Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Jan 2022 | 12:10 |
Terminada a final da Taça da Liga, com o triunfo da equipa leonina, sobre o Benfica (2-1), os grandes protagonistas da conquista da Allianz Cup fizeram a festa no relvado, com muitos adeptos nas bancadas e reagiram ao quarto troféu em cinco possíveis, em declarações ao canal do Clube. Ricardo Esgaio: "É mais um troféu para o Clube, é isso que nós queremos. Voltámos a ganhar a Taça da Liga e temos de continuar com esta mentalidade. Ganhámos com mérito, fomos para o intervalo em desvantagem, mas sempre com o troféu no pensamento. Foi isso que fizemos e com este apoio é tudo mais fácil". Pablo Sarabia: "Muito orgulhoso da equipa, fizemos um jogo muito completo. Foi difícil o começo [pelo golo sofrido], mas tivemos carácter. Fico muito contente por este troféu [MVP da final], mas o mais importante é o título e poder desfrutar com os nossos adeptos". Pedro Porro: "Não foram tempos fáceis para mim, mas com o apoio da equipa e dos adeptos sempre me fizeram sentir bem. Quero regressar pouco a pouco, trabalhámos muito e quero dedicar este troféu ao nosso capitão [Sebastián Coates], que não pôde estar aqui". Dário Essugo: "Queremos sempre ganhar, [o jogo] esteve complicado, mas conseguimos dar a volta. Como o míster diz, é importante que nós, os da formação, possamos crescer com o Sporting a ganhar títulos e estes jogadores são um exemplo para nós". Manuel Ugarte: "É incrível, estou muito agradecido ao Sporting pelo meu primeiro título da carreira e está a ser fantástico. Foi uma demonstração de mentalidade e de superação. Depois de fazer o golo [1-2], estava no banco e foi incrível olhar para a festa na bancada durante os minutos seguintes". Zouhair Feddal: "Estou muito feliz, parabéns a todos os Sportinguistas. Juntos vamos conseguir coisas grandes e sou muito feliz aqui. Ninguém se cansa de ganhar, quatro títulos em ano e meio... Não tenho palavras". Gonçalo Inácio: "É um orgulho enorme esta equipa, temos uma união forte e agora é desfrutar deste momento. Queremos continuar a trabalhar e a evoluir. Sentimos um apoio enorme e, por isso, um grande obrigado a todos". Matheus Reis: "É um título que nos faz acreditar, dá sempre mais confiança para o que aí vem. Vamos continuar focados e somos um grupo ambicioso. Fico muito feliz [pelos elogios], temos de acreditar no processo e trabalhar, por isso fico feliz por ajudar a equipa a conquistar mais títulos. Os adeptos são incríveis, desde que chegámos até agora e ninguém vai embora, são coisas que ficam marcadas". Tiago Tomás: "Tem sido muito bom e a nossa mentalidade tem de ser esta. É um dérbi, as sensações são diferentes, mas hoje contava o troféu. Agradeço até hoje todo o apoio dos adeptos". José Marsà: "Estou muito feliz por conseguir este primeiro troféu. Os adeptos estão connosco até à morte e eu também quero, um dia, jogar este tipo de jogos". Flávio Nazinho: "Sinto-me realizado, nem consigo explicar. Só me apetece festejar e aproveitar o momento. [O troféu] É uma motivação extra". Rodrigo Ribeiro: "[O sentimento é de] Muito orgulho, não se explica o que significa poder estar aqui com este grupo. Vamos continuar a trabalhar para conquistar mais coisas". João Palhinha: "Temos de fazer o trajeto que o Clube merece. Estou muito feliz e este grupo merece estas conquistas. Não foi fácil digerir o golo do Benfica, apareceu numa fase em que nós estávamos melhor. Na segunda parte fomos à procura de dar a volta e conseguimo-lo graças ao sacrifício desta equipa. É de realçar o esforço, esta equipa acredita sempre que tudo é possível. Só se ouviram os nossos adeptos durante os 95 minutos e graças a eles pudemos conquistar este título". Antonio Adán: "Ganhar era o nosso objetivo e fomos muito superiores durante todo o jogo, tendo até que virar o resultado. [É] Uma alegria imensa poder festejar com os nossos adeptos. O trabalho diário é o importante e este grupo é forte, temos muita 'fome'. É espetacular viver uma final com o estádio assim. No ano passado não foi possível [contar com adeptos nas bancadas] e agora sentimo-los bem perto, são sempre um grande apoio".
Fotografia Sporting
Antigo futebolista do emblema verde e branco está de volta ao emblema onde se formou, quase 13 anos depois de ter realizado último jogo pelos leões
25 Jun 2026 | 15:47 |
É negócio fechado. Pedro Mendes vai regressar ao Sporting para integrar a nova equipa técnica da formação secundária leonina. O antigo defesa central, que encerrou recentemente a carreira de jogador, será um dos adjuntos na equipa B dos verdes e brancos.
Aos 35 anos, o ex jogador inicia assim uma nova etapa no futebol, depois de ter terminado o percurso dentro das quatro linhas ao serviço do Feirense. Ao longo da carreira, o antigo internacional português acumulou experiências em vários campeonatos europeus, incluindo uma passagem pelo Real Madrid na temporada 2011/12, chegando mesmo a somar uma presença pela equipa principal dos merengues.
Além do emblema espanhol, o ex defesa representou clubes como Servette, Parma, Sassuolo, Rennes, Montpellier, Estrela da Amadora, Real Massamá e Dila Gori, construindo um percurso marcado pela passagem por várias ligas de renome.
Pedro Mendes vai integrar uma equipa técnica liderada por Tiago Fernandes, que regressou ao Sporting após oito anos de ausência e assinou contrato até 2028. Segundo o jornal 'A Bola', o staff contará ainda com Vítor Afonso, Tomás Azevedo, Dário Ezequiel e Rafael Pinto.
Ao serviço do Sporting, o defesa central realizou apenas três encontros oficiais pela equipa A (2012/13), todos válidos para o campeonato nacional, durante a época 2012/13, diante do Vitória de Guimarães (45 minutos), frente ao Rio Ave (90 minutos) e contra o Marítimo (90 minutos).
Recorde uma mensagem de Pedro Mendes aos adeptos em 2013:
Apesar da incerteza quanto ao desfecho do processo, futebolista de 24 anos deixou indicações positivas durante a última temporada
25 Jun 2026 | 15:20 |
O Sporting continua à espera de uma decisão do Basileia relativamente a Koba Koindredi, podendo ainda arrecadar um encaixe de 4 milhões de euros neste mercado de verão. O valor corresponde à cláusula de opção de compra incluída no acordo de empréstimo celebrado entre os dois clubes e que termina no próximo dia 30 de junho.
Apesar da incerteza quanto ao desfecho do processo, o médio deixou indicações positivas durante a última temporada ao serviço do emblema suíço, tendo participado em 40 partidas oficiais (dois golos e uma assistência), assumindo um papel relevante numa das equipas mais competitivas do futebol helvético.
Até ao momento, contudo, o Basileia ainda não comunicou ao Sporting se pretende avançar para a aquisição definitiva do jogador. A SAD leonina mantém-se, por isso, a aguardar uma posição oficial dos responsáveis suíços antes do término do prazo estabelecido contratualmente.
Contratado ao Valência em janeiro de 2024 por 4 milhões de euros, o jogador de 24 anos nunca conseguiu afirmar-se em Alvalade. Depois de algumas exibições promissoras durante a passagem pelo Estoril, o médio realizou apenas oito jogos pela equipa principal dos leões antes de ser cedido por empréstimo.
Após uma temporada positiva no Lausanne e outra ao serviço do Basileia, o futuro do jogador continua em aberto. Certo é que Koba Koindredi não faz parte dos planos de Rui Borges para 2026/27, motivo pelo qual não vai integrar o plantel principal do Sporting na próxima época, independentemente da decisão final dos suíços.
Emblema verde e branco já chegou a entendimento com o jogador e encontra-se agora a ultimar detalhes finais de mais uma transferência
25 Jun 2026 | 13:51 |
Sergi Altimira já não foge ao Sporting, num processo em que Jorge Mendes teve um papel determinante na condução das negociações entre todas as partes. O médio espanhol, de 24 anos, chega proveniente do Bétis e o acordo prevê uma transferência na ordem dos 18 milhões de euros, mais 2 milhões mediante objetivos.
Os leões já chegaram a entendimento com o jogador e encontram-se agora a ultimar os detalhes finais do negócio com o clube andaluz. A operação está praticamente fechada, restando apenas formalizar a documentação para que a transferência seja oficializada.
O Sporting conseguiu assim ultrapassar a concorrência do Leipzig, que também estava fortemente interessado na contratação do internacional espanhol. A intervenção no processo acelerou a decisão dos verdes e brancos, que pretendiam garantir rapidamente o reforço do meio-campo.
Altimira é visto pela estrutura leonina e por Rui Borges como um médio versátil, capaz de atuar tanto como ‘seis’ como ‘oito’, sendo comparado em termos de perfil a jogadores de forte presença física e capacidade de construção. A sua chegada surge numa fase em que persistem dúvidas quanto ao futuro de Morten Hjulmand em Alvalade.
Perante as indefinições em outros dossiers, como o de João Palhinha, o Sporting optou por avançar de forma decisiva por Altimira para evitar perder o jogador para o mercado alemão ou inglês. O objetivo passa por garantir estabilidade imediata no setor intermédio e fechar o plantel o mais rapidamente possível.
Melhores momentos de Sergi Altimira: