Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EMPRESTADOS PODEM VALER MILHÕES PARA PAGAR DÍVIDAS E… REFORÇAR A EQUIPA

Emprestados podem ser a nova fonte de receita a curto prazo. Luís Martins lembrou as ajudas que Daniel Bragança e João Palhinha poderiam trazer aos leões. Exclusivo Leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

Um mau planeamento, uma época mal pensada, quatro treinadores e várias contratações falhadas resultaram num 4.º lugar na Liga Portuguesa. Estar fora do pódio tem implicações nos adeptos, mas também na construção e no planeamento da equipa. Desde logo, o Sporting CP terá que disputar uma terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa, que este ano, devido à Covid-19, disputar-se-á apenas a uma mão (LER AQUI).


Esta situação irá exigir dos jogadores um menor período de férias e irá impor aos responsáveis leoninos uma construção de uma equipa mais competitiva num menos período de tempo. E como diz o ditado, “um mal nunca vem só”. É isso mesmo, há um outro “mal”, que é a atual conjuntura financeira do Clube verde e branco. Nos últimos dias, várias têm sido as notícias de clubes e agentes que reclamam pagamentos em atraso. Como tal, o Sporting CP vai ao mercado sem grande capacidade de investimento. Qual a solução encontrada? Realizar dinheiro com excedentários.


Desde que Rúben Amorim chegou ao comando técnico dos leões, a sua missão foi encontrar soluções nos escalões de formação e começar a preparar a nova época, identificando quais seriam as lacunas do plantel. Vários jogadores da formação estrearam-se comos seniores e, assim, o técnico leonino conseguiu perceber quem fará parte do plantel, que podia também ser reforçado com os jogadores que estavam emprestados.


Desde logo, uma mudança tática: acabou o 4x2x3x1 para vir um novo 3x4x3 e, com essa mudança, obviamente que seria necessário um reforço no plantel para ser aplicado a essa mesma tática e esses reforços podem até já ter contrato com o Clube de Alvalade, mas estarem emprestados a outro clube. A única certeza é a de que, quem não conta para o plantel 2020/21, está no mercado, para tentar realizar o melhor encaixe possível.

De todos os emprestados, o nome mais sonante é o João Palhinha. Acertado o acordo para o empréstimo das últimas duas épocas com o SC Braga, ainda feito pela Comissão de Gestão, liderada por Sousa Cintra, o médio-defensivo jogou com regularidade no clube minhoto e valorizou-se. É um dos jogadores que os responsáveis leoninos pretendem fazer algum encaixe financeiro. Especula-se que o Sporting CP queira valores na ordem de 10 milhões a 15 milhões de euros pelo jogador, sabendo de antemão que o contrato assinado com o SC Braga obriga a um pagamento de 15% do valor da venda, caso o jogador seja vendido até ao final do mês de setembro.


Num momento de carreira diferente, Daniel Bragança, de apenas 21 anos, fez a sua formação toda ao serviço das camadas jovens leoninas até ter sido emprestado ao Farense a época passada e esta época ao Estoril Praia, onde fez 20 jogos na II Liga e marcou quatro golos.

Quem conhece bem estes jogadores é Luís Martins, que foi treinador de João Palhinha e de Daniel Bragança quando ainda estiveram nas camadas jovens

Em declarações exclusivas ao Leonino, o ex-coordenador técnico dos leões afirmou que “ambos têm competência para jogar no Sporting CP na próxima época”.

“João Palhinha cresceu e teve um bom rendimento no SC Braga. Podia ser muito importante no meio-campo do Sporting CP na próxima época”, indicou o técnico que orientou o jogador na época 2016/2017 na equipa B.

Já sobre Daniel Bragança, Luís Martins não tem dúvidas que a sua tenra idade não seria um obstáculo para que o jogador fosse um elemento da equipa já esta temporada, “se a questão é a liderança, Daniel Bragança tem mais que Matheus Nunes”.

Contudo, o Sporting CP tem jogadores fora da formação que estão emprestados e que podem ser apostas ou encaixes para Rúben Amorim.

Diaby, por exemplo, foi contratado ainda pela Comissão de Gestão por 4.5 milhões de euros.  Na sua época de estreia ao serviço dos leões, o jogador maliano fez 44 jogos e sete golos em todas competições. Sem espaço no plantel, rumou à Turquia, onde fez 37 jogos e seis golos ao serviço do Besiktas, que detém uma cláusula de compra opcional de 5 milhões de euros.

Bruno Gaspar também custou 4,5 milhões de euros, mas nunca se conseguiu impor no Clube verde e branco, tendo feito apenas uma época de leão ao peito e, esta última, foi emprestado ao Olympiacos, da Grécia, orientado por Pedro Martins. Contudo, e apesar de o clube grego ter uma cláusula de opção de compra por 1 milhão de euros, o jogador não deverá ser contratado, tal como o Leonino já adiantou (LER AQUI).

Ainda na Grécia, Misic, que foi contratado por 2.75 milhões de euros, deverá mesmo ficar no Paok, por 2 milhões de euros, valor de compra opcional acordado. Esta transação permitirá aos leões recuperarem quase a totalidade do passe que soma 32 jogos e seis golos esta época ao serviço do clube.

Já Gelson Dala é um jogador que pode ser decisivo neste mercado. O internacional angolano tem estado em destaque no Rio Ave esta época, tendo ingressado no fim de janeiro nos vilacondenses fazendo 14 jogos e seis golos. O Sporting CP pretende utilizar o jogador para baixar o valor de Nuno Santos, jogador do Rio Ave que os leões têm interesse.

Quanto aos laterais, dois empréstimos: André Geraldes, que está emprestado ao clube isrealista Maccabi Tel Aviv e Lumor, que custou 2.5 milhões de euros por metade do passe, esteve esta época emprestado ao Mallorca, clube espanhol que desceu de divisão. Nenhum dos dois tem ainda o destino definido.

Por fim, casos diferentes de todos os outros são os de Marco Túlio, Edu Pinheiro, Filipe Chaby, Diogo Alves, Pedro Marques, Gonçalo Filipe, João Queirós, Elves Baldé, Leonardo Ruiz, Edmilson Santos, Mauro Riquicho, Ivanildo Fernandes ou Mees de Wit, que deverão regressar ao Sporting CP, mas para integrarem os sub23 ou a nova equipa B dos leões.


Futebol

Hugo Leal diz que tem grupo de WhatsApp com pilar do Sporting: "É o maior"

Antigo futebolista do Benfica está rendido ao trabalho de peça-chave do Clube de Alvalade e revelou amizade à imprensa presente na apresentação do seu livro

Hugo Leal tem grupo de Whatsapp com Rúben Amorim, treinador do Sporting
Hugo Leal tem grupo de Whatsapp com Rúben Amorim, treinador do Sporting

  |

Icon Comentário0

Hugo Leal revelou ser amigo pessoal de Rúben Amorim. O antigo futebolista profissional tem, inclusive, um grupo de WhatsApp com o treinador do Sporting - informação revelada pelo ex Benfica, durante o lançamento do seu novo livro 'Não é só futebol, estúpido'.


Em declarações à imprensa presente na apresentação da obra, o ex-jogador teceu elogios ao técnico leonino, que esteve envolvido num dos capítulos do livro: "Não acompanho a atualidade do futebol. Sigo os grupos do WhatsApp. No grupo com o Rúben Amorim ele é o maior, no grupo com os amigos o Rúben é o maior, portanto, eu acho que o Rúben é o maior. Dá 10-0 em termos de comunicação positiva, daquilo que é o estar bem no futebol e fazer o bem ao futebol. É verdade que sou amigo, mas para mim o Rúben é o maior e pode chegar muito longe", confessou.


O antigo médio reconhece que o técnico do Sporting é uma mais valia no futebol português e pode tornar-se num dos melhores do Mundo, graças ao trabalho que vem a desenvolver nas competições nacionais e internacionais. “O público em geral poderá sentir maior curiosidade pelo testemunho do Rúben [Amorim], porque, além da temática do futebol, é a figura mediática do momento", admite Hugo Leal.


Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 221 encontros, tendo vencido 155, empatado 33 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.

Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.



Futebol

Más notícias para Amorim: Futuro de Pote continua sem dar motivos de felicidade ao Sporting

'Camisola 8' dos leões é dos jogadores mais influentes da formação verde e branca desde que chegou a Alvalade, em 2020/21, proveniente do Famalicão

Pote fora das contas do Sporting de Rúben Amorim
Pote fora das contas do Sporting de Rúben Amorim

  |

Icon Comentário0

Pedro Gonçalves continua fora das contas de Rúben Amorim. O avançado verde e branco ainda não regressou aos treinos da formação verde e branca e a ausência para a próxima partida, diante do Estoril, está praticamente confirmada.


Depois de já ter falhado a última ronda do campeonato nacional, devido a uma lesão muscular, o expectável é que Pote volte a ficar de fora dos convocados de Rúben Amorim. Aliás, o 'camisola 8' dos leões ainda está em dúvida para ir aos Países Baixos no dia 1 de outubro, para o jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões, com o PSV.


Depois, antes da paragem para os jogos das seleções nacionais, há ainda a partida com o Casa Pia, no dia 5 de outubro. Os leões só voltam a jogar no fim de semana de 19 e 20 de outubro, na Taça de Portugal – ou um ou dois dias antes, porque na terça-feira seguinte joga na Áustria, com o Sturm Graz, para a Champions.


Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.

Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.



Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting tem plano para segurar Gyokeres, Inácio e companhia

Direção liderada por Frederico Varandas reuniu com Rúben Amorim e definiram trunfo estratégico para o mercado de janeiro dos leões

Sporting quer segurar Gyokeres, Inácio e outros craques
Sporting quer segurar Gyokeres, Inácio e outros craques

  |

Icon Comentário0

«O Sporting tem um plano para segurar Viktor Gyokeres, Gonçalo Inácio e os alvos mais apetecidos do plantel, no mercado de janeiro, sabe o Leonino. A caminhada dos leões na Liga dos Campeões será decisiva para tal e é necessário chegar a fases mais adiantadas.


Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, um brilharete na competição da UEFA trará boas notícias ao treinador dos verdes e brancos. A Direção garantiu a Rúben Amorim que as quantias da prova milionária permitem segurar os maiores ativos do plantel.


Além de evitar a venda das grandes estrelas da equipa, os milhões da Liga dos Campeões irão servir para aproveitar possíveis oportunidades no mercado de inverno. A saída de Morten Hjulmand está a ser preparada, tal como noticiou em Exclusivo o Leonino, e um sucessor do dinamarquês está em equação.


Recorde-se que, após vencerem o Lille, por 2-0, os atuais campeões nacionais vão visitar os neerlandeses do PSV e aos austríacos do Sturm Graz, a 01 e 22 de outubro. Na quarta e quinta jornadas, os leões terão pela frente os dois adversários previsivelmente mais fortes no seu caminho, ambos no Estádio José Alvalade: Manchester City, a 5 de novembro, e Arsenal, no dia 26 do mesmo mês.

As visitas ao Club Brugge (10 de dezembro), e ao Leipzig, (22 de janeiro de 2025), antecedem o derradeiro encontro na Champions, diante do Bolonha, a 29 de janeiro, em Alvalade. Estes dois últimos duelos, com alemães e transalpinos, serão os únicos em que o Sporting jogará à quarta-feira. Os restantes disputam-se à terça-feira.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Exclusivo Leonino - Sporting tem plano para segurar Gyokeres, Inácio e companhia
Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting tem plano para segurar Gyokeres, Inácio e companhia

 

Icon Comentário0
Com Gyokeres à mistura, Sporting empata frente ao Benfica e não sai do quarto lugar
Futebol

Com Gyokeres à mistura, Sporting empata frente ao Benfica e não sai do quarto lugar

 

Icon Comentário0
Oficial! Sporting empresta médio que não enche medidas de Amorim
Futebol

Oficial! Sporting empresta médio que não enche medidas de Amorim

 

Icon Comentário0