Futebol
AMORIM CONFESSA QUAL SERIA O JOGADOR DO SPORTING QUE LEVARIA CONSIGO, CASO SAÍSSE DE ALVALADE
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Barcelona manteve a liderança isolada na liga espanhola, depois de este sábado, dia 31 de agosto, ter batido o Valladolid por 7-0. Raphinha, antigo jogador do Sporting, continua a ser um dos destaques na Catalunha neste início de época e foi a figura incontornável da tarde no Montjuic, ao registar o primeiro hat-trick da carreira profissional.
O futebolista abriu a contagem logo aos 20 minutos de jogo, após um passe longo do central Pau Cubarsí, e, na segunda parte, ainda assinou o quarto e o quinto golo da equipa liderada por Hansi Flick, assistido por Robert Lewandowski e Lamine Yamal respetivamente.
Além dos três golos, Raphinha ainda juntou duas assistências ao seu registo. Primeiro serviu o reforço Dani Olmo, que assinou o seu segundo golo em dois jogos pelos culés, e depois, para encerrar a exibição perfeita, fez o cruzamento que Ferrán Torres transformou no sétimo e derradeiro golo dos balugrana.
Desta forma, o Barcelona atinge os 12 pontos em quatro jogos, com 13 golos marcados e apenas três sofridos, o que significa uma boa vantagem sobre o Villarreal, atual segundo classificado com sete pontos. O Valladolid volta a perder e de momento tem quatro pontos somados.
Na temporada 23/24, Raphinha - avaliado em 50 milhões de euros - foi aposta em 37 partidas, somando 10 golos e 11 assistências. É de recordar que o avançado brasileiro está a cumprir a terceira época ao serviço do clube catalão, com quem tem contrato até 2027, com uma cláusula de rescisão definida nos 400 milhões de euros. Em 2024/25, o jogador leva três golos e duas assistências em quatro duelos.
Ala moçambicano esteve em destaque na vitória dos leões diante do Porto
|
0O Sporting venceu o Porto por 2-0, este sábado, dia 31 de agosto, em jogo relativo à quarta jornada da Liga Portugal Betclic. Após a partida, Geny Catamo, autor do segundo golo dos leões, dedicou o remate certeiro ao filho - nascido recentemente - e à mulher.
"Estes momentos são bons, tanto para mim como para a equipa. Estou feliz por estar sempre a ajudar a equipa a conquistar os três pontos, que são importantes. Hoje, foi contra o Porto, foi um bom jogo e o golo dedico-o ao meu filho, que nasceu há pouco tempo, e à minha mulher. Agora é desfrutar do momento e continuar a trabalhar", começou por dizer à Sporting TV.
"Todos nós estivemos a trabalhar nos erros que cometemos na Taça de Portugal e na Supertaça. Entrámos focados no que deveríamos fazer e agora é continuar. O foco é sempre o mesmo: ganhar. Este ano, haverá muito mais jogos e vamos jogo a jogo".
Sobre o facto de o Sporting continuar a vencer todos os jogos em casa, Geny assume a preponderância dos adeptos em Alvalade. "O Sporting somos todos nós, porque todos puxam por um e todos estaremos unidos para conquistar os três pontos", completou o jogador, que vai seguir para os trabalhos na seleção moçambicana.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas na sexta-feira, dia 13 de setembro, frente ao Arouca, em jogo relativo à quinta jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante da turma liderada por Gonzalo García jogar-se-á no reduto do adversário, às 20h15.
Jogador leonino esteve em destaque no encontro, mas não escondeu cansaço antes da substituição
|
0Geovany Quenda acabou o Clássico frente ao Porto (2-0) no limite físico. Alguns instantes antes da entrada de Matheus Reis, o pupilo de Rúben Amorim aproveitou uma paragem para se deitar no relvado e fazer alguns alongamentos. O técnico não hesitou e trocou-o de imediato pelo brasileiro.
Inicialmente, era expectável que o jogador fosse preterido das opções iniciais de Rúben Amorim no duelo diante dos azuis e brancos, com Geny Catamo a mudar para o corredor direito e Nuno Santos a ocupar o corredor esquerdo. No entanto, as boas indicações demonstradas nas sessões de trabalho ao longo da semana levaram o técnico a mudar de ideias e a apostar no jovem no onze inicial.
As prestações de Geovany Quenda têm convencido o treinador verde e branco, de tal forma que o técnico, juntamente com a estrutura, descartou uma eventual ida ao mercado por um ala direito, acreditando no potencial do extremo que se formou no Clube de Alvalade.
Geovany Quenda marcou na estreia oficial com a camisola da equipa A dos verdes e brancos, na derrota frente ao Porto na Supertaça (4-3, após prolongamento). Com 17 anos, três meses e cinco dias, o jovem tornou-se no mais jovem a conseguir tal feito pelo Clube de Alvalade. Em 2024/25, o ala soma já um golo em cinco encontros, num total de 443 minutos dentro das quatro linhas.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. O atleta tem uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Atleta esteve para abandonar o clube nesta janela de transferências, porém vai continuar no emblema
|
0Raphinha, antigo jogador do Sporting, que fez mais de 40 partidas de leão ao peito, já tem o futuro resolvido e parece mesmo que vai passar de estar 'tremido' no Barcelona a um dos capitães do... emblema blaugrana.
Segundo adianta, este domingo, 25 de agosto, o portal espanhol Mundo Deportivo, o avançado vai continuar a vestir a camisola dos culés, sendo que o extremo será mesmo a quarta opção para usar a braçadeira do Barcelona, ficando atrás de Ter Stegen, Ronald Araújo e Frenkie de Jong.
No que toca às opções de mercado, Raphinha podia ter optado pela Premier League, uma vez que o Newcastle estava de olho no antigo atleta dos verdes e brancos. A equipe inglesa, comandada pelo técnico Eddie Howe, encontra-se a fazer uma reformulação no ataque e via com bons olhos a contratação do futebolista, porém a ida para a Inglaterra ficou em 'águas de bacalhau'.
Também o Al Hilal de Jorge Jesus era um dos interessados na contratação do ex-jogador do Sporting. No entanto, o clube de Joan Laporta definiu 90 milhões como o montante mínimo para negociar uma possível transferência de Raphinha, alvo que afastou os árabes.
Na temporada 23/24, Raphinha - avaliado em 50 milhões de euros - foi aposta em 37 partidas, somando 10 golos e 11 assistências. É de recordar que o avançado brasileiro cumpriu, agora, a segunda época ao serviço do clube blaugrana, com quem tem contrato até 2027, com uma cláusula de rescisão definida nos 400 milhões de euros.
O avançado de 27 anos transferiu-se para a Cidade Condal proveniente do Leeds United, na temporada passada, por uma quantia a rondar os 58 milhões de euros. O atleta, que chegou a Alvalade, contratado ao Vitória de Guimarães, na época 2018/2019, vai agora encantando pelo Barça na La Liga e na Champions League. Pelo Sporting, o extremo fez 41 jogos, onde marcou por nove vezes e assistiu por duas, conquistando uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga.