Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Diego Capel podia ter estado presente na tragédia de Córdova: Ex Sporting conta tudo

Antigo avançado dos leões comentou o desastre ferroviário que aconteceu em Espanha, ao partilhar uma mensagem emotiva nas redes sociais

Após o desastre ferroviário em Adamuz (Córdova), Diego Capel, ex Sporting, que entrou no comboio a seguir, falou nas redes sociais
Após o desastre ferroviário em Adamuz (Córdova), Diego Capel, ex Sporting, que entrou no comboio a seguir, falou nas redes sociais

20 Jan 2026 | 14:22 |

Icon Comentário0

São muitas as histórias que se vão conhecendo na sequência do terrível desastre ferroviário ocorrido em Adamuz (Córdova), Espanha, e que provocou a morte de pelo menos 41 pessoas. Também Diego Capel, ex-futebolista que alinhou no Sporting - onde um figura chave recebeu destaque - e fez a maior parte da carreira em Sevilha, partilhou nas redes sociais uma reflexão na sequência do acidente, ele que seguia no comboio seguinte ao que descarrilou.


Diego Capel: "Só me resta agradecer a Deus"


"Finalmente em casa e com o coração nas mãos depois do grande susto e da tragédia de ontem [domingo]. E agora, depois de ter feito uma reflexão sobre tudo o que vivi só me resta agradecer a Deus.", começou por escrever o espanhol para, horas depois, esclarecer melhor as suas palavras.


"Digam 'amo-te' e abracem toda a gente porque nunca sabemos quando será o último dia. Toda a minha força, solidariedade e pêsames aos familiares de quem foi afetado e dos falecidos. Quero agradecer a todos os meios de comunicação e a todas as pessoas que me contactaram interessados na minha situação. Esclarecer que, felizmente, eu não viajava no comboio implicado no acidente.", destacou.

D. Capel: "Condolências aos familiares e amigos das vítimas"


O ex Sporting lamentou o sucedido: "Não chegámos a Sevilha e o comboio no qual me encontrava teve de voltar para Madrid [o ex-jogador seguia viagem entre a capital e Sevilha]. Lamento se a minha mensagem anterior possa ter gerado algum mal entendido. Reitero o meu agradecimento a todos os que se preocuparam comigo e volto a deixar as minhas condolências aos familiares e amigos das vítimas", esclareceu Diego Capel.

O acidente ocorreu pelas 19:45 de domingo (18:45 em Lisboa), no município de Adamuz, na província de Córdova, e envolveu dois comboios de alta velocidade, um da empresa privada Iryo (que tinha saído de Málaga e tinha como destino Madrid), e outro da empresa pública Renfe (que seguia em sentido contrário, de Madrid para Huelva). O número de mortes já subiu para 41, segundo a agência EFE e 39 feridos continuam hospitalizados, 13 dos quais – um deles menor de idade – estão na Unidade de Cuidados Intensivos.

Diego Capel beija relvado no regresso a Alvalade:


Futebol

Exclusivo Leonino - Pequeno pormenor 'impede' Abel Ferreira de ser novo treinador do Sporting

Apesar de continuar a ser um nome com ligação ao Clube, a sua chegada dependeria de uma conjugação de fatores que, neste momento, não se verifica

Exclusivo Leonino - Abel Ferreira continua a ser um nome apontado ao Sporting, mas a possibilidade é praticamente impossível por causa do salário
Exclusivo Leonino - Abel Ferreira continua a ser um nome apontado ao Sporting, mas a possibilidade é praticamente impossível por causa do salário

27 Set 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Abel Ferreira continua a ser um nome apontado ao Sporting, mas a possibilidade de o treinador regressar a Alvalade é praticamente impossível, sabe o Leonino. O técnico do Palmeiras aufere atualmente um vencimento de 6 milhões de euros líquidos por ano, um valor que coloca o antigo jogador leonino num patamar financeiro muito distante da realidade atual do Clube de Alvalade.


A diferença para o atual treinador dos leões é significativa. Rui Borges renovou recentemente o contrato com o Sporting até 2028 e passou a receber perto de 1 milhão de euros líquidos por temporada. Mesmo com a revisão salarial, o vencimento do técnico leonino continua muito abaixo daquele que é associado ao treinador do Palmeiras.


Para que o cenário Abel ganhasse força, seria necessária uma mudança substancial nas condições atualmente praticadas pelo timoneiro do 'verdão'. O técnico teria de aceitar uma redução salarial muito significativa para se aproximar da realidade do Sporting, algo que, perante os valores envolvidos, não se apresenta neste momento como um cenário realista.


O exemplo de Ruben Amorim ajuda a perceber a dimensão da diferença. Quando deixou Alvalade, em novembro de 2024, o treinador estava num patamar salarial muito inferior ao que passou a auferir no Manchester United: 7,7 milhões de euros anuais no clube inglês, praticamente o triplo do valor que recebia nos leões.

Assim, apesar de Abel continuar a ser um nome com ligação ao Sporting, a sua chegada dependeria de uma conjugação de fatores que, neste momento, torna o cenário particularmente difícil. Tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, em caso de saída de Rui Borges, o alvo dos leões é outro.



Futebol

Atacante que Sporting emprestou marca golaço ao Rio Ave de fora da área (Vídeo)

Único golo surgiu aos 74 minutos; Futebolista aproveitou uma bola perdida e, com um potente remate de pé direito, colocou a bola no ângulo

Matilde Nave, atacante emprestada pelo Sporting, que renovou antes de ser cedida, marcou um golaço ao Rio Ave
Matilde Nave, atacante emprestada pelo Sporting, que renovou antes de ser cedida, marcou um golaço ao Rio Ave

26 Set 2026 | 17:06 |

Icon Comentário0

O Valadares Gaia conquistou este sábado a primeira vitória na Liga BPI, ao bater o Rio Ave por 1-0, na terceira jornada da competição. Depois de duas derrotas nas rondas inaugurais, a equipa gaiense encontrou o caminho dos triunfos graças a um grande golo de Matilde Nave, atacante emprestada pelo Sporting, que renovou antes de ser cedida.


As duas equipas entraram em campo à procura dos primeiros pontos e protagonizaram uma primeira parte equilibrada e intensa. O Valadares teve mais bola e criou a primeira grande ocasião, aos 13 minutos, com Matilde Nave a obrigar Genevieve Crenshaw a uma defesa atenta. O Rio Ave respondeu através de Lauren Smith, mas Erin Seppi também levou a melhor.


O nulo manteve-se até ao intervalo e, no segundo tempo, o Valadares entrou mais determinado. Marta Gestera ficou perto de inaugurar o marcador, enquanto Sara Monteiro evitou que Lauren Smith desse vantagem às vilacondenses, com um corte decisivo.


O único golo surgiu aos 74 minutos. Matilde Nave aproveitou uma bola perdida à entrada da área e, com um potente remate de pé direito, colocou a bola no ângulo superior da baliza, assinando um verdadeiro golaço e garantindo os três pontos para a formação da casa.

O Valadares terminou reduzido a 10 jogadoras depois da expulsão de Tita, aos 89 minutos, mas segurou a vantagem até ao apito final. Com o triunfo, a equipa gaiense passa a somar três pontos e sobe ao 7.º lugar, enquanto o Rio Ave continua sem pontuar.


Veja o golo:


Futebol

St. Juste diz amar o Sporting, mas arrasa Direção dos leões com palavras duras

Defesa central de 29 anos de idade abriu livro sobre a saída de Alvalade e deixou críticas à forma como o processo foi conduzido

St. Juste abriu livro sobre a saída do Sporting e deixou críticas à forma como o processo foi conduzido pela Direção dos leões
St. Juste abriu livro sobre a saída do Sporting e deixou críticas à forma como o processo foi conduzido pela Direção dos leões

26 Set 2026 | 16:03 |

Icon Comentário0

Jeremiah St. Juste deixou o Sporting em janeiro, rumo ao Feyenoord, a custo zero, depois de uma passagem marcada por vários problemas físicos. Agora, o defesa central abriu o livro sobre a saída de Alvalade e deixou críticas à forma como o processo foi conduzido.


“Aquele clube está no meu coração, apesar de tudo, e eu estou grato àquelas pessoas. É, simplesmente, uma pena muito grande que as coisas tenham acabado como acabaram”, começou por dizer o jogador de 29 anos, que não esconde o carinho pelo emblema leonino apesar do desfecho da sua passagem por Lisboa.


“Coisas deste tipo acontecem em quase todo o lado, quando o futebol se torna num negócio e interesses particulares entram em jogo. Se tu és esse negócio, é difícil separá-lo da pessoa. Quando toca ao negócio, ao dinheiro, tens de separar uma coisa que não pode ser separada: o futebolista e o ser humano”, explicou, numa entrevista à revista neerlandesa Voetbal International.


J. St. Juste: "Os clubes têm dificuldades em dar as más notícias cara a cara. Ainda que isso seja exatamente aquilo de que todos os jogadores precisam: apenas honestidade"

O atleta deixou depois uma crítica mais direta à forma como os clubes comunicam decisões difíceis aos jogadores: “E, quando isso acontece... É, provavelmente, por isso que, por vezes, os clubes têm dificuldades em dar as más notícias cara a cara. Ainda que isso seja exatamente aquilo de que todos os jogadores precisam: apenas honestidade. Eventualmente, a dor desvanece”, afirmou.


Apesar do final conturbado, St. Juste mantém uma ligação ao Sporting. “É por isso que também gosto de visitar Lisboa. Os meus filhos têm amigos lá”, revelou o defesa, que procura agora relançar a carreira no Feyenoord depois de três temporadas e meia nos leões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Amorim pede ao diretor desportivo do Milan para contratar titular do Sporting em janeiro
Futebol

Amorim pede ao diretor desportivo do Milan para contratar titular do Sporting em janeiro

26 Set 2026 | 13:55

Icon Comentário0
Bernardo Ribeiro goza forte e feio com Palhinha após assobios em Alvalade
Futebol

Bernardo Ribeiro goza forte e feio com Palhinha após assobios em Alvalade

26 Set 2026 | 13:28

Icon Comentário0
Fresneda é baixa; Ala do Sporting foi para a seleção, mas ouviu o que não queria
Futebol

Fresneda é baixa; Ala do Sporting foi para a seleção, mas ouviu o que não queria

26 Set 2026 | 13:01

Icon Comentário0