Modalidades
Sporting entra em ‘guerra’ com o Benfica pela contratação de internacional croata
23 Jan 2026 | 17:31
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
31 Jan 2026 | 03:00 |
Ivano Pavlovic é um alvo bem identificado pelo Sporting para reforçar a equipa de andebol, mas a sua contratação promete ser extremamente difícil. O central do Zagreb, um dos nomes mais valorizados do mercado europeu, está a despertar forte concorrência e o processo está longe de ser simples, sabe o Leonino.
Apesar do interesse verde e branco, o Vardar é, nesta fase, o clube que surge na frente da corrida pelo internacional croata. O emblema macedónio já terá dado passos mais concretos e apresenta um projeto desportivo e financeiro que coloca pressão sobre os restantes interessados.
O Sporting reconhece o potencial e a qualidade de Ivano Pavlovic, mas está consciente de que a operação envolve valores elevados e uma disputa intensa pela contratação do atleta. Internamente, o dossiê é visto como complexo e dependente de várias variáveis.
Assim, embora o nome do atleta de 22 anos continue referenciado em Alvalade, a verdade é que, neste momento, o clube macedónio parte em vantagem, obrigando o emblema verde e branco a ponderar alternativas ou a aguardar por uma eventual mudança no cenário do mercado.
A turma leonina encontra-se neste momento no primeiro lugar do Campeonato Placard Andebol 1 2025/26, invicto com 51 pontos (17 jogos - 17 vitórias) e com mais sete pontos do que Porto e Benfica. O próximo jogo da Liga está marcado para o dia 11 de fevereiro, frente ao Gaia, fora de casa.
Depois de também ter estado em destaque frente à Espanha, lateral do Clube de Alvalade voltou a apresentar-se a grande nível
30 Jan 2026 | 16:12 |
A seleção portuguesa de andebol venceu a Suécia por 36-35, esta sexta-feira, dia 30 de janeiro, e alcançou a melhor classificação de sempre num Europeu da modalidade: o quinto lugar. Martim Costa, lateral do Sporting, apontou nove golos, depois de também ter estado em destaque frente à Espanha.
Depois de ter passado grande parte da 1.ª etapa na frente do marcador, sempre pela margem mínima, a Seleção Nacional 'tremeu' com a entrada forte da Suécia na 2.ª parte: os nórdicos tiveram, em várias ocasiões, uma vantagem de dois golos, o que obrigou Portugal a acelerar.
A correr atrás do prejuízo, a equipa das quinas conseguiu aproveitar alguns erros do adversário e, com a inspiração de Martim Costa e de Gustavo Capdeville, com um par de defesas muito importantes, chegou à vantagem já no último segundo, após uma jogada ensaiada no timeout pedido pelo treinador.
Além de Martim Costa, houve vários jogadores do Clube de Alvalade em destaque. Francisco Costa (sete golos), Salvador Salvador (quatro) e Diogo Branquinho (três) ajudaram ao triunfo da equipa das quinas diante da turma liderada por Michael Apelgren. Dos 36 golos de Portugal, 23 foram apontados por pupilos de Ricardo Costa.
Após o quarto lugar no Mundial de andebol, há pouco mais de um ano, Portugal volta a fazer história, desta feita num Europeu, apesar de ter falhado a tão ambicionada qualificação para as meias-finais, onde a Dinamarca enfrenta a Islândia e Alemanha defronta a Croácia.
Após amargo empate diante da Noruega, na passada segunda-feira, equipa das quinas, liderada por leões, destaca-se contra vizinho ibérico
28 Jan 2026 | 17:02 |
Portugal venceu a Espanha esta quarta-feira, por 35-27, subindo provisoriamente ao terceiro lugar do Grupo I da 'main round' da 17.ª edição do Campeonato da Europa de andebol, antes do restantes jogos da quarta e última jornada. A dupla leonina, Kiko e Martim Costa, pegam destaque ao terem sido os melhores marcadores da equipa das quinas - que empatou o último jogo.
Num duelo ibérico marcado por várias falhas técnicas de parte a parte, foi a Espanha que mais errou nos primeiros 30 minutos, com Portugal a aproveitar para abrir uma vantagem de seis golos, mas um par de distrações fez com que o intervalo chegasse com um 16-12 favorável à equipa de Paulo Jorge Pereira.
Uma exclusão de dois minutos a Rui Silva dificultou ainda mais a missão lusa, mas o empenho defensivo nunca esmoreceu e a entrada de Gustavo Capdeville para a baliza também foi bem-sucedida, com uma defesa logo na primeira intervenção. Até ao final, os heróis do mar foram controlando a vantagem e nunca deixaram a Espanha aproximar-se no marcador, confirmando mais um triunfo que valoriza o andebol português.
No capítulo individual, os irmãos Costa destacam-se com 7 golos cada, tal como o lateral espanhol do Clube, Jan Gurri. Nota também para outros leões, Salvador Salvador (2) e Diogo Branquinho (1).
Esta vitória representa um momento marcante para a equipa nacional, que poderá vir a lutar pelo quinto lugar, algo nunca alcançado na história da modalidade num Campeonato da Europa. Para tal, contudo, Portugal terá de esperar pelo confronto entre Alemanha e França, torcendo pela vitória dos germânicos. Em caso de conseguir avançar para o jogo do 5º e 6º lugar, a Seleção Nacional fica também apurado diretamente para o Mundial de 2026.
Em jogo decisivo, que contou com atletas do Clube, Seleção Nacional não cumpriu objetivo. Contudo ainda pode lutar pelo quinto lugar
26 Jan 2026 | 17:12 |
Portugal e Noruega empataram esta segunda-feira, 26 de janeiro, a 35-35, na terceira e penúltima jornada do Grupo I da Ronda Principal do Campeonato da Europa de andebol, ficando ambas as seleções praticamente fora das meias-finais.
Paulo Jorge Pereira não utilizou Kiko Costa - que mereceu destaque internacional - durante toda a primeira parte, guardando-o para a segunda. Teve alguma influência na melhoria da segunda parte (Portugal perdia ao intervalo 17-18), mas falhou um livre de sete metros aos 56 minutos que podia ter mudado o rumo do jogo.
Os lusos continuam a ocupar a quinta posição do grupo, em seis. No total, a Seleção Nacional tem três pontos arrecadados, os mesmos que os noruegueses, mas com pior diferença de golos. Continuam atrás de Dinamarca, França e Alemanha.
No capítulo individual, destaque para Luís Frade. Com onze golos, o ex Sporting foi o melhor marcador da equipa das quinas e da partida. Nota ainda para os atuais leões, Kiko Costa (4), Martim Costa (4) e Salvador Salvador (2). Diogo Branquinho, apesar de não integrar a lista de marcadores, marcou presença na partida.
Agora, só um milagre pode valer a Portugal para passar às meias-finais. Dinamarca e França têm de perder os dois jogos. Além disso, Portugal tem de ganhar à Espanha por uma diferença de golos superior àquela que a Dinamarca somar numa eventual vitória sobre a Alemanha.