Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
15 Jan 2020 | 12:00 |
Esteve cá três anos e voltou agora para o Brasil, mas relembrou todas as alegrias, contou-nos todos os porquês… e não tira de cima da mesa a possibilidade de voltar: O nosso 89, Dieguinho.
Leonino: Seria difícil que a primeira pergunta não fosse a seguinte: O que mais te custou ao sair do Sporting CP?
Dieguinho: O que mais me custou ao sair do Sporting CP foi mesmo tudo o que construí aí. O carinho que tinha de todos, desde a minha chegada até ao meu último dia, porque consegui fazer muitos amigos. E tudo o que ganhei, isso foi o que mais me custou.
Como e quando tomaste a decisão de sair?
Essa decisão foi tomada em conjunto, entre mim e a minha esposa. Tínhamos planos e achei que estava no momento, por isso tivemos de a tomar.
Na tua despedida do Clube, ficaste de fora do último jogo da época, por castigo. Querias despedir-te de outra forma?
Claro que me queria despedir de outra forma. Queria ter jogado, ter conseguido o título, mas infelizmente fui castigado e não deu. Acho que fiz uma história bacana, deixei um legado bem bonito e isso é que importa.
“Termina meu vínculo contratual ao clube, mas fica minha paixão, e gratidão (…). Esses adeptos que nunca esquecerei e que agora também faço parte, muito obrigado”. Foram estas algumas das tuas palavras quando a tua saída foi tornada pública. Tens seguido a época do Sporting CP?
Sigo sempre o Sporting CP, sigo tudo o que acontece. Além de ter amigos que ainda jogam aí, jamais vou deixar de seguir.
“O início do Sporting CP foi bem complicado”
Como vês o desempenho da equipa até agora?
Claro que não acompanho o dia-a-dia deles, mas vejo os resultados e estão a fazer uma boa campanha. Infelizmente não conseguiram passar para a final-four, mas sabemos que todos os anos fica mais difícil, porque tudo é mais competitivo. Conseguimos, durante três anos seguidos, passar à final-four, mas infelizmente este ano não conseguiram. Agora eles têm que dar ênfase ao campeonato e, se Deus quiser, tomar esse título de novo para o Sporting CP.
Qual o momento que guardas com maior felicidade destes anos passados em Alvalade?
Não é só o meu momento, mas o de todos os Sportinguistas, que é quando conseguimos o título da Champions. Era o sonho de todos, então, creio que esse é o momento que vai ficar eternizado.
O “muleque de vila” chegou e venceu na Europa. Como lidaste com as diferenças do futsal em Portugal quando chegaste?
No início foi bem complicado. Era tudo muito diferente, sobretudo o futsal brasileiro do futsal europeu. Foi um início meio conturbado, mas as pessoas acreditaram em mim e eu sabia do meu potencial. Não desisti. Fui trabalhando e com o passar do tempo fui ganhando mais confiança em todos e consegui fazer essa história, conquistando títulos e, sobretudo, o respeito de todos.
“Os golos que me deixavam mesmo feliz eram os que marcava contra o Benfica”
Lembras-te do que sentiste a primeira vez que entraste no Pavilhão João Rocha?
Foi uma sensação única. Entrar num pavilhão, do jeito que estava, com todos aqueles adeptos maravilhosos, foi muito gostoso. Nunca vou esquecer esse dia. Como tu próprio te intitulas, o rei do golo e do hat-trick, que golo te fez arrepiar enquanto vestias a camisola verde e branca?
Foram mesmo bastantes golos e fico feliz por isso. Os golos da final da Champions foram muito importantes, mas os que me deixavam mesmo feliz eram os que marcava contra o Benfica. Esses sim. Quando marcava e quando vencíamos, ia para casa numa felicidade que não tinha tamanho.
O que foi melhor ao longo destas épocas no Clube?
Acho que não tem “o que foi melhor”, para mim tudo foi bom. Foi perfeito. Os três anos que fiquei aí foram maravilhosos, que não posso esquecer e vou levar para toda a minha vida.
E o que foi mais difícil?
Foi a minha chegada. Por ser um futsal diferente, a minha adaptação e, agora, a minha saída. Não foi fácil decidir sair. Então acho que esses dois momentos foram as coisas mais difíceis que passei por aí.
De 0 a 100, qual a percentagem que concedes ao Sporting CP pelo teu sucesso atual?
Realmente tenho de reconhecer que o Sporting CP foi um clube que alavancou muito a minha carreira. Não sei se tem uma percentagem, mas falando dessa forma, acho que 80% devo ao Sporting CP por todo o sucesso que está a acontecer comigo.
“Ainda tenho muitas imagens dos adeptos na minha cabeça”
O que recordas com maior carinho dos adeptos? Sendo que eras um dos mais adorados do plantel?
Ainda tenho muitas imagens dos adeptos na minha cabeça. Alguns a pedir para fazer a ‘dança do pombo’ e todas as comemorações que fazia quando marcava um golo. Isso é mesmo algo que tenho na mente.
Houve uma imagem que nunca saiu da mente de cada leão no Pavilhão João Rocha. Quando vencemos o Tricampeonato, subiste à baliza, paraste e primeiro ficaste a olhar para a festa. Depois começaste a festejar com todos os presentes. O que passou pela tua cabeça naquele momento?
Aquele era um momento de muita felicidade. Tínhamos acabado de ganhar o campeonato e subi ali na baliza e fiquei só olhando aqueles adeptos a fazer toda aquela festa. Fiquei encantado e estive alguns minutos só a olhar para todos eles a festejar e depois, claro, comecei a festejar junto deles. Podem ter a certeza que, para mim, também é um dos momentos mais marcantes que passei no Sporting CP.
Gostavas de voltar um dia?
Gostaria de voltar, sim. Possibilidades sempre vão existir e vamos estudando essas possibilidades e, quem sabe, um dia não estarei aí, de volta, representando esse clube maravilhoso e vestindo essa camisa.
Que mensagem queres deixar aos Sportinguistas?
A mensagem que deixo aos Sportinguistas é a de sempre. Que eles continuem a apoiar o clube, nunca abandonem, que façam a festa mesmo, que é o que eles sabem fazer. Quem sabe se um dia estarei de volta para dar mais alegrias e também sentir essa mesma alegria de os ver a gritar o meu nome e a fazerem-me sorrir.
Guarda-redes ucraniano, de 29 anos, chega proveniente de outro clube europeu, onde construiu praticamente toda a carreira desportiva
18 Jul 2026 | 14:51 |
É oficial. Oleksandr Sukhov é o mais recente reforço para a equipa de futsal do Sporting para a temporada de 2026/27. O guarda-redes ucraniano, de 29 anos, chega proveniente do HIT Kiev, clube onde construiu praticamente toda a carreira.
Nas primeiras declarações como jogador dos leões, não escondeu a satisfação por dar este passo na carreira: "Para mim, era um sonho chegar ao nível mais alto em termos de clubes, um patamar a que o Sporting pertence, sem dúvidas. Agora é real e estou muito feliz", afirmou.
Depois de vários anos de sucesso no futsal ucraniano, o atleta prepara-se para a primeira experiência fora do seu país: "Espero não estar ainda no meu melhor momento. Sinto-me muito bem e extremamente motivado para continuar a melhorar".
O esquerdino revelou também quais são as prioridades nesta chegada a Alvalade. Sukhov quer adaptar-se rapidamente ao grupo orientado por Nuno Dias: "Não interessa se é um minuto, um segundo ou um jogo inteiro, vou dar sempre o meu melhor, a cem por cento, daquilo que posso e sou capaz".
O. Sukhov: "Apoiem-nos, porque não vamos desiludir-vos"
O reforço deixou elogios às condições encontradas e mostrou-se impressionado com a organização do Clube e com as infraestruturas, considerando tratar-se do nível mais elevado que encontrou. Aos Sportinguistas, deixou uma promessa: "Apoiem-nos, porque não vamos desiludir-vos". Quanto a saídas no plantel, Rúben Freire vai rumar a outras paragens.
Highlights de Sukhov:
Este será o 14.º emblema que jogador representa a nível sénior e diz estar a viver um sonho por representar o emblema de infância
17 Jul 2026 | 12:00 |
É oficial. Fernando Cardinal, ex jogador de futsal do Sporting, foi anunciado no Porto e como capitão de equipa. Aos 41 anos de idade, o pivô foi o primeiro reforço da história da modalidade no clube azul e branco e e não escondeu o seu portismo.
Cardinal: "Sinto-me um privilegiado por vestir esta camisola e por representar o clube do meu coração"
"É um sentimento inexplicável. Este é, sem dúvida alguma, o dia mais feliz da minha vida desportiva. Estou muito emocionado, muito feliz, sinto um orgulho que não me cabe no peito. Sinto-me um privilegiado por vestir esta camisola e por representar o clube do meu coração (...) Este momento ultrapassa todos os outros, porque vestir a camisola do Porto é um sentimento totalmente diferente", disse aos meios de comunicação dos dragões.
Este será o 14.º emblema que o pivô representa a nível sénior, depois de já contar com os seguintes no seu currículo: FJ Antunes, Famalicense, Boavista, Alpendorada, Freixieiro, Sporting, CSKA (Rússia), Rio Ave, Movistar Inter, ElPozo Murcia (Espanha) e Fortitudo Pomezia (Itália), Caxinas e Corinthians (Brasil).
Após duas temporadas de leão ao peito (2009/10 e 2010/11), Cardinal regressou aos leões em 2017. Ao todo, o ex internacional português realizou 198 jogos, marcou 228 golos, sendo um dos nomes de destaque da modalidade verde e branca.
No caminho, conquistou cinco Campeonatos Nacionais (2009/10, 2010/11, 2017/18, 2020/21 e 2021/22), duas UEFA Futsal Champions League (2018/19, 2020/21), quatro Taças de Portugal (2010/11, 2017/18, 2018/19, 2019/20), uma Taça da Liga (2021/22) e cinco Supertaças (2010, 2017, 2018, 2019, 2021). Recorde AQUI todo o percurso.
Jogador de 28 anos vai alinhar em Vila do Conde confirmando assim uma notícia dada em Exclusivo pelo nosso Jornal no passado dia 25 de abril
16 Jul 2026 | 11:40 |
É negócio fechado. Rúben Freire vai ser um dos reforços para a equipa de futsal do Rio Ave para a próxima temporada de 2026/27. O ala do Sporting vai representar o emblema de Vila do Conde em definitivo, depois de uma passagem pelo Osijek (Croácia) por empréstimo.
O portal 'zerozero' escreve que o jogador de 28 anos regressa a Portugal para assumir um papel importante na equipa orientada por Bruno Guimarães, confirmando assim uma notícia dada em Exclusivo pelo nosso Jornal no passado dia 25 de abril (Recorde AQUI).
O jogador junta-se aos rioavistas numa fase de renovação do plantel, que contará com seis caras novas e outras tantas saídas. Além de Rúben Freire, o Rio Ave assegurou ainda as contratações de mais cinco jogadores neste mercado de transferências.
O internacional sub-21 português terá a companhia de Miguel Ângelo, proveniente do Fortitudo Pomezia, e de Bebé, que deixou o Braga. Martim Castela chega por empréstimo do Benfica, além de Tiago Sacramento (ex Caxinas) e Martin Dorda (pivô argentino)
Rúben Freire chegou ao Sporting em novembro de 2024 e integrou a equipa leonina em conquistas importantes, como a Taça da Liga e a Taça de Portugal nessa temporada, além da Supertaça já no início de 2025/26. Ao todo, o ala realizou 47 jogos pelo Clube de Alvalade e apontou nove golos.
Golo de Freire pelo Sporting: