Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
14 Fev 2024 | 22:25 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu, esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, por 81-71, na receção ao Porto, em jogo válido para a fase de grupos da Taça Hugo dos Santos. Com o triunfo, os leões são líderes isolados do grupo B da prova. Veja aqui como decorreu a partida.
Num grande encontro, disputado no Pavilhão João Rocha, a turma de Alvalade entrou decidida a vingar a derrota do último jogo, diante do Legia Varsóvia, para a FIBA Europe Cup. Ao intervalo, os verdes e brancos venciam os dragões, por 51-36. No segundo tempo, apesar da recuperação dos azuis e brancos, a turma de Alvalade não tirou o pé do acelerador e garantiu mais um triunfo.
Eddie Ekiyor voltou a ser o melhor marcador do lado leonino, com 29 pontos e 19 ressalto, ficando a um do duplo-duplo. Marcus Lovett Jr. (10), e Diogo Araújo (nove) foram os senhores que se seguiram na lista de maiores pontuadores do lado verde e branco, numa partida que marcou o regresso de Tanner Omlid à Casa das Modalidades. O ex Sporting acabou muito assobiado pelas atitudes recentes que tem tido.
Com esta vitória - a 20.ª em 30 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Nuno Monteiro são agora líderes do grupo B da Taça Hugo dos Santos, com seis pontos conquistados. Os azuis e brancos ocupam o segundo lugar (seis), enquanto Vitória de Guimarães (quatro), Imortal (dois), Portimonense e Lusitânia (zero) fecham as contas.
O Clube de Alvalade vai agora recarregar baterias durante a pausa de seleções. Os leões vão a jogo apenas no próximo dia 3 de março, diante do Póvoa. O encontro da jornada 16 da Liga Betclic está agendado para as 15h00 no Pavilhão João Rocha.
https://twitter.com/leoninopt/status/1757889981693993049
Num encontro disputado no reduto verde e branco, leões mantiveram o bom momento, uma semana depois da conquista da Taça da Liga
10 Mai 2026 | 17:33 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Esgueira por 109-67, este domingo, dia 10 de maio, no primeiro jogo dos quartos de final do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões mantiveram o bom momento, uma semana depois da conquista da Taça Hugo dos Santos.
No primeiro período, o emblema leonino mostrou-se superior e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 27-21. No segundo parcial, a formação verde e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de 16 pontos (57-41).
No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações foi ainda mais desequilibrado e o Sporting conseguiu entrar nos últimos minutos com mais 32 pontos do que o Esgueira (82-50). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu manter a vantagem frente ao opositor (109-67).
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Maleeck Harden-Hayes. O norte-americano somou 20 pontos, sete ressaltos e três assistências. Já André Cruz contabilizou 19 pontos, sete ressaltos e duas assistências, números suficientes para que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 34.ª em 46 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães ficam a uma vitória das meias-finais. O próximo encontro diante do Esgueira está marcado para quinta-feira, dia 14 de maio, às 21h30, em Aveiro.
Atleta de 26 anos realizou uma época de enorme destaque, onde assumiu protagonismo absoluto e despertou interesse do Clube de Alvalade
04 Mai 2026 | 11:25 |
O Sporting já começou a movimentar-se nos bastidores tendo em vista a próxima temporada da equipa de basquetebol e há um nome que ganha cada vez mais força na agenda leonina: Brayden Carter. O poste norte-americano surge bem referenciado pela estrutura verde e branca.
Segundo avança o portal 'Basquetebol Notícias', o interesse não é apenas exploratório e o processo encontra-se já numa fase adiantada, sendo que o negócio está perto de ficar fechado. Em Alvalade, a possibilidade de garantir o jogador é vista com otimismo.
O atleta de 26 anos realizou uma época de enorme destaque ao serviço do Galitos, onde assumiu protagonismo absoluto. O norte-americano foi uma das figuras mais dominantes da competição, ainda que não tenha conseguido evitar a descida de divisão.
O reconhecimento acabou por surgir de forma natural, com a distinção de MVP da fase regular da Liga a confirmar o impacto na temporada. Um estatuto que não passou despercebido ao Sporting, que venceu a Taça Hugo dos Santos frente ao Benfica.
Na presente temporada desportiva de 2025/26, Brayden Carter conseguiu uma média 19,5 pontos, 2,0 assistências e 7,9 ressaltos nos 27 jogos que realizou pelo emblema sediado no Barreiro, que terminou a Liga Betclic no último lugar com 27 pontos.
Dérbi eterno deste domingo, dia 3 de maio, foi marcado de bastante intensidade, mas os leões conseguiram levar a melhor sobre as águias
03 Mai 2026 | 19:21 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Benfica por 79-77, este domingo, dia 3 de maio, e garantiu a conquista da Taça Hugo dos Santos - considerada a Taça da Liga da modalidade. Num encontro disputado no Pavilhão Multiusos de Gondomar, os leões conseguiram a vencer mais um troféu esta época, depois da prova rainha diante do Porto.
No primeiro período, as equipas mostraram-se bastante equilibradas, mas com um ligeiro ascendente por parte da turma leonina e, após os primeiros 10 minutos, era o Sporting que venciam 19-13. No segundo parcial, a toada manteve-se, mas os leões conseguiram continua em vantagem para o intervalo (44-42).
No terceiro parcial, o Benfica começou a apertar e chegou mesmo a ultrapassar os verdes e brancos no marcador, com o Clube de Alvalade a entrar nos últimos dez minutos com dois pontos de desvantagem (61-59). No último quarto, o conjunto leonino voltou a colocar-se na frente das águias e conseguiu fechar a sua conquista com uns últimos segundos impróprios para cardíacos.
A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Stephan Swenson. O belga somou 15 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Malik Morgan contabilizou 12 pontos, seis ressaltos e uma assistência, números que permitiram que o Sporting pudesse triunfar.
Com esta vitória - a 33.ª em 45 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães garantiram o segundo troféu da presente temporada. No sábado, dia 9 de maio, os leões disputam voltam a entrar em campo para o jogo 1 dos quartos de final do Campeonato Nacional, e vão defrontar o Esgueira, no Pavilhão João Rocha.