Futebol
Alvo do Sporting já é comparado a Hjulmand: “Benfica e Porto vão odiá-lo”
22 Mai 2026 | 12:10
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Mai 2023 | 08:42 |
Mattheus Oliveira, antigo médio do Sporting, atualmente a jogar pelo Farense, admite guardar boas recordações dos leões, apesar de lhe terem “faltado ao respeito” aquando da saída.
“As melhores! (Recordações) Tive a oportunidade de jogar num dos gigantes do futebol português e de atuar na Liga dos Campeões e isso não se apaga e levarei para sempre comigo, pois realizei alguns sonhos de criança”, disse, ao Record.
“Quando voltei ao Sporting, depois do empréstimo ao Vitória SC (naquela que terá sido a minha melhor fase em Portugal), vivia-se um clima de grande instabilidade, fruto das decorrências da invasão a Alcochete. Contaram-se algumas inverdades e posso dizer que algumas pessoas faltaram-me ao respeito”, revelou.
“Não gostei da forma como fui tratado e o modo como acabei por sair deixou-me triste, embora saiba separar a grandeza da instituição e as atitudes de algumas pessoas que não agiram de forma adequada”, terminou.
O jogador chegou a Alvalade, em 2017/18, rotulado de craque, uma vez que é filho de Bebeto, antigo avançado brasileiro que, além de ter marcado 413 golos, venceu vários títulos, entre eles o Campeonato do Mundo.
Mattheus Oliveira não vingou no Sporting, tendo feito apenas cinco jogos, em quatro épocas de ligação ao Clube.
Treinador dos verdes e brancos pretende conquistar a segunda Taça de Portugal de forma consecutiva já este domingo, dia 24 de maio
22 Mai 2026 | 13:24 |
Rui Borges deixou esta sexta-feira um sério aviso ao Sporting antes da final da Taça de Portugal frente ao Torreense. Em entrevista à Sport TV, o técnico leonino recusou qualquer ideia de favoritismo fácil e sublinhou as dificuldades que os verdes e brancos poderão encontrar no Jamor.
“Passei pelos escalões inferiores, e sei bem o que é o sonho de poder disputar uma final da Taça de Portugal, contra uma grande equipa”, começou por explicar o treinador de 44 anos, recordando depois as dificuldades sentidas pelo Sporting frente ao Paços de Ferreira na prova rainha esta temporada.
“Tivemos grandes dificuldades, ganhámos no prolongamento. Vamos jogar contra uma equipa que está no playoff da I Liga, o que também dita bem a sua qualidade individual e coletiva”, acrescentou Rui Borges, destacando o crescimento competitivo da formação de Torres Vedras.
O técnico leonino fez questão de reforçar que a equipa não pode entrar no encontro relaxada por enfrentar um adversário de divisão inferior. “Não podemos, de forma alguma, entrar a achar que estaria ganho ou que, por defrontarmos uma equipa de um escalão inferior, teríamos vantagem. Eu não olho dessa forma”, avisou.
Rui Borges garantiu ainda que exige máxima seriedade e intensidade da sua equipa. “Olho, sim, para a forma de sermos sérios e intensos como queremos ser, desde o primeiro ao último minuto, para conseguirmos levar de vencida um grande Torreense”, concluiu.
No plano clínico, o treinador confirmou que Zeno Debast e João Simões estão fora das contas para a final devido a lesão. Já Georgios Vagiannidis, Morten Hjulmand e Fotis Ioannidis continuam em dúvida, embora o técnico acredite que poderão recuperar a tempo.
“São jogadores que estamos sempre a tentar gerir de alguma forma, porque não estão totalmente a 100%. Acredito que o Morten e o Vagiannidis poderão estar para a final. O Fotis também poderá estar. É apenas e só uma decisão nossa, estrutural, entre equipa técnica e jogador, se valerá a pena ou não levá-lo para a final da Taça”, explicou Rui Borges.
Encontro diante do Torreense disputa-se no próximo domingo, dia 24 de maio, no Estádio Nacional, com apito inicial agendado para as 17h15
22 Mai 2026 | 12:59 |
Fotis Ioannidis pode finalmente regressar às opções do Sporting já no próximo domingo, na final da Taça de Portugal frente ao Torreense. Depois de vários avanços e recuos ao longo dos últimos meses, tudo indica que o avançado helénico voltará a integrar a convocatória leonina para o derradeiro encontro da temporada.
Rui Borges já tinha confirmado recentemente que o atacante ainda poderia regressar antes do final da época e as indicações dadas pelo jogador nos últimos treinos reforçam agora esse cenário. O objetivo passa por devolver mais uma solução ofensiva ao técnico leonino para o encontro do Jamor.
Contratado ao Panathinaikos por 22 milhões de euros, Ioannidis foi um dos maiores investimentos do Sporting para 2025/26. O internacional grego até deixou bons sinais no arranque da temporada, mas acabou travado por sucessivos problemas físicos, culminando numa recaída da lesão no ligamento colateral interno do joelho direito.
O avançado de 26 anos não compete desde 21 de fevereiro, data da vitória leonina frente ao Moreirense, e poderá agora voltar precisamente no último jogo da época. A ideia inicial passava por colocá-lo a disputar espaço com Luis Suárez, mas as limitações físicas impediram-no de ter continuidade competitiva em Alvalade.
Além de Ioannidis, também Morten Hjulmand deverá estar nas opções para a final. O capitão leonino falhou os dois últimos treinos por gestão física, mas deverá voltar ao trabalho esta sexta-feira e estar disponível para o Jamor, num encontro que poderá representar a despedida de vários jogadores dos verdes e brancos.
Quem continuará ausente é o quarteto formado por Iván Fresneda, Nuno Santos, João Simões e Zeno Debast, uma vez que todos ainda estão entregues ao departamento médico dos leões e estão apenas apontados ao arranque da próxima temporada.
Responsáveis leoninos mostram-se atentos às movimentações do mercado de transferências e podem acabar por lucrar muito em breve
22 Mai 2026 | 12:37 |
Flávio Nazinho está muito perto de voltar a render dinheiro ao Sporting. O lateral-esquerdo de 22 anos, atualmente ao serviço do Cercle Brugge, tem praticamente tudo acertado para reforçar o AS Monaco na próxima temporada.
Segundo apurou o jornal A Bola, a transferência do antigo jogador leonino permitirá aos verdes e brancos encaixar mais cerca de 1 milhão de euros. Isto porque, quando vendeu Nazinho ao Cercle Brugge em 2024/25 - depois de um período inicial de empréstimo - o Sporting salvaguardou uma percentagem de futura venda no negócio.
O lateral, que passou grande parte da formação na Academia Cristiano Ronaldo, realizou apenas 11 jogos pela equipa principal dos leões entre 2021 e 2023, mas valorizou-se significativamente no futebol belga, tornando-se uma das figuras da equipa de Bruges.
A transferência para o Monaco deverá rondar os 5 milhões de euros, permitindo assim novo retorno financeiro ao Clube presidido por Frederico Varandas, numa altura em que o Sporting também prepara importantes encaixes através do mercado.
Além deste negócio, os leões sabem igualmente que irão receber mais 6 milhões de euros pela saída de Rodrigo Ribeiro para o Augsburgo. O emblema da Bundesliga decidiu acionar a cláusula de compra incluída no empréstimo do jovem avançado formado em Alvalade.