Futebol
Moura dos Santos atira problema de Rui Borges no Sporting - Vitória SC: "Fazer pior seria difícil"
12 Jan 2026 | 10:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
12 Jan 2026 | 12:48 |
A última semana foi marcada por fortes contrastes para Rômulo Júnior, jovem defesa-central brasileiro de 21 anos que viveu sensações opostas no universo leonino. Perante a vaga de lesões que tem afetado o plantel principal, Rui Borges chamou o central ao plantel principal, lançando-o em jogos de elevada exigência competitiva. Ainda assim, o percurso recente do jogador ficou também marcado por decisões menos animadoras no contexto da equipa B.
Rômulo foi utilizado na partida frente ao Gil Vicente, a contar para a Liga, e voltou a somar minutos na final four da Taça da Liga, diante do Vitória de Guimarães - decisão que foi alvo de críticas. O brasileiro entrou para o lugar de Eduardo Quaresma, que saiu lesionado, num encontro particularmente exigente para os leões. Apesar da confiança demonstrada por Rui Borges, a noite acabou por não ser feliz, com o Sporting a ser eliminado da competição.
Apesar da aposta na equipa principal, Rômulo Júnior continua integrado na dinâmica da equipa B, orientada por João Gião. No entanto, nem sempre com o protagonismo desejado. Na derrota frente ao Porto B, por 2-1, no passado domingo, o defesa-central acabou por não sair do banco de suplentes, numa decisão que surpreendeu, tendo em conta o seu recente percurso e utilização regular ao longo da temporada.
Recorde-se que o jovem brasileiro soma sete jogos como titular na equipa B, sendo visto como uma das peças com maior margem de progressão no setor defensivo. A gestão do seu tempo de jogo reflete também a tentativa do clube em equilibrar as necessidades imediatas da equipa principal com o desenvolvimento sustentado do atleta.
Com contrato ligado ao Atlético Mineiro, Rômulo Júnior procura aproveitar cada oportunidade para convencer os responsáveis leoninos a avançarem para a aquisição do seu passe. Os próximos meses serão decisivos para o central, que continua a trabalhar entre dois contextos competitivos distintos, mas com o mesmo objetivo: afirmar-se de leão ao peito.
Ex Sporting inaugurou o marcador nos primeiros segundos do jogo, empurrando a turma de Paulo Fonseca para a próxima fase da prova
12 Jan 2026 | 12:23 |
Afonso Moreira inaugurou o marcador do Lille - Lyon (2-1), do último domingo, que garantiu a passagem da turma orientada por Paulo Fonseca aos oitavos-de-final da Taça de França. O jogador formado no Sporting - que custou apenas 2M - colocou a bola no fundo das redes quando ainda nem sequer estava jogado um minuto, aproveitando uma desconcentração da defesa adversária, para marcar o seu quinto golo na presente temporada.
Após a abertura do marcador pelo antigo jogador do Sporting, Ngoy redimiu-se à passagem do minuto 28. Félix Correia cruzou para a área e, num lance confuso, o defesa-central encostou para o fundo das redes de Descamps, fazendo o empate para o Lille.
Em cima do intervalo, uma estreia a marcar do lado do Lyon no jogo inaugural com a camisola do novo clube. Endrick, assistido por um toque de classe de Tolisso, atirou de pé esquerdo para o 2-1. O internacional brasileiro, cedido pelo Real Madrid, fez o primeiro golo esta época - não marcava desde abril.
Tiago Santos, que também passou pelas camadas jovens do Sporting, entrou na segunda parte, tal como Ethan Mbappé, irmão do craque do Real Madrid. Aos 88’, o lateral-direito luso esteve perto de um golaço. O ex-Estoril disparou do meio da rua e a bola bateu com estrondo no poste direito da baliza do Lyon.
Nesta temporada, com a camisola do Lyon, Afonso Moreira – avaliado em 5 milhões de euros – realizou 21 jogos: 15 na Ligue 1, quatro na Liga Europa e dois na Taça de França. Nos 999 minutos em que esteve em campo, o antigo jogador do clube Alvalade marcou cinco golos e fez cinco assistências.
Confira o golo:
Emblema inglês figura-se, agora, como um dos principais clubes na luta pela contratação do jogador da equipa de Rui Borges
12 Jan 2026 | 11:38 |
O Tottenham mantém forte interesse em garantir a contratação de Morten Hjulmand, algo que já havia demonstrado no mercado de transferências do último verão. Ao que parece, o emblema da Premier League continua com o capitão do Sporting no seu radar, mas tem noção da concorrência e da dificuldade do negócio.
A informação está a ser avançada pelo portal 'TeamTalk', que recorda ainda a cobiça que chega do Manchester United e da Juventus, como principais admiradores do internacional dinamarquês. No entanto, a mesma fonte revela que todos os clubes estão conscientes da baixa probabilidade de contratarem o jogador na janela de inverno e, caso tal acontecesse, seria por um valor na ordem dos 70M de libras (entre 80M e 94M de euros).
Assim sendo, a Direção do Sporting está descansada em relação à continuidade de Hjulmand em Alvalade até, pelo menos, o final da temporada. O mercado de transferências do próximo verão poderá, no entanto, trazer novidades, uma vez que os leões terão feito um acordo com o médio para facilitarem uma eventual saída caso permanecesse no plantel em 2025/26.
Tudo isto acontece numa altura em que nem a cláusula de rescisão de Morten Hjulmand está ativa e o Sporting pede uma verba bastante elevada para libertar o jogador - uma vez que não é da intenção de Rui Borges nem da restante estrutura perder aquele que é uma das peças mais importantes do plantel a meio da temporada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 26 partidas: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, duas na Taça de Portugal, uma na Taça da Liga e outra na Supertaça. Nos 2.342 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez três assistências.
Depois da saída do sueco para o Arsenal, o avançado colombiano não tem desiludido em Alvalade, apontando um registo avassalador após 17 jornadas
12 Jan 2026 | 11:00 |
O Sporting entrou na temporada 2025/26 com uma baixa de peso no ataque, após a saída de Viktor Gyökeres para o Arsenal, no passado mercado de verão. O sueco foi uma das figuras principais do título anterior, mas os leões responderam com eficácia, encontrando em Luis Suárez, ex-Almería, o homem certo para ocupar o lugar deixado vago e manter o nível ofensivo da equipa.
Os números não deixam margem para dúvidas. Após 17 jornadas, o Sporting soma 47 golos, destacando-se como o melhor ataque da prova. Trata-se do segundo melhor registo do Clube em meio século nesta fase da época, apenas superado pelos 48 golos da temporada passada, e coloca a equipa como o terceiro melhor ataque de sempre em campeonatos a 18 clubes.
Luis Suárez chegou a Alvalade no arranque da época e rapidamente se afirmou. O colombiano é o segundo melhor marcador do campeonato, com 15 golos, apenas atrás de Pavlidis (17), do Benfica. A sua influência vai além dos números, dando profundidade, presença na área e continuidade ao modelo ofensivo que vinha de Ruben Amorim e agora é utilizado por Rui Borges.
O coletivo também tem sido determinante neste rendimento. O Sporting marcou em todas as 17 jornadas, algo que não tinha conseguido em 2024/25, quando ficou em branco por duas vezes sob o comando de João Pereira. Pedro Gonçalves, com nove golos, Francisco Trincão e Maxi Araújo, ambos com quatro, reforçam a ideia de um ataque repartido e difícil de travar.
Apesar do excelente registo, os atuais números ainda estão longe dos melhores da história do campeonato, dominados pelos próprios leões nas décadas de 40 e 50. Ainda assim, a perda de Gyökeres não travou o poderio ofensivo do Sporting, que voltou a provar que sabe reinventar-se sem perder identidade nem ambição.