Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting venceu o Vitória de Guimarães (3-0), no passado domingo, 21 de abril, em jogo válido para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Duarte Gomes analisou alguns dos momentos chave da arbitragem da partida em que o Sporting saiu triunfante e aumentou a vantagem na liderança do campeonato, estando agora a 10 pontos de distância do Benfica, segundo classificado.
O árbitro retirado deixou, no jornal A Bola, as suas considerações acerca das decisões de Cláudio Pereira, árbitro responsável no Sporting – Vitória de Guimarães, e Rui Costa, VAR. Duarte Gomes deu à arbitragem uma classificação geral de sete pontos. “Não obstante alguns erros (menores) de interpretação, sobretudo a nível disciplinar, Cláudio Pereira está a crescer a cada jogo que faz. Contou com a excelente colaboração dos seus árbitros assistentes, muito atentos em lances relevantes”, começou por dizer.
De resto, o especialista em arbitragem evidencia os erros de interpretação mencionados. Começou por elogiar a prestação de Cláudio Pereira num lance que foi falta para os vimaranenses. Contudo, logo de seguida, houve uma jogada que deveria ter sido também assinalada por parte da equipa visitante. “45+1' Falta bem assinalada de André André sobre Pedro Gonçalves. Na sequência ficámos com a ideia que Tiago Silva podia ter evitado o remate contra o corpo do adversário, com o jogo já interrompido. Quanto a nós a ação do médio vimaranense foi mais antidesportiva do que casual”, opinou.
O antigo árbitro prosseguiu o comentário n’ A Bola, não deixando em branco um erro de arbitragem que jogou em vantagem do Vitória de Guimarães, desfavorecendo o Sporting. “85' Alberto Baio entrou de forma dura e negligente sobre Geny Catamo. Escapou (mas não devia) ao cartão amarelo”, analisou Duarte Gomes.
Muito embora os erros de arbitragem, o Sporting venceu 3-0. Com o triunfo, que deu aos leões continuidade no registo invencível em Alvalade, a turma de Rúben Amorim consolidou o primeiro lugar na Liga Portuguesa, somando já 80 pontos. Assim, fica com vantagem provisória de 10 pontos do Benfica, segundo classificado do campeonato nacional que jogará esta segunda-feira contra o Farense. Com o mais recente triunfo em Alvalade, os verdes e brancos aproximam-se a passos largos do título, e estão agora a apenas duas vitórias de ser campeões.
Antigo guardião do Porto 'ficou agradado' com notícias da lesão do bósnio, que vai desfalcar a turma de Rúben Amorim durante várias partidas
|
0Franco Israel será titular do Sporting, depois da lesão de Vladan Kovacevic - que, afinal de contas, vai parar mais do que dois jogos. As notícias agradam a Jorge Amaral, que admite confiar mais no antigo guardião da Juventus do que no bósnio, que chegou a Alvalade este verão.
"(Kovacevic) Ainda não mostrou ter uma técnica de guarda-redes. O Franco Israel, no tempo que jogou, mostrou ser mais sereno, mais tranquilo e foi evoluindo. Não quer dizer que com Kovacevic não possa acontecer", começou por dizer o ex-guardião do Porto, na CMTV.
"Pode crescer com os jogos, aumentar níveis de confiança com a Liga dos Campeões... Pode acontecer, mas, até ao momento, por aquilo que vi dos dois, acho o Israel 'mais baliza' e mais guarda-redes", terminou Jorge Amaral, mostrando preferência pelo 'camisola 1' de Rúben Amorim.
Vladan Kovacevic - que tem um valor de mercado de 6 milhões de euros - tem sido a principal escolha do técnico, assumindo a titularidade em detrimento do uruguaio. Pelo Sporting, o bósnio soma cinco jogos, tendo disputado 480 minutos e sofrido seis golos.
Já Franco Israel – avaliado em 3,5 milhões de euros – fez 23 encontros pelo Sporting, em 2023/24: 10 na Liga Portugal Betclic, seis na Taça de Portugal, quatro na Liga Europa e três na Taça da Liga. Nos 2.070 minutos que disputou, o guardião sofreu 19 golos. O guarda-redes tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2027 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Afirmações do ponta de lança internacional pela Suécia, em entrevista recente, não caíram nas boas graças de antigo ativo dos leões
|
0Viktor Gyokeres admitiu, em entrevista recente, que a sua cláusula de rescisão "é demasiado alta". As afirmações do craque do Sporting não caíram bem a Augusto Inácio, que não duvida do valor do avançado de Rúben Amorim, mas deixa uma condição para a saída de Alvalade.
"Não pode desvalorizar-se ao ponto daquilo que vale. Ele sabe que vale muito como jogador, mas em termos de dinheiro, o mercado é que vai dizer quanto vale e quanto oferece. Agora, ele tem é de fazer o seu trabalho e está a fazê-lo muito bem", começou por dizer o ex técnico dos leões, na CNN.
"Está num grande momento de forma. Marca golos no Sporting, marca golos na seleção e também dá assistências. Está a passar por um grande período, mas, para aqueles tais 100 milhões, tem de fazer uma grande Liga dos Campeões, que é aí a grande montra", terminou Augusto Inácio.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em cinco encontros (480 minutos). No total, o 'camisola 9' fez sete golos e já leva três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e a maior cláusula de rescisão do plantel, fixada na ordem dos 100 milhões de euros.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Clube de Alvalade prepara-se para medir forças com os vimaranenses em partida relativa à 30.ª jornada da Liga
|
0Cláudio Pereira, árbitro da AF Aveiro, foi nomeado, esta quarta-feira, para ajuizar a partida da 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, que irá colocar frente-a-frente Sporting e Vitória de Guimarães, no próximo domingo, em jogo que será disputada no Estádio José Alvalade.
O juiz natural do Porto terá como restante equipa de arbitragem Tiago Costa e André Almeida, na assistência, e Anzhony Rodrigues, como quarto árbitro. Já o VAR estará entregue a Rui Costa e Carlos Martins, este último na condição de assistente. Esta será a quinta vez que Cláudio Pereira irá cruzar-se com os leões na presente temporada.
De recordar que o árbitro esteve presente nos triunfos verdes e brancos diante do Rio Ave (2-0), Gil Vicente (3-1), Estoril Praia (5-1) e Farense (3-2). Todas estas partidas, curiosamente, foram disputadas no Estádio José Alvalade, pelo que o juiz voltará novamente à fortaleza leonina, desta vez, em fase adiantada da Liga Portuguesa.
A partida diante do Vitória de Guimarães será, novamente, crucial para as contas do título da atual edição do campeonato. Na passada terça-feira, os leões de Rúben Amorim deram mais um passo importante na luta dos lugares cimeiros da competição nacional e começam a ver a conquista da Liga ‘por um canudo’.
Com o triunfo diante do Famalicão por 1-0 – o 36.ª em 48 encontros na presente temporada –, o Sporting segue na liderança da Liga Portugal Betclic, com 77 pontos em 29 encontros (25 triunfos, dois empates e duas derrotas). O Benfica soma 70 pontos. Já o Porto segue no terceiro posto com 59, em igualdade pontual com o Braga.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 21 de abril, às 20h30, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo relativo à 30.ª do Campeonato Nacional. Em caso de novo triunfo verde e branco, a turma de Rúben Amorim dá um mais passo importante rumo à conquista do título.