Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Jan 2025 | 07:52 |
Marcus Edwards não tem espaço no Sporting, depois de ter sido riscado por Rui Borges. Os leões tentam colocar o avançado já neste mercado de transferências e o Besiktas está bastante interessado em garantir a contratação do jogador inglês.
Segundo informação avançada pelo jornal turco A Spor, o emblema de Istambul prepara uma proposta de empréstimo com opção de compra no final da temporada. Os verdes e brancos estão abertos a parte dos moldes, preferindo uma cláusula obrigatória para vender o atleta em definitivo.
O valor pedido pela SAD verde e branca é de 10 milhões de euros, sendo que o extremo tem vários interessados. Além dos turcos, há alguns emblemas de meio da tabela da Premier League e do Championship que estão de olho no canhoto, como noticiou em Exclusivo o Leonino.
Na presente temporada, Marcus Edwards – avaliado em 15 milhões de euros – participou em 10 encontros pelos leões. O jogador soma, no total, apenas 346 minutos disputados com a camisola verde e branca, tendo marcado três golos (dois frente ao Amarante, um diante do Farense).
Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Vitória de Guimarães, Marcus Edwards realizou 120 encontros, marcou 24 golos, fez 18 assistências e conquistou uma Liga Portugal Betclic (2023/24). O extremo tem contrato com os verdes e brancos até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O inglês custou 7,5 milhões de euros por 50% do passe, tendo os verdes e brancos assegurado mais 15%, aquando da venda de Pedro Porro ao Tottenham.
Rui Borges riscou Edwards por opção técnica. Ora oiça:
Internacional grego saiu lesionado do jogo da meia-final da Taça da Liga, diante do Vitória de Guimarães, e está à espera de ser reavaliado
08 Jan 2026 | 09:30 |
Rui Borges saiu com mais dois lesionados do Sporting - Vitória de Guimarães: Eduardo Quaresma e Fotis Ioannidis. Enquanto o primeiro já foi operado e vai iniciar a sua recuperação, existem algumas dúvidas em torno da condição física do internacional grego.
O avançado dos verdes e brancos lesionou-se logo ao minuto 4, quando fez um remate de pé esquerdo em que dividiu a bola com um adversário. Ioannidis ainda forçou para permanecer em campo, mas cerca de 20 minutos depois acabou por pedir substituição devido às dores que estava a sentir.
Segundo revela o jornal Record, o avançado ainda será reavaliado nas folgas pelo gabinete da Unidade de Performance do Sporting, com o objetivo de despistar qualquer entorse no pé ou mesmo no joelho esquerdo - tendo este sido o mesmo em que se lesionou frente ao Santa Clara.
Ainda assim, a mesma fonte adianta que, numa fase inicial, o Sporting acredita que a mazela de Fotis Ioannidis não é grave e que este não irá precisar de muito tempo de paragem. No entanto, Rui Borges apenas terá certezas após ser dada como terminada a reavaliação.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 20 milhões de euros – soma 21 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 931 minutos, nos quais já apontou seis golos e três assistências com a Listada verde e branca.
Clube de Alvalade volta a entrar em campo apenas na próxima sexta-feira, dia 16 de janeiro, para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic
08 Jan 2026 | 09:17 |
Rui Borges já começou a pensar na preparação do Sporting - Casa Pia, que se disputa a 16 de janeiro, no Estádio José Alvalade. Para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o técnico dos leões já vai poder voltar a contar com Gonçalo Inácio e, idealmente, com Zeno Debast.
O internacional português cumpriu castigo na meia-final da Allianz Cup, frente ao Vitória de Guimarães, depois de ter sido expulso de forma polémica diante do Gil Vicente. Assim, o 'camisola 25' deverá voltar a assumir a titularidade na defesa leonina.
No que a Debast diz respeito, a verdade é que o internacional belga já era esperado nos treinos do Sporting antes da Taça da Liga. No entanto, tal deverá mesmo acontecer no decorrer desta ou da próxima semana, com o jogador a ser reintegrado após uma lesão no joelho.
Agora, sem Eduardo Quaresma, será um alívio que possa contar com o 'camisola 6' para os próximos desafios. O central de 22 anos está na fase final de recuperação do problema ligamentar no joelho esquerdo que contraiu diante do Marselha, a 22 de outubro.
Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Estrutura do Clube de Alvalade já terá conseguido fechar a contratação do extremo senegalês e Rui Borges terá um novo reforço este inverno
08 Jan 2026 | 09:05 |
Souleymane Faye está praticamente garantido como reforço do Sporting. O extremo de 22 anos deverá chegar a Lisboa já no próximo fim de semana para realizar os exames médicos habituais e assinar contrato com os leões até ao verão de 2030, ficando protegido por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
A informação está a ser avançada pelo jornal Record, que adianta ainda que Sporting e Granada voltaram a reunir-se na última quarta-feira de manhã e deixaram definidos os pontos essenciais do entendimento. O negócio deverá fechar-se por um valor fixo de 6 milhões de euros, acrescido de bónus que podem variar entre 1,5 e 2 milhões, além de uma percentagem a favor do clube andaluz numa futura transferência.
Com o acordo praticamente fechado entre clubes e também com o jogador, falta apenas ultimar alguns procedimentos burocráticos, que não deverão atrasar a formalização nem a troca de documentação necessária para concluir a operação.
Com a saída bem encaminhada, Faye já não será utilizado por Pacheta no jogo de domingo frente ao Castellón, contrariando aquilo que o treinador espanhol tinha admitido publicamente. Caso tudo decorra dentro da normalidade - e tendo em conta que o senegalês chega com ritmo competitivo - existe mesmo a possibilidade de ser opção para Rui Borges na receção ao Casa Pia, marcada para o dia 16.
O Granada garante um encaixe significativo por um jogador adquirido há poucos meses por apenas 500 mil euros, mas não é o único beneficiado. O Talavera, clube que Souleymane Faye representou em 2022/23, manteve 50% dos direitos económicos do atleta, o que lhe garante, desde já, um encaixe de cerca de 3 milhões de euros — valor que ainda poderá crescer no futuro.