
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Chelsea conquistou o Mundial de Clubes depois de bater, por 3-0, o PSG, no último domingo, dia 13 de julho. Dário Essugo, jogador formado no Sporting, acabou por não ser opção neste encontro, mas garantiu a entrada de um novo troféu diretamente para o seu palmarés, tornando-se o primeiro médio português a vencer o novo formato.
No que toca ao encontro, Cole Palmer (22' e 29') e João Pedro (43') aproveitaram as falhas defensivas do adversário e resolveram a partida ainda na primeira metade. Do lado dos franceses, destaque para a titularidade já habitual de Nuno Mendes, que disputou os 90 minutos da partida.
A realidade é que, aos 20 anos, Essugo tem um palmarés 'peculiar'. Venceu três vezes o campeonato nacional pelo Sporting e, agora, o tão conceituado título de clubes, pela formação inglesa - sendo que, no total destas quatro conquistas, o médio tem apenas 89 minutos na soma de todas essas competições.
Mais curioso ainda é que, nas mesmas temporadas em que acaba por fazer parte das conquistas referidas, Essugo desceu de divisão por duas vezes: primeiro no empréstimo ao Chaves (23/24) e, na última temporada, pelo Las Palmas, em Espanha.
Vale recordar que o Sporting vendeu Dário Essugo ao Chelsea, por uma verba a rondar os 22 milhões de euros. Após vários anos em Alvalade, o médio despediu-se dos verdes e brancos com três Campeonatos Nacionais conquistados (2020/21, 2023/24 e 2024/25).
Especialista em notícias relacionadas com o mercado de transferências deixou claras as intenções do jogador do Clube de Alvalade neste defeso
|
Viktor Gyokeres terá negado ouvir qualquer proposta vinda da Arábia Saudita durante a reta final da última temporada e até agora, na abertura do mercado de transferências. O internacional sueco já estava decidido quanto à sua ida para o Arsenal.
A revelação foi feita por Fabrizio Romano, especialista em notícias relacionadas com o defeso, que ainda adianta que o goleador do Sporting não estava sequer interessado nas mais-valias que o Médio Oriente lhe podia trazer: ou seja, um salário muito mais chorudo que aquele oferecido pelos gunners.
Vale lembrar que o Al Nassr era mesmo o nome forte dos saudistas interessados na contratação do goleador sueco, com o objetivo de o juntar a Cristiano Ronaldo na frente de ataque para a nova temporada. No entanto, Gyokeres já tem, por esta altura, praticamente tudo acertado para ingressar na Premier League.
O Arsenal vai pagar 63 milhões de euros fixos ao Sporting, sendo que, a esta verba, podem ainda acrescer 10 milhões em variáveis pelo goleador de 27 anos de idade, que está neste momento sob alçada disciplinar por parte do Clube de Alvalade, uma vez que falhou o regresso aos trabalhos.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Confira a publicação:
Internacional grego é um dos alvos prioritários de Rui Borges neste mercado de transferências, mas o negócio não tem sido facilitado para os verdes e brancos
|
O Sporting ainda não desistiu da contratação de Georgios Vagiannidis. Apesar de o Panathinaikos estar a dificultar as investidas as estrutura verde e branca pelo jogador, as negociações deverão continuar, uma vez que Rui Borges tem bem assente que gostaria de contar com os serviços do internacional grego.
Por esta altura, o maior entrave que os responsáveis leoninos têm vindo a encontrar passa mesmo pelo valor de mercado do lateral, do qual o emblema da Grécia não pretende abrir mão, revela o jornal O Jogo. Ainda assim, as investidas verdes e brancas não deverão parar, pelo menos para já - tanto que o Sporting assistiu ao particular dos gregos frente ao Braga, de forma a observar o jogador.
Ainda assim, Rui Borges tem alguma 'pressa' na contratação de Vagiannidis. O treinador dos bicampeões nacionais gostaria de contar com o jogador ainda no estágio do Algarve, com o objetivo de que o mesmo pudesse aturar contra o Celtic e o Sunderland, de modo a entrar nas rotinas do restante plantel e estar disponível para a Supertaça, a 31 de julho, frente ao Benfica.
O Sporting, por sua vez, vai estudando alternativas à contratação do internacional grego. Reforçar a posição de defesa lateral-direito é um desejo de Rui Borges praticamente desde que chegou ao Clube de Alvalade, e os leões também avançaram por Alberto Costa recentemente, outros dos alvos ainda em conversas para a temporada que se avizinha.
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis - avaliado em 8 milhões de euros - somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Internacional sueco tem a sua transferência para a Premier League praticamente fechada, mas é o seu recente comportamento que tem gerado críticas
|
José Dias Ferreira comentou a novela que se tem criado em torno da transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal. Com a saída do internacional sueco do Sporting praticamente fechada - com os próprios agentes a viajarem para Londres -, o antigo dirigente dos verdes e brancos vincou algumas críticas ao comportamento do jogador durante os mais recentes desenvolvimentos e à pressão para deixar Alvalade.
Dias Ferreira e saída de Gyokeres do Sporting: "Está claramente a ser mal aconselhado"
"Não tenho um estado de alma para definir esta 'novela'. Não consigo falar em ingratidão, mas sim em tristeza. Pela minha experiência, até entendia se fosse um jogador sul-americano, mas não é o caso. Acho estranho alguém com mentalidade sueca ir na conversa dos empresários. Está claramente a ser mal aconselhado", começou por dizer, em declarações ao Desporto ao Minuto.
De seguida, Dias Ferreira sublinhou a importância de Frederico Varandas neste processo: "O Gyokeres e o seu empresário deviam era agradecer a Frederico Varandas. O Sporting está a fazer um 'desconto' de 30 milhões para satisfazer os desejos de um jogador e ainda estão a fazer 'guerra'? O Arsenal quer o atleta e tem de apresentar os valores pretendidos. O Sporting tem uma posição correta e não deve e nem pode abdicar dos seus princípios. As pessoas passam, mas os clubes permanecem.
Arsenal? Dias Ferreira atira: "Que venha o dinheiro e que vá embora"
"Está a limitar a sua escolha. Na minha opinião, é uma má decisão porque ele já esteve lá. Vão me dizer que não é o mesmo jogador, mas os ingleses não são estúpidos. Não falta dinheiro em Inglaterra. Olhando para as características do Viktor, o futebol italiano ou o espanhol seriam mais adequados. Cairia quem nem uma 'ginja' no Atlético de Madrid ou Real Madrid, mas ele só quer jogar em Inglaterra. A imagem dele junto dos adeptos do Sporting está beliscada. Que venha o dinheiro e que vá embora!", atirou ainda, ressalvando a sua insatisfação com Gyokeres nesta reta final.
O Arsenal vai pagar 63 milhões de euros fixos ao Sporting, sendo que, a esta verba, podem ainda acrescer 10 milhões em variáveis pelo goleador de 27 anos de idade, que está neste momento sob alçada disciplinar por parte do Clube de Alvalade, uma vez que falhou o regresso aos trabalhos.