DIEGO CAPEL: O ESPANHOL ACARINHADO EM TERRAS LUSAS
Espanhol envergou o leão rampante em 143 ocasiões e marcou 16 golos
Duarte Pereira da Silva
Texto
21 de Fevereiro 2020, 10:26
summary_large_image

No “Onde Anda o Leão” desta semana, a escolha da redação do Leonino é Diego Ángel Capel Trinidad. O espanhol vestiu a listada verde e branca por quatro temporadas e, desde cedo, criou uma relação muito especial com os adeptos leoninos.

O canhoto de 32 anos assinou recentemente pelo Birkirkara FC, que atua na primeira divisão de Malta. Em 2018/2019, Capel, como ficou conhecido na massa adepta do Sporting CP, jogou na segunda divisão espanhola, no Extremadura UD, onde realizou 15 partidas e não marcou qualquer golo. Em 2016/2017, esteve no RSC Anderlecht, tendo feito 25 jogos e marcado dois golos. No Genoa FC, em 2015/2016, o espanhol somou 21 jogos pelo clube italiano, mas não conseguiu fazer o gosto ao pé.

Chegou ao Sporting CP em 2011, proveniente do Sevilla FC por uma verba a rondar os 3,5 milhões de euros. A 13 de agosto desse mesmo ano, Capel entrou pela primeira vez no relvado do Estádio José de Alvalade. Corria o minuto 63 da partida frente ao SC Olhanense, quando Domingos Paciência retirou Yannick Djaló do jogo e lançou o internacional espanhol. O Sporting CP acabaria por empatar, a uma bola, diante dos algarvios, mas, certamente, que terá sido um dia que Capel jamais irá esquecer. O primeiro golo do espanhol de leão ao peito aconteceu a 2 de novembro de 2011. A turma de Alvalade deslocou-se a Guimarães para defrontar o Vitória SC e, logo aos oito minutos, Capel fez o único golo do encontro.

Nessa mesmo temporada, o Sporting CP chegou às meias-finais da Liga Europa e só caiu aos pés do Athletic CB. Na primeira mão, em casa, o espanhol apontou o segundo golo da vitória verde e branca, por 2-1, diante dos bascos.

Nas quatro temporadas de leão ao peito, Capel conquistou apenas uma Taça de Portugal, em 2014/2015, mas a ligação que estabeleceu com os adeptos dificilmente será esquecida. O espanhol representou o Sporting CP em 143 jogos e fez o gosto ao pé em 16 ocasiões.

No passado domingo, 16 de fevereiro, Diego Ángel Capel Trinidad celebrou 32 anos e, não por acaso, o Sporting CP, nas suas redes sociais, não deixou passar a data em branco e congratulou o espanhol pelo seu aniversário. Os melhores adeptos do mundo prontamente agradeceram a Capel pela dedicação e emoção com que envergou o leão rampante. O espanhol, que driblava sempre com a cabeça para baixo, não era um sobredotado tecnicamente, mas é um excelente exemplo de que com esforço, dedicação e devoção se pode chegar à glória.

Fotografia de Sporting CP

  Comentários