Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Fev 2025 | 17:36 |
Biel Teixeira é o mais recente reforço do Sporting, contratado ao Bahia neste último mercado de inverno, e certo é que o emblema de Alvalade está muito familiarizado com o 'samba no pé' que os jogadores brasileiros costumam trazer para Portugal. O extremo, que custou cerca de 6 milhões de euros aos cofres, é o 337.º atleta canarinho a envergar a Listada verde e branca.
Na longa história dos leões, vários foram os atletas brasileiros que foram recebidos com entusiasmo e expetativa no Clube verde e branco, sendo que alguns deles fazem mesmo parte do conjunto de jogadores com mais partidas somados pelo Sporting. Nota para o facto de, atualmente, Matheus Reis ser o terceiro jogador canarinho com mais encontros pelo emblema de Alvalade.
A chegada de Biel Teixeira leva-nos a recordar, abaixo, a lista dos 10 brasileiros com mais jogos disputados pelo Sporting, sendo a mesma liderada pelo eterno capitão Anderson Polga. Há que destacar, ainda, nomes como Marco Aurélio ou Liedson, este último que mais tarde viria a rumar ao Porto.
10.º - Wágner Canotilho (116 jogos)
Nascido em São Paulo, chegou ao Sporting vindo do Vitória de Setúbal e antes disso, também em Portugal, havia representado o Leixões. Wágner Canotilho brilhou, acima de tudo, na época 1973/74, com uma participação crucial nas conquistas do campeonato nacional e da Taça de Portugal (vitória diante do Benfica, na final, por 2-1).
9.º - Géo Carvalho (121 jogos)
O avançado do Recife teve no Sporting a sua primeira experiência 'fora de portas' e em Alvalade chegou aos 121 jogos realizados, com 22 golos apontados. Foi precisamente de verde e branco que Géo Carvalho pôs fim à carreira como futebolista.
8.º - Douglas (124 jogos)
O médio natural de Belo Horizonte deixou o Portuguesa para assinar pelo Sporting, na época 1988/89. Douglas despediu-se em 1992, para regressar ao Brasil, mas antes marcou 14 golos.
7.º - Jefferson (126 jogos)
O lateral esquerdo é o primeiro nome da história recente do Sporting a surgir nesta lista. Jefferson mudou-se na época 2013/14, depois de uma época exímia no Estoril, ao serviço de Marco Silva, e já se encontra afastado dos relvados.
6.º - Manoel Costa (149 jogos)
Chegou ao Sporting proveniente do América-RJ e, ao todo, apontou 56 golos. Na época 1979/80, o avançado Manoel Costa foi determinante para a conquista do campeonato nacional.
5.º - João Luís (152 jogos)
Apesar de nem sempre ter sido um titular indiscutível em Alvalade, o defesa João Luís, vindo do emblema brasileiro Inter de Limeira, fez duas épocas de elevado nível, em 1987/88 e 1988/89, tendo somado 44 partidas em ambas as temporadas.
4.º - Marco Aurélio (172 jogos)
Transferido do União Madeira para o Sporting, em 1994, o defesa canarinho Marco Aurélio jogou quatro épocas e meia de verde e branco antes de rumar a Itália, para representar o Vicenza Calcio.
3.º - Matheus Reis (183 jogos)
O defesa esquerdo é um dos elementos à disposição de Rui Borges e está no Sporting desde a época 2020/21. Apesar de ter chegado por empréstimo, Matheus Reis foi comprado em definitivo no ano seguinte e já chegou ao pódio dos jogadores brasileiros com mais partidas realizadas no clube.
2.º - Liédson (313 jogos)
Natural do Brasil, o avançado carinhosamente tratado por 'levezinho' pelos adeptos apontou 172 golos pelo Sporting. Ao todo, Liédson representou o clube por sete épocas e meia. Pelo meio, internacionalizou-se português e vestiu a camisola da equipa das quinas por 15 ocasiões (com quatro golos marcados).
1.º - Anderson Polga (342 jogos)
Chegou a Alvalade acabado de ser campeão do mundo, sob orientação de Scolari, e tardou a impor-se na equipa. Ainda assim, quando o fez, Polga não mais parou e foi-lhe, até, confiada a braçadeira de capitão.
Artigo atualizado a 4 de fevereiro de 2025*
Jogador português continua a tentar regressar às opções de Rui Borges após mais de um ano parado devido a lesão grave no joelho direito
05 Dez 2025 | 07:43 |
Nuno Santos continua a dar passos em frente na sua recuperação. Depois de ter iniciado corrida e sprints no relvado, o jogador já incluiu bola nos exercícios que tem vindo a realizar, continuando a fazer esta espécie de 'pré-temporada' antes de entrar nas opções do Sporting.
Segundo revela o jornal Record, o 'camisola 11' dos leões está confortável nos sprints e não demonstra ter perdido a confiança nem medo de recaída com a introdução do esférico nos seus mais recentes exercícios. Nuno Santos mostra, no entanto, alguma ansiedade para voltar a jogar.
No que diz respeito à Unidade de Performance do Sporting, esta pretende que o jogador leve todo o tempo necessário nesta fase da recuperação, para que não corra o risco de regressar demasiado cedo e voltar à estaca zero. No entanto, a confiança de ambas as partes está nos píncaros.
Vale lembrar que o ala se lesionou há já mais de um ano, a 27 de outubro de 2024, no decorrer do jogo da 9.ª jornada da Liga 2024/25, em Famalicão. Nuno Santos acabou por contrair uma rotura do tendão rotuliano do joelho direito e foi sujeito a intervenção cirúrgica.
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).
Clube de Alvalade desloca-se até ao reduto do Benfica nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro, enquanto o treinador ainda tem algumas dúvidas para o onze
05 Dez 2025 | 07:28 |
Rui Borges tem duas grandes dúvidas para o onze inicial do Sporting frente ao Benfica. Geovany Quenda ou Geny Catamo? Hidemasa Morita ou João Simões? Apesar de o técnico ter optado por não abrir o jogo na antevisão ao encontro, há quem parta na frente para o dérbi.
Começando no meio-campo, o jovem médio dos leões tem sido escolha por mais vezes na presente temporada. No entanto, a experiência do internacional japonês e a melhoria de rendimento nos últimos desafios pelo Sporting podem levar o treinador leonino a optar exatamente por Morita, que fará naturalmente dupla com Morten Hjulmand, indiscutível a titular.
Depois, o regresso de Pote às opções de Rui Borges veio complicar um pouco as contas. Enquanto Quenda tem feito um arranque de temporada notável - quebrando todos os seus objetivos pessoais -, o histórico do internacional moçambicano frente ao Benfica pode valer-lhe um lugar no onze. Com Catamo a titular, o 'camisola 7' pode entrar e dar frescura a partir do banco de suplentes.
De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 31 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 28, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 34 pontos.
O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á no Estádio da Luz, pelas 20h15.
Internacional grego tem estado lesionado e os leões continuam sem qualquer certeza de que poderão contar com o contributo do jogador no dérbi
05 Dez 2025 | 07:11 |
Fotis Ioanndis foi convocado, à condição, para o Benfica - Sporting. O internacional grego apresentou-se sem dores na véspera do dérbi e, esta manhã de sexta-feira, 5 de dezembro, ainda fará um derradeiro teste para que os leões tenham a certeza da condição física em que se encontra.
De acordo com o jornal Record, o avançado seguiu mesmo com a restante comitiva dos verdes e brancos para estágio e, caso tenha luz verde por parte da Unidade de Performance do Sporting, Rui Borges não terá qualquer problema em levá-lo para a partida, sendo opção a partir do banco de suplentes.
Também como prevenção, Rodrigo Ribeiro foi chamado à concentração dos leões. O jovem avançado do Sporting é a alternativa de Rui Borges na eventualidade de Ioannidis não ser dado como apto. No entanto, ainda que o grego faça parte da ficha de jogo, o técnico sabe que este está limitado a uma utilização entre 15 a 20 minutos.
Vale lembrar que, na antevisão à partida, Rui Borges não escondeu que ainda não existia, à data, qualquer decisão tomada sobre o jogador: “O Ioannidis está em dúvida ainda. Não sei se será convocado... Pode acontecer, pode não acontecer”.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Fotis Ioannidis – avaliado em 22 milhões de euros – soma 13 partidas. O avançado internacional grego de 25 anos disputou 563 minutos, nos quais já apontou quatro golos e três assistências com a Listada verde e branca.