Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EMPRESTADOS PODEM VALER MILHÕES PARA PAGAR DÍVIDAS E… REFORÇAR A EQUIPA

Emprestados podem ser a nova fonte de receita a curto prazo. Luís Martins lembrou as ajudas que Daniel Bragança e João Palhinha poderiam trazer aos leões. Exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Um mau planeamento, uma época mal pensada, quatro treinadores e várias contratações falhadas resultaram num 4.º lugar na Liga Portuguesa. Estar fora do pódio tem implicações nos adeptos, mas também na construção e no planeamento da equipa. Desde logo, o Sporting CP terá que disputar uma terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa, que este ano, devido à Covid-19, disputar-se-á apenas a uma mão (LER AQUI).


Esta situação irá exigir dos jogadores um menor período de férias e irá impor aos responsáveis leoninos uma construção de uma equipa mais competitiva num menos período de tempo. E como diz o ditado, “um mal nunca vem só”. É isso mesmo, há um outro “mal”, que é a atual conjuntura financeira do Clube verde e branco. Nos últimos dias, várias têm sido as notícias de clubes e agentes que reclamam pagamentos em atraso. Como tal, o Sporting CP vai ao mercado sem grande capacidade de investimento. Qual a solução encontrada? Realizar dinheiro com excedentários.


Desde que Rúben Amorim chegou ao comando técnico dos leões, a sua missão foi encontrar soluções nos escalões de formação e começar a preparar a nova época, identificando quais seriam as lacunas do plantel. Vários jogadores da formação estrearam-se comos seniores e, assim, o técnico leonino conseguiu perceber quem fará parte do plantel, que podia também ser reforçado com os jogadores que estavam emprestados.


Desde logo, uma mudança tática: acabou o 4x2x3x1 para vir um novo 3x4x3 e, com essa mudança, obviamente que seria necessário um reforço no plantel para ser aplicado a essa mesma tática e esses reforços podem até já ter contrato com o Clube de Alvalade, mas estarem emprestados a outro clube. A única certeza é a de que, quem não conta para o plantel 2020/21, está no mercado, para tentar realizar o melhor encaixe possível.

De todos os emprestados, o nome mais sonante é o João Palhinha. Acertado o acordo para o empréstimo das últimas duas épocas com o SC Braga, ainda feito pela Comissão de Gestão, liderada por Sousa Cintra, o médio-defensivo jogou com regularidade no clube minhoto e valorizou-se. É um dos jogadores que os responsáveis leoninos pretendem fazer algum encaixe financeiro. Especula-se que o Sporting CP queira valores na ordem de 10 milhões a 15 milhões de euros pelo jogador, sabendo de antemão que o contrato assinado com o SC Braga obriga a um pagamento de 15% do valor da venda, caso o jogador seja vendido até ao final do mês de setembro.


Num momento de carreira diferente, Daniel Bragança, de apenas 21 anos, fez a sua formação toda ao serviço das camadas jovens leoninas até ter sido emprestado ao Farense a época passada e esta época ao Estoril Praia, onde fez 20 jogos na II Liga e marcou quatro golos.

Quem conhece bem estes jogadores é Luís Martins, que foi treinador de João Palhinha e de Daniel Bragança quando ainda estiveram nas camadas jovens

Em declarações exclusivas ao Leonino, o ex-coordenador técnico dos leões afirmou que “ambos têm competência para jogar no Sporting CP na próxima época”.

“João Palhinha cresceu e teve um bom rendimento no SC Braga. Podia ser muito importante no meio-campo do Sporting CP na próxima época”, indicou o técnico que orientou o jogador na época 2016/2017 na equipa B.

Já sobre Daniel Bragança, Luís Martins não tem dúvidas que a sua tenra idade não seria um obstáculo para que o jogador fosse um elemento da equipa já esta temporada, “se a questão é a liderança, Daniel Bragança tem mais que Matheus Nunes”.

Contudo, o Sporting CP tem jogadores fora da formação que estão emprestados e que podem ser apostas ou encaixes para Rúben Amorim.

Diaby, por exemplo, foi contratado ainda pela Comissão de Gestão por 4.5 milhões de euros.  Na sua época de estreia ao serviço dos leões, o jogador maliano fez 44 jogos e sete golos em todas competições. Sem espaço no plantel, rumou à Turquia, onde fez 37 jogos e seis golos ao serviço do Besiktas, que detém uma cláusula de compra opcional de 5 milhões de euros.

Bruno Gaspar também custou 4,5 milhões de euros, mas nunca se conseguiu impor no Clube verde e branco, tendo feito apenas uma época de leão ao peito e, esta última, foi emprestado ao Olympiacos, da Grécia, orientado por Pedro Martins. Contudo, e apesar de o clube grego ter uma cláusula de opção de compra por 1 milhão de euros, o jogador não deverá ser contratado, tal como o Leonino já adiantou (LER AQUI).

Ainda na Grécia, Misic, que foi contratado por 2.75 milhões de euros, deverá mesmo ficar no Paok, por 2 milhões de euros, valor de compra opcional acordado. Esta transação permitirá aos leões recuperarem quase a totalidade do passe que soma 32 jogos e seis golos esta época ao serviço do clube.

Já Gelson Dala é um jogador que pode ser decisivo neste mercado. O internacional angolano tem estado em destaque no Rio Ave esta época, tendo ingressado no fim de janeiro nos vilacondenses fazendo 14 jogos e seis golos. O Sporting CP pretende utilizar o jogador para baixar o valor de Nuno Santos, jogador do Rio Ave que os leões têm interesse.

Quanto aos laterais, dois empréstimos: André Geraldes, que está emprestado ao clube isrealista Maccabi Tel Aviv e Lumor, que custou 2.5 milhões de euros por metade do passe, esteve esta época emprestado ao Mallorca, clube espanhol que desceu de divisão. Nenhum dos dois tem ainda o destino definido.

Por fim, casos diferentes de todos os outros são os de Marco Túlio, Edu Pinheiro, Filipe Chaby, Diogo Alves, Pedro Marques, Gonçalo Filipe, João Queirós, Elves Baldé, Leonardo Ruiz, Edmilson Santos, Mauro Riquicho, Ivanildo Fernandes ou Mees de Wit, que deverão regressar ao Sporting CP, mas para integrarem os sub23 ou a nova equipa B dos leões.


Futebol

Extra Sporting; Saiba como vai estar o tempo no final da semana

Portugal continental escapará quase incólume ao frio e viverá um panorama meteorológico muito distinto; Próximos dias sem chuva prevista

Extra Sporting - Final de semana sem chuva em Portugal
Extra Sporting - Final de semana sem chuva em Portugal

  |

Icon Comentário0

O tempo em Portugal continental na segunda metade desta segunda semana de setembro será notícia na Europa - em particular na parte Ocidental - devido às características atmosféricas que tornarão o nosso país um autêntico "oásis" do ponto de vista da temperatura e precipitação.


Entre quinta e sexta-feira, dia 13 de setembro, quase todos os países da Europa Ocidental serão afetados pela chegada de uma forte massa de ar polar marítima, que durará apenas 48 horas. O nosso país escapará praticamente incólume ao ar frio, embora o arrefecimento do tempo seja sentido de forma muito superficial nalgumas regiões do interior Norte e Centro.


O modelo de confiança da Meteored revela a configuração atmosférica que permitirá a "invasão" do ar polar marítimo até à Europa Ocidental: será impulsionado para a Europa por causa da ascensão em latitude das altas pressões, a oeste, e da presença das baixas pressões a este-nordeste sobre a Escandinávia e sobre o Mediterrâneo.


No geral, a população portuguesa residente na unidade territorial do Continente não irá sentir esta breve mudança para um estado de tempo ligeiramente mais fresco ou frio. Em países como Espanha, França, Países Baixos ou Alemanha, nesses sim, a descida das temperaturas será acentuadíssima, agravada pelos ventos do quadrante Norte.

Por cá, o elemento climático mais chamativo será a temperatura mínima, que se traduzirá em noites mais frias em Bragança e na Guarda, onde há previsão de 10 ºC para a próxima sexta-feira (13). No Algarve (Sotavento), por exemplo, espera-se o contrário devido à influência do vento de Leste, prevendo-se um valor de noite tropical em Faro (21 ºC).



Futebol

Coqueluche do Sporting apresentado no 18.º classificado da Liga espanhola: "Aqui será melhor"

Futebolista foi cedido a emblema do país vizinho e mostrou-se ambicioso na apresentação oficial desta quinta-feira, dia 12 de setembro

Dário Essugo saiu do plantel do Sporting, de Amorim, e foi apresentado no Las Palmas
Dário Essugo saiu do plantel do Sporting, de Amorim, e foi apresentado no Las Palmas

  |

Icon Comentário0

Dário Essugo foi formalmente apresentado como novo jogador do Las Palmas, esta quinta-feira, dia 12 de setembro. O médio foi emprestado pelo Sporting - sem opção de compra - ao emblema que ocupa o 18.º lugar da liga espanhola e mostrou-se ambicioso pela cedência ao emblema sediado nas Canárias.


"Tenho boas perspetivas. Estou numa nova etapa, tão longe de casa, tudo é diferente. Sei que vai ser bom para o meu crescimento, sei que vou conseguir coisas boas aqui. Vi os dois últimos jogos do Las Palmas. Gostam de ter a bola, têm entusiasmo, é difícil para os adversários pressionarem", começou por dizer.


"Isso é algo que me agrada na equipa. Estive meio ano no Chaves. O campeonato português é muito bom, mas aqui será melhor para o meu crescimento. Vai ajudar-me a melhorar e vai realçar os meus pontos mais fortes", afirmou o internacional sub-21 português de 19 anos.


Em janeiro, o médio foi cedido pelos leões ao Chaves, onde atuou por 14 partidas e deu excelente conta de si, isto apesar de o emblema transmontano ter acabado por descer de divisão. De resto, Moreno, técnico que orientou o atleta nesse período, deixou rasgados elogios ao jogador.

O futebolista - avaliado em 3,5 milhões de euros - estreou-se pela equipa principal do Sporting a 20 de março de 2021, na receção ao Vitória de Guimarães. O médio entrou aos 84 minutos para o lugar de João Mário. Desde então, o jogador contabiliza, ao todo, 25 encontros pelo Clube de Alvalade, tendo conquistado dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24).



Futebol

Exclusivo Leonino – Sporting revê condições de Andrea Norheim, defesa de Mariana Cabral

Defesa norueguesa de 25 anos chegou a Alvalade no verão de 2023 e tem sido uma das escolhas recorrentes da treinadora verde e branca

Andrea Norheim, aposta de Mariana Cabral, vai renovar com o Sporting
Andrea Norheim, aposta de Mariana Cabral, vai renovar com o Sporting

  |

Icon Comentário0

Andrea Norheim vai renovar com o Sporting, sabe o Leonino. A norueguesa de 25 anos tem sido imprescindível na equipa de futebol feminino e Mariana Cabral deu luz verde à Direção do Clube de Alvalade para prolongar a ligação com a central.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, os responsáveis verdes e brancos estão já em contacto com os representantes da jogadora para chegarem a um acordo para o prolongamento do vínculo da defesa nórdica, que termina no verão de 2025.


Com um vasto currículo, no qual conta, entre outros troféus, com duas Champions League conquistadas pelo Lyon, a 'camisola 3' do Clube de Alvalade tem um passado com... Erling Haaland. A leoa jogou com o potente avançado do Manchester City, nos escalões de formação do Bryne.


"Felizmente as coisas já acalmaram. Acho que aqui em Portugal ainda não sabiam (que tinha jogado com Haaland). Ninguém me falou disso. Se soubessem teriam dito alguma coisa. Será interessante perceber quando é que vão perceber”, revelou, em entrevista à TV2, no passado mês de dezembro.

Andrea Norheim chegou a Alvalade no mercado de verão da temporada passada. Na primeira época no Sporting, a defesa-central disputou 25 jogos, nos quais marcou um golo e fez duas assistências, ao longo de 2.157 minutos. Este ano, tem 355 minutos em quatro encontros.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Varandas renova contrato com Quenda; Extremo do Sporting fica com cláusula estratosférica
Futebol

Oficial! Varandas renova contrato com Quenda; Extremo do Sporting fica com cláusula estratosférica

 

Icon Comentário0
Dirigente do Sporting questionado sobre se Amorim vai ficar em Alvalade: "Não sei"
Futebol

Dirigente do Sporting questionado sobre se Amorim vai ficar em Alvalade: "Não sei"

 

Icon Comentário0
Ex Sporting que venceu duas Champions quer regressar a Portugal: "Cada vez mais próximo"
Futebol

Ex Sporting que venceu duas Champions quer regressar a Portugal: "Cada vez mais próximo"

 

Icon Comentário0