Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
24 Dez 2023 | 10:06 |
Sporting venceu, no passado sábado, dia 23 de dezembro, o Tondela por 2-1, em jogo válido para o segundo encontro da fase de grupos da Allianz Cup. Daniel Bragança (17′) e Paulinho (32′) fizeram os golos. No caso do 'camisola 20', foi mais um para a conta pessoal, que não para de crescer.
Com o remate certeiro, o português consolidou-se como melhor marcador da competição, com 21 golos em 36 partidas. Tozé Marreco - atualmente treinador dos beirões - (12 em 25) e Liedson, antigo avançado dos verdes e brancos (11 em 13), completam o pódio.
Além dos números pessoais, a principal diferença do canhoto para os adversários é o número de conquistas: Paulinho venceu a Taça da Liga em duas ocasiões enquanto os pontas de lança acima mencionados nunca levantaram o troféu.
Paulinho ingressou no Sporting, proveniente do Braga, numa transferência a rondar os 16 milhões de euros, tornando-se, até à entrada de Viktor Gyokeres, como a contratação mais cara de sempre do Clube de Alvalade. De verde e branco, Paulinho já venceu um Campeonato Nacional, uma Supertaça e duas Taças da Liga.
Esta temporada, o avançado canhoto já foi decisivo em várias partidas, tendo tido um arranque de época em grande nível. De momento, soma dez golos e um passe certeiro para os companheiros, em 22 jogos disputados – cerca de 1.184 minutos.
Acordo entre os clubes está fechado e atleta deverá viajar nos próximos dias para realizar os habituais exames médicos e assinar contrato
29 Ago 2026 | 17:17 |
O Flamengo, orientado pelo treinador português Leonardo Jardim, vai encaixar 12 milhões de euros com a saída de Gonzalo Plata, antigo jogador do Sporting. O extremo está de partida do emblema brasileiro e deverá prosseguir a carreira no Dínamo Moscovo, da Rússia.
Segundo o jornalista César Luis Merlo, o acordo entre os clubes está fechado e o atleta deverá viajar nos próximos dias para realizar os habituais exames médicos e assinar contrato com o novo clube. A transferência representa um encaixe significativo para o 'megão'.
O internacional equatoriano vinha sendo bastante elogiado pelo técnico, que reconhecia as qualidades e o talento do jogador. Apesar disso, Plata não continuará no plantel rubro-negro e prepara-se agora para abraçar um novo desafio no futebol europeu.
Em 2026, o extremo participou em 29 jogos pelo Flamengo, incluindo a presença no Mundial, tendo contribuído com dois golos e quatro assistências. Os números surgem antes da mudança para o futebol russo, numa transferência que permitirá ao clube brasileiro recuperar um valor considerável com o jogador.
Gonzalo Plata, atualmente com 25 anos, conhece bem o futebol português, uma vez que representou o Sporting entre 2018 e 2021. Formado no Independiente del Valle, o esquerdino passou ainda por Valladolid e Al Sadd antes de chegar ao Rio de Janeiro, onde agora encerra a sua passagem. Por outro lado, Bidu, ex Flamengo, foi anunciado nos leões.
Leões sofreram uma alteração inesperada no calendário e o duelo da quinta jornada do campeonato nacional terá agora novas coordenadas
29 Ago 2026 | 16:39 |
O Sporting vai ter de ajustar os planos para a quinta jornada da Liga Portugal Betclic, depois de ter sido oficializada uma alteração no calendário. O encontro diante do Nacional estava inicialmente previsto para sexta-feira, mas a Liga Portugal confirmou entretanto uma mudança.
A partida entre Sporting e Nacional estava agendada para o dia 4 de setembro, sexta-feira, com início marcado para as 20h15. No entanto, o calendário dos verdes e brancos sofreu uma alteração depois de ser conhecido o programa da fase de liga da Liga dos Campeões, competição na qual os leões terá igualmente uma agenda exigente.
De acordo com a nota divulgada pela Liga Portugal, a alteração aconteceu "por acordo das Sociedades Desportivas e obtida a anuência do Operador Televisivo". Desta forma, o encontro referente à quinta jornada da Liga Portugal Betclic deixa de estar marcado para sexta-feira e passa a realizar-se no dia seguinte, sábado, 5 de setembro.
A mudança representa assim mais um ajuste no calendário leonino numa altura em que a equipa prepara uma temporada particularmente exigente, com a participação nas competições nacionais a juntar-se aos compromissos europeus.
Poucos dias depois, o Sporting volta a entrar em ação no Estádio José Alvalade, desta vez para a estreia na fase de liga da Champions. Os leões recebem o Galatasaray na quarta-feira, 9 de setembro, às 20h00, num encontro que marcará o arranque da caminhada europeia.
Jornalista considerou que futebolista não merece ser alvo deste tipo de comportamento e aponta dedo à massa associativa leonina
29 Ago 2026 | 16:26 |
Mário Figueiredo saiu em defesa de João Palhinha na sequência da transferência do médio para o Benfica e das reações dos adeptos do Sporting. O jornalista comentou os cânticos dirigidos ao jogador e considerou que o antigo médio leonino não merece ser alvo deste tipo de comportamento.
M. Figueiredo: "Ele não merece isto dos adeptos do Sporting"
"Palhinha não tem culpa disto", afirmou no programa 'Liga NOW', entendendo que o internacional português não deve ser responsabilizado pela forma como a transferência para o rival se concretizou: "Ele não merece isto dos adeptos do Sporting".
A conversa passou também pela atual situação do plantel leonino e pela gestão de Rui Borges relativamente aos jogadores que estão em fim de ciclo ou que pretendem deixar Alvalade. Um dos casos em destaque foi o de Pedro Gonçalves, cuja continuidade no Sporting continua a levantar dúvidas.
Sobre o internacional português, deixou uma posição clara: "Acho que a situação de Pote já não há volta a dar". O jornalista considera, inclusivamente, que a permanência do jogador poderá criar dificuldades dentro do próprio grupo de trabalho, ao admitir que "pode ser uma pedra no sapato e uma pedra no balneário do Sporting".
Mário Figueiredo abordou ainda a questão da liderança na equipa, deixando uma interrogação sobre quem assume verdadeiramente esse papel dentro das quatro linhas. "Quem é o líder do Sporting dentro de campo?", questionou, apontando que Gonçalo Inácio tem demorado a afirmar-se enquanto capitão.