Futebol
Sonho de Fresneda sai caro ao Sporting: fatura pode chegar aos 500 mil euros
25 Set 2026 | 09:21
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
28 Jun 2025 | 18:47 |
Dário Essugo, médio português formado no Sporting e atualmente ao serviço do Chelsea, está prestes a enfrentar o Benfica no Mundial de Clubes. Este sábado, dia 28 de junho, às 21h00, o jovem de 20 anos admitiu que, se ganhar, vai sentir um sabor especial.
Em conferência de imprensa, o internacional sub-21 português garantiu que está totalmente concentrado em ajudar os blues a seguirem em frente na prova: "O jogo com o Benfica vai ser difícil, o Benfica é uma grande equipa, mas nós vamos dar tudo para conseguir levar este jogo para a próxima eliminatória", começou por dizer.
Dário Essugo e o duelo com o Benfica: "Dá sempre um gostinho"
Confrontado com a questão sobre se ganhar ao Benfica lhe dá um saborzinho extra por causa do passado verde e branco — Essugo não esconde a ansiedade: "É uma pergunta difícil, mas dá sempre um gostinho. O nosso foco é ganhar o jogo, seja o Benfica ou outra equipa".
Dário Essugo: "O Benfica defende muito bem, tem uma boa organização defensiva"
Ainda assim, não deixou de mostrar que estudou bem o adversário: "O Benfica defende muito bem, tem uma boa organização defensiva, mas o ponto forte são as transições ofensivas. Têm jogadores muito rápidos na frente, mas não falámos com Enzo Fernández sobre o Benfica", terminou.
Vale recordar que o Sporting vendeu Dário Essugo ao Chelsea, por uma verba a rondar os 22 milhões de euros. Após vários anos em Alvalade, o médio despediu-se dos verdes e brancos com três Campeonatos Nacionais conquistados (2020/21, 2023/24 e 2024/25).
Futebolista dos verdes e brancos chegou a estar associado ao emblema culé no último mercado e diretor desportivo reagiu à possibilidade
25 Set 2026 | 11:50 |
Luis Suárez voltou a ser associado ao Barcelona. Deco, atual diretor desportivo do emblema catalão, foi questionado sobre o alegado interesse no avançado do Sporting e, embora tenha evitado entrar em detalhes, também não afastou o nome do colombiano.
À margem do Portugal Football Summit, o antigo internacional português foi confrontado com as notícias que colocaram Luis Suárez e Vangelis Pavlidis, do Benfica, na órbita do Barcelona. Deco recusou confirmar qualquer abordagem concreta, limitando-se a explicar que é normal o clube “olhar para os bons jogadores”.
A resposta mantém, assim, o futuro do 'camisola 97' do Sporting em aberto no que diz respeito ao interesse catalão. Suárez é uma das principais referências ofensivas da equipa de Rui Borges e tem assumido protagonismo no ataque leonino neste arranque de temporada.
O internacional colombiano ganhou novamente a condição de primeira opção para a frente de ataque, depois de um início em que dividiu protagonismo com Fotis Ioannidis. O rendimento do avançado continua, por isso, a chamar atenções fora de Portugal.
Vale lembrar que este alegado interesse em Luis Suárez surgiu no decorrer do último mercado de verão, mas acabou por ser negado rapidamente pela imprensa nacional. Ainda assim, os recentes meses do avançado em Alvalade foram um turbilhão.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo a 9 de outubro, em partida válida para a oitava jornada da Liga Portugal Betclic, no Minho
25 Set 2026 | 11:17 |
João Simões está muito perto de regressar à competição pela equipa principal do Sporting. Quase seis meses depois da última utilização, o médio de 19 anos encontra-se totalmente recuperado e deverá somar minutos na deslocação ao terreno do Braga, marcada para 9 de outubro.
O novo 'camisola 8' já trabalha a 100% às ordens de Rui Borges e esteve mesmo no banco no empate frente ao Arouca, embora não tenha sido utilizado. O próximo passo deverá ser o regresso efetivo aos relvados pela formação principal.
A última aparição aconteceu a 15 de abril, no empate sem golos diante do Arsenal, na Liga dos Campeões. Depois desse encontro, o quinto metatarso do pé direito voltou a ceder, problema semelhante ao que já tinha sofrido em fevereiro de 2025 frente ao Dortmund.
João Simões foi novamente submetido a uma intervenção cirúrgica e o Sporting decidiu não acelerar qualquer etapa da recuperação, mesmo sabendo que o jovem falharia toda a pré-época. Depois de ultrapassado o problema, seguiu-se um período destinado a recuperar os índices físicos necessários para um jogador habituado a atuar em alta intensidade.
O médio já voltou entretanto à competição pelo Sporting B, entrando aos 63 minutos da derrota por 2-1 diante do Lusitânia de Lourosa, a 14 de setembro. Nesse encontro, esteve inclusive perto de marcar de cabeça na sequência de um livre.
O regresso de João Simões representa também uma solução importante para um meio-campo profundamente transformado durante o verão. Hjulmand, Morita, Daniel Bragança e Kochorashvili deixaram Alvalade, enquanto Altimira, Doumbia, Silas Andersen e Pedro Lima chegaram para o setor.
Treinador dos verdes e brancos tem aproveitado a pausa internacional para rever as dificuldades neste arranque de temporada desportiva
25 Set 2026 | 10:42 |
Rui Borges tem aproveitado a pausa para as seleções para fazer uma análise profunda ao arranque de temporada do Sporting. O treinador reviu os oito encontros oficiais já disputados pelos leões, procurando identificar os problemas que têm impedido a equipa de apresentar maior consistência.
Segundo o jornal ‘O Jogo’, o técnico chegou à conclusão de que a falta de automatismos é uma das principais dificuldades neste momento. O Sporting soma cinco vitórias e três empates, mas tem apresentado oscilações que Rui Borges relaciona também com a profunda transformação sofrida pelo plantel durante o último mercado.
O meio-campo foi uma das zonas mais afetadas pela mudança. Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Francisco Trincão deixaram Alvalade, enquanto Sergi Altimira, Issa Doumbia e Rodrigo Zalazar chegaram para assumir papéis importantes numa estrutura que ainda procura criar novas rotinas.
A pausa internacional, contudo, não permite trabalhar essa sintonia em pleno. Altimira permaneceu em Alcochete, mas Doumbia e Zalazar estão ao serviço das seleções de Itália e Uruguai, respetivamente. Rui Borges acredita, ainda assim, que a melhoria surgirá com o tempo e com o aumento das rotinas entre os novos elementos.
Todas as atenções estão agora direcionadas para a deslocação a Braga, marcada para 9 de outubro. O Sporting ocupa o terceiro lugar da Liga, com 15 pontos, seis atrás do líder Porto e um do Benfica, pelo que uma resposta positiva no Minho assume particular importância para evitar novo atraso na luta pelo título.