
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
5-0. Foi este o resultado do jogo entre Sporting e Bayern Munique a contar para a primeira mão dos oitavos-de-final da edição 2008/09 da Liga dos Campeões. Numa noite para esquecer, a 25 de fevereiro de 2009, os leões foram humilhados no Estádio José Alvalade pelo histórico emblema alemão. Recorde as cinco maiores derrotas caseiras dos leões na prova milionária.
Após uma histórica qualificação para a fase a eliminar da Liga dos Campeões – onde o Sporting ficou em segundo lugar do grupo C, com 12 pontos, apenas trás do Barcelona, com 13, e à frente de Shakhtar Donetsk (9) e Basileia (1) –, a turma de Paulo Bento sonhava fazer uma surpresa diante do Bayern Munique, mas tal não aconteceu.
Do sonho ao inferno: Sporting humilhado pelo Bayern Munique em Alvalade
O técnico do Sporting fez alinhar Tiago (GR), Abel Ferreira (61’), Anderson Polga, Marco Caneira, Tonel, Leandro Romagnoli, Fábio Rochemback, João Moutinho, Marat Izmailov (61’), Derlei (72’) e Liedson. No decorrer da contenda, Bruno Pereira (61’), Simon Vukcevic (61’) e Yannick Djaló (72’) foram chamados a jogo por Paulo Bento.
A partida até começou equilibrada, mas a derrocada do Sporting começou ainda antes do final dos primeiros 45 minutos, com Franck Ribéry a aproveitar uma bola perdida nas costas da defensiva verde e branca e a atirar para o fundo das redes, inaugurando o marcador no Estádio José Alvalade.
No segundo tempo, aos 57 minutos, Miroslav Klose apareceu solto na grande área do Sporting, após cobrança de um livre direto, e fez o 2-0. Pouco depois, aos 63', de grande penalidade, Franck Ribéry fez de novo o gosto ao pé e bisou na partida dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Bis de Luca Toni a fechar noite para esquecer do Sporting na Liga dos Campeões
Até final, Luca Toni ainda foi a tempo de bisar no reduto do Sporting. Aos 84 minutos, num belo cabeceamento, o antigo avançado italiano fez o 4-0. Cinco minutos depois, aos 89, o ponta de lança do Bayern Munique apareceu na cara de Tiago e não desperdiçou, fechando o resultado final em 5-0.
Nesta noite de pesadelo para o Sporting e euforia para os alemães, Jurgen Klinsmann fez alinhar Michael Rensing (GR), Philipp Lahm, Lúcio (78’), Demichelis, Zé Roberto, Massimo Oddo (67’), Mark Van Bommel, Bastian Schweinsteiger (71’), Luca Toni, Miroslav Klose e Franck Ribéry. Christian Lell (67’), Hamit Altintop (71’) e Daniel Van Buyten (78’) entraram no decorrer da contenda.
Na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o Sporting haveria de voltar a ser goleado e, desta feita, por 7-1, somando um agregado na eliminatória diante do Bayern Munique de 12-1, um dos piores da história do Clube de Alvalade nas competições europeias até aos dias de hoje.
Confira o resumo do Sporting 0 – 5 Bayern Munique:
Clube de Alvalade surpreendeu tudo e todos esta segunda feira, e confirmou um novo jogador nos quadros verdes e brancos, com efeito imediato
|
É oficial! O Sporting apresentou esta segunda feira, dia 24 de fevereiro, o seu mais recente reforço aos sócios verdes e brancas. Trata-se de Simão Soares, jogador de apenas 17 anos, que estava ao serviço, exatamente, da equipa sub 17 do Clube de Alvalade. O momento vem numa altura em que a juventude tem sido aposta forte nos leões.
O anúncio foi feito através dos canais oficiais do Sporting, bem como com recurso às suas redes sociais. Simão Soares, que esta época também já realizou duas partidas na equipa sub 19 dos leões, assinou, finalmente, contrato profissional com o Clube verde e branco, iniciando, assim, a carreira profissional no Clube, depois de mais de 10 anos ligado a Alvalade.
O jogador teve, já, oportunidade de falar com os canais oficiais do Clube, e deixar as primeiras palavras como jogador verde e branco: "Estou muito feliz por assinar o meu primeiro contrato profissional com o Sporting CP. É algo que sempre ambicionei e pelo qual sempre trabalhei", começou por explicar.
Deixou, depois, agradecimentos, antes de se comparar a um dos patrões do meio campo verde e branco, Morten Hjulmand: "Agradeço à minha família e à estrutura do Sporting CP porque, sem as oportunidades que me têm dado, nunca teria alcançado isto (...) É uma das minhas referências na equipa principal e acho que somos muito parecidos. Tal como ele, também sou capitão na minha equipa, sou agressivo com a bola e tenho uma boa visão de jogo".
Sem medo de assumir que o objetivo é "chegar à equipa principal do Sporting CP e poder pisar o relvado do Estádio José Alvalade", Simão Soares adicionou ainda: "Sempre que lá vou tenho esse sonho e espero um dia concretizá-lo e conseguir chegar a esse patamar e a esse nível", rematou o jovem jogador.
Jovem defesa dos leões não tem tido uma época fácil ao serviço do Clube de Alvalade, com muitas lesões a travar uma maior regularidade dentro de campo
|
Depois de mais um resultado negativo no passado domingo, dia 23 de fevereiro, frente ao AVS, o Sporting voltou às sessões de treino em Alcochete. No entanto, o empate a duas bolas não foi a única má notícia que Rui Borges trouxe da Vila das Aves, uma vez que pode ter perdido mais um elemento importante na defesa verde e branca.
Os leões detalharam o regresso às sessões de trabalho através dos seus canais oficiais. A primeira informação que salta à vista na notícia avançada pelo Sporting é a de nova lesão de Eduardo Quaresma. O emblema verde e branco detalha que o jovem defesa central ficará entregue à Unidade de Performance do Clube.
De resto, com exceção a Eduardo Quaresma, que voltou a ser titular pelos leões frente aos AVS, todos os jogadores que começaram essa partida da 23ª. jornada da Liga Portugal Betclic fizeram trabalho de recuperação, como é normal nas sessões de treinos do Sporting imediatamente a seguir a dias de jogo.
Tirando a situação de Quaresma, pouco a apontar. Os jogadores que não foram titulares com a equipa de Vila das Aves estiveram todos à disposição de Rui Borges, e treinaram normalmente sob atenção do técnico português do Clube verde e branco.
Os leões iniciaram já esta segunda feira, dia 24 de fevereiro, a preparação para a partida que se segue. Desta feita, jogo importante a contar para a Taça de Portugal: o Sporting desloca-se a Barcelos, na próxima quinta feira, dia 27 de fevereiro, para defrontar o Gil Vicente nos quartos de final da prova rainha. Na próxima terça feira, dia 25 de fevereiro, voltam aos treinos em Alcochete.
Defesa dos leões atingiu um marco importante pelo Clube de Alvalade, e apesar do mau momento da equipa, fez questão de o celebrar
|
O Sporting não vive um momento fácil. Depois do empate a dois golos frente ao AFS, o Clube de Alvalade somou o quinto jogo sem qualquer vitória, pela primeira vez desde que Marcel Keizer era o técnico verde e branco. Apesar disto, Gonçalo Inácio, um dos capitães do emblema leonino, teve razões para sorrir em Vila das Aves.
O defesa central formado em Alvalade, que tem sido um dos grandes pilares da defesa verde e branca nas últimas temporadas, atingiu uma marca especial de leão ao peito: os 200 jogos pela equipa principal do Sporting, numa partida em que até foi o capitão, devido à ausência de Morten Hjulmand.
O ainda jovem jogador português, que já representou a seleção nacional, recorreu à sua página pessoal da rede social Instagram para comunicar com os sócios e adeptos do Sporting. Lá, publicou três fotografias com vários momentos com a Listada verde e branca, às quais adicionou a seguinte descrição:
"200 jogos com a camisola do clube do meu coração. Feliz por todas as conquistas ao longo desta jornada! Só tenho a agradecer a todos os meus companheiros, staff e adeptos por tantos momentos inesquecíveis! Seguimos juntos lado a lado", escreveu Gonçalo Inácio, defesa central do Sporting, agora com 200 jogos com o Clube verde e branco.
Relembrar que o jogador foi titular na partida frente ao AVS, onde o Sporting cedeu um empate já perto do final do encontro. Falou com os jornalistas, defendeu o colega Diomande, que fez um penálti e foi expulso, e atirou ainda: "Mantemos a confiança toda, vamos continuar a lutar e agora vamos focar-nos no próximo jogo".