 
                        
                        
                    Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
 Seguir
            Seguir
        
    Futebol
 
                                        16 Mai 2024 | 10:52 |
É oficial e caiu que nem uma bomba em Alvalade: Filipe Çelikkaya está de saída do Sporting. Em entrevista aos meios de comunicação dos leões, o técnico da equipa B dos verdes e brancos anunciou que não irá continuar no Clube, deixando Frederico Varandas com uma decisão para tomar sobre o seu sucessor.
“Muito satisfeito com o final deste ciclo. Muito feliz por ter iniciado um ciclo bonito e muito desafiante. Encerra-se um ciclo em comum acordo com a direção. Por outro lado, a equipa técnica sente que precisa de outros desafios e estou contente por ter participado numa história de quatro anos tão bonita como esta”, afirmou Filipe Çelikkaya.
“Peço que apoiem os jovens jogadores do Sporting, que são um núcleo muito importante no crescimento do Clube. Que continuem a apoiar a equipa principal da forma apaixonada como fazem sempre, até porque têm um treinador e uma pessoa importante e fantástica à frente do clube. Que fiquem tranquilos, porque o futuro do Sporting está garantido com estes jovens jogadores”, finalizou Filipe Çelikkaya.
Nos quatro anos em que liderou a equipa B, o técnico conseguiu a manutenção na Liga 3, mas falhou sempre a subida à Segunda Liga. Nota para a campanha muito positiva na UEFA Youth League, na temporada 2022/23, em que os leões chegaram às meias-finais e só caíram nas grandes penalidades diante do AZ Alkmaar.
O técnico, que entre 2015 e 2017 tinha orientado os juniores leoninos, regressou ao Clube de Alvalade em 2020 para assumir o comando técnico da equipa B. Desde então, nas quatro épocas de leão ao peito, Filipe Çelikkaya realizou 121 jogos, tendo vencido 59 (48,8%), empatado 27 (22,3%) e perdido 35 (29%).
Um dos elementos da equipa de representantes do jogador sueco esteve num podcast e falou dos acontecimentos que decorrerem no mercado de verão
 
                                09 Out 2025 | 15:52 |
Jonathan Chalkias falou, recentemente, da saída de Viktor Gyokeres para o Arsenal. O assistente de Hasan Çetinkaya, o empresário do jogador sueco, esteve no podcast 'Studio Allsvenskan' - mencionou outras propostas recebidas pelo Clube de Alvalade, a quem aproveitou para deixar mais uma bicada.
"Eram valores [das propostas da Arábia] tão loucos.... É suposto agirmos no nosso melhor interesse. Se também temos uma percentagem? Claro", começou por explicar Jonathan Chalkias, em relação ás abordagens recusadas pelo jogador durante o mercado de verão.
O assistente de Hasan Çetinkaya prosseguiu, com mais detalhes sobre o processo que ditou a saída do sueco do Sporting: "É muito dinheiro. Talvez o Viktor deva responder a isso um dia. Não creio que o tenhamos pressionado uma única vez para aceitar a proposta".
"No final das contas, o dinheiro vem e vai. E esta mudança para o Arsenal também nos traz muito marketing", atirou, Jonathan Chalkias, acerca da movimentação de Viktor Gyokeres para a Premier League, onde joga desde o arranque da temporada 2025/26.
Terminou, com nova bicada ao Sporting, tal como já tinha feito anteriormente: "Tinham concluído um acordo com o Manchester United nas nossas costas e isso foi um problema. O United ofereceu uma taxa de transferência mais elevada...".
Treinador verde e branco retomou os trabalhos do conjunto leonino, depois da folga que foi concedida no seguimento do empate com o Braga
 
                                09 Out 2025 | 15:00 |
O Sporting voltou aos treinos, após três dias de folga concedidos ao plantel, no seguimento do empate com o Braga, no Estádio de Alvalade. Rui Borges chamou caras novas para fazer face às ausências que se fazem sentir devido à pausa para seleções FIFA.
Sendo assim, o treinador do Sporting chamou aos trabalhos dos leões sete jovens das camadas de formação verdes e brancas. Foram eles: Samuel Justo, Rafael Nel, Paulo Cardoso, Kauã Oliveira, José Silva, Rafael Besugo e Rômulo Junior.
Estas promoções de Rui Borges - que quer uma contratação no mercado de inverno - devem-se ao reduzido plantel com que vai trabalhar nos próximos dias. Os compromissos das seleções, tantos as equipas A, como os conjuntos nacionais jovens, 'roubaram' ao treinador do Sporting um total de 15 jogadores.
Neste lote de ausentes, estão os seguintes nomes: Rui Silva, Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Francisco Trincão (Portugal); Geovany Quenda e João Simões (Portugal sub-21); Rodrigo Ribeiro (Portugal sub-20); Luis Suárez (Colômbia); Giorgi Kochorashvili (Geórgia); Georgios Vagiannidis e Fotis Ioannidis (Grécia); Geny Catamo (Moçambique); Zeno Debast (Bélgica); Morten Hjulmand (Dinamarca) e Iván Fresneda (Espanha sub-21).
O Sporting volta a treinar na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro, da parte da manhã, numa sessão de trabalhos à porta fechada. Rui Borges continua a preparar os próximos jogos dos leões sem grande parte da equipa titular verde e branca que empatou a última partida com o Braga.
Responsáveis verdes e brancos estão cientes daquilo que implica este contrato, mas já têm o plano totalmente elaborado para voltar à marcha
 
                                09 Out 2025 | 13:26 |
O Sporting está ciente do que implica renovar o contrato de Francisco Trincão, sobretudo a nível monetário, uma vez que tal terá de incluir um aumento salarial e o internacional português já é dos que mais oferece no plantel verde e branco. Ainda assim, as conversas com esse objetivo deverão continuar em breve.
Quando se fala da extensão do vínculo do 'camisola 17' - após tal já ter acontecido com Pedro Gonçalves -, torna-se claro que este acordo irá rever a questão salarial do titular de Rui Borges que, neste momento, já é dos mais bem pagos do plantel. No entanto, o jornal A Bola revela que os leões já têm um teto salarial pensado para Trincão.
Assim sendo, não só o salário mas o estatuto do jogador acabarão por colocá-lo no topo da hierarquia da equipa do Sporting, sobretudo no que toca aos valores auferidos. O novo vínculo do extremo deverá ser de mais três anos, ou seja, de 2027 para 2030, com a cláusula de rescisão a passar dos 80 milhões de euros para os 100M - o patamar mais alto de Alvalade, onde também está Fotis Ioannidis.
Outro dos 'prémios' de Trincão no momento da renovação será a entrada para a estrutura de capitães dos verdes e brancos, com a braçadeira a ser-lhe entregue aquando da saída de Morten Hjulmand, que deverá acontecer no verão de 2026.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Francisco Trincão - avaliado em 35 milhões de euros - soma 11 partidas. Neste arranque de época, o avançado internacional português foi titular em todos jogos oficiais, onde já registou cinco golos e três assistências.
 
                        
                        Sporting chega a ‘compromisso’ que entra em conflito com titular de Rui Borges
09 Out 2025 | 11:43