Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Bruno Fernandes não descarta saída de Amorim do Sporting

Técnico do emblema verde e branco pode ter tubarões já de olhos postos em cima, mas realização do negócio deixa algumas questões sobre a mesa

Rúben Amorim, treinador do Sporting, pode estar na mira do mercado internacional
Rúben Amorim, treinador do Sporting, pode estar na mira do mercado internacional

  |

Icon Comentário0

Com a saída de Hugo Viana do Sporting, ficam abertas as portas para mais saídas do Clube. O nome apontado, desta vez, foi o de Rúben Amorim. Apesar de ter sido tema de conversa para rumar ao Manchester City, essa situação é pouco provável tendo em conta que Pep Guardiola foi abordado para renovar o contrato brevemente.


Durante o programa “Record na Hora”, do Now, o jornalista Bruno Fernandes acabou por alertar para o facto de “Rúben Amorim não querer abraçar qualquer tipo de projeto. Rúben Amorim teve a oportunidade sair do Sporting na temporada passada e a sua viagem a Inglaterra não aconteceu por acaso”.


Foi ainda relembrado que o técnico leonino recebe diversas propostas ao longo das épocas, mas nunca chegou a negociar uma saída do emblema verde e branco. “Nesta fase em que é treinador do Sporting, sempre mostrou muito critério e sempre teve uma janela, com o seu empresário, que acontece sempre no final da época para analisar propostas e nunca aceitou nenhuma das que lhe foram colocadas”.


No entanto, a hipótese de num futuro próximo, ou não, o técnico aceitar alguma proposta de clubes de grande dimensão não é descartada. “Como é o caso do Manchester United” e acrescentou “Não me parece que vão ter Erik Ten Hag por muito mais tempo e acredito que olhem para Rúben Amorim como uma possibilidade, imagino”.

Ainda que pelo jornalista, o clube inglês que já recebeu Cristiano Ronaldo, possa ser um interessado no técnico, a “consciência desportiva e organizativa” do United é colocada em causa. “Rúben Amorim quer também garantir que vai para um sítio, quando sair do Sporting, que lhe dê esse tipo de garantias e de estabilidade”, disse, colocando as necessidades de critério e organização de uma equipa como um dos pontos que mais pesam na balança do treinador leonino quando avalia possíveis clubes interessados em si. 



Futebol

"Era a escolha mais acertada": Miguel Cal recorda aposta ousada no Sporting

Antigo vice-presidente dos leões já na era de Frederico Varandas não esquece decisão complexa que passou pelas mãos da estrutura dos verdes e brancos

Miguel Cal, ex Sporting, deixa mensagem a Hugo Viana
Miguel Cal, ex Sporting, deixa mensagem a Hugo Viana

  |

Icon Comentário0

Miguel Cal, quebrou o silêncio depois da sua saída do Clube para comentar a ida de Hugo Viana para o Manchester City. Em entrevista ao jornal Record, o ex-vice-presidente do Sporting recordou o início da colaboração entre o diretor desportivo e Frederico Varandas. "Conheci-o no início da campanha eleitoral e creio que, nessa altura, o cargo que lhe estava reservado nem era o de diretor desportivo", afirmou. "Por mérito próprio, pela sua competência e pelo conhecimento de futebol que demonstrou, também pelos seus princípios e valores, acabou por ficar a gerir o futebol do Sporting".


Para Miguel Cal, o impacto de Hugo Viana na evolução do Sporting é inegável. "Os resultados do Sporting falam por ele. Houve uma evolução brutal do Clube. Há um antes e um depois de Hugo Viana", disse, destacando o papel do diretor desportivo no crescimento do Clube. "Não podemos, naturalmente, escamotear o papel de Rúben Amorim nesta evolução, mas Viana também teve um papel primordial na vinda do treinador", acrescentou.


A contratação de Rúben Amorim ao Braga foi um dos momentos marcantes da passagem do ex-dirigente pelo Sporting, sobretudo pelas dúvidas que inicialmente gerou. "Quando toda a gente dizia que éramos loucos por pagar aquele dinheiro todo, o Viana demonstrava de diversas formas que aquela era a escolha mais acertada", recordou Miguel Cal, sublinhando a visão estratégica e a confiança que o ex-diretor desportivo depositava nas suas decisões.


Uma das qualidades mais destacadas por Miguel Cal foi a capacidade de Viana de analisar e estruturar o futebol de forma minuciosa. "Ele pensa granularmente como é que tudo encaixa na estrutura do futebol", afirmou, apontando essa como "a imagem de marca" de Viana. 

Miguel Cal encerrou a entrevista com votos de sucesso para Hugo Viana na sua nova função como diretor desportivo do Manchester City - apesar de só entrar em funções na próxima temporada - "Desejo-lhe a maior sorte, pois ele merece. Vai correr tudo bem". 



Futebol

Flávio Costa: o 'olheiro' de confiança que tem reforçado o sucesso do Sporting

Português de 39 anos ainda é pouco conhecido entre os adeptos do leoninos, ascende na hierarquia do Clube. Com a saída de Hugo Viana, passa a reportar diretamente a Frederico Varandas na nova gestão

Flávio Costa, diretor de scouting do Sporting, passará a reportar diretamente a Varandas.
Flávio Costa, diretor de scouting do Sporting, passará a reportar diretamente a Varandas.

  |

Icon Comentário0

Desconhecido para muitos, Flávio Costa ganhará maior relevância no Sporting na próxima temporada. Com a saída de Hugo Viana no final de 2024/25, os leões anunciaram que Bernardo Palmeiro será o novo diretor-geral do futebol e que, juntamente com o diretor de scouting, passará a reportar diretamente a Frederico Varandas.



Flávio Costa iniciou a sua carreira no Benfica, como scout na categoria de juniores, antes de rumar ao Estoril e, posteriormente, ao Famalicão, onde se destacou na descoberta de talentos e na condução de negócios importantes. Entre as suas descobertas mais notáveis está Manuel Ugarte, médio que mais tarde vestiria a camisola do Sporting. No verão de 2023, foi Flávio quem aconselhou Rúben Amorim a avançar para a contratação de Morten Hjulmand, uma sugestão decisiva após a tentativa falhada de contratar André Trindade, do Fluminense.


A confiança de Amorim em Flávio Costa é clara. Em 2021, o treinador leonino pediu à Direção a contratação do scout para liderar o departamento de análise e observação dos verdes e brancos. Na altura, Flávio rejeitou uma proposta do Benfica para aceitar o desafio em Alvalade. Desde então, a sua liderança tem tido um impacto visível no sucesso do Sporting no mercado de transferências, com contratações certeiras como Ousmane Diomande, Viktor Gyokeres e Manuel Ugarte.

Conhecido pela sua discrição e dedicação, Flávio Costa é reconhecido por passar longas horas em reuniões e no seu escritório, sempre focado em aperfeiçoar o trabalho de scouting no Sporting. A sua atenção aos detalhes e capacidade de organização têm permitido ao clube fazer aquisições estratégicas no mercado, refletindo o crescimento e a eficácia da sua equipa.


Flávio Costa não trabalha sozinho. Ao seu lado está Vicente Portal, um scout de 28 anos que o acompanhou desde os tempos de Famalicão. Especialista no mercado sul-americano, Vicente foi o responsável por descobrir Ugarte quando ainda jogava no Fénix, no Uruguai, reforçando o sucesso da equipa de scouting leonina.

Os que conhecem Flávio Costa destacam o seu profissionalismo e paixão pelo futebol. Rui Borges, ex-colega no Estoril e no Famalicão, elogiou a dedicação do scout, frisando o seu espírito de equipa e o profundo conhecimento do mercado. A sua metodologia e capacidade de adaptação aos diferentes contextos competitivos têm sido cruciais para o êxito do Sporting, tanto a nível desportivo como na gestão de transferências.


Futebol

Manchester City explica funções de Hugo Viana e como vai integrar diretor desportivo do Sporting

Dirigente do Clube de Alvalade rumará ao tetracampeão da Premier League na próxima temporada, mas ingleses já têm plano preparado para 2024/25

Hugo Viana, dirigente do Sporting, vai desempenhar algumas funções no Manchester City ainda nesta época
Hugo Viana, dirigente do Sporting, vai desempenhar algumas funções no Manchester City ainda nesta época

  |

Icon Comentário0

Hugo Viana será o novo diretor desportivo do Manchester City já a partir da próxima temporada para suceder Txiki Begiristain. O atual dirigente  dos citizens exerce o cargo há cerca de 12 anos e deixa agora um legado valioso nas mãos do braço-direito de Rúben Amorim e Frederico Varandas.


O tetracampeão da Premier League já explicou como funcionará todo o processo de transição, numa nota divulgada no site oficial. No comunicado, pode ler-se que, "Viana iniciará as suas funções a tempo inteiro no verão de 2025, mas irá colaborar com Txiki nos meses anteriores para garantir uma transição suave", admitindo que o atual diretor desportivo do Sporting ainda vai colaborar com o clube na presente época.


"Após doze anos repletos de troféus no Estádio Etihad, Txiki deixará o seu atual cargo após a participação do clube no Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA deste verão e será sucedido por Hugo Viana, do Sporting. Esperamos poder prestar homenagem à extraordinária contribuição de Txiki para o Manchester City no final da época", referiram ainda os ingleses.


Em comunicado, o Sporting também deixou algumas declarações acerca da saída do antigo internacional português: "O Sporting CP reconhece o papel central que Hugo Viana teve na criação de uma estrutura profissional de alto nível no futebol do clube e está determinado em continuar o caminho de crescimento e sucesso verificado nas últimas temporadas"

Hugo Viana, ocupa o cargo de diretor desportivo do Sporting desde 2018, ano em que Frederico Varandas foi eleito pela primeira vez como Presidente dos leões. Antes disso, desempenhou as mesmas funções no Belenenses durante a temporada de 2017/18.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


História de Bernardo Palmeiro, sucessor de Hugo Viana: do trabalho na FIFA ao cargo no Sporting
Futebol

História de Bernardo Palmeiro, sucessor de Hugo Viana: do trabalho na FIFA ao cargo no Sporting

 

Icon Comentário0
"Sempre teve olho para o talento": Flop do Sporting comenta mudança de Hugo Viana
Futebol

"Sempre teve olho para o talento": Flop do Sporting comenta mudança de Hugo Viana

 

Icon Comentário0
Titular do Sporting é dispensado da seleção e volta mais cedo para Alvalade
Futebol

Titular do Sporting é dispensado da seleção e volta mais cedo para Alvalade

 

Icon Comentário0