
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A aplicação “Face App”, que, entre outras funcionalidades, permite transformar os rostos das pessoas na versão do sexo oposto, tem inundado as redes de sociais com as imagens mais caricatas. E se todo o plantel do Sporting CP aderisse à aplicação que tem feito sucesso no mundo digital? O Leonino escolheu 12 jogadores dos leões e os resultados são surpreendentes.
Luís Maximiano, Jérémy Mathieu, Eduardo Quaresma, Sebastián Coates, Cristian Borja, Rafael Camacho, Wendel, Marcos Acuña, Luciano Vietto, Jovane Cabral, Andraž Šporar e Ristovski. Foram estas as escolhas da redação do Leonino.
Consegue descobrir quem é quem?
Equipa de Rui Borges quer somar segunda vitória consecutiva no campeonato frente aos cónegos e sabe que, para isso, terá de contar com inspiração no ataque
|
O Sporting recebe o Moreirense, esta sexta-feira, às 20h30, num jogo referente à 30ª jornada da Liga Portugal Betclic, que será arbitrado por Fábio Veríssimo. O Leonino recorda quem são os melhores marcadores do Clube de Alvalade em duelos frente aos cónegos, com Cristiano Ronaldo a integrar a lista.
Bas Dost – O avançado holandês foi um verdadeiro pesadelo para a defesa do Moreirense. Em cinco jogos frente à equipa minhota, o atacante, que representou os leões entre 2016 e 2019, marcou quatro golos, dois deles no mesmo jogo, em agosto de 2018.
Pote – O internacional português – que regressou à competição frente ao Santa Clara, no passado sábado, depois de cinco meses lesionado – soma três remates certeiros em seis partidas realizadas frente ao Moreirense. No primeiro jogo realizado frente aos cónegos, ao serviço do Sporting, em novembro de 2020, assinou um ‘bis’.
Gelson Martins – Em seis encontros diante da equipa de Moreira de Cónegos, o extremo português de 29 anos – atualmente a jogar nos gregos do Olympiacos – marcou também três golos, à semelhança de Pote.
Fredy Montero – O atacante internacional pela Colômbia - que jogou no Sporting entre 2013 e 2016 e, numa segunda passagem, entre 2018 e 2019 - fez igualmente três remates certeiros, em três jogos frente ao Moreirense. Num deles, em abril de 2015, assinou um ‘bis’.
Islam Slimani – O goleador argelino é outro dos nomes da lista com três golos apontados, em quatro encontros frente aos minhotos. No total esteve 360 minutos em campo frente aos cónegos, nas duas passagens pelo Sporting – entre 2013 e 2016 e, mais tarde, em 2022.
Cristiano Ronaldo – O astro português tem muito boas recordações do único jogo que realizou frente ao Moreirense. Foi diante dos cónegos que o atual jogador do Al Nassr se estreou a marcar como futebolista profissional. E logo em dose dupla: no dia sete de outubro de 2002, no antigo Estádio José Alvalade, o atleta formado na Academia de Alcochete bisou frente à formação nortenha.
Encontro entre leões, de Rui Borges, e cónegos de Cristiano Bacci, está marcado para esta sexta-feira, dia 18 de abril, e jogar-se-á às 20h30, em Alvalade
|
Sporting e Moreirense enfrentam-se em duelo válido para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma comandada por Cristiano Bacci está marcado para a próxima sexta-feira, dia 18 de abril, e jogar-se-á às 20h30, no Estádio José Alvalade.
Conheça as cinco principais curiosidades do desafio entre os dois emblemas: 1.ª - Já se realizaram 30 jogos entre as duas equipas, com três vitórias do Moreirense, seis empates e 21 triunfos do Sporting; 2.ª - A equipa de Rui Borges já marca há 14 jogos consecutivos na competição.
3.ª - Da última vez que Cristiano Bacci enfrentou os leões, o técnico perdeu por 3-2 (ao serviço do Boavista); 4.ª - O último confronto entre as duas formações terminou com vitória minhota por 2-1 na jornada 13; 5.ª - Os dois treinadores desse jogo (César Peixoto e João Pereira) já não representam nenhuma das equipas.
Entre os jogadores que lideram as estatísticas das duas equipas no Campeonato Nacional, Francisco Trincão é o jogador mais utilizado (2.519 minutos), sendo que Viktor Gyokeres - que vai estar no onze inicial - é o principal goleador, com 31 tentos na conta pessoal. Do lado dos minhotos, Kewin Silva é o jogador com mais minutos jogados (2.520), sendo que Alanzinho é o principal goleador, com seis golos apontados.
Por esta altura, o Clube de Alvalade é primeiro classificado do Campeonato Nacional, com 69 pontos em 29 jornadas disputadas, em igualdade com o Benfica. Já o Braga é terceiro classificado com 60 pontos, enquanto que o Moreirense é 10.º com 35.
Juiz da Associação de Futebol de Leiria desvaloriza recentes críticas às decisões das últimas semanas e apoia os colegas de profissão
|
As decisões de arbitragem continuam a causar polémica no campeonato português. Na jornada passada, o jogo entre Benfica e Arouca (2-2) ficou marcado pelas críticas dos encarnados ao trabalho do árbitro António Nobre. Esta quinta-feira, Fábio Veríssimo – juiz nomeado para o Sporting - Moreirense – saiu em defesa dos colegas de profissão.
“Não estou a par dessas coisas. Estou sempre solidário com os árbitros”, referiu o juiz da Associação de Futebol de Leiria, em declarações prestadas ao canal televisivo Now, à saída do treino dos árbitros, em Odivelas. Confrontado com o comunicado oficial dos encarnados a criticar a grande penalidade assinalada a favor da equipa arouquense, no Estádio da Luz, Fábio Veríssimo limitou-se a dizer que "isso dos penáltis faz parte do futebol".
Refira-se que António Nobre e Luís Godinho – árbitro e VAR do encontro entre Benfica e Arouca – não efetuaram o treino desta quinta-feira com os restantes colegas, no centro de treinos do Sindicato, em Odivelas. Ambos abandonaram o local antes dos trabalhos no relvado e não prestaram declarações aos jornalistas.
Recorde-se que Fábio Veríssimo é o árbitro nomeado para dirigir o Sporting - Moreirense, encontro referente à 30ª jornada do campeonato, marcado para as 20h30 desta sexta-feira, no Estádio José Alvalade. O juiz da Associação de Futebol de Leiria contará com o auxílio dos assistentes Pedro Martins e Hugo Martins e do quarto árbitro José Rodrigues. Na Cidade do Futebol, estarão Rui Costa, como videoárbitro principal, e Carlos Campos, nas funções de assistente de videoárbitro.
De resto, Fábio Veríssimo é um árbitro de “má memória” para o Sporting. No jogo entre AFS e leões (2-2), disputado a 23 de fevereiro, à passagem dos 78 minutos - com os leões a vencer por 2-1 - Ousmane Diomande viu o segundo amarelo e foi expulso, por uma falta sobre Gustavo Mendonça, deixando a equipa verde e branca a atuar com menos uma unidade nos últimos minutos do desafio.