Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Sebastián Coates é capitão do Sporting CP desde o passado mês de janeiro e tem sido uma das vozes de comando do balneário Leonino. Esta sexta-feira, 28 de agosto, numa publicação nas suas redes sociais, o defesa-central uruguaio estava feliz com a vitória dos leões por 2-1 frente ao Portimonense SC (LER AQUI): https://twitter.com/SebastianCoates/status/1299497363959152642 “Continuamos com a pré-época, o mais importante é estar bem para temporada!”, referiu Sebastián Coates. O capitão Leonino vai para a sua sexta época de leão ao peito, após ter chegado em janeiro de 2016, por empréstimo do Sunderland, tendo, posteriormente, sido adquirido em definitivo por uma verba a rondar os 4,5 milhões de euros. Desde então, o internacional uruguaio tem sido um titularíssimo no centro da defensiva verde e branca, nunca fazendo menos do que 40 jogos por época. Ao todo, Sebastián Coates realizou 200 jogos, marcou 16 golos e conquistou uma Taça de Portugal (2018/2019) e duas Taças da Liga (2017/2018 e 2018/2019).
Fotografia de Sporting CP
Futebolista do emblema verde e branco foi titular na partida da Supertaça, mas acabou por perder titularidade nos jogos seguintes
|
0Zeno Debast ainda procura convencer em Alvalade. O defesa foi titular no jogo da Supertaça frente ao Porto, mas acabou por perder a titularidade nos jogos seguintes. Luís Pedro Ferreira, diretor do jornal A Bola, lembra o custo do central, mas acredita que o defesa, com o tempo, ainda vai cimentar o seu lugar nos leões.
"O Sporting está forte e pujante. Só quem não viu os jogos da equipa leonina poderá ter dúvidas. O mercado foi bom para o Sporting e isso, consequentemente, terá reflexo no rendimento desportivo. O mercado foi sobretudo bom para o Sporting pelo que não aconteceu", começou por escrever na sua coluna de opinião.
"Por não ter sucedido nada a Gonçalo Inácio, Ousmane Diomande e a Viktor Gyokeres. O jogador mais impactante da última época em Portugal fica na Liga pelo menos até janeiro – a Europa olha cada vez mais para Gyokeres e não é à toa que o sueco foi notícia em Espanha".
"Rúben Amorim elogiou (e bem) o scouting do Sporting. Mas o mesmo scouting que encontrou Gyokeres e Diomande não foi o mesmo que descobriu Mateo Tanlongo ou Sotiris Alexandropoulos, jogadores que continuam longe de Alvalade? Esta época, o leão contratou Kovacevic para a baliza porque, sem Adán, fazia sentido ir buscar um guarda-redes. O Sporting contratou Debast para a defesa porque, com a possível saída de um central (acabou por ser Coates) era preciso que o setor mantivesse qualidade, se não aumentá-la. Uma política certa, bem planeada e executada, garantindo os dois alvos escolhidos".
"Na Supertaça, os dois erraram e o belga até saiu do onze. Amorim considera que tem um craque, mas não deixa de ser verdade que custou mais de 15 milhões e não joga. Quem joga é Inácio, Diomande e Quaresma. Assim, não é só com Harder que o Sporting pode ganhar tempo, é também com Debast, por exemplo", concluiu Luís Pedro Ferreira.
Atacante formado no Sporting fez retrospetiva e recorda com saudade passagem emblemática por clube do futebol europeu
|
0Cristiano Ronaldo recordou a passagem pelo Real Madrid, deixando elogios aos merengues. O atacante que se formou no Sporting esteve à conversa com o seu antigo colega no Manchester United, Rio Ferdinand, no seu canal de Youtube, e recordou a passagem por Espanha, onde refere que "foi difícil" nos primeiros tempos.
"O Real Madrid está muito bem. É um tipo de equipa que sabe lidar com a pressão. Muitas pessoas dizem que têm sorte na Champions. Não é sorte. Há mentalidade, há preparação para este tipo de momentos. Há uma energia diferente no Santiago Bernabéu. Quando as grandes equipas vão lá marcam um golo, 85, 90 minutos, a pressão é muita. Para mim, é o melhor clube de sempre da história do futebol", começou por referir, falando na chegada de Kylian Mbappé ao clube espanhol.
"Se o Real Madrid vai ficar melhor esta época? Não sabemos, vamos ver. O Mbappé foi para lá agora. Acho que vão continuar fortes. Não sabemos se serão mais fortes do que no ano anterior. Só Deus sabe. Têm uma equipa fantástica e jogadores fantásticos e acredito que vão ser uma das melhores equipas do mundo", prosseguiu.
"Ganhei troféus, ganhei tudo no Real Madrid. Tenho o recorde de golos no clube. Foi um prazer jogar no Real Madrid durante oito ou nove épocas, ganhei quatro Ligas dos Campeões, Botas de Ouro… Ganhei tudo lá. Adoro aquele lugar. Na altura fui o jogador mais caro da história de sempre. Acredito em mim mesmo. Se tinha sido o melhor jogador na Premier League e já tinha ganho uma Bola de Ouro no Manchester United, Liga dos Campeões. Sabia que ia fazer as coisas bem, acredito nas minhas capacidades".
"Foi difícil, porque era um país diferente, a adaptação, tinha 24 anos, era muito novo. Mas estava muito positivo. O melhor clube do mundo, disse que ia fazer história no Real Madrid tal como fiz no Manchester United. Era um desafio, mas eu sou um pessoa de desafios. Gosto de mostrar às pessoas que estão erradas. Gosto de provar o contrário do que as pessoas pensam", concluiu Cristiano Ronaldo.
Central do Clube de Alvalade juntou-se a outras figuras uruguaias do desporto internacional
|
0Sebastián Coates fez uma publicação nas redes sociais, a passada segunda-feira, 13 de maio, em sensibilização do povo do seu país natal. No vídeo que o capitão do Sporting partilhou surgem, além dele, várias figuras uruguaias do desporto, em campanha para recordar as vítimas do regime ditatorial que governou a nação da América do Sul.
‘Desportistas pela memória’ é o nome da manifestação levada a cabo por conhecidos uruguaios para que não caiam em esquecimento as vítimas da ditadura que esteve no poder entre 1973 e 1985. Perto de assinalar a data da 'Marcha do Silêncio', no próximo dia 20 de maio, Sebastián Coates juntou-se à iniciativa solidária.
“Volto a convocar toda a gente, enquanto sociedade, na procura incansável pela verdade”, começou por dizer o central do Sporting, deixando de seguida duas palavras com grande impacto. “Memória e justiça!”, frisou o ‘camisola 4’ leonino, segunda personalidade a aparecer no vídeo, apenas precedido de Marcelo Broli, técnico que já esteve a cargo da seleção uruguaia e treina atualmente os sub 23 dos Emirados Árabes Unidos.
Desde que chegou aos leões, em janeiro de 2016, oriundo do Sunderland, Coates realizou 367 jogos de leão ao peito, tendo, ao todo, 37 golos, 10 assistências e oito títulos: dois Campeonato Nacional (2020/21 e 2023/24 ), uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021/22), uma Taça de Portugal (2018/19) e quatro Taças da Liga (2017/18, 2018/19, 2020/21 e 2021/22).
Na presente temporada, Sebastián Coates – avaliado em 4 milhões de euros – leva já 42 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo dos 3.157 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o capitão leonino foi autor de seis remates certeiros e assistiu ainda para golo uma vez.
Confira o vídeo de sensibilização que Coates publicou: