![Mais um drama para Rui Borges! Os detalhes da nova lesão de titular do Sporting](/storage/media-items/images/2025/02/francisco-trincao-hidemasa-morita-viktor-gyokeres-morten-hjulmand-rui-borges-geovany-quenda-conrad-harder-goncalo-inacio-zeno-debast-franco-israel-rui-silva-daniel-braganca-sporting-porto_20250208091906.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A derrota do Sporting frente ao Borussia Dortmund ainda continua a fazer correr muita tinta. Hugo do Carmo, jornalista do diário A Bola, escreveu esta quinta-feira, 13 de fevereiro, um artigo de opinião onde avalia a trajetória do timoneiro dos verdes e brancos, desde que rendeu Ruben Amorim no banco do Clube de Alvalade.
"Ponto final na caminhada europeia do Sporting. Depois do 0-3 em Alvalade com o Dortmund, só um milagre poderia levar os leões a qualificarem-se para os oitavos de final da UEFA Champions League e Rui Borges já disse que não fazia «milagres, nem magia»… Mas o treinador admitiu muito mais nas conferências de imprensas antes e depois do jogo com os alemães. Bombardeado com as utilizações aos soluços de Morita e, fundamentalmente, Gyokeres, frisou que não era «médico». Contudo, parece ser ele o verdadeiro médico do Sporting…", começou por escrever o jornalista.
"Todos conhecemos o percurso de Rui Borges em Alvalade. O que herdou e em que condições tem trabalhado. E a tarefa tem sido hercúlea. Um exemplo? O jogo da noite de terça-feira. Com Hjulmand castigado, Geny Catamo, Nuno Santos e Pedro Gonçalves lesionados e Gonçalo Inácio, Morita e Gyokeres limitados, o Sporting apresentou-se de início sem sete titulares! Poderia ter alcançado um resultado diferente? Obviamente que sim, mas, convenhamos, não era fácil travar o Dortmund, só o atual vice-campeão europeu", prosseguiu Hugo do Carmo na sua análise.
"Feitas as contas, Rui Borges realizou 11 jogos no banco dos leões, somando cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. E o calendário foi bem complicado: dois jogos com o Benfica (uma vitória e um empate, embora com sabor a derrota, na final da Taça da Liga decidida nos penáltis), dois jogos com o FC Porto (uma vitória e um empate), três jogos na Champions (duas derrotas e um empate) e mais quatro jogos para o campeonato (três vitórias e um empate)", acrescentou, tendo em seguida feito o balanço do treinador.
"Considero o saldo positivo, fundamentalmente tendo em conta a herança que recebeu: uma equipa não só órfã de Ruben Amorim — o peso do atual treinador do Manchester United sente-se bem só analisando o percurso na Liga dos Campeões: com Amorim, quatro jogos e 10 pontos, sem Amorim cinco jogos e um ponto! —, mas também traumatizada com a série de maus resultados sob a liderança de João Pereira: oito jogos, três vitórias (duas para a Taça de Portugal e outra sobre o lanterna vermelha, o Boavista), um empate e quatro (consecutivas) derrotas…", finalizou Hugo do Carmo.
Futebolista comentou a exibição mais recente da turma verde e branca com o Borussia Dortmund, tendo aproveitado para alertar o técnico dos leões
|
O Sporting de Rui Borges caiu com estrondo na primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões ao perder, por 3-0, com o Borussia Dortmund. Nesse sentido, e em declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto, André Santos, médio que conta com passagem pelos leões, aproveitou para deixar um reparo à equipa comandada por Rui Borges.
André Santos - Os jogadores ainda não estão bem adaptados ao novo sistema imposto
"É nítido que o os jogadores ainda não estão bem adaptados ao novo sistema imposto, nomeadamente com a questão dos quatro defesas. Nota-se a vulnerabilidade, e isso era algo que estava bem 'escondido' com o Ruben Amorim", começou por dizer o médio, que atualmente defende as cores da Oliveirense, antes de abordar o futuro dos verdes e brancos.
André Santos - A pressão irá aumentar ainda mais sobre o treinador
"Com a provável queda do Sporting da Liga dos Campeões, a pressão irá aumentar ainda mais sobre o treinador, que tem dois problemas: os jogadores estão de rastos fisicamente e ainda o pesado legado de herdar uma equipa campeã nacional e com as expetativas de ser bicampeã 70 anos depois", acrescentou André Santos ao Desporto ao Minuto.
"Se o Sporting não chegar ao título, a época será um fracasso, uma grande desilusão, porque o início da mesma foi muito prometedora. O Rui Borges apanhou um barco a meio, com muitas lesões, mas cabe a ele levar a bom porto em maio", concluiu André Santos, médio que vestiu a camisola do Sporting em 67 ocasiões, tendo apontado quatro golos e cinco assistências.
Vale recordar que depois do desaire na Liga dos Campeões, a turma de Rui Borges volta a entrar em campo no próximo sábado, 15 de fevereiro. O Sporting recebe, no Estádio José de Alvalade, o Arouca numa partida referente à jornada 21 da Liga Portugal Betclic. O pontapé de saída está marcado para as 20h30 e a equipa de arbitragem já está definida, com Miguel Nogueira a ser o juiz escolhido para ajuizar a partida.
Treinador do Clube de Alvalade tem visto vários jogadores a sofrerem problemas físicos no decorrer dos últimos encontros dos leões
|
A condição física de Viktor Gyokeres tem assombrado o Sporting. Numa altura, em que se prepara para voltar a ser aposta inicial de Rui Borges, eis que o técnico leonino pode ter mais futebolistas 'presos por arames' face aos vários minutos acumulados durante a presente temporada, o que pode terminar por se tornar um novo problema para o timoneiro dos leões.
O Sporting é, de longe, comparando com os rivais em Portugal, a equipa que tem jogadores com uma sobrecarga maior em 2024/25. São sete os jogadores da turma de Rui Borges que somam acima dos 2500 minutos esta temporada. Como se não bastasse, há ainda o caso especial de três futebolistas que são peça-chave para o timoneiro dos leões: Hjulmand, Gyokeres e Trincão. O trio de atletas já está bem acima dos 3.000 minutos quando ainda estamos no início da segunda volta da Liga Portugal Betclic, motivo que pode preocupar o treinador leonino.
O capitão Morten Hjulmand é o recordista do plantel. Antes de falhar a receção ao Borussia Dortmund, por castigo, o centrocampista levava uma série de 15 jogos consecutivos como totalista: 34 jogos pelo Sporting mais 5 na Dinamarca (3.288 minutos). Perto do internacional dinamarquês está Viktor Gyokeres. O avançado leonino leva impressionantes 3.286 minutos cumpridos esta época.
Por fim, e ainda na casa dos 3.000 minutos, está o nome de Francisco Trincão. O internacional português, que tem sido aposta regular esta temporada no Sporting, conta, para já, com 3.233 minutos somados nos 39 encontros (conta também a Seleção Nacional) disputados. Além disso, há ainda os casos de Quenda (2.783), Maxi Araújo (2.310) e Geny Catamo (2.676) que também já contam com sobrecarga nas pernas na presente época.
Recorde-se que depois de algumas dúvidas sobre a condição física de Viktor Gyokeres, Rui Borges já pode, ao que tudo indica, contar com o goleador a cem por cento no duelo com o Arouca. De acordo com a informação avançada esta quinta-feira, o internacional sueco está recuperado e deve voltar ao onze na turma do timoneiro leonino na partida do próximo sábado.
Várias lesões e condicionantes que se vão sentindo no plantel leonino têm sido o principal problema para Rui Borges, que vê agora 'luz ao fundo do túnel'
|
Nem tudo são problemas para Rui Borges resolver. O Sporting vai a jogo com o Arouca no próximo sábado, no Estádio José Alvalade, a contar para a 22.ª jornada do campeonato, e deverá fazê-lo com uma peça importante a jogar de início, algo que já não acontece há algum tempo.
De acordo com o jornal 'Record', Viktor Gyokeres, que entrou em campo ao minuto 59 do duelo contra o Borussia Dortmund, na última terça-feira, terminou o jogo sem queixas físicas e, já depois do apito final, permaneceu no relvado a fazer alguns exercícios físicos, na busca de recuperar a sua habitual forma física.
Assim, e tendo em conta a análise que foi feita pelo departamento médico, o jornal em causa garante que há condições para que o avançado recupere a titularidade já diante dos arouquenses, existindo sempre a possibilidade de ser substituído no decorrer do encontro por Conrad Harder, caso Rui Borges opte por lhe dar algum descanso.
Viktor Gyokeres, recorde-se, ficou de fora dos encontros com Farense e Bolonha, tendo feito apenas 20 minutos no Clássico diante do Porto, no Estádio do Dragão. O problema físico que afetou o internacional sueco não foi especificado pelo Sporting, ainda que Rui Borges tenha dado, na última conferência de imprensa, alguns esclarecimentos sobre o tema.
Esta época, vale notar, Gyokeres já soma 34 golos em 35 jogos, sendo uma peça fundamental para o sucesso dos campeões nacionais. O craque tem sido sondado por vários clubes europeus nos últimos defesos, mas as propostas feitas abaixo da cláusula de rescisão têm sido recusadas pela Direção leonina.