Futebol
Ex dirigente aponta dedo a Rui Borges: "Não é treinador para o Sporting"
07 Jan 2026 | 09:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Nov 2023 | 18:53 |
O Sporting realizou uma nova sessão de treinos nesta terça-feira como parte da preparação para o confronto desta quinta-feira contra a Atalanta, válido pela quinta jornada do Grupo D da Liga Europa. O destaque da sessão foi a ausência de Daniel Bragança, devido a um traumatismo na anca esquerda.
Dessa forma, o número 23 do Clube de Alvalade torna-se uma dúvida significativa para o crucial embate europeu, encontrando-se agora sob cuidados médicos juntamente com Iván Fresneda, lateral espanhol, que recentemente passou por uma intervenção cirúrgica.
A equipa do Sporting terá uma nova sessão de treinos na próxima quarta-feira, na Academia Cristiano Ronaldo, antes de viajar para Itália durante a tarde. Rúben Amorim realizará a habitual conferência de imprensa em solo italiano, pelas 18h45, acompanhado por um jogador do plantel.
O Clube de Alvalade enfrentará a Atalanta na próxima quinta-feira, 30 de novembro, no terreno dos italianos, em partida referente à quinta jornada do Grupo D da Liga Europa, com início às 17h45. Os leões estão obrigados a vencer para manterem vivas as esperanças de alcançar a liderança.
Após o compromisso europeu, a equipa verde e branca voltará as suas atenções para a Liga Betclic Portugal, onde receberá, no Estádio José Alvalade, a formação do Gil Vicente, para a 12.ª jornada da competição. Vale a pena recordar que os leões perderam a liderança isolada após a deslocação ao reduto do Benfica (2-1).
Há novidades sobre a novela entre o antigo treinador dos leões e o emblema inglês, sendo conhecidos mais motivos para o 'divórcio' entre as partes
07 Jan 2026 | 10:09 |
O jornal britânico Daily Mail revelou novos detalhes sobre o desgaste progressivo da relação entre Ruben Amorim e a direção do Manchester United, um processo que culminou na rescisão contratual oficializada na passada segunda-feira, após o empate (1-1) frente ao Leicester City, em Elland Road. Curiosamente, há muito Sporting à mistura.
De acordo com a publicação, a estratégia definida pelos red devils para o mercado de transferências esteve no centro das tensões entre as partes. Desta vez, são identificados quatro nomes bem conhecidos do universo leonino que o treinador português terá sugerido, sem sucesso, para reforçar o plantel de Old Trafford: Ousmane Diomande, Salvador Blopa, Morten Hjulmand e Geovany Quenda.
Ruben Amorim conhecia bem o quarteto da sua passagem pelo Sporting e acreditava que estes poderiam encaixar na sua ideia de jogo e ajudar a acelerar o processo de reconstrução do clube inglês. Contudo, sentiu que a sua visão para o futuro do Manchester United não estava a ser partilhada pela hierarquia, o que acabou por aprofundar o fosso entre treinador e administração.
O cenário agravou-se ainda mais com a situação de Geovany Quenda. A jovem promessa do Sporting está a caminho de Inglaterra no final da temporada 2025/26, mas para reforçar o Chelsea, num negócio avaliado em cerca de 50,7 milhões de euros, podendo chegar aos 53 milhões mediante objetivos. Segundo a mesma fonte, o extremo chegou a ser vetado pela direção do United por apresentar um perfil considerado demasiado semelhante ao de Amad Diallo, atualmente ao serviço da Costa do Marfim na CAN.
Já os restantes alvos provenientes de Alvalade acabaram igualmente por não avançar, por diferentes razões, contribuindo para o crescente descontentamento de Ruben Amorim no Manchester United, mas não foram os únicos. O técnico luso também terá recomendado a contratação de Nuno Mendes (PSG), Emiliano Martínez e Ollie Watkins (ambos do Aston Villa). No entanto, a estrutura diretiva optou por outras soluções, apostando em Patrik Dorgu (Lecce), Senne Lammens (Antuérpia) e Benjamin Sesko (Leipzig), escolhas que acabaram por evidenciar a rutura definitiva entre treinador e clube.
Estrutura do Clube de Alvalade terá tido avanços significativos no decorrer das últimas horas pela contratação do jogador senegalês
07 Jan 2026 | 09:49 |
Sporting e Granada estão a um passo de fechar o acordo para a transferência de Souleymane Faye para Alvalade. Depois de negociações intensas nas últimas horas, os responsáveis dos dois clubes conseguiram aparar arestas e aproximar posições, sobretudo no capítulo financeiro, que era o principal entrave ao negócio.
Os leões partiram de uma proposta inicial de 5,5 milhões de euros, valor bastante abaixo dos 10 milhões exigidos, sem objetivos, pelo emblema andaluz. Pelo meio, caiu por terra a tentativa do Granada de baixar o preço mediante a permanência do jogador por empréstimo até ao final da época, cenário rejeitado de imediato pela SAD leonina.
Encontrado o ponto de equilíbrio, o jornal Record avança que o Sporting apresentou uma nova oferta: 5 milhões de euros fixos, acrescidos de 2 milhões em variáveis de fácil concretização, além da cedência de uma percentagem de uma futura mais-valia ao clube espanhol. Um pacote que deixou o entendimento muito próximo de ser selado.
Sinal claro disso foi dado na noite da última terça-feira. Na receção ao Rayo Vallecano, para a Taça do Rei (derrota por 3-1), Souleymane Faye não saiu do banco de suplentes, mesmo com a equipa em desvantagem. Uma ausência interpretada como medida de proteção, enquanto se aguarda a confirmação de que o extremo está, de facto, prestes a tornar-se jogador do Sporting.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e duas na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.
Comentador desportivo realizou a sua habitual análise à partida do Clube de Alvalade e não deixou de apontar alguns nomes em destaque pela negativa
07 Jan 2026 | 09:29 |
Tomás da Cunha deixou a sua análise sobre o Sporting - Vitória SC da última terça-feira, dia 6 de janeiro, que os leões perderam, por 2-1. Através da sua conta na plataforma 'X', o comentador desportivo abordou os pontos negativos da turma de Rui Borges, assim como a falta de rendimento de Morten Hjulmand, mas não só.
"O tema das lesões não vai apenas limitar as opções de Rui Borges (fez entrar sexto central, usou dois extremos que podiam andar na B). Manter disponibilidade/rendimento dos que sobram (Hjulmand acumulou perdas) é o desafio. Fresneda e Rômulo com problemas a defender cruzamento", começou por escrever.
De seguida, Tomás da Cunha deixou um último comentário, este mais direcionado ao jogo realizado pelos vimaranenses: "De cabeça não iria buscar a última vez em que um ponta-de-lança do Vitória fez dois golos para mudar o registo de um jogo importante. Teve as defesas de Charles para aguentar e foi mais eficaz do que o Sporting. Saviolo, à esquerda e com metros para correr, provoca coisas".
Com esta derrota – a quinta em 29 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges falham a presença na final da Allianz Cup. Os minhotos vão assim enfrentar o vencedor do duelo entre Benfica e Braga, agendado para a próxima quarta-feira, dia 7 de janeiro.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
Ex dirigente aponta dedo a Rui Borges: "Não é treinador para o Sporting"
07 Jan 2026 | 09:19
Há novidades sobre Eduardo Quaresma e tempo previsto de ausência assusta Sporting
07 Jan 2026 | 08:48
Exclusivo Leonino - Defesa do Sporting tem guia de marcha e pode rumar ao 7.º classificado da Liga
06 Jan 2026 | 15:58