Futebol
Plano para o regresso de Fotis Ioannidis sofre reviravolta no Sporting
05 Fev 2026 | 09:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Fev 2024 | 12:46 |
O Sporting vai deslocar-se a Vila do Conde para disputar mais uma jornada do campeonato português frente ao Rio Ave. Na conferência de antevisão ao confronto, Rúben Amorim analisou a partida e abordou, uma vez mais, a sua possível saída dos leões.
"Não vou alongar-me sobre o futuro. O que tinha a dizer já disse. Cada vez que falo, o tema volta a surgir. Só quero ganhar ao Rio Ave. Depois, logo se vê.", atirou o técnico verde e branco, depois de questionado se com o interesse do Liverpool, abandonaria o Sporting no final da época.
Já sobre o confronto, atirou: "O mister Freire fez, como sempre, o seu trajeto a subir de divisão. É alguém com muito talento para o treino. Reforçou-se bem, teve um período onde não podia contratar e aumentou as soluções. Aumentou na velocidade (...). A bola parada vai ser muito importante."
"O estado do terreno vai dificultar a vida às duas equipas. Quem vê o Rio Ave jogar, vê que o ataque posicional é algo em que perde bastante tempo, gosta de jogar com bola no pé. Vamos ter de nos adaptar ao relvado. Vai ser um jogo muito difícil, e temos a responsabilidade de vencer.", falou ainda sobre as condições do campo.
"[Para vencer] Conhecer as ideias do treinador, as característas individuais dos jogadores e as características do campo. Fizemos muito trabalho tático e temos um plano se o campo der para jogar e outro se não der. É dessa forma que se preparam os jogos", conclui.
O duelo entre o Clube de Alvalade e o emblema de Vila do Conde está marcado para o próximo domingo, dia 25 de fevereiro. O pontapé de saída do duelo entre leões e vilacondenses será dado pelas 20h30, no Estádio dos Arcos, reduto adversário.
Recorde-se que na temporada transata, o Clube de Alvalade visitou os vilacondenses, numa partida relativa à 19.ª jornada da prova. Youssef Chermiti, antigo avançado dos leões, foi o marcador do golo solidário, na passagem do minuto 84.
De momento, o Sporting é líder da Liga Portugal Betclic, com 55 pontos, os mesmos do Benfica. O Porto fecha pódio, com 48 pontos, enquanto o Braga está em quarto – último lugar de acesso às competições europeias da UEFA – com 43. Os três têm uma partida a mais do que o conjunto leonino. Já o Rio Ave é atualmente 16.º classificado com 21 pontos.
Nesta quarta-feira, em partida a contar para os 'oitavos' da prova francesa, antigo leão abre caminho ao emblema treinado por Paulo Fonseca
05 Fev 2026 | 10:24 |
Envolvidos no melhor ciclo de vitórias desde 2006/07, o Lyon chegou ao 11.º triunfo seguido em todas as provas. Endrick e Afonso Moreira voltaram a ser decisivos e ajudaram o clube, treinado por Paulo Fonseca, a derrotar o Laval, da segunda divisão, por 2-0, seguindo para os quartos de final da Taça de França.
Apesar do claro favoritismo frente ao penúltimo classificado da segunda divisão gaulesa, o Lyon teve algumas dificuldades e só desbloqueou o marcador na segunda parte, aos 80'. No primeiro tempo, através de contra-ataques, Camara (10' e 30') criou bastante perigo e valeu Descamps a evitar males maiores para a equipa de Paulo Fonseca. Aos 33', a primeira grande oportunidade do Lyon esteve nos pés de Merah, que atirou ao ferro depois de uma oferta da defesa do Laval.
Na segunda parte, aos 80', o Lyon desbloqueou o marcador graças a Endrick, que tem ganho nova vida em França, depois de uma primeira metade da temporada sem muitas oportunidades no Real Madrid. O avançado brasileiro antecipou-se à defesa com um toque subtil e, à entrada da área, atirou um remate potente que não deu hipóteses ao guarda-redes Hautbois.
Já no período de compensação, Afonso Moreira, lançado no decorrer do encontro, sentenciou o resultado final em 2-0. O ex Sporting deu nova vida a um lance de ataque que parecia perdido e rematou de pé direito para o fundo das redes. A bola ainda bateu no guarda-redes do Laval antes de entrar.
Esta temporada, com a camisola do Lyon, Afonso Moreira - avaliado em 5 milhões de euros - disputou 27 jogos: 18 na Ligue 1, seis na Liga Europa e três na Taça de França. Nos seus 1.460 minutos de utilização, o jogador apontou seis golos e fez oito assistências.
Confira o golo:
Jogador continua em Londres após ter sido sujeito a intervenção cirúrgica realizada a uma fratura no quinto metatarso do pé direito
05 Fev 2026 | 10:11 |
Geovany Quenda continua em Londres, onde prossegue a recuperação de uma intervenção cirúrgica realizada a uma fratura no quinto metatarso do pé direito, tendo esta quarta-feira, 4 de fevereiro, recorrido às redes sociais para mostrar a evolução do processo.
O extremo, de 18 anos, que não compete desde o dérbi frente ao Benfica, a 5 de dezembro de 2025, encontro em que foi suplente utilizado pelo Sporting, partilhou imagens a utilizar uma passadeira anti-gravidade, equipamento que reduz o peso corporal e permite a realização de exercícios de corrida com menor impacto sobre articulações e músculos.
Na presente temporada, o jogador encontra-se em Alvalade por empréstimo do Chelsea, mas, ao abrigo de um acordo entre os dois clubes, deslocou-se a Inglaterra para realizar a recuperação, utilizando as infraestruturas de Stamford Bridge. Tudo indica que poderá regressar à competição durante o mês de março.
De resto, um estudo recente do CIES (Observatório do Futebol) destacou os talentos jovens mais promissores nascidos em 2006 ou depois que jogam fora das cinco grandes ligas europeias. Entre os nomes melhor cotados está o do pupilo de Rui Borges, que integra o top-5 desta lista de “wonderkids” (Saiba mais AQUI).
Na presente temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda - avaliado em 45 milhões de euros - participou em 22 partidas dos leões. Nos 1.271 minutos em campo, o prodígio do Clube de Alvalade soma já cinco golos e oito assistências.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, em partida válida para os quartos de final da Taça de Portugal
05 Fev 2026 | 09:56 |
Rui Borges já tinha deixado essa hipótese em aberto e a mesma é agora confirmada: Nuno Santos integra a lista de convocados para o encontro frente ao AFS, em Alvalade, referente aos quartos de final da Taça de Portugal, que se disputa esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro.
O ala esquerdo está afastado da equipa principal há 467 dias, desde a grave lesão no joelho sofrida a 26 de outubro de 2024, em Famalicão, e poderá agora voltar a somar minutos. O jogador já tinha, de resto, regressado à competição ao ser utilizado recentemente no jogo da equipa B frente à Oliveirense.
"O Fotis Ioannidis e o Zeno Debast estão fora. O Nuno Santos poderá entrar na convocatória", vincou Rui Borges na antevisão à partida da prova rainha, ainda que não dando qualquer certeza sobre a presença do 'camisola 11' na ficha de jogo.
Neste momento, os verdes e brancos procuram conquistar o 19.º troféu na competição, depois do triunfo na final da edição passada frente ao Benfica por 3-1, após prolongamento. Os leões já eliminaram o Paços de Ferreira (3-2), Marinhense (3-0) e Santa Clara (3-2, após prolongamento).
Nuno Santos – avaliado em 7 milhões de euros – chegou ao Sporting em 2020, oriundo do Rio Ave, a troco de 4,15 milhões de euros (dados Transfermarkt). Desde então, o ala de 30 anos contabiliza 196 encontros, 34 golos, 42 assistências e sete títulos conquistados (três Campeonatos Nacionais, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Taça de Portugal e duas Taças da Liga).