SPORTING ESTREIA-SE A VENCER NA PRÉ-ÉPOCA
Jogo ditou vitória Leonina com golos de Šporar e Tiago Tomás
Redação Leonino
Texto
28 de Agosto 2020, 22:54

O Sporting CP venceu esta sexta-feita, 28 de agosto, o Portimonense SC por 2-1. Os leões até estiveram a perder, mas Andraž Šporar, de grande penalidade, e Tiago Tomás marcaram os golos da reviravolta verde e branca. Os leões voltam a entrar em campo no próximo domingo, às 20h30, frente à Belenenses SAD.

O Sporting CP continua a fazer a sua preparação da próxima época. Após duas derrotas seguidas, nos dois primeiros jogos da pré-temporada – 2-0 e 2-1 diante da equipa B verde e branca e frente ao SC Farense, respetivamente – os leões estavam a precisar de ganhar. O registo da turma de Alvalade é bastante positivo em jogos oficiais contra o Portimonense SC, com 26 vitórias em 37 jogos. Rúben Amorim alinhou com quatro reforços que, certamente, querem mostrar as suas valências ao treinador.

Os leões deram o pontapé de saída deste encontro. O jogo começou com um ritmo baixo, algo expectável para um jogo de pré-temporada, com o Sporting a tentar sair a jogar a partir das suas defesas, com passes diagonais e curtos. A primeira jogada de ataque dos leões deu-se com um cruzamento de Antunes, que resulta num canto, do lado esquerdo. Cobrado por Nuno Santos, a bola parada não teve perigo.

Contudo, a primeira oportunidade de golo é do Portimonense SC. Um remate cruzado de Anderson, passa ao lado da baliza de Luís Maximiano. Um minuto depois foi Plata que rematou fora da área. A jogada acabaria por resultar num canto, depois do remate do remate do equatoriano ter tocado num defesa do Portimonense.

O Sporting CP começava, por esta altura, a mandar no jogo e um novo remate de Plata resultou em novo canto. Aos 21 minutos, uma arrancada de Nuno Santos pela esquerda, que cruza para as mãos do guarda-redes da equipa algarvia.

Aos 30 minutos não havia grandes oportunidades até que um bom cruzamento já na área Leonina quase resultava no primeiro do encontro, mas o jogador algarvio não chegou à bola. No contra-ataque, Nuno Santos, tentava sair muito rápido, mas acabou por ser travado em falta.

Os cantos do Sporting CP estavam a ser as maiores jogadas de perigo do clube verde e branco, mas não houve nenhum com realmente perigo para a baliza de Samuel Portugal. A grande oportunidade surge por Beto, depois de um mau passe de Max, que o atleta intercetou, mas o jogador não concretizou da melhor forma. Em dois minutos, os primeiros dois amarelos para cada equipa. O primeiro, ao minuto 42, para Fali Candé por falta sobre Porro e, na sequência, Luís Neto vê amarelo por protestos.

A primeira parte acabava, assim, sem grandes oportunidades, apesar de algumas “arrancadas” individuais de parte a parte. Os jogadores estavam, nitidamente, ainda a recuperar a melhor forma física e isso notou-se durante toda a primeira parte.

O Portimonense SC começou a segunda parte fazendo várias substituições, substituindo 11 jogadores. O Sporting CP, por sua vez, apenas substituiu o guarda-redes. A segunda parte começou mais combativa, com vários jogadores sem medo do choque, de parte a parte. As faltas, naturalmente, acumularam-se.

Contudo, o Sporting CP parecia sem ideias. Ataques que resultavam em cruzamentos sem sentido. Ao minuto 50, cartão amarelo para Pedro Oliveira. Na resolução da falta, Antunes remata traiçoeiramente para defesa de Ricardo Ferreira. Nem dois minutos depois, Feddal faz falta à entrada da grande área. Ainda que o lance levante dúvidas, o árbitro marcou rapidamente grande penalidade. Lucas Possignolo bateu o castigo máximo e colocou o Portimonense na frente.

Passados poucos minutos, o mesmo Possignolo fez falta sobre Šporar na grande área algarvia. O avançado esloveno encarregou-se da marcação do castigo máximo e não tremeu. Estava feito o 1-1.

Após o penalti, ao minuto 70, várias substituições no conjunto leonino. Ristovski, Nuno Mendes, Daniel Bragança, Matheus Nunes, Borja, Gonçalo Inácio, Jovane Cabral, Tiago Tomás, Pedro Gonçalves e Eduardo Quaresma. A este novo conjunto bastou cinco minutos. Gonçalo Inácio desmarca “Pote” em profundidade, que cruzou para Tiago Tomás finalizar.

O resultado não se voltaria a alterar e o Sporting CP controlou o jogo por completo. Jovane Cabral marcou um livre com algum perigo ao minuto 83 e dois minutos depois, Nuno Mendes teve tudo para fazer o terceiro, após um grande passe de Matheus Nunes. O jogo melhorou na segunda parte, mais combativo e com as equipas a soltarem-se mais.

Os leões estrearam-se, desta forma, a vencer na pré-época.
O Sporting CP volta a entrar em campo no próximo domingo, 30 de agosto, às 20h30, diante da Belenenses SAD.

  Comentários