![Onze provável do Sporting frente ao Porto: Rui Borges vai mexer em várias posições](/storage/media-items/images/2025/01/sporting-porto-rui-borges-martin-anselmi_20250131070744.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ibrahim Diarra é reforço do Sporting. O lateral-direito de 18 anos estava a treinar à experiência na Academia Cristiano Ronaldo desde o passado mês de setembro e terá convencido Frederico Varandas e a restante estrutura do Clube de Alvalade, que fechou um acordo com o Derby Academy, emblema do Mali.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o Sporting recebe o jovem internacional sub-20 maliano por empréstimo até ao final da temporada, ficando com a possibilidade de comprar o jogador por uma quantia de 1 milhão de euros. As questões burocráticas apenas agora foram resolvidas e o defesa vai ficar na equipa B dos verdes e brancos.
Internacional pelas seleções jovens do Mali, Diarra teve uma formação sólida no seu país. A sua presença na Academia tem sido notável, destacando-se pela energia defensiva e habilidade de apoio ao ataque. A decisão de o integrar nos escalões secundários reflete um plano de progressão sustentada, com Rui Borges muito atento ao jovem.
A capacidade de galgar todo o corredor com grande disponibilidade física, aliada à tenra idade, deixou vários clubes atentos à progressão do atleta. Além do Sporting, Ibrahim Diarra estava na mira de alguns emblemas franceses, sendo que Monaco e Marselha eram os clubes de maior dimensão.
Em Alcochete, o jogador tem-se ambientado e construído uma rede de amizades, crucial para a sua adaptação ao contexto português. Este apoio inclui jovens talentos da formação leonina, como Geovany Quenda, que também se afirmou desde cedo na equipa A, sendo um dos titulares indiscutíveis
AIMA terá decisão final nas escolhas de Rui Borges para o Clássico, apesar de o treinador dos verdes e brancos já ter feito escolha para a partida
|
Biel foi, a par de Rui Silva, o único reforço do Sporting no mercado de janeiro. Apesar de estar apto para enfrentar o Porto, o novo 'camisola 30' dos verdes e brancos poderá ficar fora do Clássico da jornada 21 do campeonato, uma vez que a Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) - antigo SEF - ainda não deu autorização para regularização do processo do jogador.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, a estrutura do Clube de Alvalade acredita que os documentos necessários ficarão tratados ainda esta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, e que o extremo brasileiro estará regularizado para a deslocação dos leões ao Dragão, numa partida crucial para as aspirações na luta pelo bicampeonato.
Questionado sobre a possibilidade de lançar Biel numa partida de exigência elevada, Rui Borges assumiu que o extremo "está (apto) para jogo", uma vez que "estava a jogar no Brasil e com minutos". No entanto, o treinador dos verdes e brancos revelou que "falta perceber só a parte burocrática", deixando os adeptos com algumas dúvidas quanto à utilização do jogador.
Biel - avaliado em 5 milhões de euros - soma uma assistência em três jogos disputados em 2025 ao serviço do Bahia. No ano transato, o extremo fez o gosto ao pé em seis ocasiões, tendo ainda realizado 10 assistências ao cabo de 47 partidas nas quais foi opção no emblema do Brasileirão.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima sexta feira, dia 7 de fevereiro, frente ao Porto, em jogo da 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic - veja aqui a classificação detalhada do campeonato nacional. O Clássico diante da turma de Martin Anselmi tem pontapé de saída marcado para as 20h15, no Estádio do Dragão.
'Camisola 47' dos verdes e brancos está fora das contas de Rui Borges e prepara-se para deixar Alvalade. No entanto, tem admiradores assumidos
|
Zé Carlos deixou rasgados elogios a Ricardo Esgaio. O jogador do Sporting foi colega de balneário do lateral do Gil Vicente em Braga, na temporada 2020/21 - época que valeu o regresso do experiente futebolista a Alvalade, quatro anos após ter trocado os verdes e brancos pelo emblema Minhoto.
"Não é só nos treinos (que o demonstra). Mesmo nos jogos. Ele é incrível e acho que as pessoas não têm bem noção da qualidade que tem. Quando fomos colegas de posição no Braga já dizia 'o Esgaio tem lugar em qualquer equipa de Portugal, a titular'", explicou, no podcast DeLetra.
Zé Carlos não esconde que, à data, o 'camisola 47' dos leões era "o melhor lateral-direito a jogar em Portugal". No entanto, admite compreender que "para o comum adepto, as coisas no Sporting não tenham corrido como ele pretendia". Ainda assim, o defesa de 26 anos afirma que o formado em Alcochete "é um jogador incrível".
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 2 milhões de euros – contabiliza nove encontros: três na Liga dos Campeões, três na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 352 minutos que disputou, o lateral apontou um golo, diante do Amarante, na prova rainha.
Sem espaço nas contas de Rui Borges, Esgaio vai deixar Alvalade ainda neste mercado de janeiro. Apesar de a janela de transferências estar fechada em Portugal, o veterano pode rumar a campeonatos que ainda permitam inscrição de atletas vindos de outros clubes. O Bodrumspor da Turquia está muito interessado, mas há um entrave na mudança.
Assista às declarações de Zé Carlos:
Segunda passagem do lateral português, de 31 anos, por Alvalade tem sido marcada por altos e baixos e tudo indica que estará prestes a terminar
|
Ricardo Esgaio tem sido, nos últimos dias, apontado à porta de saída do Sporting, ainda que o facto do clube ter atingido o limite de vagas de empréstimo tenha tornado mais complicado este cenário. Ao contrário do desejo de uma boa parte dos adeptos leoninos, o lateral poderá ficar, pelo menos, mais seis meses em Alvalade, o que prolongaria a relação de amor e ódio que tem existido desde julho de 2021, altura em que o jogador regressou à casa de partida, proveniente do Braga.
Foi, de resto, na Academia do Sporting que Ricardo Esgaio iniciou o seu percurso. Depois de uma passagem GD Nazarenos, clube da terra onde nasceu, a Nazaré, juntou-se às camadas jovens do emblema verde e branco, nas quais chegou a jogar como médio-ofensivo. Iniciou a época 2011/12 com a equipa principal, realizando três particulares, mas acabou por juntar-se à equipa B, na Segunda Liga, cuja estreia aconteceu em 2012. Em dezembro do mesmo ano, foi chamado pelo treinador belga Frank Vercauteren à equipa principal, para um jogo da Liga Europa, contra o Videoton FC, tendo feito assim a sua estreia em jogos oficiais.
A saída de Vercauteren e a chegada de Jesualdo Ferreira relegaram Esgaio para a equipa B uma vez mais e só na equipa seguinte este passou a fazer parte, de forma regular, do primeiro escalão. Entretanto, em 2015, integrou a seleção nacional sub-21 que participou no Europeu e que conseguiu chegar até à final, perdida depois diante da Suécia, nas grandes penalidades (3-4).
Na temporada 2016/2017, ao serviço de Jorge Jesus, realizou somente 14 partidas e não conseguiu impor o seu futebol, o que o levou a ser transferido para o Sporting de Braga. No Norte, foi-lhe confiada a braçadeira de capitão e venceu a Taça da Liga, em 2020, e a Taça de Portugal, um ano depois.
O regresso a Alvalade aconteceria em 2021. A transferência, levada a cabo por 5,5 milhões de euros, foi recebida com expetativa pelos adeptos do Sporting, até pelas exibições no emblema arsenalista, mas esta segunda passagem por Alvalade tem sido tudo menos linear. Apesar de ter sido utilizado em 138 jogos desde então (com dois golos e 15 assistências), nem sempre tem sido aplaudido a partir das bancadas por erros comprometedores e, esta temporada, Ricardo Esgaio começou por ficar de fora de grande parte dos primeiros encontros da época. Entretanto, voltou a somar minutos e, para já, leva nove partidas.
*Atualizada a 6 de fevereiro