ESCÂNDALO À MODA ANTIGA! CÉSAR BOAVENTURA CONDENADO A PENA DE PRISÃO, MAS BENFICA É ILIBADO DE TUDO; SPORTING SEGUE PREJUDICADO
Empresário terá, ainda, de pagar multa de 30 mil euros que vai revertera favor de uma instituição de solidariedade social, ou de promoção ao desporto
Redação Leonino
Texto
14 de Fevereiro 2024, 19:45
César Boaventura, Luís Filipe Vieira, Benfica

César Boaventura foi considerado culpado por três crimes de corrupção ativa e um crime de corrupção ativa na forma tentada, por ter pedido aos jogadores Marcelo, Cássio, Lionn (à data do Rio Ave) para influenciarem o resultado da partida dos vilacondenses contra o Benfica, a 24 de abril de 2016 – encontro que os encarnados venceram, por 1-0, com golo a 17 minutos do fim.

O arguido – que não esteve presente, alegando um “problema súbito” – foi declarado culpado, esta quarta-feira, dia 14 de fevereiro, no Tribunal de Matosinhos. César Boaventura foi condenado a três anos e quatro meses de prisão, com pena suspensa, e impedido de exercer funções de empresário, durante dois anos, com pena acessória.

O agente, por consequência de aliciar jogadores a perder com o Benfica, foi ainda condenado a pagar uma multa de 30 mil euros, sendo que o valor irá reverter a favor de uma instituição de solidariedade social, ou de promoção ao desporto.

Apesar das sanções aplicadas ao empresário, o Clube da Luz saiu, novamente, ileso. Para já, a Justiça não aponta qualquer ligação direta de César Boaventura aos encarnados – à data presididos por Luís Filipe Vieira – afirmando que agiu de livre vontade.

Embora tenha ficado comprovado o aliciamento a Cássio e Lionn, Boaventura foi ilibado de ter ‘comprado’ Romain Salin, à data no Marítimo. No entanto, o guardião francês garantiu ter sido contactado com o mesmo propósito dos jogadores do Rio Ave – facilitar a vida aos encarnados.

Certo é que o grande prejudicado continua a ser o Sporting. O Clube de Alvalade terminou a época em questão (2015/16), no segundo posto da tabela classificativa do campeonato nacional, com 86 pontos, menos dois que o Benfica, que venceu a prova. Os adeptos dos leões seguem uma luta intensa para reclamar o título para o Museu de Alvalade.

Imagem de destaque
  Comentários