
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ainda recentemente, Hugo do Carmo fez notar que não acredita que o Sporting será campeão nacional, opinião que é agora reforçada pela ideia de que, no dérbi de 10 de maio, os leões entrarão "já a perder". Foi isso mesmo que o especialista escreveu no 'Livre sem barreira', espaço de opinião semanal que tem no jornal Record.
Hugo do Carmo: "Na minha opinião, os leões já começam o dérbi a perder, isto apesar de liderarem a Liga"
"Falta mais de uma semana para o dérbi da Luz, onde provavelmente vai decidir-se o campeonato, e há até ainda uma jornada pelo meio, mas todas as contas já apontam para o Benfica - Sporting de 10 de maio. E na minha opinião os leões já o começam a perder, isto apesar de liderarem a Liga", começou por escrever Hugo do Carmo, antes de prosseguir.
"Parece paradoxal, até porque o Sporting tem a vantagem de ter o ganho o dérbi da primeira volta, o que lhe dá, diria, meio ponto de avanço, já que o primeiro critério de desempate é o confronto direto e dada a vitória no jogo de Alvalade é o Benfica que está obrigado a vencer de forma a ultrapassar o rival. Mas dizia que os leões já partem atrás dada a falta de planeamento na gestão dos cartões amarelos. Mais: considero que o Benfica está a vencer o dérbi por 3-1", acrescentou, pintando ainda mais de negro o cenário para o emblema verde e branco.
Hugo do Carmo, neste mesmo texto, falou ainda sobre o facto de Morten Hjulmand correr o risco de ser castigado para o dérbi e recordou, para isso, o caso de João Palhinha: "Em vésperas de defrontar o… Benfica, o médio foi punido com um jogo de suspensão, mas apresentou uma providência cautelar que acabou deferida pelo Tribunal, o que lhe permitiu jogar o dérbi; curiosamente, saído do banco na última meia hora".
"Há também a possibilidade de Hjulmand ver mais um cartão amarelo no dérbi, o que seria o nono no campeonato - na primeira sequência de amarelos, o castigo é aplicado ao 5.º e na segunda ao 4.º -, o que o afastaria da última jornada, a receção ao V. Guimarães, que pode ser decisiva. Situação que vale, obviamente, para Matheus Reis. Já o Benfica tem Carreras, Florentino e Di María prontinhos para o dérbi e para a deslocação a… Braga. Trabalhos de casa bem feitos na Luz", concluiu Hugo do Carmo.
Treinador bem conhecido do futebol português falou sobre a chegada do técnico de Mirandela a Alvalade e sobre o trabalho feito pelo mesmo
|
Rui Borges chegou ao comando técnico do Sporting envolto num clima de expectativa e de desafio. Substituir João Pereira pouco depois de Ruben Amorim, o treinador que marcou uma era recente no Clube, não seria tarefa fácil. No entanto, apesar das inevitáveis comparações, o técnico natural de Mirandela tem conseguido manter os leões na rota do sucesso nas competições internas e o balanço é positivo, conforme destacou recentemente Manuel Gomes, mais conhecido como Professor Neca.
O experiente treinador, em declarações concedidas ao Desporto ao Minuto, começou por revelar que conhece Rui Borges há muito mais tempo do que a maioria, desde a sua infância. "Rui Borges é filho de um ex-jogador meu, o Manuel Borges, e tem a cultura de futebol desde criança", fez notar, antes mesmo de destacar a importância que esse dado poderá ter para o seu sucesso.
"Está mais predisposto para ser jogador e treinador de futebol que qualquer outro, tal como Vítor Bruno e José Mourinho. São 'filhos' do futebol. No caso de Rui Borges, teve o mérito no caminho percorrido e, como o próprio disse, a sorte de ter estado no momento certo no sítio certo para ir para o Sporting", completou Manuel Gomes.
Nesta mesma conversa, Neca destacou que, na sua opinião, a aposta do Sporting em Rui Borges - que já decidiu o que irá fazer em relação a Morten Hjulmand no confronto com o Gil Vicente - foi "acertada" e que o treinador está "a fazer um bom trabalho, com contextos progressivamente difíceis, de lesões, de ter tido flexibilidade mental de esquecer aquilo que vinha a fazer no Moreirense e no Vitória de Guimarães".
"No princípio, percebeu que não tinha o mesmo contexto que o Sporting tinha com Ruben Amorim, que enquadrou e estruturou a equipa em função da sua ideia de jogo, tinha de ser esse caminho que tinha de ser continuado e não perdeu muito tempo noutros sistemas e passou para aquilo que era a boa memória que estava registada na equipa do Sporting", concluiu.
Clássico inicia o dia, com o treinador ex-Sporting a ter um importante desafio na prova europeia mais logo, diante do Athletic Bilbao
|
O dia começa com atenção ao futebol de formação em Portugal, com dois jogos em destaque. Às 11:00, o Benfica entra em ação com as equipas de juniores e de iniciados, diante do Vitória de Guimarães e do Porto, respetivamente. Ao início da noite, as atenções viram-se para a Premier League.
O Nottingham Forest recebe, esta quinta-feira, o Brentford, no City Ground. A equipa orientada por Nuno Espírito Santo ainda acredita que poderá qualificar-se para a próxima edição da Liga dos Campeões, enquanto que os visitantes, por outro lado, estão sensivelmente a meio da tabela, já praticamente afastados das provas europeias.
Às 20:00, o foco passa para as competições europeias, com quatro jogos em simultâneo. Na Liga Europa, o Athletic Bilbao enfrenta o Manchester United, de Ruben Amorim, e o Tottenham mede forças com o norueguês Bodo/Glimt, tudo isto na primeira mão das meias-finais da prova. Já na Liga Conferência Europa, o Real Betis - clube que emprestou Rui Silva ao Sporting em janeiro - recebe a Fiorentina, enquanto o Chelsea viaja até à Suécia para defrontar o Djurgarden, igualmente na primeira mão das 'meias'.
Confira, abaixo, a lista de jogos que poderá ver esta quinta-feira, bem como o canal em que serão transmitidos:
• Benfica - Vitória de Guimarães: 11:00, Campeonato Nacional Juniores A, Canal11;
• Porto - Benfica: 11:00, Campeonato Nacional Iniciados, PortoCanal;
• Nottingham Forest - Brentford: 19:30, Premier League, DAZN 1;
• Athletic Bilbao - Manchester United: 20:00, Liga Europa, SportTV 5;
• Tottenham - Bodo/Glimt: 20:00, Liga Europa, DAZN 1;
• Real Betis - Fiorentina: 20:00, Liga Conferência Europa, DAZN;
• Djurgarden - Chelsea: 20:00, Liga Conferência Europa, DAZN.
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.
Estádio vai receber encontro da 31ª jornada da Primeira Liga e há uma hipótese secreta de ainda conseguir ver o jogo ao vivo e a cores
|
O Sporting anunciou, esta quinta-feira, que os bilhetes para a receção ao Gil Vicente, marcada para este domingo, em Alvalade, estão oficialmente esgotados. A corrida por um lugar no estádio foi intensa, refletindo a importância do duelo da antepenúltima jornada da Liga Portugal Betclic. Os adeptos leoninos responderam à altura do momento e não será por falta de apoio que a equipa de Rui Borges deixará de lutar pelo título.
Apesar da lotação esgotada, o Clube de Alvalade deixou alguma esperança para os Adeptos que ficaram de fora: os bilhetes ainda podem reaparecer através do sistema Gameback, que permite aos Sócios devolverem ingressos que não vão utilizar. Esta possibilidade poderá ser decisiva para quem ainda sonha com um lugar no estádio num jogo que pode ser crucial na caminhada para o bicampeonato.
Neste momento, Sporting e Benfica partilham a liderança da tabela classificativa, com 75 pontos. A três jornadas do fim, cada ponto é vital, e o jogo com os gilistas surge como um verdadeiro teste à consistência emocional da equipa leonina, que se prepara para visitar o Estádio da Luz na próxima ronda, num dérbi que promete ser de cortar a respiração.
Vale recordar que o capitão da turma verde e branca se encontra numa situação pouco favorável na reta final da temporada. Morten Hjulmand está apenas a um amarelo de ser suspenso no jogo seguinte. A sua utilização para o encontro com o Gil Vicente, tem sido a grande dúvida desta semana para a equipa técnica de Rui Borges.
O Sporting defronta a equipa natural de Barcelos na 31ª jornada da I Liga, no próximo domingo, às 20h30, no Estádio José de Alvalade. Com casa cheia, anunciada desde quinta-feira, pelas redes sociais da equipa verde e branca, emoção e apoio não faltarão por parte dos adeptos, que desejam o tão esperado bicampeonato, feito que não acontece na história do Sporting há 70 anos.