Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Hóquei em patins

CRAQUE DO SPORTING MARCA A PORTUGAL NA FINAL E CONQUISTA TAÇA DAS NAÇÕES

Seleção nacional perdeu derradeiro encontro por 5-2 e não conseguiu erguer troféu internacional

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

A seleção portuguesa de hóquei em patins perdeu 5-2 frente à Argentina na final da Taça das Nações, competição que não se realizava desde 2019. Cinco anos depois, Portugal volta a conquistar lugar na disputa decisiva, mas desta feita não conseguiu levar o troféu.


Rivais em terras lusitanas, os internacionais argentinos que marcaram na final disputada em Montreux, na Suíça, jogam todos a serviço de emblemas portugueses - Facundo Bridge, pelo Sporting; Danilo Rampulla, pelo Barcelos; Lucas Ordóñez, pelo Benfica; e Facundo Navarro (ex Sporting que joga pela Oliveirense).


A equipa portuguesa, destacada como a mais premiada da prova internacional (21 títulos), entrou a vencer frente aos terceiros mais premiados (agora cinco vezes campeões). Hélder Nunes estreou o marcador, logo aos 7 minutos, a favor da turma liderada por Paulo Freitas, mas a vantagem não se revelou duradoura.


Facundo Bridge, jogador do Sporting, empatou (10') pela formação de José Luis Paez, e a partir daí os argentinos continuaram a somar, mantendo sempre o resultado a seu favor. Danilo Rampulla marcou o tento da reviravolta (13'), e Lucas Ordóñez, avançado das águias, fez dois pela equipa vitoriosa (27',44'), com um de Portugal (João Rodrigues, 31') e outro da Argentina (Facundo Navarro, 33') pelo meio .

A final da Taça das Nações de hóquei em patins terminou, portanto, em derrota para Portugal. A seleção com mais títulos no torneio é seguida por Espanha, 17 vezes campeã, mas que ficou este ano aquém, tendo garantido apenas o quinto lugar. A grande surpresa da temporada foi a seleção francesa, que conquistou a terceira posição, com vitória frente à Itália nas grandes penalidades, depois de empate 5-5 em prolongamento.



Modalidades

CONFIRMADO! AVANÇADO DO SPORTING CONVOCADO PARA A SELEÇÃO DE ITÁLIA

Craque do plantel dos leões é um dos escolhidos para representar a sua nação no Campeonato do Mundo

Alessandro Verona (Sporting) chamado à seleção de Itália
Alessandro Verona (Sporting) chamado à seleção de Itália

  |

Icon Comentário0

Alessandro Verona, avançado da equipa de hóquei em patins do Sporting, é um dos 13 os eleitos de Alessandro Bertolucci para atacar o Campeonato do Mundo que a Itália recebe em Novara. Depois de um Campeonato da Europa marcado por lesões antes e durante a competição e de uma Taça das Nações de experiências, a seleção transalpina vai arrancar a competição na máxima força


De resto, o hoquista do Clube de Alvalade - que fez 20 golos em 46 jogos em 2023/24 - é o único jogador que representa um clube fora de Itália. A dúvida na convocatória reside na recuperação plena do goleador Federico Ambrosio, que se lesionou na reta final da Serie A1.


Esta será a quinta vez que a Itália recebe o Mundial, sendo que nunca triunfou em casa. Em Novara, em Setembro próximo, a "squadra azzurra" integra o Grupo B, defrontando na primeira fase o Chile (dia 16), França (17) e Espanha (18). Esta época, Alessandro Verona conquista da Liga dos Campeões pelo Sporting.


Os verdes e brancos procuravam também vencer a Liga portuguesa pela décima vez na sua história, competição que o Clube de Alvalade não conquista desde 2020/21, sob orientação de Paulo Freitas, mas perderam na 'negra' frente ao Porto e falharam o acesso à final.

Para 2024/25, Roc Pujadas que, apesar de não ter tido muitos minutos pelo Porto, vai ser o substituto de Ferran Font no plantel leonino, já que o avançado de 27 anos rumou aos espanhóis do Barcelona. O Sporting também se prepara para segurar algumas estrelas. Ângelo Girão, apesar dos rumores da saída, vai ficar no plantel de Edo Bosch.



Hóquei em patins

HISTÓRIA REPETE-SE MAIS UMA VEZ: SPORTING TEM SÓ UM ATLETA CONVOCADO PARA A SELEÇÃO

Equipa das quinas prepara-se para desafio intenso que está marcado para muito em breve

Apenas Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, foi convocado para representar Portugal no Mundial
Apenas Ângelo Girão, guarda-redes do Sporting, foi convocado para representar Portugal no Mundial

  |

Icon Comentário0

O selecionador nacional Paulo Freitas divulgou, esta quarta-feira, os convocados de Portugal para o Mundial de hóquei em patins, que vai ter lugar em Novara, Itália, entre 16 e 22 de setembro. Entre o lote de jogadores selecionados, apenas um é do Sporting: Ângelo Girão. João Souto ficou de fora, apesar da época fantástica que fez.


É importante destacar que Portugal integra o Grupo A da competição e irá medir forças com a campeã mundial em título Argentina, Angola e Estados Unidos. Confira a lista de convocados completa: Ângelo Girão (Sporting), Xano Edo (Oliveirense), Gonçalo Alves (FC Porto), Hélder Nunes (FC Porto), Rafa (FC Porto), Vieirinha (Óquei de Barcelos), Gonçalo Pinto (Benfica), João Rodrigues (Barcelona), Zé Miranda (Benfica) e Xavi Cardoso (Oliveirense).


“As expectativas são obviamente altas porque nós também assim o entendemos, primeiro pela qualidade dos atletas que compõem a seleção e os pergaminhos da modalidade no país também nos levam a pensar desta forma. Seremos obviamente candidatos, tal como outras seleções que vão estar presentes, e faremos tudo para reconquistar o título mundial", começou por afirmar o treinador, em conferência de imprensa.


Na cerimónia, que decorreu no auditório do Comité Olímpico de Portugal, em Lisboa, teve lugar a apresentação das convocatórias das diversas seleções que representarão Portugal em hóquei em patins e ainda em patinagem artística. Vale ainda salientar que as equipas de seniores masculinos, seniores femininos e sub-19 juntar-se-ão à seleção de patinagem artística para competir nos World Skate Games em Itália, entre 6 e 22 de setembro.

Ângelo Girão chegou ao Sporting em 2014, oriundo do Valongo. Desde então, o guardião realizou 360 encontros e conquistou três Ligas dos Campeões (2018/19, 2020/21 e 2023/24), duas Taças Continentais (2019/20 e 2021/22), uma Taça CERS (2014/15), dois Campeonatos Nacionais (2017/18 e 2020/21) e uma Supertaça (2015).



Hóquei em patins

LEÕES POR TERRAS INTERNACIONAIS! DEPOIS DE NOTÍCIA FANTÁSTICA, SPORTING TEM MOTIVOS PARA SORRIR

Novidade foi divulgada na manhã desta sexta-feira, dia 5 de julho

Atletas do Sporting foram convocados para representar as suas seleções no Mundial de 2026
Atletas do Sporting foram convocados para representar as suas seleções no Mundial de 2026

  |

Icon Comentário0

A página oficial do Sporting na rede social X (antigo Twitter) divulgou excelentes notícias para alguns leões da equipa de hóquei em patins: Matías Platero, Nolito Romero e Facundo Bridge foram convocados para representar a Seleção da Argentina no Campeonato Mundial de 2024, em Novara, de 6 a 22 de setembro. 


Vale salientar que os três jogadores fizeram magia nos patins nesta última época ao serviço do Sporting e foram peças-chave na conquista da Liga dos Campeões da modalidade. Se bem se lembra, a equipa de hóquei dos leões venceu no dia 12 maio a Oliveirense, por, 2-1, tendo-se sagrado campeões. 


Em duelo disputado no Pavilhão Rosa Mota, situado no Porto, os verdes e brancos e a turma de Oliveira de Azeméis protagonizaram um autêntico espetáculo de hóquei, com a partida caracterizada por muita corrida e grandes oportunidades para ambas as partes. Contudo, quem acabou por sorrir foi mesmo o Sporting, com os leões de Alejandro Domínguez a escreverem o seu nome na história do Clube de Alvalade. 


Apesar desta vitória, internamente a equipa de hóquei do Sporting disse um triste adeus a um dos elementos fundamentais para a conquista deste título internacional: o treinador Alejandro Martínez despediu-se oficialmente do Clube de Alvalade no final do mês de junho. No entanto, os verdes e brancos já têm um sucessor e será Edo Bosch quem assumirá o cargo de técnico principal, com os responsáveis leoninos a baterem a cláusula de rescisão do espanhol, junto da Oliveirense. 

Esta temporada, ao serviço do Sporting, Matías Platero participou num total de 40 jogos, tendo conseguido realizar cerca de oito remates certeiros. Já no caso de Nolito Romero, o médio contou 43 jogos, nos quais concretizou 38 remates. Por fim, Facundo Bridge, na sua primeira época com a camisola dos leões, marcou presença em 42 partidas, com 20 golos marcados. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


LEÕES POR TERRAS INTERNACIONAIS! DEPOIS DE NOTÍCIA FANTÁSTICA, SPORTING TEM MOTIVOS PARA SORRIR
Hóquei em patins

LEÕES POR TERRAS INTERNACIONAIS! DEPOIS DE NOTÍCIA FANTÁSTICA, SPORTING TEM MOTIVOS PARA SORRIR

 

Icon Comentário0
OFICIAL! SPORTING CONFIRMA SAÍDA DO TREINADOR: "OBRIGADO, MÍSTER"
Hóquei em patins

OFICIAL! SPORTING CONFIRMA SAÍDA DO TREINADOR: "OBRIGADO, MÍSTER"

 

Icon Comentário0
“NÃO POSSO FALAR, NÃO QUERO SER CASTIGADO”: NOVO TREINADOR DO SPORTING COMENTA JOGO COM O BENFICA
Modalidades

“NÃO POSSO FALAR, NÃO QUERO SER CASTIGADO”: NOVO TREINADOR DO SPORTING COMENTA JOGO COM O BENFICA

 

Icon Comentário0