
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Bruno Patacas partilhou balneário com Rui Silva no Nacional e tece rasgados elogios ao reforço do Clube de Alvalade. O antigo lateral direito refere que o internacional português de 31 anos foi a escolha certa para a baliza dos leões e destaca a evolução do ex companheiro.
"Evoluiu bastante ao longo destes anos e, neste momento, é, sem dúvida, um guarda-redes à altura da exigência do Sporting", começou por referir, ao jornal Record, o ex-jogador que também fez parte da sua formação no emblema verde e branco. Continuando a falar das origens de Rui Silva, o antigo diretor desportivo do Nacional recordou: "Ele veio dos juniores do Maia, com o objetivo de reforçar a equipa de juniores e ser o terceiro guarda-redes da equipa principal. Treinava normalmente com os seniores [liderados por Manuel Machado] e depois jogava pelos juniores".
Patacas mencionou, depois, detalhes da personalidade do guardião luso, dando conta de que o mesmo era muito calmo, mesmo fora dos relvados: "Era um miúdo bastante tranquilo, tal como continua a ser. Não acusa pressão quando chamado a competir num nível alto".
De recordar que Rui Silva esteve em grande na passada quarta feira, dia 19 de fevereiro, sendo o principal responsável pelo facto do Sporting não ter sofrido golos, defendendo, inclusive, uma grande penalidade apontada por Guirrasy. O internacional portuguê levou mesmo para casa o prémio de melhor em campo.
Esta temporada, com a Listada verde e branca, Rui Silva - avaliado em 5 milhões de euros - já disputou sete encontros, tendo sido utilizado ao longo de 630 minutos. No total, o guardião sofreu sete golos, mas tem dado boas indicações aos adeptos verdes e brancos, que parecem ter aprovado a contratação.
Equipa da capital saudita falha o regresso ao pódio e cai para o quarto lugar com 44 pontos; Internacional português não escondeu frustração
|
O Al Nassr perdeu, em casa, frente ao Al Ettifaq por 3-2, nesta sexta-feira, dia 21 de fevereiro, na 21.ª jornada da Liga Saudita. Cristiano Ronaldo foi titular na partida, mas não escondeu a sua frustração no final da partida por ver o emblema de Riade voltar a perder pontos.
O conjunto de Riade ficou em vantagem graças ao tento marcado por Yahya (47') que inaugurou o marcador. O Al Ettifaq foi rápido a chegar ao empate e fê-lo com a ajuda de Georginio Wijnaldum (55'). Al Fatil voltou a colocar o Al Nassr na frente aos 65 minutos, mas errou ao colocar a bola na própria baliza aos 82 minutos.
Com o jogo de novo igualado, Wijnaldum (89') e entregou a vitória ao conjunto forasteiro. Até final, houve ainda tempo do colombiano Jhon Durán, que tem estado em destaque durante os últimos jogos, ver um cartão vermelho direto nos descontos da partida (90+1').
Cristiano Ronaldo - que foi recentemente defendido por Zico - soma já 24 golos e quatro assistências pelo clube da capital da Arábia Saudita em 28 jogos. O jogador mantém o objetivo de chegar aos 1.000 remates certeiros na sua carreira profissional. O português exige mais dos seus colegas, numa altura em que o Al Nassr falha o regresso ao pódio e cai para o quarto lugar com 44 pontos.
Aos 40 anos, o craque, que ainda está avaliado em 12 milhões de euros, está em grande em termos individuais, apesar dos resultados coletivos menos positivos. O próximo jogo do Al Nassr está marcado para terça-feira, dia 25 de fevereiro, diante do Al Wehda, pelas 16h00, em jogo da jornada 22 da liga saudita.
Internacional brasileiro esteve perto de ser reforço do emblema verde e branco no último mercado de verão, mas acabou por ser cedido ao Bétis
|
Vítor Roque foi cedido ao Bétis no início de presente temporada desportiva, mas Manu Fajardo, dirigente da equipa espanhola, referiu que o objetivo da turma sevilhana é a de contratar o jogador a título definitivo, isto depois de o mesmo ter recusado rumar ao Sporting nos últimos dias de agosto.
"Ontem houve uma chamada com o Barcelona, há uma relação extraordinária entre os dois clubes e não há nada que indique o contrário. É um jogador que, quando lhe foi dada a oportunidade, demonstrou que pode ter um bom desempenho. Tem um futuro muito bom pela frente e, a partir de hoje, espero que possa ficar connosco", disse Fajardo à Movistar.
O dirigente refere ainda que o internacional brasileiro de 19 anos ainda não definiu o futuro: "O rapaz não se pronuncia sobre a situação, treina todos os dias a 200%, concentrado no jogo, com o máximo de entusiasmo. É um rapaz muito honesto e profissional", completou Fajardo.
O atleta foi chegou ao Barcelona vindo do Athletico Paranaense em janeiro de 2024, a troco de 40 milhões de euros e assinou um contrato com os blaugrana até 2031. Não se afirmou na equipa catalã após meia época e foi emprestado à turma de Manuel Pellegrini.
Esta temporada, com a camisola do Bétis, Vítor Roque - avaliado em 20 milhões de euros - leva sete golos marcados em 32 jogos realizados. No total, jovem já disputou 1.725 minutos ao serviço formação sevilhana, não tendo, para já, causado grande impacto nesta cedência.
Defesa brasileiro ficou na história do Clube leonino ao marcar um golo decisivo frente ao Manchester City na Liga Europa; Representou os leões por 40 jogos
|
Alexandre Luiz Reame, conhecido no mundo do futebol como Xandão, destacou-se como um defesa central muito alto (1,93m) com uma grande capacidade física. Nasceu a 23 de fevereiro de 1988 em Araçatuba, São Paulo, Brasil e demonstrava velocidade e uma boa leitura de jogo.
A sua carreira começou nos escalões de base do Guarani, sendo promovido à equipa principal em 2008, após um empréstimo ao Atlético Paranaense. Em 2009, teve uma curta passagem pelo Fluminense, mas foi no Grêmio Barueri que conseguiu relançar a sua carreira, destacando-se ao longo da época. O seu desempenho levou-o ao São Paulo, no gigante paulista, Xandão foi titular durante duas temporadas, somando cerca de 80 jogos. No entanto, a má campanha da equipa em 2011 resultou na sua saída.
No início de 2012, chegou ao Sporting com uma opção de compra a rondar os três milhões de euros. Inicialmente, teve dificuldades em ganhar ritmo, mas aproveitou a lesão de Oguchi Onyewu para conquistar um lugar na equipa. O ponto alto da sua passagem pelos leões aconteceu nos oitavos de final da Liga Europa, quando marcou um golo memorável de calcanhar frente ao Manchester City, garantindo uma vitória histórica por 1-0. Recentemente, foi a vez de Mbappé brilhar frente aos gigantes ingleses.
Apesar do momento de glória, Xandão voltou a perder espaço na equipa quando Onyewu recuperou a titularidade. Na segunda época em Alvalade, alternou entre o banco e a titularidade, mas acabou por deixar o clube em fevereiro de 2013. O Sporting, em dificuldades financeiras, não exerceu a opção de compra, e Xandão seguiu para o Kuban Krasnodar, na Rússia, após 40 jogos e três golos de leão ao peito.
Depois de quatro épocas na Rússia, transferiu-se para o Anzhi, mas a sua passagem foi curta. Em 2017, mudou-se para Espanha para jogar no Sporting Gijón, onde teve poucas oportunidades. No início de 2018, seguiu para a Bélgica para representar o Cercle Brugge, onde conquistou a segunda divisão belga. No ano seguinte, regressou ao Brasil para jogar no Red Bull Brasil, vencendo o Campeonato Paulista do Interior.
Pouco tempo depois, assinou pelo Guarani, clube onde começou a sua carreira, mas a estadia foi breve. Em agosto de 2019, surpreendeu ao mudar-se para a Indonésia, representando o Persija Jakarta.