Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Bayern Munique humilhou Sporting em Alvalade na Liga dos Campeões há 16 anos (Vídeo)

Em jogo realizado no Estádio José Alvalade, leões então comandados por Paulo Bento foram goleados pelo histórico emblema alemão

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

25 Fev 2025 | 04:00 |

Icon Comentário0

5-0. Foi este o resultado do jogo entre Sporting e Bayern Munique a contar para a primeira mão dos oitavos-de-final da edição 2008/09 da Liga dos Campeões. Numa noite para esquecer, a 25 de fevereiro de 2009, os leões foram humilhados no Estádio José Alvalade pelo histórico emblema alemão. Recorde as cinco maiores derrotas caseiras dos leões na prova milionária.


Após uma histórica qualificação para a fase a eliminar da Liga dos Campeões – onde o Sporting ficou em segundo lugar do grupo C, com 12 pontos, apenas trás do Barcelona, com 13, e à frente de Shakhtar Donetsk (9) e Basileia (1) –, a turma de Paulo Bento sonhava fazer uma surpresa diante do Bayern Munique, mas tal não aconteceu.


Do sonho ao inferno: Sporting humilhado pelo Bayern Munique em Alvalade


O técnico do Sporting fez alinhar Tiago (GR), Abel Ferreira (61’), Anderson Polga, Marco Caneira, Tonel, Leandro Romagnoli, Fábio Rochemback, João Moutinho, Marat Izmailov (61’), Derlei (72’) e Liedson. No decorrer da contenda, Bruno Pereira (61’), Simon Vukcevic (61’) e Yannick Djaló (72’) foram chamados a jogo por Paulo Bento.

A partida até começou equilibrada, mas a derrocada do Sporting começou ainda antes do final dos primeiros 45 minutos, com Franck Ribéry a aproveitar uma bola perdida nas costas da defensiva verde e branca e a atirar para o fundo das redes, inaugurando o marcador no Estádio José Alvalade.


No segundo tempo, aos 57 minutos, Miroslav Klose apareceu solto na grande área do Sporting, após cobrança de um livre direto, e fez o 2-0. Pouco depois, aos 63', de grande penalidade, Franck Ribéry fez de novo o gosto ao pé e bisou na partida dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Bis de Luca Toni a fechar noite para esquecer do Sporting na Liga dos Campeões

Até final, Luca Toni ainda foi a tempo de bisar no reduto do Sporting. Aos 84 minutos, num belo cabeceamento, o antigo avançado italiano fez o 4-0. Cinco minutos depois, aos 89, o ponta de lança do Bayern Munique apareceu na cara de Tiago e não desperdiçou, fechando o resultado final em 5-0.

Nesta noite de pesadelo para o Sporting e euforia para os alemães, Jurgen Klinsmann fez alinhar Michael Rensing (GR), Philipp Lahm, Lúcio (78’), Demichelis, Zé Roberto, Massimo Oddo (67’), Mark Van Bommel, Bastian Schweinsteiger (71’), Luca Toni, Miroslav Klose e Franck Ribéry. Christian Lell (67’), Hamit Altintop (71’) e Daniel Van Buyten (78’) entraram no decorrer da contenda.

Na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o Sporting haveria de voltar a ser goleado e, desta feita, por 7-1, somando um agregado na eliminatória diante do Bayern Munique de 12-1, um dos piores da história do Clube de Alvalade nas competições europeias até aos dias de hoje.

Confira o resumo do Sporting 0 – 5 Bayern Munique:



Futebol

Alerta! Rui Borges e Sporting recebem sinal preocupante antes da final da Taça de Portugal

Peça importante dos leões voltou a falhar os trabalhos em Alcochete numa altura decisiva da preparação para a partida decisiva no Jamor

Morten Hjulmand não esteve presente no último treino liderado por Rui Borges e pode falhar final da Taça de Portugal
Morten Hjulmand não esteve presente no último treino liderado por Rui Borges e pode falhar final da Taça de Portugal

20 Mai 2026 | 17:50 |

Icon Comentário0

O Sporting continua a preparar a final da Taça de Portugal frente ao Torreense, mas Rui Borges voltou a receber notícias pouco animadoras em relação a uma das peças mais influentes do plantel leonino. Morten Hjulmand permaneceu ausente dos trabalhos no relvado e voltou a realizar apenas treino de ginásio, falhando assim mais uma sessão de preparação para o encontro decisivo do próximo domingo, no Jamor.


Depois de já não ter participado no treino de adaptação realizado na terça-feira, o médio dinamarquês também não marcou presença no regresso aos trabalhos em Alcochete, situação que mantém alguma apreensão no universo verde e branco a poucos dias da final da Taça de Portugal.


Recorde-se que Hjulmand regressou recentemente à competição depois da lesão sofrida no tornozelo frente ao Porto, na meia-final da Prova Rainha, disputada a 22 de abril. O capitão leonino reapareceu apenas na última jornada do campeonato, diante do Gil Vicente, encontro no qual foi titular e completou os 90 minutos.


Além do internacional dinamarquês, Rui Borges continua também sem poder contar com vários jogadores que integram o boletim clínico do Sporting. Zeno Debast, João Simões, Iván Fresneda, Fotis Ioannidis e Nuno Santos continuam entregues ao departamento médico.

O treinador leonino decidiu agora conceder um dia de folga ao plantel, estando o regresso aos treinos agendado para sexta-feira, altura em que será intensificada a preparação para a final frente ao Torreense, marcada para domingo, às 17h15, no Estádio Nacional do Jamor.



Futebol

Selecionador de Portugal explica ausência de atleta do Sporting: "Não está no nível ideal"

Jogador falha convocatória decisiva da Seleção Nacional e timoneiro das seleção das quinas revelou todos os motivos por trás da decisão

Francisco Neto revelou que Telma Encarnação, avançada do Sporting, falhou a convocatória de Portugal devido à sua condição física
Francisco Neto revelou que Telma Encarnação, avançada do Sporting, falhou a convocatória de Portugal devido à sua condição física

20 Mai 2026 | 17:02 |

Icon Comentário0

Telma Encarnação é a grande ausência da convocatória de Portugal para os jogos frente à Letónia e Finlândia, a contar para a Liga das Nações, e Francisco Neto explicou detalhadamente os motivos que levaram à exclusão da avançada do Sporting. Telma já tinha falhado também a última chamada.


Francisco Neto: "Fisicamente não está no nível ideal"


"A Telma ainda não se encontra a 100 por cento. Temos estado em comunicação direta com o Sporting e, fisicamente, ainda não está no nível ideal para poder integrar esta convocatória", revelou o selecionador, esclarecendo a situação da avançada de 24 anos.


A ausência da internacional portuguesa abriu espaço ao regresso de Nádia Gomes às escolhas da equipa das quinas. O técnico português destacou o crescimento recente da jogadora nos Estados Unidos. "Temos vindo a segui-la de muito perto. No Chicago Red Stars tem tido mais protagonismo e é relevante o facto de que ainda está a ter a sua época, permitindo que a nível físico apresente níveis e disponibilidade para um jogo de alta intensidade muito boa e por isso fazia-nos sentido ter a Nádia connosco nesta altura, fruto da competência e desempenho no seu clube", explicou.

Francisco Neto: "A Seleção não é um espaço fechado"


Francisco Neto fez ainda questão de sublinhar que a porta da Seleção continua aberta a novas atletas. "A Seleção não é um espaço fechado. Estamos contentes que quem tem vindo de novo tem acrescentado. A irreverência das mais jovens tem sido muito importante para aliar às mais experientes. Esta variabilidade tem permitido o crescimento e aumenta a competitividade", afirmou.

Já sobre os encontros diante de Letónia e Finlândia, o selecionador reconheceu as dificuldades próprias desta fase da temporada, mas garantiu total ambição da equipa portuguesa. "As nossas jogadoras estão no final de época, na Letónia e Finlândia vão a meio. É um desafio extra. Queremos continuar na senda do que fizemos. Um Portugal dominante, altamente competitivo, a conseguir controlar os jogos e a ter protagonismo" , atirou.


Futebol

Pinotes Batista e a não chamada de desejo do Sporting à Seleção: "Não existem boas razões"

Conhecido adepto do Clube de Alvalade teceu comentários sobre as opções do selecionador espanhol para o Campeonato do Mundo

André Pinotes Batista considera que a não convocação de João Palhinha para a seleção não tem boas explicações para dar
André Pinotes Batista considera que a não convocação de João Palhinha para a seleção não tem boas explicações para dar

20 Mai 2026 | 16:29 |

Icon Comentário0

Roberto Martínez divulgou esta terça-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, os convocados de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2026. Pote e João Palhinha ficaram fora da lista e, segundo André Pinotes Batista, no caso do médio do Bayern de Munique, emprestado ao Tottenham, não existem boas razões para a decisão.


Pinotes Batista: "Não existem boas razões"


"António Silva, Pedro Gonçalves, Ricardo Horta, Rodrigo Mora, Quenda, Mateus Fernandes e João Palhinha terão recebido, esta manhã, uma chamada de cortesia do selecionador nacional. No caso do trinco do Bayern Munique, para lá de vocábulos bonitos, é de imaginar que a conversa sobre a sua ausência não tenha envolvido boas razões, pelo simples facto de que elas não existem", disse, no seu texto de opinião ao jornal Record.


O deputado do PS, apesar de algumas ausências polêmicas, considera que Roberto Martínez fez um bom trabalho. "Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento e qualquer um de nós é provido de juízo crítico e gosto pessoal. Ainda assim, num clima social de permanente exaltação emocional, é importante escrever o óbvio ululante: a convocatória de Roberto Martínez é, globalmente, equilibrada e coerente" , frisou.

Vale lembrar que o médio do Tottenham, apontado ao Sporting para a próxima temporada, acabou ultrapassado por Samu Costa na luta por uma vaga no meio-campo português. Dados divulgados mostram um duelo equilibrado entre os dois médios defensivos.


O Mundial 2026 realiza-se entre 11 de junho e 19 de julho de 2026, nos Estados Unidos, Canadá e México. Será a primeira edição com 48 seleções, 12 grupos e 104 jogos. Portugal está no Grupo K com República Democrática do Congo, Uzbequistão e Colômbia.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Tão grande como os maiores da Europa! Campanha na Champions dispara Sporting no ranking
Futebol

Tão grande como os maiores da Europa! Campanha na Champions dispara Sporting no ranking

20 Mai 2026 | 13:47

Icon Comentário0
Última hora! Issa Doumbia já tem tudo acertado com o Sporting e valores do negócio são históricos
Futebol

Última hora! Issa Doumbia já tem tudo acertado com o Sporting e valores do negócio são históricos

20 Mai 2026 | 15:04

Icon Comentário0
Especialista não tem dúvidas de uma possível chegada de Palhinha: "Seria ele e mais dez no Sporting"
Futebol

Especialista não tem dúvidas de uma possível chegada de Palhinha: "Seria ele e mais dez no Sporting"

20 Mai 2026 | 12:36

Icon Comentário0