Futebol
André Cruz identifica problema no Sporting de Rui Borges e atira: “É porque não treinam diariamente”
29 Set 2026 | 12:19
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Ago 2020 | 14:11 |
Um mau planeamento, uma época mal pensada, quatro treinadores e várias contratações falhadas resultaram num 4.º lugar na Liga Portuguesa. Estar fora do pódio tem implicações nos adeptos, mas também na construção e no planeamento da equipa. Desde logo, o Sporting CP terá que disputar uma terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa, que este ano, devido à Covid-19, disputar-se-á apenas a uma mão (LER AQUI).
Esta situação irá exigir dos jogadores um menor período de férias e irá impor aos responsáveis leoninos uma construção de uma equipa mais competitiva num menos período de tempo. E como diz o ditado, “um mal nunca vem só”. É isso mesmo, há um outro “mal”, que é a atual conjuntura financeira do Clube verde e branco. Nos últimos dias, várias têm sido as notícias de clubes e agentes que reclamam pagamentos em atraso. Como tal, o Sporting CP vai ao mercado sem grande capacidade de investimento. Qual a solução encontrada? Realizar dinheiro com excedentários.
Desde que Rúben Amorim chegou ao comando técnico dos leões, a sua missão foi encontrar soluções nos escalões de formação e começar a preparar a nova época, identificando quais seriam as lacunas do plantel. Vários jogadores da formação estrearam-se comos seniores e, assim, o técnico leonino conseguiu perceber quem fará parte do plantel, que podia também ser reforçado com os jogadores que estavam emprestados.
Desde logo, uma mudança tática: acabou o 4x2x3x1 para vir um novo 3x4x3 e, com essa mudança, obviamente que seria necessário um reforço no plantel para ser aplicado a essa mesma tática e esses reforços podem até já ter contrato com o Clube de Alvalade, mas estarem emprestados a outro clube. A única certeza é a de que, quem não conta para o plantel 2020/21, está no mercado, para tentar realizar o melhor encaixe possível.
De todos os emprestados, o nome mais sonante é o João Palhinha. Acertado o acordo para o empréstimo das últimas duas épocas com o SC Braga, ainda feito pela Comissão de Gestão, liderada por Sousa Cintra, o médio-defensivo jogou com regularidade no clube minhoto e valorizou-se. É um dos jogadores que os responsáveis leoninos pretendem fazer algum encaixe financeiro. Especula-se que o Sporting CP queira valores na ordem de 10 milhões a 15 milhões de euros pelo jogador, sabendo de antemão que o contrato assinado com o SC Braga obriga a um pagamento de 15% do valor da venda, caso o jogador seja vendido até ao final do mês de setembro.
Num momento de carreira diferente, Daniel Bragança, de apenas 21 anos, fez a sua formação toda ao serviço das camadas jovens leoninas até ter sido emprestado ao Farense a época passada e esta época ao Estoril Praia, onde fez 20 jogos na II Liga e marcou quatro golos.
Quem conhece bem estes jogadores é Luís Martins, que foi treinador de João Palhinha e de Daniel Bragança quando ainda estiveram nas camadas jovens
Em declarações exclusivas ao Leonino, o ex-coordenador técnico dos leões afirmou que “ambos têm competência para jogar no Sporting CP na próxima época”.
“João Palhinha cresceu e teve um bom rendimento no SC Braga. Podia ser muito importante no meio-campo do Sporting CP na próxima época”, indicou o técnico que orientou o jogador na época 2016/2017 na equipa B.
Já sobre Daniel Bragança, Luís Martins não tem dúvidas que a sua tenra idade não seria um obstáculo para que o jogador fosse um elemento da equipa já esta temporada, “se a questão é a liderança, Daniel Bragança tem mais que Matheus Nunes”.
Contudo, o Sporting CP tem jogadores fora da formação que estão emprestados e que podem ser apostas ou encaixes para Rúben Amorim.
Diaby, por exemplo, foi contratado ainda pela Comissão de Gestão por 4.5 milhões de euros. Na sua época de estreia ao serviço dos leões, o jogador maliano fez 44 jogos e sete golos em todas competições. Sem espaço no plantel, rumou à Turquia, onde fez 37 jogos e seis golos ao serviço do Besiktas, que detém uma cláusula de compra opcional de 5 milhões de euros.
Bruno Gaspar também custou 4,5 milhões de euros, mas nunca se conseguiu impor no Clube verde e branco, tendo feito apenas uma época de leão ao peito e, esta última, foi emprestado ao Olympiacos, da Grécia, orientado por Pedro Martins. Contudo, e apesar de o clube grego ter uma cláusula de opção de compra por 1 milhão de euros, o jogador não deverá ser contratado, tal como o Leonino já adiantou (LER AQUI).
Ainda na Grécia, Misic, que foi contratado por 2.75 milhões de euros, deverá mesmo ficar no Paok, por 2 milhões de euros, valor de compra opcional acordado. Esta transação permitirá aos leões recuperarem quase a totalidade do passe que soma 32 jogos e seis golos esta época ao serviço do clube.
Já Gelson Dala é um jogador que pode ser decisivo neste mercado. O internacional angolano tem estado em destaque no Rio Ave esta época, tendo ingressado no fim de janeiro nos vilacondenses fazendo 14 jogos e seis golos. O Sporting CP pretende utilizar o jogador para baixar o valor de Nuno Santos, jogador do Rio Ave que os leões têm interesse.
Quanto aos laterais, dois empréstimos: André Geraldes, que está emprestado ao clube isrealista Maccabi Tel Aviv e Lumor, que custou 2.5 milhões de euros por metade do passe, esteve esta época emprestado ao Mallorca, clube espanhol que desceu de divisão. Nenhum dos dois tem ainda o destino definido.
Por fim, casos diferentes de todos os outros são os de Marco Túlio, Edu Pinheiro, Filipe Chaby, Diogo Alves, Pedro Marques, Gonçalo Filipe, João Queirós, Elves Baldé, Leonardo Ruiz, Edmilson Santos, Mauro Riquicho, Ivanildo Fernandes ou Mees de Wit, que deverão regressar ao Sporting CP, mas para integrarem os sub23 ou a nova equipa B dos leões.
Presidente do Clube de Alvalade já deu um voto de confiança público a Rui Borges, mas os nomes dos possíveis sucessores foram surgindo
30 Set 2026 | 03:00 |
Frederico Varandas não entrou diretamente em contacto com qualquer treinador com vista a uma eventual substituição de Rui Borges, sabe o Leonino. Apesar da pressão crescente em torno do técnico do Sporting, o Presidente verde e branco ainda não avançou pessoalmente para qualquer negociação com possíveis sucessores.
Ao que o nosso Jornal apurou, a administração leonina continua a acompanhar atentamente a situação desportiva, mas não existe, neste momento, qualquer conversa direta de Varandas com outro treinador para assumir o comando técnico. Isto apesar de vários nomes já terem sido associados ao lugar nas últimas semanas.
Abel Ferreira, Leonardo Jardim e Sérgio Conceição são três dos técnicos que entretanto surgiram relacionados com uma possível mudança no banco do Sporting. Ainda assim, nenhum deles recebeu, até ao momento, um contacto direto do líder máximo dos leões para discutir uma eventual mudança para Alvalade.
A situação de Rui Borges continua, naturalmente, dependente da evolução dos resultados. O Sporting atravessa uma fase de maior contestação depois dos empates diante de Famalicão e Arouca, que aumentaram a distância para a liderança e colocaram o treinador debaixo de maior escrutínio.
Como o Leonino já avançou, nem uma eventual derrota no terreno do Braga, a 9 de outubro, significará automaticamente a saída de Rui Borges. O técnico continuará no cargo nesse cenário, embora fique numa posição ainda mais delicada e com uma margem de erro bastante reduzida nos compromissos seguintes.
Continuidade do técnico dos verdes e brancos foi novamente tema de conversa, assim como a possibilidade do seu sucessor ser Sérgio Conceição
29 Set 2026 | 17:33 |
Vítor Almeida Gonçalves, diretor executivo do Record, entende que Varandas nunca iria contratar Sérgio Conceição devido ao passado entre ambos. Na Liga NOW, José Nunes segue a mesma visão e, mesmo com a má sequência de resultados de Rui Borges - que tem tido problemas no setor defensivo -, não acredita que o ex-treinador dos dragões seja uma opção.
Vítor Almeida Gonçalves: "Vejo com muita dificuldade que Sérgio Conceição possa um dia ser elegível"
“Não me parece. Percebendo-se como é Frederico Varandas, vejo com muita dificuldade que Sérgio Conceição possa um dia ser elegível para treinador do Sporting. Acho mesmo que Sérgio Conceição já deve ter pensado várias vezes em posições que tomou e que não deveria ter tomado e que de alguma forma está a sofrer as consequências dessas posições que tomo”, começou por dizer.
“Não tem nada a ver com a sua qualidade como treinador, mas ele tem as portas fechadas com Frederico Varandas. Não está relacionado com a qualidade técnica, mas sim com algum posicionamento de Sérgio Conceição. Na verdade, eu acho que com Frederico Varandas, não vejo mesmo como é que Sérgio Conceição poderia entrar no Sporting”, concluiu José Nunes.
Mário Figueiredo esclarece que Sérgio Conceição é um nome que surge através dos adeptos: “O nome de Conceição só entra nesta equação por uma razão muito simples: os adeptos pediram. Os adeptos do Sporting é que estão a pedir Sérgio Conceição. Sérgio Conceição encaixa no Sporting apenas pelo desejo dos adeptos de terem um treinador mais interventivo".
Mário Figueiredo: "Qual é o limite para despedir o treinador?"
Relativamente a Rui Borges, Mário Figueiredo acredita que Varandas deveria de esclarecer o futuro do técnico dos leões: “Eu gostava que varandas respondesse a esta pergunta: Qual é o limite para despedir o treinador? Só quando tiver a nove, a doze, a quinze, a vinte? Qual é o limite que ele tem para achar que tem de trocar de treinador? Não tem limite, o treinador fica independentemente do resultado. Também é uma coisa que ele pode dizer".
Equipa orientada por Rui Borges tem passado por alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada e números não enganam
29 Set 2026 | 16:54 |
O Sporting tem revelado alguns problemas disciplinares neste arranque de temporada. Ao fim de sete jornadas da Liga, os leões contabilizam 19 cartões e são a segunda equipa mais castigada da competição, com particular destaque para as sanções decorrentes de protestos e desentendimentos.
No total, a formação orientada por Rui Borges recebeu 18 amarelos e um vermelho. Apenas o Académico de Viseu apresenta um registo superior, com 20 cartões, enquanto Moreirense e Arouca estão empatados com o Sporting, também com 19.
O dado que mais chama a atenção está, porém, nos chamados cartões ‘escusados’. Seis das admoestações dos verdes e brancos resultaram de protestos ou desentendimentos, o número mais elevado entre todos os clubes da Liga. Académico de Viseu, Vitória de Guimarães e Alverca aparecem de seguida, com quatro.
Gonçalo Inácio é o jogador do Sporting que mais vezes foi castigado por protestar, tendo recebido dois amarelos nestas circunstâncias. Maxi Araújo e Iván Fresneda também foram admoestados por protestos, enquanto Jesse Derry e Luis Suárez viram cartão na sequência de desentendimentos.
O número global representa também um crescimento em comparação com o início das últimas temporadas. Os leões tinham 13 cartões ao fim de sete jornadas em 2025/26 e apenas cinco em 2024/25. Em 2023/24 eram 21 e, em 2022/23, chegaram aos 23 no mesmo período.
Apesar dos números, a posição pública do Sporting em relação à arbitragem mantém-se inalterada. “Elogio muito o meu treinador, peço-lhe para não falar de arbitragem e ele não fala. Entendemos que este é o caminho para onde o futebol português deve ir. É fácil? Não. É justo? Não”, afirmou recentemente Frederico Varandas.
A disciplina terá já consequências na deslocação a Braga, marcada para 9 de outubro. Zeno Debast vai cumprir um jogo de suspensão depois da expulsão frente ao Arouca, enquanto Luis Suárez chega à Pedreira com quatro amarelos e fica a apenas um cartão de cumprir castigo.
O Sporting comete, em média, 11,9 faltas por encontro e recebe 2,4 cartões. Rui Borges terá, assim, mais um dado para trabalhar num momento em que os leões procuram regressar às vitórias depois do empate a duas bolas diante do Arouca.
André Cruz identifica problema no Sporting de Rui Borges e atira: “É porque não treinam diariamente”
29 Set 2026 | 12:19
Cotação de craque do Sporting dispara quase 600% no Transfermarkt, mas há um titular em queda livre
29 Set 2026 | 15:12
Defesa do Sporting foi a 'culpada' dos seis pontos pelo caminho; Rui Borges exige mudança
29 Set 2026 | 11:47