
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Extra Sporting
|
Extra Sporting; A polícia foi, esta segunda-feira, dia 25 de março, chamada a uma escola de Alvalade, em Lisboa, devido a uma desordem entre dezenas de pessoas. Segundo a PSP, foi dado um alerta por volta das 14h30 de que um grupo de jovens estaria a provocar desacatos na Escola Secundária Padre António Vieira.
Ao que tudo indica, quando os polícias chegaram à escola já tinham terminado os desacatos, sendo que alguns dos jovens que tentaram entrar dentro da escola não frequentavam aquele estabelecimento de ensino. A PSP indicou ainda que ninguém foi identificado, nem há registo de feridos.
A PSP confirma que recebeu o alerta que lhes foi descrito como uma desordem que envolveu um grupo de 20 a 25 alunos. Testemunhas relatam a existência de um elemento armado com uma shotgun. Os elementos da PSP encontram-se no local a identificar os intervenientes.
Numa mensagem à comunidade escolar, a diretora do agrupamento de escolas de Alvalade, Dina Paulino, esclareceu, à Agência Lusa, que os desacatos verificados foram externos à instituição: "Reafirmamos o nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de todos", começou por referir.
"Mantemos uma comunicação próxima com as autoridades competentes para garantir um ambiente tranquilo e protegido para todos", escreveu ainda a dirigente, que disse querer tranquilizar todos os alunos, pais e encarregados de educação e demais membros da comunidade escolar.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) adiantou, no entanto, que o abalo ocorreu sem causar danos pessoais ou materiais
|
Extra Sporting; Um sismo de magnitude 4,4 na escala de Richter foi sentido, esta segunda-feira, dia 24 de março, com maior intensidade em Albufeira e Faro, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em comunicado, o IPMA adianta que o tremor de terra teve o seu epicentro a cerca de 75 quilómetros a sul de Faro e foi registado pelas 05h18 nas estações da Rede Sísmica do Continente. Este abalo foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Albufeira e Faro
Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como: micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).
A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição". Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, percecionando-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", revela o IPMA.
O sismo foi ainda sentido com menor intensidade no concelho de Loulé, no distrito de Faro. A intensidade máxima IV (moderado) e V (forte) da escala de Mercalli modificada significa que a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos, os carros estacionados balançam, janelas e portas tremem e é sentido fora de casa.
Descoberta está a marcar a atualidade mundial, mas ainda é incerto o impacto que a descoberta vai ter para o futuro e para a região
|
Extra Sporting: Alguns arqueólogos, de nacionalidade italiana e escocesa, alegam ter feito uma descoberta que pode mudar a maneira como o mundo olha para as pirâmides do Egito. Em causa estarão autênticas cidades subterrâneas, escondidas por baixa das super estruturas no Cairo.
Para a descoberta, foram usados radares para mapear as extensas estruturas que se escondem debaixo das Pirâmides do Egipto. Segundo os pesquisadores, trata-se de uma cidade que se estende mais de 1.980 metros debaixo do monumento.
Nicole Ciccolo, porta voz do projeto, alega que foram encontradas várias estruturas significativas, incluindo oito enormes formações semelhantes a pilares enterradas sob a base da Pirâmide de Quéfren.
Esses supostos poços cilíndricos, com 640 metros de profundidade, estarão cercados por caminhos em espiral que levam a duas gigantes câmaras cúbicas: cada uma mede aproximadamente 80 metros. O estudo procura redefinir os limites da análise de dados via satélite e da exploração arqueológica, disse Nicole Ciccolo à imprensa.
A suposta descoberta está, no entanto, a criar discórdia entre os especialistas em arqueologia. O estudo, que ainda não foi revisto por uma terceira parte independente, já foi posto em causa pelo professor Lawrence Conyers, da Universidade do Arizona, especialista em tecnologia arqueológica.
Ciclista esloveno, campeão do mundo e do Tour de France, correu hoje um dos grandes objetivos da temporada depois de um grande 2024
|
Extra Sporting: Correu-se hoje o Milan San Remo, primeiro monumento da época de ciclismo – as cinco provas de um dia mais importantes da temporada. Tadej Pogacar era um dos grandes favoritos, numa das provas que nunca venceu, apesar de já ter tentado por várias vezes.
O esloveno nunca escondeu que a corrida italiana era um dos grandes objetivos da época para 2025, depois de falhar a vitória nos anos anteriores. Mas a verdade é que o filme foi muito parecido com o que aconteceu em 2024.
Depois das primeiras horas de corrida feitas a um ritmo calmo, a Milan San Remo intensificou nos últimos 50 quilómetros, como é normal no monumento italiano. Tadej Pogacar tentou atacar e partir o pelotão várias vezes, sempre marcado de perto por Mathieu Van der Poel, ciclista neerlandês que venceu a prova no ano passado.
Os dois conseguiram isolar-se, juntamente com o ciclista da casa, Filippo Ganna. Tadej Pogacar era o que tinha o sprint menos forte dos três, e tentou várias vezes fazer a diferença para se isolar, sem sucesso. No final, chegaram os três juntos à reta da meta, e tudo se decidiu numa chegada rápida.
Nessa situação de corrida, confirmou-se o favoritismo do neerlandês. Discutivelmente o melhor ciclista de clássicas do mundo, Mathieu Van der Poel bater Pogacar e Ganna, e voltou a vencer a Milan San Remo, e a aumentar um palmarés que é cada vez mais espetacular para o antigo campeão do mundo.