Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Dário Essugo é um dos melhores médios defensivos sub-21 do Mundo. O jogador emprestado pelo Sporting ao Las Palmas tem feito uma temporada de destaque, o que lhe vale o oitavo lugar num top-10 de uma prestigiada tabela, levada a cabo pelo CIES - Observatório do Futebol, partilhada na última quinta-feira, 26 de dezembro.
De acordo com o estudo realizado, o português surge com uma pontuação média de 80,1 e fica lado a lado com nomes de grandes promessas do futebol europeu, como é o caso de Rico Lewis, comandado de Pep Guardiola no Manchester City, que surge no segundo lugar (85,9). A primeira posição é ocupada por Warren Zaïre-Emery (86,4), enquanto Carlos Baleba (85,8) fecha o pódio.
As exibições do médio cedido pelos verdes e brancos têm dado aso ao interesse de grandes tubarões europeus, mas sobretudo a um 'duelo de titãs' em Espanha: Real Madrid e Barcelona são dois dos clubes que seguem atentamente Essugo por esta altura.
A cedência de Dário Essugo para o Las Palmas aconteceu nos últimos momentos do mercado de transferências do verão de 2024. No clube das Canárias, o médio rapidamente conquistou um lugar de destaque, tornando-se uma das principais referências da equipa, tendo já participado em 12 encontros na La Liga, somando 956 minutos e um golo marcado.
Dário Essugo estreou-se pela equipa principal do Sporting a 20 de março de 2021, numa vitória frente ao Vitória de Guimarães. Na altura, com apenas 16 anos, entrou aos 84 minutos para substituir João Mário, num jogo que marcou o início da sua carreira como profissional. Desde essa data, o jovem médio somou 25 jogos pela equipa principal do Sporting, tendo conquistado dois Campeonatos Nacionais, em 2020/21 e 2023/24.
Essugo brilha na liga espanhola:
Após saída de João Pereira, Clube de Alvalade tentou contratar outro treinador assumir comando dos leões; Escolha acabou por recair sobre Rui Borges
|
0Abel Ferreira foi a primeira opção para o cargo de treinador do Sporting, mas o atual técnico do Palmeiras não se mostrou interessado no convite de Frederico Varandas, uma vez que está focado em disputar o Mundial de Clubes no próximo verão ao serviço do clube brasileiro.
A informação foi avançada pela ESPN Brasil, esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, que refere que o treinador português não se prolongou nas conversas com os leões. O Clube de Alvalade terá ainda oferecido um salário muito inferior ao ex-leão, o que inviabilizou o negócio.
Além do mais, Abel Ferreira não pretende regressar tão cedo a Portugal. De resto, o antigo jogador e técnico no emblema leonino pode renovar o contrato com o 'verdão', que originalmente terminaria no final de 2025. Leila Pereira, presidente do clube paulista, pretende prolongar o vínculo até 2027.
Desta forma, Rui Borges foi a escolha da SAD e assinou um vínculo válido até ao dia 30 de junho de 2026, prorrogável até 30 de junho de 2027, ou seja, duas temporadas e meia, com o último ano de cariz opcional. O Sporting pagou mais de 4 milhões de euros pela sua contratação a meio da temporada: 4.1M.
O primeiro jogo de Rui Borges no Sporting está marcado já para o próximo domingo, dia 29 de dezembro, o último deste ano civil. Os leões recebem o Benfica, em partida válida para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.
Novo treinador dos leões vai estrear-se no banco do Clube de Alvalade no dérbi frente ao Benfica, a contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
0Gonçalo Franco, médio do Swansea City que foi orientado por Rui Borges no Moreirense, deixa rasgados elogios ao novo treinador do Clube de Alvalade. O jogador de 24 anos refere não estar surpreendido com a evolução do treinador de 43 anos e que o mesmo merece este novo passo na carreira.
"Ao longo da última época, fui-me apercebendo de que ele chegaria muito rapidamente onde chegou agora. Merece-o pelo seu trabalho e pela equipa técnica, que é fantástica, super-amiga dos jogadores e muito transparente nas ideias que passa. Conseguiu criar uma ligação saudável connosco, o que ajudava durante a semana. O resultado foi uma época muito boa", começou por dizer.
"Os resultados falam por si. Ele estava a fazer uma época espetacular no Vitória, que só ficou atrás do Chelsea na fase de liga da Liga Conferência, e agora dá este passo. Estou muito feliz pelo ‘mister’. É uma coisa que acabaria por acontecer naturalmente. Merece e trabalha para isso", atirou Gonçalo Franco.
"O Rui Borges dá a cara e toma as decisões, mas a equipa técnica é um pouco igual a si. A transparência que passa para os atletas é fundamental e foi um ponto-chave para que o Moreirense tivesse sucesso numa época fantástica, em que todos saíram valorizados (...) Percebemos muito bem a ideia do ‘mister’, que é difícil de contrariar, mas muito fácil de entender para os atletas. Jogávamos sempre em ‘4-3-3’, mas, numa primeira fase de pressão, o número ‘10’ juntava-se ao ponta de lança e ficávamos em ‘4-4-2’. Havia muita qualidade no plantel e também nos adaptávamos ao adversário".
"O Rui Borges dá um papel fundamental aos médios nas fases defensiva e ofensiva. Eu, o Ofori e o Alanzinho já nos conhecíamos muito bem, porque tínhamos jogado juntos na II Liga e a nossa relação era ótima dentro e fora do campo (...) Vai chegar lá e tentar retirar o máximo de pressão que os atletas têm tido nestas últimas semanas, pedindo que se divirtam em campo, mas com responsabilidade. Com o tempo, começará a mudar as peças e a aplicar as suas ideias, mas não vai mudar muito para o primeiro jogo, pois criaria ainda mais confusão nos jogadores", rematou Gonçalo Franco.
Central do Clube de Alvalade juntou-se ao futebolista encarnado; Dupla foi foi protagonista de uma ação solidária que aconteceu em Lisboa
|
0Eduardo Quaresma e Tomás Araújo foram protagonistas de uma ação solidária que juntou Sporting e Benfica, antes de a rivalidade entrar em campo, este domingo, no dérbi. Os defesas centrais visitaram o serviço de pediatria do Instituto Português de Oncologia (IPO) Francisco Gentil, em Lisboa.
A dupla distribuiu sorrisos e batas hospitalares feitas a partir de camisolas oficiais de clubes da Liga às crianças que se encontram internadas: "Foi muito importante esta experiência, também para percebermos que o futebol não é a coisa mais importante que existe. Há muitas pessoas que atravessam outro tipo de dificuldades, e foi excelente o Sporting e o Benfica associarem-se a esta ação em que o mais importante foi poder ver meninos a sorrir por verem jogadores dos seus clubes favoritos", começou por dizer o jogador do Clube de Alvalade.
"Este tipo de experiências faz-nos ver que as rivalidades só existem mesmo dentro das quatro linhas. Conheço o Tomás há muito tempo e somos rivais quando jogamos um contra o outro, mas, fora de campo, somos amigos e falamos. Por isso, acho que é muito importante a Liga e a Fundação terem esta iniciativa de juntar clubes rivais, para que as pessoas possam ver outra perspetiva", referiu.
Esta época, Eduardo Quaresma - avaliado em 14 milhões de euros – já soma 13 partidas, contabilizando 845 minutos, ainda sem qualquer golo ou assistência. O defesa ainda procura agora pegar de estaca no onze de Rui Borges, mas as lesões travam a sua consolidação nas opções iniciais.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 29 de dezembro, precisamente frente ao Benfica, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Veja as imagens: