
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Benfica seguem taco-a-taco na luta pela conquista do campeonato. Igualados no topo da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic, com 75 pontos, leões e encarnados sabem que o dérbi marcado para a 33ª jornada, no Estádio da Luz, deverá ser determinante na decisão do título. Vasco Mendonça, comentador desportivo, fala sobre esse encontro e comenta a importância de Viktor Gyokeres na estratégia da equipa verde e branca.
“A três jornadas do fim, está tudo a postos para um dos despiques mais empolgantes de que há memória. Digo que está tudo a postos porque a vida é, neste momento, uma sucessão de acontecimentos de moderada relevância entre agora e o dérbi de 10 de maio”, começa por referir o também consultor de marketing, num artigo de opinião publicado no jornal A Bola.
Vasco Mendonça realça ainda a importância do dérbi para as contas finais do título: “Muito daquilo que torna o próximo confronto entre Benfica e Sporting tão emocionante começa na possível consequência direta: uma vitória de qualquer uma das equipas — no caso do Benfica, por dois ou mais golos de diferença — pode garantir o título já nessa noite”.
Em seguida, Vasco Mendonça comenta o estilo de jogo da equipa verde e branca, destacando a preponderância de Viktor Gyokeres: “Sporting completamente dependente de Gyokeres, mas muito seguro de si nessa condição. Esse pragmatismo tem favorecido Rui Borges. A equipa chega a esta fase da temporada com a versão mais competente da única ideia de jogo que poderia garantir a este plantel do Sporting condições para lutar pelo título. Neste último ano ganhou força o hábito de diminuir as defesas adversárias por ainda não terem aprendido a impedir o sueco de marcar golos. Aqui chegados, talvez seja importante admitir que a tarefa não é fácil e está fora do alcance da esmagadora maioria dos defesas desta liga, tal é a facilidade revelada pelo sueco para repetir movimentos que já todos vimos dezenas de vezes”.
Ainda no mesmo texto de opinião, o comentador desportivo elogia as declarações públicas de Frederico Varandas, depois do jogo frente ao Rio Ave, na semana passada: “Não consigo avaliar negativamente a intervenção do presidente do Sporting. Não concordando com algumas coisas que disse, parece-me que o objetivo de galvanizar as tropas foi atingido. Digo-o com desportivismo e porque reconheço que Varandas tem sabido fazer o seu caminho”.
Elemento que passou pelos quadros verdes e brancos, e que se assumiu como referência para os adeptos dos leões, deixou palavras para o treinador
|
O Sporting entra na reta final do campeonato. Antes do dérbi decisivo com o Benfica, os leões defrontam o Gil Vicente, com alguns jogadores em risco para o jogo na luz. Fernando Mendes prestou declarações, recentemente, à Rádio Renascença, e deixou alguns conselhos a Rui Borges sobre como lidar com a situação. Relembrar que o comentador desportivo se indignou, recentemente, com uma atitude do técnico verde e branco.
A questão mais urgente prende-se com Morten Hjulmand, apesar de, tal como o dinamarquês, também Matheus Reis se encontrar a apenas um cartão amarelo de ficar impedido de jogar por uma partida. Fernando Mendes não tem dúvidas de qual seria a opção correta por parte de Rui Borges.
"Não jogaria. Eu não o punha a jogar, porque é um jogador importantíssimo, no Sporting. É o capitão, é o jogador que equilibra a equipa, é um jogador inteligente, é um jogador que, em termos agressivos, no bom sentido, faz alguma mossa nos adversários. Acima de tudo, é o capitão da equipa", começou por explicar o antigo jogador português.
O ex internacional português conta com passagem pelo Sporting (entre 1984 e 1989), antes de se transferir para o outro lado da 2ª. circular, onde representou o Benfica até 1993. Para terminar, falou também de Viktor Gyokeres, avançado dos leões.
"Há muitos anos que não via, no futebol português, um jogador com esta importância que tem na equipa. Praticamente, consegue resolver jogos sozinho", rematou Fernando Mendes, depois dos conselhos deixados a Rui Borges acerca de Morten Hjulmand.
Jogador da formação de Old Trafford, orientado por Ruben Amorim, falou em vésperas de jogo muito importante para a temporada dos Red Devils
|
O Manchester United não viveu uma época nada fácil em 24/25. Em vésperas de um dos jogos mais importantes da temporada, contra o Athletic Bilbao, a contar para a primeira mão das meias finais da Liga Europa, Bruno Fernandes falou com os jornalistas acerca do que o jogo significa para a formação de Old Trafford.
Relembrar que o Manchester United trocou de treinador a meio da temporada. No início de novembro, os Red Devils vieram a Alvalade, e pagaram a cláusula de rescisão de Ruben Amorim ao Sporting. O treinador rumou a Inglaterra, mas não conseguiu dar a volta à situação no clube. Muito perto dos lugares de despromoção na Premier League, a Liga Europa é a última esperança de jogar as competições europeias na próxima temporada.
Bruno Fernandes falou com os jornalistas, mas começou por admitir que "É importante ganhar troféus, mas não vai salvar nada", após a época realizada pelos pupilos de Ruben Amorim. Para o ex Sporting, a temporada não seria positiva, mesmo após esse triunfo na europa: "Não diria que seria um prémio, apenas que seríamos bem-sucedidos na UEFA Europa League".
Acerca do encontro contra a formação espanhola, Bruno Fernandes disse o seguinte: "Eles têm a final em casa se nos ganharem, por isso vai ser muito complicado. Temos de estar preparados", atirou o antigo capitão do Sporting.
O Manchester United defronta o Athletic Bilbao na próxima quinta feira, dia 1 de maio, pelas 20h00, em Espanha, no palco onde se jogará o encontro decisivo da competição. A segunda mão do duelo está marcada para uma semana depois: dia 9 de maio, em Old Trafford, no mesmo horário.
Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol anunciou hoje a decisão de avançar em direção ao Presidente do Clube de Alvalade
|
É notícia de última hora em Portugal. O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), organismo presidido por Pedro Proença, anunciou que iria abrir processos disciplinares contra Frederico Varandas e o Sporting, no seguimento de acontecimentos recentes.
Segundo o comunicado, que foi publicado esta terça feira, dia 29 de abril, este processo disciplinar tem o intuito do "apuramento de relevância disciplinar de factualidade presente em notícias da comunicação social", explica a FPF.
Ainda no comunicado emitido pelo organismo presidido por Pedro Proença, é possível ler que o processo, por "deliberação da Secção Profissional, de 24 de abril de 2025", foi "enviado, dia 28 de abril de 2025, à Comissão de Instrutores da Liga Portugal, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução".
Apesar de não estar 100% explícito na explicação do Conselho de Disciplina da FPF, este processo disciplinar movido contra Frederico Varandas, tem por base as declarações do Presidente do Sporting, recentemente, depois da partida frente ao Rio Ave, quando os leões conseguiram o apuramento para a final da Taça de Portugal.
Relembrar que a FPF pode vir a ter mão pesada com Frederico Varandas. Isto porque o Presidente do Sporting já se encontra, de momento, a cumprir castigo, devido a declarações acerca de Tiago Martins e da arbitragem em Portugal. Os leões ficam, agora, à espera do desfecho do processo para conhecerem possíveis consequências.