
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Um mau planeamento, uma época mal pensada, quatro treinadores e várias contratações falhadas resultaram num 4.º lugar na Liga Portuguesa. Estar fora do pódio tem implicações nos adeptos, mas também na construção e no planeamento da equipa. Desde logo, o Sporting CP terá que disputar uma terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa, que este ano, devido à Covid-19, disputar-se-á apenas a uma mão (LER AQUI).
Esta situação irá exigir dos jogadores um menor período de férias e irá impor aos responsáveis leoninos uma construção de uma equipa mais competitiva num menos período de tempo. E como diz o ditado, “um mal nunca vem só”. É isso mesmo, há um outro “mal”, que é a atual conjuntura financeira do Clube verde e branco. Nos últimos dias, várias têm sido as notícias de clubes e agentes que reclamam pagamentos em atraso. Como tal, o Sporting CP vai ao mercado sem grande capacidade de investimento. Qual a solução encontrada? Realizar dinheiro com excedentários.
Desde que Rúben Amorim chegou ao comando técnico dos leões, a sua missão foi encontrar soluções nos escalões de formação e começar a preparar a nova época, identificando quais seriam as lacunas do plantel. Vários jogadores da formação estrearam-se comos seniores e, assim, o técnico leonino conseguiu perceber quem fará parte do plantel, que podia também ser reforçado com os jogadores que estavam emprestados.
Desde logo, uma mudança tática: acabou o 4x2x3x1 para vir um novo 3x4x3 e, com essa mudança, obviamente que seria necessário um reforço no plantel para ser aplicado a essa mesma tática e esses reforços podem até já ter contrato com o Clube de Alvalade, mas estarem emprestados a outro clube. A única certeza é a de que, quem não conta para o plantel 2020/21, está no mercado, para tentar realizar o melhor encaixe possível.
De todos os emprestados, o nome mais sonante é o João Palhinha. Acertado o acordo para o empréstimo das últimas duas épocas com o SC Braga, ainda feito pela Comissão de Gestão, liderada por Sousa Cintra, o médio-defensivo jogou com regularidade no clube minhoto e valorizou-se. É um dos jogadores que os responsáveis leoninos pretendem fazer algum encaixe financeiro. Especula-se que o Sporting CP queira valores na ordem de 10 milhões a 15 milhões de euros pelo jogador, sabendo de antemão que o contrato assinado com o SC Braga obriga a um pagamento de 15% do valor da venda, caso o jogador seja vendido até ao final do mês de setembro.
Num momento de carreira diferente, Daniel Bragança, de apenas 21 anos, fez a sua formação toda ao serviço das camadas jovens leoninas até ter sido emprestado ao Farense a época passada e esta época ao Estoril Praia, onde fez 20 jogos na II Liga e marcou quatro golos.
Quem conhece bem estes jogadores é Luís Martins, que foi treinador de João Palhinha e de Daniel Bragança quando ainda estiveram nas camadas jovens
Em declarações exclusivas ao Leonino, o ex-coordenador técnico dos leões afirmou que “ambos têm competência para jogar no Sporting CP na próxima época”.
“João Palhinha cresceu e teve um bom rendimento no SC Braga. Podia ser muito importante no meio-campo do Sporting CP na próxima época”, indicou o técnico que orientou o jogador na época 2016/2017 na equipa B.
Já sobre Daniel Bragança, Luís Martins não tem dúvidas que a sua tenra idade não seria um obstáculo para que o jogador fosse um elemento da equipa já esta temporada, “se a questão é a liderança, Daniel Bragança tem mais que Matheus Nunes”.
Contudo, o Sporting CP tem jogadores fora da formação que estão emprestados e que podem ser apostas ou encaixes para Rúben Amorim.
Diaby, por exemplo, foi contratado ainda pela Comissão de Gestão por 4.5 milhões de euros. Na sua época de estreia ao serviço dos leões, o jogador maliano fez 44 jogos e sete golos em todas competições. Sem espaço no plantel, rumou à Turquia, onde fez 37 jogos e seis golos ao serviço do Besiktas, que detém uma cláusula de compra opcional de 5 milhões de euros.
Bruno Gaspar também custou 4,5 milhões de euros, mas nunca se conseguiu impor no Clube verde e branco, tendo feito apenas uma época de leão ao peito e, esta última, foi emprestado ao Olympiacos, da Grécia, orientado por Pedro Martins. Contudo, e apesar de o clube grego ter uma cláusula de opção de compra por 1 milhão de euros, o jogador não deverá ser contratado, tal como o Leonino já adiantou (LER AQUI).
Ainda na Grécia, Misic, que foi contratado por 2.75 milhões de euros, deverá mesmo ficar no Paok, por 2 milhões de euros, valor de compra opcional acordado. Esta transação permitirá aos leões recuperarem quase a totalidade do passe que soma 32 jogos e seis golos esta época ao serviço do clube.
Já Gelson Dala é um jogador que pode ser decisivo neste mercado. O internacional angolano tem estado em destaque no Rio Ave esta época, tendo ingressado no fim de janeiro nos vilacondenses fazendo 14 jogos e seis golos. O Sporting CP pretende utilizar o jogador para baixar o valor de Nuno Santos, jogador do Rio Ave que os leões têm interesse.
Quanto aos laterais, dois empréstimos: André Geraldes, que está emprestado ao clube isrealista Maccabi Tel Aviv e Lumor, que custou 2.5 milhões de euros por metade do passe, esteve esta época emprestado ao Mallorca, clube espanhol que desceu de divisão. Nenhum dos dois tem ainda o destino definido.
Por fim, casos diferentes de todos os outros são os de Marco Túlio, Edu Pinheiro, Filipe Chaby, Diogo Alves, Pedro Marques, Gonçalo Filipe, João Queirós, Elves Baldé, Leonardo Ruiz, Edmilson Santos, Mauro Riquicho, Ivanildo Fernandes ou Mees de Wit, que deverão regressar ao Sporting CP, mas para integrarem os sub23 ou a nova equipa B dos leões.
Guarda-redes bósnio de 27 anos não vingou com a camisola dos leões e está a caminho do Norwich City, do Championship, a título definitivo
|
Vladan Kovacevic está a caminho do Norwich City. O emblema que milita no Championship - segunda divisão inglesa - vai pagar ao Sporting um valor a rondar os 2,4 milhões de euros, montante bastante inferior aos 4,8 que os leões desembolsaram junto do Raków. No entanto, o negócio inclui objetivos que podem aproximar as quantias.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, o Sporting, além dos 2,4 milhões de euros fixos, poderá encaixar mais 2M, mediante o cumprimento de objetivos pessoais e coletivos, o que irá depender da prestação do bósnio e da equipa.
Se, por ventura, Vladan Kovacevic conseguir cumprir todas as alíneas presentes no contrato com o Norwich, o Sporting irá receber um total de 4,4 milhões de euros. Apesar de ainda ficar em prejuízo, a SAD leonina perde apenas 400 mil euros.
Vladan Kovacevic começou a época como titular do Sporting, mas uma lesão relegou o bósnio para o banco de suplentes. Com a chegada de Rui Borges, o 'camisola 13' deixou Alvalade, rumo ao Légia de Varsóvia, por empréstimo dos verdes e brancos.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Vladan Kovacevic – avaliado em 4 milhões de euros – realizou apenas 10 encontros. Nos 930 minutos em que atuou com a Listada verde e branca, o guardião sofreu 11 golos. Pelo Légia Varsóvia, o guardião somou nove jogos e 14 golos consentidos.
Médio internacional pela Geórgia foi contratado ao Levante por 5,5 milhões de euros e apresenta-se na Academia Cristiano Ronaldo a 1 de julho
|
Giorgi Kochorashvili é reforço do Sporting para a próxima temporada. O médio georgiano não esconde que sentirá saudades do Levante, mas está focado na nova aventura em Alvalade, apontando já mira à possível conquista do Campeonato Nacional.
Kochorashvili: "Agora quero sentir o ambiente de Alvalade"
"O Levante significa família. Agora é a minha vez de sair da minha família para alcançar os meus objetivos, mas sinto o mesmo que senti quando saí da Geórgia. Saio de casa para procurar novos desafios e o Sporting é um grande Clube, com adeptos incríveis. Assisti aos últimos jogos daquela que será a minha nova equipa e gostei. Agora quero sentir o ambiente de Alvalade", disse, em entrevista ao 'Superdeporte'.
Kochorashvili admitiu acompanhar os verdes e brancos, deixando bem claro que "o Sporting é uma equipa de Champions, muito grande e muito conhecida. Acabaram de ser bicampeões. Eu já penso em continuar a ganhar. Vou dia a dia mas sei para o que vou. Quero que o Sporting continue a ser campeão. Vê-se o trabalho que têm feito. Os títulos conquistam-se com a ajuda de todos. Por isso, o meu objetivo é contribuir com o meu grão de areia. O meu coração sente que vão acontecer grandes coisas. Mas a disciplina, o trabalho e a paixão não podem faltar".
Kochorashvili: "A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante"
"A única coisa que pedi foi para terminar a época no Levante. Como tudo aconteceu no inverno, tinha de acontecer de uma determinada forma para que o clube fosse o primeiro beneficiado. Sempre tive claro que, se saísse do Levante, o clube tinha que ser favorecido. Aconteça o que acontecer, queria continuar a ajudar a equipa e levar o Levante à La Liga. E depois seguir o meu caminho e estabelecer novos objetivos", acrescentou Kochorashvili.
Em 2024/25, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 5 milhões de euros – fez 35 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.608 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.
Futebolista que venceu título com o Clube de Alvalade vai ser adversário dos leões de Rui Borges na Liga Portugal Betclic de 2025/26
|
É oficial! Diogo Pinto já não é jogador do Sporting. O guarda-redes de 21 anos utilizou as suas redes sociais para despedir-se dos adeptos verdes e brancos, numa altura em que irá ser apresentado como reforço do Estrela da Amadora, deixando Alvalade a custo zero.
Diogo Pinto: "Dei sempre tudo pelo Sporting"
"Foram oito anos de leão ao peito. Cheguei muito novo, cheio de sonhos, e saio com o coração cheio. Cresci aqui como jogador e como pessoa. Aprendi muito, vivi momentos únicos e fiz amigos para a vida. Dei sempre tudo pelo Clube, com orgulho em cada minuto que estive em campo", começou por dizer o guardião.
Diogo Pinto destaca "a conquista do campeonato no ano passado" como "um dos momentos mais especiais" da carreira. "Nunca vou esquecer as emoções que vivemos. Quero agradecer aos treinadores, colegas, staff, direção e a todos os adeptos que me acompanharam em cada etapa. O vosso apoio fez a diferença", acrescentou o formado no Sporting.
Diogo Pinto: " Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal"
"Fim de um capitulo e inicio de outro. Obrigado por tudo Sporting Clube de Portugal. 'Não chores porque acabou mas sorri porque aconteceu'", terminou o antigo 'camisola 51' dos verdes e brancos, que terá oportunidade de brilhar na Liga Portugal Betclic.
Apesar de reforçar o Estrela da Amadora sem qualquer compensação monetária para o Sporting, o guarda-redes internacional sub-21 por Portugal ainda poderá render aos verdes e brancos. Frederico Varandas assegurou 50% de uma futura venda do jogador.