Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Basquetebol

BASQUETEBOL LEONINO MOSTRA TROFÉUS NO MUSEU

Crescimento apoteótico da modalidade que já venceu seis títulos desde o seu regresso em 2019

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

21 Mai 2022 | 16:13 |

Icon Comentário0

Já estão no Museu Sporting todos os troféus conquistados pela equipa de basquetebol desde o regresso da modalidade, em 2019. Numa visita que contou com a presença do presidente, Frederico Varandas, o plantel leonino entregou os seis títulos conquistados: um Campeonato Nacional (2020/2021), três Taças de Portugal (2019/2020, 2020/2021 e 2021/2022), uma Taça Hugo dos Santos (2021/2022) e uma Supertaça (2021/2022). Luís Magalhães, treinador da equipa leonina, realçou que as conquistas são fruto do trabalho realizado, repartindo o mérito do sucesso alcançado.

“Direção, jogadores, treinadores, corpo médico e funcionários do pavilhão têm sido inexcedíveis”
"Gostamos de traçar objetivos ambiciosos e quando os atingimos é uma grande sensação, porque o grupo de trabalho acreditou nas propostas que fomos lançando e no projeto do Sporting. Está à vista o resultado desse trabalho por parte da direção, dos jogadores, treinadores, corpo médico e dos funcionários do pavilhão, que têm sido inexcedíveis e sempre prontos a colaborar para que nada nos falte".
“A nossa superação diária é querermos ser sempre melhores”
"A equipa foi constituída do zero e os outros clubes já tinham grupos de trabalho com excelentes jogadores. Nós tivemos de os procurar e fazer com que os jogadores acreditassem e se superassem. Naturalmente, essa superação individual e coletiva fez com que tivéssemos atingido estes resultados. A pressão que existe é aquela que colocamos no nosso trabalho e na nossa superação diária para podermos ser sempre melhores, e esse é o nosso grande objetivo".
“O que o Sporting fez na Europa mais ninguém em Portugal pode dizer que conseguiu”
"Considero que há um 'sétimo troféu', porque o Sporting nas competições europeias atingiu aquilo que mais ninguém conseguiu. Estas taças também podem estar nos museus dos outros clubes, mas aquilo que o Sporting fez na Europa mais ninguém pode dizer que o conseguiu". Os capitães Diogo Ventura e João Fernandes, que integram o Sporting desde o início do projeto, falaram sobre o crescimento exponencial do basquetebol leonino.
“É um grande motivo de orgulho”
"A minha apresentação foi exatamente aqui e voltar para ver a quantidade de taças que conseguimos acrescentar ao Museu é um grande motivo de orgulho. Estar aqui com toda a equipa e com a presença do presidente deixa-nos muito contentes e dá-nos uma força extra para a parte final desta temporada", disse Diogo Ventura.
“Esperamos continuar assim para trazer mais troféus para o Museu”
João Fernandes: "Toda a equipa estava ansiosa por este momento e foi um momento engraçado para ver também as conquistas das outras modalidades e do futebol. Temos feito bem o nosso trabalho e isto é a imagem disso mesmo. Esperamos continuar assim para trazer mais troféus para o Museu". Diogo Ventura, João Fernandes e Travante Williams recordaram as conquistas e cada um escolheu aquelas que considerou mais especiais.
“Foi memorável”
Ventura destacou a Taça de Portugal de 2019/2020, que "foi a primeira e, por isso, muito especial", recordando a conquista do troféu na época passada no Campeonato Nacional, 39 anos depois: "Foi pena o pavilhão ainda estar sem público, mas foi memorável. Depois do jogo, apesar das restrições devido à pandemia, houve muita gente fora do pavilhão para nos felicitar pelo título". Também Travante Williams destacou a conquista do campeonato. "Significou muito para nós. Tivemos de lutar nos play-offs e ganhar três vezes ao adversário. Agora queremos voltar a acabar em grande e é disso que vamos à procura" João Fernandes teve dificuldade em conseguir escolher apenas um momento: "Cada taça tem uma história e associo cada uma a um momento de superação. Todas elas são especiais". Diogo Ventura relembra o peso de jogar pelo Sporting.
“Pela camisola que vestimos, temos de ganhar todos os dias”
"Criámos um grupo de jogadores e treinadores que são muito ambiciosos e competitivos. Independentemente dos títulos que vamos ganhando, nunca estamos contentes e pensamos sempre no próximo. Pela camisola que vestimos, temos de ganhar todos os dias e temos de a respeitar". Travante Williams pretende amealhar ainda mais títulos para colocar no Museu.
"Queremos ganhar tudo"
"Estamos a trabalhar duro para isso, é o que almejamos ao longo de toda a época. Queremos ganhar tudo e agora estamos focados jogo-a-jogo para dar isso ao Clube".


Fotografia de Sporting




Modalidades

3 jogadores expulsos após cenas de pancadaria no Clássico entre Sporting e Porto

Resultado acabou por ficar para segundo plano perante confusão que marcou encontro entre verdes e brancos e rivais nortenhos

Equipa de basquetebol do Sporting perdeu a final do Torneio Internacional de Luanda frente ao Porto por 88-77, mas resultado ficou para segundo plano
Equipa de basquetebol do Sporting perdeu a final do Torneio Internacional de Luanda frente ao Porto por 88-77, mas resultado ficou para segundo plano

14 Set 2026 | 11:42 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting perdeu a final do Torneio Internacional de Luanda frente ao Porto por 88-77, mas o resultado acabou por ficar para segundo plano perante a confusão que marcou o encontro. O momento aconteceu já no último período, numa altura em que a partida permanecia completamente em aberto (66-61).


Tudo começou num contra-ataque do rival, quando o reforço Trevor Baskin agarrou por trás os braços de Childe Dundão, impedindo o base portista de concluir o lançamento e provocando a sua queda. A falta desencadeou de imediato a reação de Tanner Omlid, que se dirigiu a Baskin e deu início a uma troca de empurrões entre elementos das duas equipas.


A situação rapidamente ganhou maiores proporções, com jogadores, treinadores e elementos do staff de ambos os lados a envolverem-se na confusão. Houve vários momentos de tensão e tentativas de separar os intervenientes, num episódio que acabou por manchar uma final que estava a ser disputada de forma equilibrada e intensa.


Do lado do Sporting, Trevor Baskin acabou expulso, enquanto João Fernandes também recebeu uma falta técnica no meio da confusão e viria posteriormente a deixar o jogo. Tanner Omlid, ex Sporting, foi o jogador do Porto a receber ordem de expulsão.

Após a confusão, o Porto garantiu a vitória por 88-77 e o troféu. O Sporting fica assim com o segundo lugar no torneio, mas terá pouco tempo para esperar por nova oportunidade de desforra: as duas equipas voltam a defrontar-se a 26 de setembro, na Supertaça, em Albufeira.




Modalidades

Exclusivo Leonino - Sporting atrás de Benfica e Porto? Varandas reconhece fosso, mas eleva fasquia

Presidente do Clube de Alvalade tem consciência de que a equipa leonina não está no mesmo patamar dos rivais, mas exige época competitiva

Exclusivo Leonino - Frederico Varandas reconhece o fosso existente entre o Sporting e Porto e Benfica no basquetebol, mas não baixa fasquia
Exclusivo Leonino - Frederico Varandas reconhece o fosso existente entre o Sporting e Porto e Benfica no basquetebol, mas não baixa fasquia

13 Set 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Frederico Varandas reconhece o fosso existente entre o Sporting e os principais rivais no basquetebol, mas tem objetivos bem definidos, sabe o Leonino. Apesar dessa diferença, o Presidente dos verdes e brancos pretende que a equipa mantenha um nível competitivo semelhante ao da última temporada e continue em condições de discutir troféus.


Ao que o nosso Jornal apurou, a Direção leonina tem consciência da realidade existente perante Benfica e Porto, mas não pretende utilizar esse cenário como justificação para baixar a fasquia. A temporada passada serve, precisamente, como exemplo daquilo que o Sporting procura repetir em termos de competitividade.


Em 2025/26, os leões conquistaram a Taça de Portugal e a Taça Hugo dos Santos, terminando a época com dois troféus. Na Liga Betclic, o percurso terminou nas meias-finais do playoff, diante do Porto, com uma derrota por 3-1. Os dragões acabariam posteriormente por conquistar o título nacional, vencendo o Benfica na final pelo mesmo resultado.


A diferença para os dois rivais voltou a ser testada durante esta pré-temporada. No Torneio Internacional Cidade de Viana do Castelo, o Sporting terminou na quarta posição, depois de perder frente ao Porto, por 84-80, nas meias-finais, e diante do Benfica, por 91-78, no encontro de atribuição do terceiro e quarto lugares.

O plantel leonino sofreu, entretanto, uma remodelação significativa, além da entrada de Bernardo Pires para o comando técnico, sucedendo a Luís Magalhães. Liam O’Reilly, Gabe Kalscheur, Javian Davis, Trevor Baskin, Brayden Carter, Gustavo Teixeira e João Embaló chegaram ao Sporting para reforçar as opções da equipa técnica em 2026/27. Em sentido contrário, deixaram Alvalade Robby Robinson, Malik Morgan, Dinis Cherepenko, Brandon Johns Jr., Stephan Swenson e Miguel Correia. 



Modalidades

Sporting entra a ganhar, sofre reviravolta e acaba derrotado pelo Benfica no dérbi

Leões entraram melhor no dérbi, mas acabaram por ver encarnados serem superiores e não conseguiram fechar competição com um triunfo

Basquetebol do Sporting terminou o Torneio Internacional Cidade de Viana do Castelo no quarto lugar, depois de perder frente ao Benfica por 91-78
Basquetebol do Sporting terminou o Torneio Internacional Cidade de Viana do Castelo no quarto lugar, depois de perder frente ao Benfica por 91-78

07 Set 2026 | 12:37 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting terminou o Torneio Internacional Cidade de Viana do Castelo no quarto lugar, depois de perder frente ao Benfica por 91-78 no encontro de atribuição do terceiro posto. Os leões entraram melhor no dérbi, mas acabaram por permitir a reviravolta dos encarnados e não conseguiram fechar a competição com um triunfo.


A equipa leonina começou a partida com boas indicações e conseguiu terminar o primeiro período na frente do marcador, com uma vantagem de quatro pontos (26-22). No entanto, o segundo parcial revelou-se determinante para o desfecho do encontro, com o Benfica a aproveitar uma quebra do Sporting para passar para a frente e chegar ao intervalo a vencer por 50-40.


Após o descanso, os leões ainda procuraram reagir e conseguiram reduzir ligeiramente a diferença durante o terceiro período. O Sporting venceu esse parcial por 22-19, mas entrou nos últimos 10 minutos ainda a perder por sete pontos (69-62), ficando obrigado a uma recuperação que acabou por não acontecer.


No quarto período, a formação orientada por Bernardo Pires não encontrou argumentos para voltar a aproximar-se do rival. O Benfica voltou a controlar o ritmo da partida e venceu os últimos 10 minutos por 22-16, fixando o resultado final em 91-78.

Individualmente, Liam O'Reilly foi o principal destaque dos leões, com 26 pontos e duas assistências, enquanto Francisco Amarante somou 15 pontos. O Sporting não conseguiu, assim, repetir o resultado positivo que procurava depois de ter sido derrotado pelo Porto na meia-final, por 84-80. O torneio acabou por ser conquistado pelos dragões, que venceram o Oviedo na final por 78-68.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting cai diante do campeão Porto e fica fora da final
Modalidades

Sporting cai diante do campeão Porto e fica fora da final

06 Set 2026 | 10:55

Icon Comentário0
Capitão do Sporting brilhou e fez duas assistências na vitória brutal de Portugal frente à Espanha
Modalidades

Capitão do Sporting brilhou e fez duas assistências na vitória brutal de Portugal frente à Espanha

29 Ago 2026 | 11:23

Icon Comentário0
Oficial! Sporting contrata jogador de 30 anos que quer ser o "MVP da Liga"
Modalidades

Oficial! Sporting contrata jogador de 30 anos que quer ser o "MVP da Liga"

17 Ago 2026 | 12:04

Icon Comentário0