ENTÃO, MAS? UEFA 'ATIRA' BENFICA OU PORTO DIRETAMENTE PARA A LIGA DOS CAMPEÕES... MESMO SE O SPORTING FOR CAMPEÃO
Órgão que tutela o futebol europeu tem restrições específicas que podem beneficiar rivais dos verdes e brancos
Redação Leonino
Texto
16 de Março 2024, 16:29
Rúben Amorim, Sporting, Sérgio Conceição, Porto, Roger Schmidt, Benfica

Com a atual classificação da Liga Portugal no ranking da UEFA, apenas o primeiro e o segundo classificado têm acesso à Champions League, com o campeão a entrar de forma direta e o ‘vice’ a ser obrigado a disputar a terceira pré-eliminatória da prova milionária. No entanto, se o Sporting for campeão, é possível que Benfica ou Porto sejam ‘atirados’ diretamente para a fase de grupos da competição.

“De acordo com o formato das competições de clubes 2024/27, se o vencedor da Europa League se apurar para a fase da liga da Champions League através do seu campeonato nacional, então o clube com o melhor coeficiente individual entre todas as equipas na qualificação da Champions League (caminho dos campeões e caminho das ligas) entra diretamente para a fase da liga”, lê-se, no site da UEFA.

Ora, o que significa isto, resumido com os emblemas ainda em competição: caso Liverpool, Milan ou Bayer Leverkusen sejam vencedores da Liga Europa, apuram-se diretamente para a Liga dos Campeões. No entanto, os três clubes mencionados estão em posição privilegiada nas provas internas para serem presença na Champions em 2024/25, o que abre caminho para um novo acesso.

O clube em questão será qualificado de forma meritória, uma vez que o escolhido terá, obrigatoriamente, de ser a equipa – entre as que estejam em zona de qualificação para a UCL – com melhor ranking da UEFA. Neste caso, o Porto é 19.º e o Benfica 20.º

Assim sendo, seria possível, caso o Sporting fosse campeão nacional, que o segundo classificado da Liga Portugal Betclic entrasse de forma direta na Champions League, evitando as rondas preliminares e garantindo uns bons milhões de euros. No entanto, o cenário acima descrito tem de se concretizar.

Confira aqui um dos grandes momentos de Viktor Gyokeres nesta temporada:

Imagem de destaque
  Comentários