Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Craque do Sporting em alerta máximo devido a tensão política

Jogador dos leões foi chamado para representar a sua seleção, mas fator externo tem dado razões de preocupações e colocou-se a questão de adiar encontro

Geny Catamo tem sido umas das figuras do Sporting
Geny Catamo tem sido umas das figuras do Sporting

  |

Icon Comentário0

Geny Catamo, jogador do Sporting, já se encontra em Moçambique, com Maputo em alerta máximo para a partida decisiva contra o Mali. A situação no país permanece tensa, devido à contestação dos resultados das últimas eleições. O líder da oposição, Venâncio Mondlane, tem apelado a manifestações e greves em todo o território, com uma atenção especial à capital, onde, na sexta-feira, se irá disputar o jogo acima referido.


A Federação Moçambicana de Futebol já conta com o contributo de Geny Catamo e, recentemente, foi questionada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) relativamente à segurança do próximo encontro. A CAF exigiu garantias de que o jogo decorrerá sem incidentes e alertou que qualquer ameaça dirigida aos técnicos, jogadores ou árbitros terá consequências sérias, que poderão até incluir a perda de pontos na competição.


O governo de Moçambique assegura que, apesar das turbulências, o jogo será realizado no Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo. As autoridades garantem que a situação está controlada e que a partida não será afetada por questões políticas. "Os momentos de agitação terão passado e não creio que se coloquem questões políticas a fazer mossa a um momento tão importante como este, em que a seleção nacional está em jogo", declarou o Secretário de Estado do Desporto, Carlos Gilberto Mendes, em declarações aos meios de comunicação locais. Momentos de tensão no CAN já tinham sido notícia, deixando os jogadores do Sporting em alerta.


Esta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 17 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo dos 1.089 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou dois golos e fez três assistências.

Geny Catamo estreou-se pelo Sporting diante do Portimonense, a 29 de dezembro de 2021 – num encontro que terminou com vitória leonina, por 3-2. Desde então, já esteve a empréstimo dos leões no Vitória de Guimarães e no Marítimo. O internacional por Moçambique tem contrato em Alvalade até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.



Futebol

Titular do Sporting elogiado na Bélgica: "Muito dotado"

Pupilo de João Pereira assumiu-se no onze titular dos verdes e brancos e soma elogios de antigo guarda-redes do Clube de Alvalade

Filip De Wilde elogia Debast, central do Sporting
Filip De Wilde elogia Debast, central do Sporting

  |

Icon Comentário0

Filip De Wilde, antigo guarda-redes do Sporting, deixou rasgados elogios a Zeno Debast, defesa central dos leões. Em declarações ao jornal Record, o ex-leão fez ainda um prognóstico para o duelo entre verdes e brancos e Club Brugge, atribuindo vantagem aos belgas.


"O Sporting não atravessa uma fase tão boa, com alguns resultados negativos e tem sentido dificuldades. Tem uma margem pontual na classificação da Liga dos Campeões, mas parece-me que o Club Brugge surge com outro moral", começou por dizer o antigo guarda-redes.


"O Brugge tem marcado golos em quase todos os jogos, está num bom momento, é um coletivo forte, não tem grandes individualidades - talvez bons jogadores mais na frente e experientes - mas vale pelo todo. E em casa são muito fortes. O público faz a diferença e mete respeito e pressão. Será um jogo difícil para o Sporting. Dou um pequeno favoritismo ao Club Brugge".


Em análise à evolução do compatriota Zeno Debast, no Sporting, não esconde: "O Zeno é um jogador tecnicamente muito dotado e tem demonstrado o potencial dele no Sporting. Evoluiu muito no capítulo defensivo, principalmente com Ruben Amorim, e até aqui na Bélgica espantou a maioria dos adeptos e analistas. Nunca se pensou que o Debast poderia ter logo tantos minutos de competição no Sporting e isso sente-se também na seleção belga, onde conquistou ainda mais espaço com Tedesco. É um defesa para o futuro do Sporting e da Bélgica, sem dúvida!", frisou.

Recorde-se que De Wilde representou o Sporting em 68 encontros oficiais, mas não somou títulos durante a sua passagem por Alvalade. Ao longo da carreira, vestiu ainda as camisolas do Anderlecht, Sturm Graz, Lokeren e Geel. Pela seleção belga, foi convocado em 33 ocasiões, marcando presença no Mundial de 1998 e no Euro 2000.



Futebol

Deputado do PS descrente: "João Pereira no Sporting não funcionou"

Conhecido adepto do Clube de Alvalade refere que "saída de Ruben Amorim foi um grande abalo" para o emblema verde e branco e pede intervenção a Varandas

Pinotes Batista sem esperança por João Pereira, técnico do Sporting
Pinotes Batista sem esperança por João Pereira, técnico do Sporting

  |

Icon Comentário0

André Pinotes Batista não acredita no sucesso de João Pereira no comando técnico do Sporting. Na CMTV, o deputado do PS refere que " saída de Ruben Amorim foi um grande abalo", mas espera que o emblema verde e branco, liderado por Frederico Varandas, possa dar a volta ao mau momento.


"É importante fazer um ponto de situação do Sporting e o que é que ele disso passa. Entre decretar crises que esquecem que ainda estamos nas frentes todas do campeonato e das taças e que não podemos tomar decisões precipitadas, ou fingir que não vemos nada, nem uma nem outra eu aceito", começou por dizer.


"É evidente que a saída de Ruben Amorim foi um grande abalo e já se percebeu que a entrada de João Pereira não funcionou. Daí a nós já podermos decretar o fim desta solução João Pereira tem que haver alguma paz e o que é preciso também fazer é bloquear o Sporting de agora ser tudo um problema e de agora ser tudo uma crise", acrescentou.


"Quando uma embarcação, em alto mar, enfrenta mar bravo, se começamos a deixar brechas por todo o lado o destino é só o naufrágio. Não há outro. Se entrarmos na questão do Gyokeres, do Hjulmand do que é que disse ou do que é que não disse, do João Pereira e as reações que há, o Sporting, apesar de ir em primeiro nas frentes todas, muito rapidamente vai transformar estes três jogos horríveis numa época horrível", terminou.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo nesta terça-feira, dia 10 de dezembro, em jogo a contar para a sexta jornada da Champions League. O encontro diante da turma liderada por Nicky Hayen jogar-se-á às 20h00, no Jan Breydel Stadium, em Bruges.



Futebol

Palavras de Varandas no Sporting elogiadas: "Comunicação forte"

Presidente do Clube de Alvalade falou aos jornalistas antes da partida da equipa verde e branca para a Bélgica, em vésperas do duelo da Champions League

Bernardo Ribeiro elogia Varandas, Presidente do Sporting
Bernardo Ribeiro elogia Varandas, Presidente do Sporting

  |

Icon Comentário0

Bernardo Ribeiro elogiou as declarações de Frederico Varandas antes da partida da equipa do Sporting para a Bélgica. O diretor do jornal Record fala em "comunicação forte" por parte do Clube de Alvalade e que o mesmo deu apoio a João Pereira, novo técnico dos leões.


"Quem manda no Sporting é o Sporting", começou por referir o jornalista. "É uma maneira de comunicar, a gente pode gostar ou não gostar, mas foi muito afirmativa", disse, referindo-se à postura de Frederico Varandas face aos últimos registos do Clube de Alvalade.


"Fez outra coisa sem falar, esteve na conferência de imprensa e não falou. Não falou, mas fez um statement, tanto fez um statement que tu (jornalista) abriste com a notícia 'Frederico Varandas esteve na conferência de imprensa'", acrescentou Bernardo Ribeiro.


"Temos de ter a inteligência de perceber que hoje houve uma comunicação forte da parte do Presidente do Sporting. Podemos não gostar e não concordar, mas a comunicação foi forte e foi de apoio ao João Pereira, foi a dizer a toda a gente que está a falar, e somos muitos: 'Eu não quero saber do que é que vocês estão a dizer' e o apoio foi na conferência", admitiu.

"Ele está ali para gerir o Sporting e não está para gerir o Sporting nem no meu timing, nem no teu. Ele vai falhar, porque quem falha é sempre o presidente", frisou, e confessou que "os clubes portugueses estão a cometer um erro na comunicação que é: só os treinadores falam".



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


João Simões e Arreiol em grande no Sporting: "Acredito neles"
Futebol

João Simões e Arreiol em grande no Sporting: "Acredito neles"

 

Icon Comentário0
Liga dos Campeões: Club Brugge - Sporting ao minuto
Futebol

Liga dos Campeões: Club Brugge - Sporting ao minuto

 

Icon Comentário0
Benfica festeja morte de Rui Mendes, adepto do Sporting
Futebol

Benfica festeja morte de Rui Mendes, adepto do Sporting

 

Icon Comentário0