
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
Uma delegação do Manchester City esteve em Lisboa para frequentar uma ação de formação que o Sporting realizou na Academia de Alcochete sobre as camadas jovens. O clube inglês quis marcar presença para poder trocar impressões com os responsáveis leoninos.
A seção foi organizada pelo Gabinete de Observação e Análise do Sporting, com o principal objetivo de estreitar laços com outros clubes com cartas dadas no que diz respeito a formação, sendo a formação verde e branca também ela uma referência no que diz respeito a este capítulo.
O Clube de Alvalade fez-se representar na formação pelos diretores da Academia Cristiano Ronaldo, por todos os coordenadores das diversas áreas multidisciplinares do futebol de formação, por todos os treinadores desde as equipas do Polo EUL à de sub-23 e ainda por técnicos ligados à secção do futebol feminino.
À saída da reunião, Thomas Kruecken, diretor da Academia dos Citizens referiu que ambas as delegações partilharam experiencias que poderão ser muito uteis para os dois emblemas: "Acredito que podemos aprender uns com os outros, estivemos aqui para trocar conhecimentos e aprender".
De recordar que a última vez que as equipas do Sporting e do Manchester City se enfrentaram, a vitória sorriu aos leões, que venceram, ainda com Ruben Amorim - que está interessado num jogador dos leões - no comando dos verdes e brancos, a turma de Pep Guardiola por uns expressivos 4-1, em jogo da quarta jornada da fase liga da Liga dos Campeões.
Formação verde e branca viajou até Vila do Conde para garantir triunfo importante nas contas da liga e está de regresso ao primeiro lugar
|
A equipa de iniciados do Sporting venceu o Rio Ave, por 6-1, em jogo a contar para a oitava jornada do apuramento de campeão do escalão de sub-15. O Clube de Alvalade somou a quarta vitória consecutiva, depois do triunfo frente ao Braga na ronda anterior.
A jogar na Academia Cristiano Ronaldo, os jovens do Sporting assinaram uma tremenda primeira parte em que não deram hipótese ao adversário. Chegaram ao intervalo a vencer por 5-0, com golos de Samuel Tavares, Victor Bastianele, Yanick Filipe e bis de Martim Ribeiro.
Na segunda parte, os leões foram gerindo a vantagem que traziam do primeiro tempo. Um jogo mais calmo e ritmado, em que o Sporting conseguiu impor o seu jogo. O Rio Ave ainda conseguiu marcar o golo de honra, mas Martim Ribeiro completou o hat-trick, e deixou o resultado final de 6-1.
Com esta vitória - a 18.ª em 25 jogos esta temporada - os comandados de António Cruz são líderes do campeonato nacional de sub-15, com 18 pontos. O Benfica está em segundo, com 16 pontos, e o Porto fecha o pódio, com 15 (os dois com um jogo a menos). O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de março, diante do Porto, às 11h00, em casa do adversário.
O onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida foi composto por: Guilherme Pinto, Gustavo Peixoto, Gonçalo Gaspar, Samuel Tavares, Rodrigo Relvas, Martim Baptista, Yanick Filipe, António Santos, Martim Ribeiro, Victor Bastianele e Melvin Rosário.
Confira, aqui, um grande golo de João Simões nas camadas jovens do Sporting:
Presidente verde e branco foi surpreendido com a notícia e teve de agir depressa para garantir que a equipa não ficava sem dirigente a meio da época
|
Tal como o Leonino já tinha noticiado, João Pereira, treinador da equipa B do Sporting, e o antigo técnico principal do Clube verde e branco, está de saída de Alvalade. A notícia apanhou Frederico Varandas de surpresa, uma vez que a continuidade do dirigente era o pretendido, mas o Presidente dos leões já escolheu quem será o sucessor.
A estrutura do Sporting está a olhar para João Gião como o substituto de João Pereira. Os leões já estarão mesmo no terreno para alinhavar todos os detalhes, e conseguir assinar contrato com o técnico português o mais rápido possível, uma vez que a equipa de formação verde e branca se encontra em fase decisiva da época.
João Gião é uma cara conhecida de alguns elementos da estrutura do Sporting. Foi adjunto de César Peixoto no Paços de Ferreira e no Moreirense, mas antes trabalhou com Flávio Costa, diretor de scouting dos leões, no Benfica. Cruzou-se também com Ricardo Correia, responsável pelo departamento de coordenação do scouting do futebol de formação, no Lausanne.
Segundo a informação avançada pelo jornal Record, o Sporting ainda não tem, neste momento, a contratação assegurada. No entanto, Frederico Varandas tem pressa para concluir o negócio, e quer tudo assinado já a partir da próxima semana.
Relembrar que João Pereira, antigo treinador da equipa principal, e da equipa B do Sporting (funções que tinha até há pouco tempo) está de saída do Clube, depois de ter aceite proposta para ir orientar a equipa principal do Alanyaspor, da Turquia.
Cube de Alvalade anunciou que assinou novo contrato com médio que chegou ao emblema verde e branco na temporada desportiva de 2023/24
|
É oficial. Vitória Cordeiro assinou contrato de formação com o Sporting. A jovem médio centro de 16 anos chegou ao Clube de Alvalade na época 2023/2024 e tem atuado pela equipa de juniores do Clube de Alvalade. Em conversa com os meios do emblema verde e branco, a jogadora não esconde que está a viver um sonho na carreira.
“Comecei a jogar futebol aos sete anos, no Clube Desportivo e Social da Guarda, a minha cidade, e vim o ano passado para o Sporting. Estou a adorar, é uma experiência incrível e um sonho tornado realidade: o Sporting é o meu Clube do coração e desde sempre sonhei com este momento”, começou por dizer.
A jovem reconhece que esta renovação marca “um momento único” da sua carreira. “Sinto que dei um passo em frente. É um voto de confiança do Clube e significa que podem contar comigo. Vou dar sempre o meu melhor”, assegurou, antes de falar nas suas três grandes referências que tem na equipa principal, orientada por Micael Sequeira - que empatou o último jogo.
“Uma delas é a Ana Borges, que acho que é uma referência para todos pela sua dedicação e tudo o que faz pelo Clube”, destacou. “Também gosto muito da forma de jogar da Brenda Pérez e da Cláudia Neto, com quem me identifico pela garra e por nunca desistir. Quem sabe um dia possa jogar com elas, ou partilhar um treino”, justificou.
Vitória Cordeiro não esconde que o seu grande sonho é estrear-se pela equipa principal: “Quero orgulhar a minha família que tudo fez para que eu pudesse vir para Lisboa. Quem sabe um dia se torne realidade, daqui a uns anos talvez. Vou trabalhar para isso”, disse, deixando uma mensagem aos adeptos: “O vosso apoio é muito importante para nós, ajuda-nos a atingir objectivos grandes. Conta muito para nós quando a bancada está cheia”.
Veja a publicação do Sporting:
Confira a entrevista de Vitória Cordeiro à SportingTV: