
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Chelsea - Fluminense terminou com vitória inglesa por 2-0, e carimbou o acesso dos blues à final do Mundial de Clubes. Na primeira meia-final da competição, a última equipa não europeia em prova ficou pelo caminho, e os campeões da Liga Conferência vão disputar o jogo decisivo.
Destacar, em primeira instância, a ausência de jogadores com ligação ao Sporting em campo. No lado do Chelsea, Dários Essugo, que está com a equipa nos Estados Unidos, ficou de fora da ficha de jogo escolhida por Enzo Maresca. No Fluminense, o alvo dos leões, Jhon Arias, jogou de início.
Em relação à partida, o jogo começou muito melhor para o Chelsea. Os blues entraram mais ameaçadores, e chegaram ao primeiro golo da partida aos 18 minutos, quando João Pedro, ex-Brighton que também passou pelo Fluminense, assinou um grande remate. No primeiro tempo, o árbitro ainda chegou a assinalar penálti a favor dos brasileiros, mas a decisão foi revertida pelo VAR e o jogo foi para o descanso com a vantagem mínima dos ingleses.
Na etapa complementar, a superioridade do Chelsea foi notória. Os blues controlaram o encontro, e conseguiram dobrar a vantagem à passagem do minuto 56, quando João Pedro assinou outro grande momento, depois de passo de Enzo Fernandez. O Fluminense não conseguiu reagir à desvantagem de dois golos, e foi com esse resultado que o encontro chegou ao fim.
Com esta vitória, o Chelsea, do ex Sporting Dário Essugo, consegue atingir a final do Mundial de Clubes, na primeira edição do novo formato da competição da FIFA. A segunda meia-final da prova disputa-se entre PSG e Real Madrid, na próxima quarta-feira, 9 de julho. Caso os franceses se apurem, pelo menos um antigo jogador verde e branco vai levantar o troféu.
Atletas mostraram boa disposição e mostraram alguns dos seus festejos de golo que planeiam fazer no Estádio José de Alvalade
|
O Sporting realizou a sessão fotográfica do seu equipamento principal para a temporada 2025/26, onde muitos dos jogadores do plantel de Rui Borges saltaram à vista, como foram os casos de Hidemasa Morita, Jeremiah St. Juste, Giorgi Kochorashvili e Nuno Santos. Quem não esteve presente nos registos foi Viktor Gyokeres, que planeia sair de Alvalade.
Nas fotos partilhadas no Instagram oficial dos leões, o médio nipónico e defesa neerlandês foram dois dos nomes mais requisitados pelos adeptos. Em ambos os casos, os atletas estiveram apontados à porta de saída por motivos diferentes: Morita dava indícios que não iria renovar contrato, enquanto a direção de Frederico Varandas procurava livrar-se das dores de cabeça causadas pelas lesões de St. Juste.
Outro nome que marcou presença na sessão fotográfica da nova Listada verde e branca foi Kochorashvili. O internacional georgiano é reforço para esta nova temporada e mostrou o seu icónico festejo, inspirado no super-herói Capitão América, que promete causar furor à massa associativa Sportinguista.
Para além dos já mencionados, Nuno Santos foi um dos preferidos dos adeptos no Instagram dos leões. Ao que tudo indica, os fãs tinham saudades de ver o canhoto a vestir a camisola do Sporting, algo que não faz de forma oficial desde outubro de 2024 e se viu forçado a deixar temporariamente os relvados.
No papel de ausentes, o destaque vai para Viktor Gyokeres, Geovany Quenda e Conrad Harder. O sueco não tem intenções de continuar a jogar em Alvalade, tendo já comunicado esse desejo a Frederico Varandas. No caso dos jovens português e dinamarquês, os dois atletas têm permissão para se apresentar aos trabalhos mais tarde, depois de participarem no Campeonato da Europa Sub-21.
Jogador que fez a sua formação no emblema verde e branco prestou declarações, recentemente, onde falou dos próximos desafios na época que se avizinha
|
José Silva mostra-se muito confiante para a época que se avizinha. O médio da equipa B do Sporting falou aos meios oficiais do Clube de Alvalade, e perspetivou a próxima temporada, depois de um último ano complicado em que lidou com algumas lesões.
José Silva: "Será uma pré-época, se calhar, um pouco diferente, porque venho a recuperar de lesão"
"Estamos com uma sensação boa. Sinto que a equipa está confiante, em busca do mesmo objetivo. Será uma pré-época, se calhar, um pouco diferente, porque venho a recuperar de lesão. Tenho recuperado bem, tenho estado com a equipa médica, que me tem ajudado bastante, a equipa técnica e os colegas nunca me deixam ir abaixo. Hoje voltei, voltei bem. Tenho sentido o grupo forte, unido e isso é que é preciso", começou por explicar José Silva - que não marcou nos festejos do bicampeonato leonino.
Relembrar que a equipa B do Sporting conseguiu, na última temporada, o regresso à Liga 2. Os jovens leões passaram várias épocas no terceiro escalão do futebol português, mas o segundo lugar na Liga 3 valeu a subida de divisão, e a entrada num campeonato mais competitivo. José Silva vê essa mudança com bons olhos.
José Silva: "É um contexto diferente. É uma liga mais desafiante, mais experiente, mas estamos cientes das dificuldades"
Antes, abordou o período de férias a que os jogadores tiveram direito, e que terminou recentemente: "Depois de uma época feliz mas difícil foi bom ter férias para relaxar a cabeça, estar com a família e recuperar as minhas energias para recuperar da minha lesão".
"Depois de momentos felizes e momentos menos bons é claro que se fica mais preparado. Sinto que estou mais preparado agora, pronto a encarar novos desafios. É um contexto diferente. É uma liga mais desafiante, mais experiente, mas estamos cientes das dificuldades e vamos encará-la da melhor maneira. Estamos com fome de vencer, o grupo está feliz, está unido e queremos dar sempre o melhor, independentemente do resultado", terminou José Silva, médio da equipa B do Sporting.
Técnico da equipa verde e branca teve uma época negativa em 2024/25, mas quer reagir e aparecer mais forte do que nunca na nova temporada
|
Micael Sequeira está muito confiante para a próxima temporada. O treinador principal da equipa de futebol feminino do Sporting falou com os meios oficiais do Clube de Alvalade, e perspetivou a época que se avizinha, em que quer voltar a conquistar títulos, apesar da autêntica revolução que aconteceu no plantel verde e branco.
Micael Sequeira: "As expectativas são muito boas e as ambições muito altas"
O treinador verde e branco começou por comentar o regresso aos treinos, antes de destacar a ambição com que a equipa ataca a nova temporada: "Tem sido muito bom, com um ambiente muito positivo e cheio de energia. Isso deixa-nos bastante entusiasmados para esta nova etapa".
"As expectativas são muito boas e as ambições muito altas. Vamos ser um grupo muito motivado, queremos ganhar tudo o que temos para ganhar. Agora, é cimentar essa mentalidade forte no dia-a-dia, nos treinos. Representar o Sporting CP obriga a jogar sempre para ganhar", explicou, de seguida, Micael Sequeira.
Micael Sequeira: "Queremos ganhar tudo o que temos para ganhar"
O técnico do Sporting falou com clareza em relação aos objetivos do próximo ano: "Queremos ganhar e acredito muito que podemos fazê-lo. A minha crença é muito grande. Estou muito motivado e crente de que vamos conseguir criar uma grande equipa e trazer os títulos que queremos".
Por último, o treinador português falou das muitas mudanças no plantel: "É um processo normal. Sempre que há o final de uma época e o início de outra, acontece uma reestruturação. Acredito que o fizemos com muito cuidado e ponderação. Criámos uma equipa forte a vários níveis e vamos formar um grupo muito competitivo".