Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Um mau planeamento, uma época mal pensada, quatro treinadores e várias contratações falhadas resultaram num 4.º lugar na Liga Portuguesa. Estar fora do pódio tem implicações nos adeptos, mas também na construção e no planeamento da equipa. Desde logo, o Sporting CP terá que disputar uma terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa, que este ano, devido à Covid-19, disputar-se-á apenas a uma mão (LER AQUI).
Esta situação irá exigir dos jogadores um menor período de férias e irá impor aos responsáveis leoninos uma construção de uma equipa mais competitiva num menos período de tempo. E como diz o ditado, “um mal nunca vem só”. É isso mesmo, há um outro “mal”, que é a atual conjuntura financeira do Clube verde e branco. Nos últimos dias, várias têm sido as notícias de clubes e agentes que reclamam pagamentos em atraso. Como tal, o Sporting CP vai ao mercado sem grande capacidade de investimento. Qual a solução encontrada? Realizar dinheiro com excedentários.
Desde que Rúben Amorim chegou ao comando técnico dos leões, a sua missão foi encontrar soluções nos escalões de formação e começar a preparar a nova época, identificando quais seriam as lacunas do plantel. Vários jogadores da formação estrearam-se comos seniores e, assim, o técnico leonino conseguiu perceber quem fará parte do plantel, que podia também ser reforçado com os jogadores que estavam emprestados.
Desde logo, uma mudança tática: acabou o 4x2x3x1 para vir um novo 3x4x3 e, com essa mudança, obviamente que seria necessário um reforço no plantel para ser aplicado a essa mesma tática e esses reforços podem até já ter contrato com o Clube de Alvalade, mas estarem emprestados a outro clube. A única certeza é a de que, quem não conta para o plantel 2020/21, está no mercado, para tentar realizar o melhor encaixe possível.
De todos os emprestados, o nome mais sonante é o João Palhinha. Acertado o acordo para o empréstimo das últimas duas épocas com o SC Braga, ainda feito pela Comissão de Gestão, liderada por Sousa Cintra, o médio-defensivo jogou com regularidade no clube minhoto e valorizou-se. É um dos jogadores que os responsáveis leoninos pretendem fazer algum encaixe financeiro. Especula-se que o Sporting CP queira valores na ordem de 10 milhões a 15 milhões de euros pelo jogador, sabendo de antemão que o contrato assinado com o SC Braga obriga a um pagamento de 15% do valor da venda, caso o jogador seja vendido até ao final do mês de setembro.
Num momento de carreira diferente, Daniel Bragança, de apenas 21 anos, fez a sua formação toda ao serviço das camadas jovens leoninas até ter sido emprestado ao Farense a época passada e esta época ao Estoril Praia, onde fez 20 jogos na II Liga e marcou quatro golos.
Quem conhece bem estes jogadores é Luís Martins, que foi treinador de João Palhinha e de Daniel Bragança quando ainda estiveram nas camadas jovens
Em declarações exclusivas ao Leonino, o ex-coordenador técnico dos leões afirmou que “ambos têm competência para jogar no Sporting CP na próxima época”.
“João Palhinha cresceu e teve um bom rendimento no SC Braga. Podia ser muito importante no meio-campo do Sporting CP na próxima época”, indicou o técnico que orientou o jogador na época 2016/2017 na equipa B.
Já sobre Daniel Bragança, Luís Martins não tem dúvidas que a sua tenra idade não seria um obstáculo para que o jogador fosse um elemento da equipa já esta temporada, “se a questão é a liderança, Daniel Bragança tem mais que Matheus Nunes”.
Contudo, o Sporting CP tem jogadores fora da formação que estão emprestados e que podem ser apostas ou encaixes para Rúben Amorim.
Diaby, por exemplo, foi contratado ainda pela Comissão de Gestão por 4.5 milhões de euros. Na sua época de estreia ao serviço dos leões, o jogador maliano fez 44 jogos e sete golos em todas competições. Sem espaço no plantel, rumou à Turquia, onde fez 37 jogos e seis golos ao serviço do Besiktas, que detém uma cláusula de compra opcional de 5 milhões de euros.
Bruno Gaspar também custou 4,5 milhões de euros, mas nunca se conseguiu impor no Clube verde e branco, tendo feito apenas uma época de leão ao peito e, esta última, foi emprestado ao Olympiacos, da Grécia, orientado por Pedro Martins. Contudo, e apesar de o clube grego ter uma cláusula de opção de compra por 1 milhão de euros, o jogador não deverá ser contratado, tal como o Leonino já adiantou (LER AQUI).
Ainda na Grécia, Misic, que foi contratado por 2.75 milhões de euros, deverá mesmo ficar no Paok, por 2 milhões de euros, valor de compra opcional acordado. Esta transação permitirá aos leões recuperarem quase a totalidade do passe que soma 32 jogos e seis golos esta época ao serviço do clube.
Já Gelson Dala é um jogador que pode ser decisivo neste mercado. O internacional angolano tem estado em destaque no Rio Ave esta época, tendo ingressado no fim de janeiro nos vilacondenses fazendo 14 jogos e seis golos. O Sporting CP pretende utilizar o jogador para baixar o valor de Nuno Santos, jogador do Rio Ave que os leões têm interesse.
Quanto aos laterais, dois empréstimos: André Geraldes, que está emprestado ao clube isrealista Maccabi Tel Aviv e Lumor, que custou 2.5 milhões de euros por metade do passe, esteve esta época emprestado ao Mallorca, clube espanhol que desceu de divisão. Nenhum dos dois tem ainda o destino definido.
Por fim, casos diferentes de todos os outros são os de Marco Túlio, Edu Pinheiro, Filipe Chaby, Diogo Alves, Pedro Marques, Gonçalo Filipe, João Queirós, Elves Baldé, Leonardo Ruiz, Edmilson Santos, Mauro Riquicho, Ivanildo Fernandes ou Mees de Wit, que deverão regressar ao Sporting CP, mas para integrarem os sub23 ou a nova equipa B dos leões.
Astro português de 39 anos pode ajudar o antigo treinador do Sporting com jogador que tem tido bastantes problemas no Manchester United
|
0O futuro entre Marcus Rashford e o Manchester United parece cada vez mais distante. O internacional inglês não tem sido opção para Ruben Amorim nos últimos jogos e graças a esta situação, o avançado de 27 anos deu a seguinte declaração: “Pronto para um novo desafio". Como era esperado, a frase não caiu bem e a saída parece ser a solução mais viável.
O avançado internacional inglês tem sido associado a alguns dos maiores clubes do futebol europeu, como Paris Saint-Germain, Barcelona e Bayern Munique. No entanto, de acordo com informações publicadas nesta quinta-feira pelo jornal britânico The Telegraph, o futuro imediato do jogador pode estar ligado à Arábia Saudita, país que tem investido fortemente no mercado futebolístico.
Entre os clubes sauditas interessados estão o Al Nassr, que conta com Cristiano Ronaldo e Otávio; o Al Hilal, de Jorge Jesus, João Cancelo e Rúben Neves; o Al-Ittihad Jeddah, com Danilo Pereira; além do Al-Ahli Jeddah e do Al-Qadisiyah.
Rashford faz parte de uma lista de estrelas que a Arábia Saudita tem monitorizado ao longo dos últimos meses, juntamente com nomes como Mohamed Salah e Kevin de Bruyne, que estão em final de contrato com os seus respetivos clubes, Liverpool e Manchester City.
Apesar do interesse dos clubes sauditas e do salário elevado de Rashford (quase 400 mil euros por semana), considerado proibitivo para muitos clubes, o jogador inglês mantém a intenção de continuar na Europa. Essa preferência reforça o desejo de competir ao mais alto nível no futebol continental.
Verdes e brancos voltam a entrar em campo já no próximo domingo, dia 22 de dezembro, para a 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic
|
0Ricardo Esgaio e Jeremiah St. Juste vão falhar o Gil Vicente - Sporting, depois de terem sido expulsos no encontro da Taça de Portugal, frente ao Santa Clara. Os dois jogadores juntam-se aos lesionados de João Pereira, com as baixas a poderem ascender a quase dez.
Além das lesões que têm vindo a atormentar os dias do treinador dos verdes e brancos, as expulsões de Ricardo Esgaio (aquecimento) e Jeremiah St. Juste (prolongamento) frente ao Santa Clara, para a Taça de Portugal, fazem com que a dupla de jogadores se junte às já baixas confirmadas dos leões.
Fora isso, a verdade é que Eduardo Quaresma também ainda é uma incerteza para o Sporting. O jogador deixou o relvado no encontro da prova rainha com algumas queixas no joelho direito – além de dores musculares que o acompanham há uns tempos - e terá de ser reavaliado pelo departamento médico dos leões.
Posto isto, além dos três jogadores já referidos – dois deles que estão garantidamente de fora -, Gonçalo Inácio também se mantém em dúvida, mas é o único. Hidemasa Morita, Daniel Bragança e Pedro Gonçalves apenas são esperados de regresso aos relvados em janeiro, enquanto Nuno Santos não joga mais na presente temporada.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.
Dupla de médios do Clube de Alvalade tem estado afastada das opções de João Pereira devido a lesões musculares
|
0Hidemasa Morita e Daniel Bragança já apontam ao Sporting - Benfica. Apesar de estar previsto que os jogadores apenas regressassem aos relvados em 2025, podem vir a fazer parte das contas de João Pereira para o último encontro do ano civil, no Estádio José Alvalade.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, os médios dos verdes e brancos têm apresentado melhorias dos respetivos problemas que os têm afastado dos relvados e das opções de João Pereira, ambos musculares. Apesar de não ser expectável que estão aptos para o jogo com o Gil Vicente, o encontro com os encarnados ainda não está descartado.
A mesma fonte adianta, em todo o caso, que o internacional nipónico já tem realizado corridas no relvado. Bragança, por seu turno, parece estar mais ‘atrasado’ neste ponto, mas é esperado que também o faça no decorrer dos próximos dias com o aval do departamento médico do Sporting.
Por esta altura, a equipa comandada por João Pereira é líder do Campeonato Nacional, com 36 pontos amealhados em 14 partidas disputadas. O Benfica ocupa a segunda posição (35), enquanto o Porto fecha o pódio (34). O dérbi eterno será o último jogo dos leões de 2024 e está agendado para dia 29 de dezembro (domingo), pelas 20h30, em Alvalade.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em jogo relativo à 15.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Bruno Pinheiro jogar-se-á às 20h30, no reduto do adversário, em Barcelos.