
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
|
A equipa de hóquei em patins do Porto venceu o primeiro jogo da final do Campeonato Nacional frente ao Barcelos (4-3), assumindo a vantagem no à melhor de cinco que vai ter na Catedral barcelense o segundo capítulo. Danilo Rampulla, futuro reforço do Sporting, fez um dos golos dos minhotos e chegou aos 40 tiros certeiros esta época.
Os dragões chegaram à vantagem através de uma stickada de Carlo di Benedetto (5'). Em desvantagem, o Barcelos conseguiu restabelecer a igualdade, à passagem dos 7 minutos, por Pol Manrubia. Telmo Pinto (17') stickou forte de meia distância e colocou o marcador em 2-1.
Aos 21', Danilo Rampulla enviou um rocket que só parou no ângulo da baliza portista. Na etapa complementar, o registo da partida pouco se alterou, mas desta feita coube ao Barcelos regressar mais incisivo, mas foram os dragões a voltarem à dianteira, num ataque rápido superiormente convertido por Telmo Pinto (31'),
Aos 37',um lance de insistência sobre a direita, com Miguel Rocha a mostrar instinto goleador e a empatar o marcador a três bolas. No entanto, após uma triangulação, Rafa fez o 4-3 e selou o resultado final. O segundo jogo, em Barcelos, é já na próxima quarta-feira, dia 18 de junho, às 21h30.
Danilo Rampulla está confirmado como novo jogador para a equipa de hóquei em patins do Sporting em 2025/26. O Barcelos e o Clube de Alvalade já chegaram a acordo para que a mudança do jogador ocorra após o final da presente época, tal como o nosso Jornal adiantou em agosto de 2024 (Recorde AQUI).
Jogador que se destacou no Clube de Alvalade explicou decisão importante que tomou e desvenda o que pretende para os próximos tempos
|
João Pinto jogou na equipa de hóquei em patins do Sporting, entre 2014 e 2019, terminou a carreira de jogador e começou o percurso como treinador. Na temporada que agora termina, o antigo internacional angolano sagrou-se campeão italiano, ao serviço do Trissino. O ex-jogador dos leões garante que está muito feliz em Itália e explica a decisão de ‘pendurar os patins’.
João Pinto: "Quero continuar no Trissino, a fazer história"
“Tenho muito carinho e gratidão por este clube. Realizei um sonho. Agora quero continuar aqui, em Itália, no Trissino, a fazer história e a provar a minha capacidade como treinador. Este é o desafio perfeito na altura certa da minha vida”, começou por referir João Pinto, numa entrevista à Agência Lusa.
O ex Sporting admite também que enfrentou muitas dificuldades na última temporada, em Itália: “Estou aqui em Itália há vários anos e nunca tinha sentido tantos obstáculos como nesta fase. Mudaram regras sobre jogadores-treinadores a meio dos play-offs, mas isso só me deu mais força para continuar e para acreditar ainda mais no grupo que lidero”. João Pinto afirma que “a decisão de deixar de jogar foi difícil”, mas admite que foi “necessária para estar totalmente focado no que a equipa precisava”.
João Pinto: "A decisão de deixar de jogar foi difícil"
A terminar, João Pinto fez o balanço do seu percurso como jogador: “Como atleta, tive uma carreira que me deixa muito satisfeito, mas já tinha decidido, há algum tempo, que ia parar de jogar. Tomar esse passo, com esta oportunidade e depois da conquista, nem nos meus melhores sonhos poderia acontecer, até porque estou rodeado de pessoas que conheço e confio”.
Vale lembrar que, em cinco temporadas no Sporting - que vai contratar Xano Edo -, João Pinto somou 143 jogos e 103 golos. No Clube de Alvalade, o antigo jogador conquistou uma Liga dos Campeões, um Campeonato Nacional e uma Supertaça. A nível internacional, o agora treinador representou a seleção de Angola em 30 encontros, nos quais marcou 31 golos.
Quarteto de figuras históricas do Clube de Alvalade realizou último jogo pelos leões e mereceram um agradecimento especial por parte do advogado
|
Tito Arantes Fontes fez agradecimentos especiais a quatro jogadores que estão de saída da equipa de hóquei em patins do Sporting. O antigo presidente do Grupo Stromp lamentou a eliminação nas meias-finais frente ao Porto, mas despediu-se com emoção de Ângelo Girão, João Souto, Matías Platero e Toni Pérez.
Arantes Fontes: "Obrigado, Ângelo Girão! Obrigado, João Souto! Obrigado, Matías Platero! Obrigado, Toni Pérez!"
"Lutámos muito! Lutámos bem! Ficámos pelas meias-finais no João Rocha frente ao Porto. Mas cumprimos a nossa História, tivemos raça, tivemos querer! Força, equipa! Parabéns, hóquei! E obrigado, Ângelo Girão! Obrigado, João Souto! Obrigado, Matias Platero! Obrigado, Toni Pérez por tudo!, referiu.
Arantes Fontes: "Inenarrável e intolerável o ataque perpetrado ao carro em que alguns adeptos portistas seguiam para o Porto"
O advogado teceu ainda duras críticas os casuals do Clube de Alvalade que fizeram uma emboscada a adeptos do Porto após o jogo de hóquei em patins. O antigo presidente do Grupo Stromp diz não se rever neste tipo de atitudes e refere que os valores do emblema verde e branco são outros.
“Inenarrável e intolerável o ataque perpetrado ao carro em que alguns adeptos portistas seguiam para o Porto, após o jogo de hóquei. Não há nada que justifique a barbaridade cometida! Não é isto que queremos no nosso desporto. E o Sporting não é isso!”, deixou claro na sua coluna de opinião no jornal oficial do Clube de Alvalade.
Tito Arantes Fontes parabenizou ainda a equipa de andebol: "Conquistámos a Taça de Portugal, o sétimo título seguido! É fantástico! Obra superior de uma equipa de luxo! E que vai continuar... os manos Costa e o capitão Salvador Salvador já renovaram e são a garantia disso mesmo! Muitos Parabéns, andebol!".
Em jeito de conclusão, aborda ainda a polémica em torno de Viktor Gyokeres: "Acabo de saber das declarações há minutos de Frederico Varandas sobre a "novela" da eventual saída do jogador. Como disse o Presidente: "O Clube tem bom senso e tem palavra!". É isso mesmo! Confiança total, pois, em quem defende os nossos interesses e não se deixa influenciar por forças exteriores, sejam elas quais forem! E ao serviço de quem estiverem! Força, Frederico!", pode ler-se.
Chegada do guardião de 23 anos de idade visa colmatar a saída do capitão dos leões; Clube assegura, desta forma, uma das maiores promessas mundiais
|
A Oliveirense anunciou que Xano Edo está de saída do clube após duas temporadas. O guarda-redes vai reforçar a equipa de hóquei em patins do Sporting e juntar-se assim ao pai, Edo Bosch. O reforço vem para ser titular, após o adeus de Ângelo Girão à modalidade.
"Agradecemos ao Xano Edo pelo seu profissionalismo, entrega e dedicação ao nosso clube ao longo destas duas épocas. Ao Xano, desejamos os maiores sucessos pessoais e profissionais para o futuro", pode-se ler nas plataformas oficiais do clube de Oliveira de Azeméis.
A chegada do internacional português de 23 anos de idade visa não só colmatar a saída do capitão dos leões, histórico da modalidade verde e branca, como satisfazer um desejo do seu progenitor. O Sporting assegura, desta forma, uma das maiores promessas mundiais.
Além de Ângelo Girão, João Souto, Matías Platero e Toni Pérez estão de saída do plantel leonino. Por outro lado, Xano Edo, Facundo Navarro, Danillo Rampulla e Diogo Barata vão ser jogadores do Clube de Alvalade, que quer voltar a conquistar o título de campeão que foge desde 2020/21.
Xano Edo cumpriu, em 2024/25, a sexta época a nível sénior. No total, venceu uma Taça CERS, pelo Calafell - adversário do Sporting na última edição edição da WSE Champions League - uma Taça Europeia, com o Valongo, e uma Liga Espanhola, ao serviço do Barcelona.