
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting tem acompanhado a evolução de Breno Bidon desde o último mercado de verão. O médio do Corinthians despertou interesse dos verdes e brancos com boas exibições no Brasileirão e pode mesmo rumar a Portugal, mas para representar... o Benfica.
A informação está a ser avançada por Ekrem Konur - jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - garantindo que, além dos encarnados, Brighton, Arsenal e Tottenham também estão "a monitorizar a situação" do jovem futebolista.
O interesse do Sporting tinha sido noticiado pela mesma fonte, ainda no passado mês de julho. No entanto, os verdes e brancos acabaram por não contratar qualquer jogador para a posição, optando por ficar com um plantel mais reduzido, a pedido de Ruben Amorim, treinador dos leões na altura.
Com Rui Borges no comando técnico e várias lesões no centro do terreno, o Sporting já prepara um ataque ao mercado na próxima temporada. Giorgi Kochorashvili é um dos alvos prioritários e, tal como revelou o nosso Jornal num Exclusivo Leonino, os responsáveis do Clube de Alvalade estão a apressar o dossiê.
No ano civil de 2025, Breno Bidon - atualmente avaliado em 8 milhões de euros - soma apenas dois jogos pelo Corinthians, tendo disputado 101 minutos, sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal. Em 2024, o médio de 20 anos fez 41 partidas, nas quais fez o gosto ao pé por uma ocasião e o último passe em duas ocasiões.
Extremo internacional português deixou Alvalade em 2013, rumo ao Galatasaray, e acabou por regressar ao futebol nacional pela porta do Braga
|
Bruma trocou o Braga pelo Benfica no último dia de mercado de transferências de janeiro. O avançado internacional português vinha a ser destaque na pedreira e Luís Dias acredita que, apesar de já ter 30 anos, o veloz jogador ainda poderá brilhar e atingir patamares de topo.
"A saída dele do Sporting não foi pacífica e, na minha opinião, foi prematura. Se tem continuado a jogar regularmente no Sporting, como estava, poderia ter feito uma carreira diferente logo desde o início", garantiu o antigo coordenador técnico da formação leonina, em declarações ao jornal Record.
Luís Dias recorda as desavenças do jogador com a Direção e a ida para o Galatasaray como um dos pontos baixos da carreira do extremo: "Por causa do braço-de-ferro entre o Presidente da altura [Bruno de Carvalho] e o seu agente [Cátió Baldé], Bruma acabou por ir para um mercado que não potencia muito a evolução dos jogadores jovens, a Turquia".
O antigo treinador do Sporting acredita que Bruma poderá chegar ao topo, pois "tem condições para isso... Do ponto de vista psicológico, tem uma característica importante. Não tem medo, é muito confiante e o facto de já jogar em Portugal ajudou-o a dar continuidade àquilo que de bom vinha a fazer em Braga", atirou.
Luís Dias acabou por voltar a falar da saída do jogador da formação verde e branca, aquela que é, aos dias de hoje, uma das piores decisões do avançado: "Foi uma saída precoce e, em vez de ter saído para a Turquia, podia tê-lo feito para um dos 'big five'", reforça o antigo dirigente leonino.
Numa altura em que as hostes verdes e brancas estão sob aviso, o internacional português faz sobressaltar os corações leoninos
|
Numa altura em que a onda de lesões assola a equipa do Sporting, Francisco Trincão é notícia por um motivo totalmente distinto. O camisola 17 dos leões acaba de bater o recorde de minutos jogados numa só temporada em toda a sua carreira, e ainda estamos somente no mês de fevereiro.
O jogador internacional português ultrapassou, no passado domingo, dia 23 de fevereiro, diante do AFS, bateu o seu recorde pessoal de tempo de utilização numa época, atingindo a marca de 3407 minutos em campo, distribuídos por 39 partidas de leão ao peito.
Aos encontros disputados ao serviço dos verdes e brancos, juntam-se ainda dois encontros com a camisola da Seleção Nacional Portuguesa, num total de 41 jogos, nos quais somou nove golos e 12 assistências. Um feito notável, tendo em conta que a turma liderada por Rui Borges tem ainda por disputar um mínimo de 12 jogos até ao final da época, sendo que este número pode ascender aos 15 jogos, caso o Clube de Alvalade chegue novamente ao Jamor para disputar a final da Taça de Portugal.
De recordar que o jovem de 25 anos do Sporting, internacional por Portugal em nove ocasiões, custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros, por apenas 50% dos direitos económicos, e tem contrato com o emblema verde e branco até junho do ano de 2026. Contudo, muito se tem falado numa possível prolongação do vínculo contratual.
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – já leva nove golos e 12 assistências na conta pessoal, ao longo de 39 encontros, apresentando a melhor temporada da carreira a nível individual. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.374 minutos.
Jogador que representou a turma verde e branca aborda o tempo em que esteve de leão ao peito e fala do seu treinador à época
|
Matheus Oliveira que tem passado no Sporting, abordou a sua passagem pelo futebol português, nomeadamente ao recordar os tempos de leão ao peito, e em particular com o seu antigo treinador Jorge Jesus - que recentemente elogiou o craque do Sporting Viktor Gyokeres - e com quem trabalhou durante a sua passagem pela turma verde e branca.
Sobre o Sporting o médio brasileiro referiu "Sempre tive o objetivo de jogar num grande em Portugal (...) quando surgiu a oportunidade fiquei muito feliz. Na altura o Jorge Jesus estava lá, ligou e conversamos. Ia ter muitos jogadores na seleções e fiquei feliz".
O filho de Bebeto abordou ainda o teor da sua passagem por Alvalade: "A minha passagem no Sporting podia ser melhor em termos de números porque me preparei muito para chegar a esse nível. Mas não guardo mágoas. Infelizmente não tive os números que queria, Acabei por procurar uma alternativa para poder jogar", confessou em entrevista ao jornal O Jogo.
O jogador chegou a Alvalade, em 2017/18, rotulado de craque, uma vez que é filho de Bebeto, antigo avançado brasileiro que chegou a vencer Campeonato do Mundo em 1994. Matheus Oliveira não vingou no Sporting, tendo tipo pouca utilização. Foi, posteriormente, emprestado ao Vitória de Guimarães para ganhar ritmo de jogo e voltar a jogar com a camisola do Sporting, algo que acabou por não acontecer.
Matheus Oliveira, agora com 30 anos, chegou a Alvalade, em 2017, proveniente do Estoril, por 2 milhões de euros e, apesar de ter estado vinculado aos leões até 2020, nunca se conseguiu afirmar, acabando por sair com apenas quatro jogos oficiais disputados, todos em 2017.