir qualquer proposta interessante”.
Miguel Minhava conquistou um título de campeão nacional sub-23 com a equipa do Sporting, no que foi a sua primeira e única época de leão ao peito. O também comentador e especialista em NBA ainda tinha contrato com o Clube de Alvalade, saindo assim abruptamente do comando da equipa sub 23 dos leões, bem com da equipa técnica do plantel principal de basquetebol do Clube.
Enquanto jogador, antigo internacional português de 41 anos passou toda a sua carreira em Portugal, tendo representado o país nos EuroBasket por duas ocasiões. Em competições domésticas, Miguel Minhava viveu a sua melhor forma no Benfica, onde venceu todos os nove títulos da carreira de jogador: duas Taças Hugo dos Santos, três Supertaças e quatro Campeonatos Nacionais.
Sexta presença consecutiva dos verdes e brancos poderá ditar rumo da época leonina, após remodelação profunda no plantel
23 Jul 2025 | 17:52 |
É oficial! O Sporting já conhece os seus adversários da fase de grupos da Europe Cup, nesta que será a sexta presença consecutiva da equipa de basquetebol dos leões na quarta prova de clubes organizada pela FIBA no velho continente. A temporada 2025/26 não se adivinha fácil para o conjunto de Luís Magalhães, que viu nove atletas a não transitar para a nova época.
O Sporting está inserido no Grupo G da competição, onde irá jogar num sistema casa-fora contra as equipas do Dinamo Sassari (Itália), Valcea 1924 (Roménia) e ainda o vencedor da eliminatória entre o Balkan (Bulgária) e RASTA (Alemanha).
Ainda assim, existe a possibilidade do Sporting não ser o único representante português na Europe Cup. O Porto vai defrontar a formação do Falco Szombathely (Hungria) a contar para a qualificação para a Liga dos Campeões e, em caso de derrota, os azuis e brancos descem um patamar nas competições europeias.
Vale a pena recordar que a secção do basquetebol leonino encontra-se num período de transição, após uma temporada muito abaixo das expectativas. Nomes como Denilson Tavares, Tim Guers, Cat Barber, Jeremiah Bailey, Ludgy Debaut, Nick Ward, Arnette Hallman, Keonté Kennedy e Isaiah Armwood não irão transitar para a nova época.
No sentido inverso, a Direção de Frederico Varandas já apresentou a contratação de Francisco Amarante e são expectáveis as transferências de atletas como Brandon Johns Jr., Rui Palhares, Malik Morgan, Robby Robinson, Maleeck Harden-Hayes, o regresso de João Fernandes e o retorno de empréstimo de Malik Bowman.
Direção do Clube de Alvalade mostra que está atenta ao mercado de transferências e fecha craque que brilhou no campeonato sueco
19 Jul 2025 | 16:51 |
Depois de oficializar a contratação de Francisco Amarante, chegou a vez de Brandon Johns Jr ser fechado como a mais recente transferência da equipa de basquetebol do Sporting. Desta forma, a Direção leonina continua o processo de revolução do plantel ao comando de Luís Magalhães, depois de os resultados apresentados na temporada passada serem abaixo do exigido.
Segundo informações avançadas pala página Basquetebol Notícias, o norte-americano de 25 anos deverá rumar ao Pavilhão João Rocha na próxima temporada, depois de completar o seu primeiro ano a jogar no continente europeu, ao serviço dos suecos do Lulea, em 2024/25.
Brandon Johns Jr. atua na posição de poste, podendo também ser utilizado como extremo. O jogador conta com uma envergadura de 2,03m e 109kg, e fez o seu percurso pelo basquetebol universitário dos Estados Unidos ao serviço dos Michigan Wolverines e VCU Rams.
Vale a pena recordar que o Sporting encontra-se em processo de renovação do seu plantel depois de uma temporada abaixo das expetativas. Nomes como Denilson Tavares, Tim Guers, Cat Barber, Jeremiah Bailey, Ludgy Debaut, Nick Ward, Arnette Hallman, Keonté Kennedy e Isaiah Armwood não irão transitar para a época seguinte.
No sentido inverso, a Direção de Frederico Varandas já apresentou a contratação de Francisco Amarante (ex-Oviedo) e são expectáveis as transferências de atletas como Rui Palhares, Malik Morgan, Robby Robinson, Maleeck Harden-Hayes, o regresso de João Fernandes e o retorno de empréstimo de Malik Bowman.
Confira, abaixo, a publicação do Basquetebol Notícias: