Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

CAIO: "FORAM DOS MELHORES QUATRO ANOS DA MINHA VIDA"

Em entrevista ao Leonino, antigo jogador da equipa de hóquei em patins do Sporting CP faz um balanço muito positivo do período em que esteve no Clube e perspetiva duelo deste sábado frente ao FC Porto

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Ricardo do Carmo Oliveira, mais conhecido por Caio, representou o Sporting CP durante quatro temporadas, envergou o leão rampante mais de uma centena de vezes e marcou 58 golos. Pelos leões, conquistou uma Liga Europeia (2018/19), uma Taça Continental (2019) e um Campeonato Nacional (2017/18).  Em entrevista exclusiva ao Leonino, o antigo jogador da equipa de hóquei em patins do Sporting CP faz um balanço muito positivo do período em que esteve no Clube e, apesar de não conseguir eleger o momento que guarda com mais carinho, afirma que “foram dos melhores quatro anos da minha vida”. Atualmente em Itália, ao serviço do GSH Trissino, Caio perspetiva ainda o duelo deste sábado entre leões e dragões. Leonino (L): Representaste o Sporting CP durante quatro temporadas, envergaste o leão rampante mais de uma centena de vezes, marcaste 58 golos e conquistaste diversos títulos. Qual o momento mais especial do período em que estiveste em Alvalade? Caio (C): Foram vários, felizmente (risos). É mais fácil contabilizar as alegrias pelos títulos. Para lá das conquistas, que são sempre o culminar de uma época, o que guardo destes quatro anos foi realmente o dia-a-dia que tive oportunidade de viver. Ia treinar e jogar com uma alegria incrível. Já o disse quando sai e não tenho ´vergonha´ em voltar a dizê-lo. O período em que estive no Sporting CP foram dos melhores quatro anos da minha vida. Guardo não só as recordações dos títulos, mas também de todos os momentos que passamos juntos. L: Queres deixar uma mensagem aos adeptos do Sporting CP e também aos teus antigos colegas? C: Neste momento, é pedir-lhes para terem paciência. Sei que, para os adeptos, é difícil não poder apoiar a equipa. Enquanto tive o prazer de jogar no Sporting CP, os adeptos foram incríveis. Esperar que continuem a apoiar o Clube. Aos meus antigos companheiros, queria desejar-lhes sorte e dizer-lhes para continuarem a fazer aquilo que tão bem sabem. No final de contas, a pandemia vai passar e vai tudo ficar bem: os adeptos vão voltar a encher os pavilhões e o jogo vai voltar a ser aquilo que era.

“Será um jogo decidido nos pormenores”
Leonino (L): Este sábado, o Sporting CP defronta o FC Porto. Jogaste nos três grandes em Portugal. Como é viver estes grandes jogos? Caio (C): São encontros diferentes, não só pelo jogo em si, mas também pela semana que os antecede. Os treinos são diferentes. Há sempre aquele nervosismo na barriga, mas, a partir do momento em que o árbitro apita – ainda para mais sem público nas bancadas –, é mais um jogo. São jogos especiais porque se defrontam grandes equipas, com grandes jogadores e, como costumamos dizer, são jogos que gostamos de jogar. Antevejo um grande jogo. L: O Sporting CP vem de uma vitória importante, frente ao OC Barcelos, e teve um arranque de temporada mais positivo do que o FC Porto. Apesar de jogar num Pavilhão João Rocha vazio, consideras os leões favoritos? C: A ausência do público é desfavorável à equipa da casa. Neste caso, ´joga´ contra o Sporting CP. Considero um jogo de ´tripla´, até porque, nestes duelos, raramente existem favoritos. O Sporting CP vem embalado de uma senda de vitórias e, a meio da semana, teve um triunfo importante em Barcelos. O FC Porto não começou tão bem e pode tentar jogar esta cartada para dar a volta aos acontecimentos. Será um jogo decidido nos pormenores. L: Como analisas a equipa do Sporting CP? C: É uma equipa à imagem do treinador: pragmática, muito forte defensiva e fisicamente e que, no ataque, continua com grandes executantes. Tem a particularidade de ter um leque de opções mais alargado, o que permite manter uma alta intensidade durante todo o jogo.
“Mais do que estar bem agora, é importante estar bem no play-off”
L: Este ano, o campeonato voltará a ser decidido nos play-offs. Achas que esse fator retira pressão às equipas nesta fase? C: O regresso aos play-offs acaba por ´permitir´ que as equipas percam pontos nesta fase porque o campeonato vai ser decidido em jogos a eliminar. Acho que é importante tentar a melhor classificação na fase de regular, até para ter o fator casa nos play-offs. Acredito que a alteração do modelo competitivo vai ser positiva para o hóquei em patins porque vai permitir que se vivam grandes emoções na fase final. Mais do que estar bem agora, é importante estar bem no play-off. L: Alguns analistas defendem que este modelo favorece as características da equipa do Sporting CP. Concordas? C: Os jogadores do Sporting CP gostam de jogar estes jogos. Digo isto porque era o que sentíamos no balneário. Nestes encontros, não chega só ter qualidade. É preciso algo mais. Talvez por isso tenhamos sempre conseguido grandes vitórias. Acho que o dragão foi o único terreno onde não conseguimos ganhar. Acredito que essa tendência se mantenha e, até agora, os resultados demonstram isso mesmo.
“Mais do que os títulos, guardo o carinho que as pessoas têm por mim”
L: Atualmente, está em Itália, ao serviço GSH Trissino. Como está a correr a experiência até tendo em conta o contexto de pandemia que o mundo está a viver? C: Tem havido alguns avanços e recuos. Quando começámos a jogar, era permitido público nas bancadas, mas agora voltou a ser proibido. Tem sido uma experiência gratificante para mim. Um campeonato e uma realidade diferente. Estou a aprender coisas novas, sobretudo no aspeto tático. Para já, estou a gostar bastante. L: És um dos jogadores mais titulados do hóquei português. Sentes que sempre te foi dado esse ´crédito´? C: Acredito que sim. Para mim, era fácil resguardar-me nos títulos que conquistei até porque são números e normalmente não mentem. Mas, mais do que os títulos, o que guardo é o carinho e respeito que as pessoas – treinadores e jogadores – têm por mim. Sei que olham para mim como um exemplo, apesar de pouco ortodoxo. Joguei nos três grandes e consegui ganhar títulos em todos eles. É algo que não é muito habitual e deixa-me muito orgulhoso. Sinto que ganhei o respeito das pessoas, enquanto jogador e, acima de tudo, como pessoa.


Fotografia de Sporting CP



Modalidades

Sporting levou meia dúzia do Benfica, mas técnico dos leões atira: "Fizemos um bom jogo na defesa"

Clube de Alvalade sofreu derrota pesada frente ao eterno rival; Treinador do emblema verde e branco fez análise ao desaire no dérbi

Edo Bosch analisa derrota do hóquei do Sporting frente ao Benfica
Edo Bosch analisa derrota do hóquei do Sporting frente ao Benfica

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu frente ao Benfica por 6-1, em jogo a contar para as meias-finais da Elite Cup. No final da partida, Edo Bosch fez a análise ao encontro e, apesar do desaire pesado, referiu que os seus pupilos "fizeram bum bom jogo" tanto no ataque como na defesa.


"Tinha dito que a equipa estava com altos e baixos, em processo de crescimento. Hoje, sinceramente, acho que fizemos um bom jogo no ataque e na defesa. Estivemos por cima do jogo durante muito tempo. Depois do 3-1, 4-1 quisemos tanto dar a volta ao jogo que abrimos linhas e sofremos mais. Houve um ou dois golos contra a corrente do que se estava a passar, mas contam as que entram", começou por dizer o técnico.


"A equipa cada vez mais madura. Hoje era um jogo que podia ser a final do Campeonato Nacional ou da Liga dos Campeões e demos luta durante a maior parte do jogo. Hoje, estamos um pouco mais perto da imagem que quero do que estávamos ontem", referiu o treinador, abordando a lesão de Gonzalo Romero.


"Ainda não sabemos exatamente o que tem. As lesões mais graves que suspeitávamos foram anuladas, mas ainda não podemos avaliar o alcance da lesão. Mas não é pela ausência dele que justifico a derrota. Durante 40 ou 44 minutos, o Sporting esteve bem em campo, tendo perdido o controlo nos instantes finais".

Em jeito de conclusão, Edo Bosch deixou também uma mensagem aos adeptos leoninos: "Foram fantásticos. São os que merecem menos este resultado. Vamos continuar a lutar e morrer em campo, se for preciso, para lhes dar alegrias. Apoiaram-nos e deram-nos força sempre. Agradeço e prometo que não vamos baixar os braços", concluiu.



Modalidades

Sporting é goleado pelo Benfica (6-1) e falha presença na final

Emblema verde e branco saiu derrotado do encontro diante do clube da Luz e fica-se pelas meias; Leões voltam a não conquistar um título inédito no seu palmarés

Hóquei do Sporting eliminado da Elite Cup frente ao Benfica
Hóquei do Sporting eliminado da Elite Cup frente ao Benfica

  |

Icon Comentário0

A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu frente ao Benfica por 6-1, este sábado, dia 12 de outubro, em jogo a contar para as meias-finais da Elite Cup e está fora da final da competição nacional. Veja AQUI como decorreu o encontro no Pavilhão Multiusos de Odivelas.


No Pavilhão Multiusos de Odivelas, a primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio entre as duas equipas. Ângelo Girão somou um par de boas defesas na baliza dos leões, mas não conseguiu evitar o golo encarnado marcado por João Rodrigues, à passagem dos 23 minutos,


Na etapa complementar, o Sporting entrou com tudo e chegou ao golo do empate. Facundo Bridge, aos 30 minutos, bateu Pedro Henriques e empatou as contas no placard. No entanto, um minuto depois, Pau Bargalló (31') voltou a colocar os encarnados na frente. Aos 40', Gonçalo Pinto fez o 3-1. Nil Roca, aos 46' fez o quarto para a turma de Edu Castro e Pau Bargalló fez mais dois golos (48' e 50') perto do final.


Com esta derrota - a primeira em dois jogos esta temporada para os agora comandados de Edo Bosch - os leões preparam já a estreia no Campeonato Nacional. O próximo encontro diante do Braga está marcado para o fim de semana de 20 de outubro, no Pavilhão João Rocha, ainda com horário por definir.

Horas antes, a Oliveirense carimbou o passaporte para a final ao ter vencido o Porto (1-0 nas grandes penalidades após empate 2-2). O derradeiro encontro frente ao Benfica está marcado para este domingo, dia 13 de outubro, às 18h00. Já o Clube de Alvalade falha assim a conquista de um título inédito no seu palmarés.



Modalidades

Elite Cup (Hóquei em Patins): Benfica - Sporting ao minuto

Acompanhe aqui todas as emoções do encontro válido para as meias-finais da prova nacional entre leões e clube da Luz

Benfica e Sporting enfrentam-se na Elite Cup
Benfica e Sporting enfrentam-se na Elite Cup

  |

Icon Comentário0

FINAL DO JOGO: BENFICA 6-1 SPORTING







50' - Golo do Benfica. Pau Bargalló faz o hat-trick: Benfica 6-1 Benfica

48' - Golo do Benfica. Pau Bargalló bisa no encontro: Benfica 5-1 Sporting

46' - Golo do Benfica. Nil Roca marca para os encarnados: Benfica 4-1 Sporting

42' - Falha Toni Pérez!!

42' - Grande penalidade para o Sporting.

40' - Golo do Benfica. Gonçalo Pinto faz o terceiro das águias: Benfica 3-1 Sporting

40' - Stickada de Rafael Bessa sai ao lado.

35' - Boa intervenção de Ângelo Girão.

31' - Golo do Benfica. Pau Bargalló coloca águias na frente: Benfica 2-1 Sporting

30' - GOLO DO SPORTING!!! Facundo Bridge empata o dérbi eterno: Benfica 1-1 Sporting



26' - Começa a segunda parte.

INTERVALO: BENFICA 1-0 SPORTING



23' - Golo do Benfica. João Rodrigues inaugura o marcador no dérbi: Benfica 1-0 Sporting

22' - Pedro Henriques (Benfica) evita golo a João Souto.

20' - Grande exibição de Ângelo Girão.

16' - Bola no ferro da baliza do Benfica!!

15' - Ângelo Girão volta a negar golo aos encarnados.

12' - Grande defesa de Ângelo Girão.

11' - Permanece o nulo no marcador.

5' - Dérbi ainda sem grandes oportunidades de golo.

1' - Arranca a partida. ACREDITA, SPORTING!!!

0' - Leões em aquecimento.

0’ – A Oliveirense tem presença garantida na final da prova após vencer o Porto (1-0 nas grandes penalidades após empate 2-2).

0′ – Esta é a quarta edição da prova. Os leões nunca venceram a competição.

0′ – Os clubes já se enfrentaram em 55 ocasiões, com vantagem para as águias, que venceram 34 encontros. Registam-se ainda 13 vitórias para o Clube de Alvalade e oito empates.

0' – Já os encarnados eliminaram o Riba D’ Ave por 6-2

0′ – Na meia-final, os comandados de Edo Bosch derrotaram o Valongo por 3-1.

0’ – O Leonino leva até si todas as emoções do encontro válido para as meias-finais da Elite Cup.

0’ – A equipa de hóquei em patins do Sporting joga, este sábado, dia 12 de outubro, diante do Benfica. A partida está marcada para as 21h00, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting ganha por 3-1 e vai defrontar Benfica nas meias-finais
Modalidades

Sporting ganha por 3-1 e vai defrontar Benfica nas meias-finais

 

Icon Comentário0
Elite Cup (Hóquei em Patins): Sporting - Valongo ao minuto
Modalidades

Elite Cup (Hóquei em Patins): Sporting - Valongo ao minuto

 

Icon Comentário0
Problemático do Benfica termina carreira e desfaz-se em elogios ao capitão do Sporting
Modalidades

Problemático do Benfica termina carreira e desfaz-se em elogios ao capitão do Sporting

 

Icon Comentário0