Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Manchester City continua com o seu foco bem direcionado a Hugo Viana e, apesar de ainda não terem existido contatos com o diretor de futebol do Sporting, os mesmo deverão estar para breve. O processo ainda está numa fase muito inicial, mas o emblema da Premier League pretende fechar o sucessor de Txiki Begiristain até ao fim de 2024.
Segundo as mais recentes informações do jornal A Bola, na sua edição desta quinta-feira, dia 10 de outubro, a turma inglesa pretende tratar grande parte da abordagem já neste mercado de inverno, com o objetivo de, no verão, estar o melhor posicionado possível para garantir o responsável dos leões nos seus quadros.
De resto, o diário desportivo garante, ainda, que o nome de Hugo Viana é o nome com mais força na lista do City, apesar de existirem mais nomes, com principal destaque para o de Quique Carcel, atual diretor desportivo do Girona do City Football Group. No caso, o responsável do Sporting está em vantagem devido à sua experiência e ao facto de conhecer a realidade da Premier League, assim como o currículo em valorização de ativos.
Enquanto tal se desenrola, vale lembrar que o Sporting quer manter, a todo o custo, Hugo Viana e Rúben Amorim em Alvalade até ao final da temporada 2024/25. Segundo revela o jornal Record, o diretor desportivo dos verdes e brancos e treinador estão dispostos a ouvir propostas e a equacionar uma eventual saída. No entanto, os responsáveis leoninos, liderados por Frederico Varandas, ja deixaram claro que o foco tem de estar na conquista do bicampeonato e na proteção do grupo de trabalho.
Apesar disso, neste momento ainda nada é certo. Txiki Begiristain está praticamente convencido a deixar o City e o mesmo poderá vir a acontecer no final da presente temporada. Pep Guardiola deverá seguir o mesmo caminho, uma vez que acaba por ficar sem um dos seus pesos pesados, abrindo as portas a Rúben Amorim.
Central neerlandês esteve afastado devido a síndrome gripal e apenas voltou a trabalhar normalmente no decorrer dos últimos dias
|
0Entre lesões e gestão de jogadores, o facto de Jeremiah St. Juste já ter recuperado da síndrome gripal que o afastou do Sporting - Boavista fará com que o jogador tenha a oportunidade de ganhar a titularidade na partida frente ao Santa Clara, desta quarta-feira, 18 de dezembro, uma vez que Eduardo Quaresma continua a ser uma das dúvidas de João Pereira.
Na verdade, é mesmo na defesa que João Pereira tem vindo a passar por maiores dificuldades, até devido ao elevado número de lesões. Frente aos açorianos, o técnico leonino deverá voltar a lançar Ousmane Diomande, totalmente apto, enquanto Matheus Reis é a opção mais óbvia para a esquerda - uma vez que Gonçalo Inácio ainda está em dúvida. De resto, St. Juste pode vir a 'passar a perna a Zeno Debast e ser ele o substituto natural de Quaresma.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – leva 11 encontros: cinco na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. Ao todo, o defesa-central contabiliza 436 minutos, não tendo marcado qualquer golo ou feito qualquer assistência.
Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Mainz, da Bundesliga, a troco de quase 10 milhões de euros. Desde então, o neerlandês realizou 58 encontros, marcou dois golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24). O atleta tem contrato com os leões até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
O Sporting volta a entrar em campo na quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente aos açorianos do Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h45, em Alvalade.
Leões e culés são dois dos pontos em atenção do futebol mundial num dos mais importantes campos de um Clube e é algo que se tem notado esta temporada
|
0O Sporting tem, nos últimos anos, sido destaque pelos jogadores que tem formado na sua Academia, em Alcochete. No último jogo dos leões, começaram de início dois jovens de apenas 17 anos - nascidos em 2007 - João Simões e Geovany Quenda. Alvalade não é caso único, com o Barcelona a ser também uma referência.
Esta não foi, de resto, a primeira vez que dois jovens de 17 anos estiveram simultaneamente em campo durante o reinado de Frederico Varandas como Presidente dos leões: num Sporting - Paços (3-0, na jornada 14 da Liga), Ruben Amorim terminou o jogo com Dário Essugo e Rodrigo Ribeiro na partida, ainda que nenhum dos dois tenha acabado por ter grande continuidade na equipa.
Um exemplo semelhante ao de Alvalade acontece na Catalunha: o Barcelona tem marcada, na sua história, a influência da sua Academia, e os tempos que correm não são exceção - Pau Cubarsí e Lamine Yamal são outros dois jovens da geração de 2007 que já ganharam lugar no plantel de Hans Flick, e que vão brilhando com o clube que os formou.
No Sporting, foi Ruben Amorim o treinador a liderar esta tendência que, tal como no Barcelona, não deixou de ter as suas causas no estado financeiro do Clube. O agora treinador do Manchester United estreou, no Sporting, Essugo com 16 anos e 6 dias, e Rodrigo Ribeiro com 16 anos e 10 meses. Antes disso, teríamos de recuar a 1999 para encontrar um jogador tão jovem a estrear-se na equipa principal dos leões: Santamaria, utilizado por Mirko Jozic num 5-0 à Académica.
Abaixo dos 18 anos, o lote aumenta: Joelson (estreou-se com 17 anos e 4 meses, em 2020), Cristiano Ronaldo (foi lançado com 17 anos e 6 meses, em 2002) ou mesmo Quaresma, que apareceu na equipa principal a dois meses de completar a maioridade (17 anos e 10 meses). De resto, desde a chegada de Frederico Varandas, a aposta nos jovens da formação tem sido clara, podendo apontar-se para os exemplos de Nuno Mendes, Gonçalo Inácio ou Eduardo Quaresma.
Mais recentes declarações do jogador do Benfica sobre os verdes e brancos têm dado que falar entre os adeptos de ambos os clubes
|
0Em entrevista exclusiva à DSports Radio, o internacional argentino que atua pelo Benfica, Ángel Di María, comentou como têm sido os últimos anos da sua carreira e abordou a forte competitividade entre os encarnados e o Sporting, tendo acabado por deixar uma dica aos verdes e brancos sobre o momento atual.
"Os últimos dois ou três anos são dos que estou a desfrutar mais. Estou contente, as coisas estão a sair bem", começou por assegurar, em declarações, o jogador que foi campeão do mundo pela seleção nacional da Argentina.
No entanto, não esconde: "O último ano foi muito difícil, o Sporting esteve afinado e este ano as coisas estão muito diferentes", e acrescenta, "estou contente porque as coisas estão a acontecer, o bom jogo está a aparecer por ele e isso deixa-me tranquilo. Nos últimos dois, três anos estou a sentir-me muito melhor".
"Quando era um dos mais jovens a pressão era maior em tudo e hoje sinto-me melhor, disfruto do treino. Acredito que será porque me faltam poucos anos de carreira e quero aproveitar melhor. Porque a exigência, o querer ganhar e levantar troféus não muda", garante, por fim.
Entre os encontros mais aguardados da temporada 2024/25 pelos adeptos do Sporting destaca-se o eterno dérbi frente ao Benfica. Agendado para domingo, 29 de dezembro, às 20h30, o duelo terá como palco o Estádio José Alvalade. Contudo, os leões enfrentam algumas baixas importantes, que seriam peças-chave para este embate decisivo.