
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Ricardo Esgaio foi um dos jogadores mais animados na festa de bicampeão nacional do Sporting. O lateral esteve em videochamada com Sebastián Coates, lenda dos verdes e brancos, que acabou por não deixar passar em branco o estado do antigo companheiro.
Apesar de estar no Uruguai, Seba esteve 'presente' nos festejos, uma vez que é muito querido pelos adeptos e antigos companheiros de equipa. Durante as celebrações, o antigo 'camisola 4' dos leões teve mesmo de fazer um reparo ao experiente lateral-direito.
"Inácio, tira o álcool ao Esgaio", disse o central, brincando com o estado do defesa, que foi um dos jogadores mais aplaudidos pelos adeptos e pelo plantel verde e branco, demonstrando uma enorme união e espírito de família que se vive no balneário do Sporting.
O Sporting termina a edição 2024/25 da Liga Portugal Betclic no primeiro lugar, com 82 pontos acumulados, fruto de 25 vitórias, sete empates e duas derrotas. O Benfica é vice, com 80. Já o Porto fecha o pódio, com 71 pontos somados, seguido do Braga (66).
Sebastián Coates não venceu este campeonato, mas esteve presente no anterior, também como no de 2020/21. Durante a sua caminhada em Alvalade, o antigo capitão do Sporting disputou 369 encontros, nos quais marcou 37 golos marcados e fez 10 assistências, sendo o estrangeiro com mais jogos de sempre pelo Clube de Alvalade.
Veja o momento e o comentário de Seba:
Liga Portuguesa de Futebol Profissional, este domingo, dia 18 de maio, emparelhamento dos jogos da Allianz Cup da próxima temporada desportiva
|
Os confrontos dos quartos de final da Taça da Liga 2025/26 já ficaram definidos, informou a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, este domingo, dia 18 de maio. O Sporting, bicampeão, vai receber o segundo classificado da Segunda Liga, o Alverca, clube que tem como um dos donos o avançado do Real Madrid, Vinícius Jr.
O Benfica, por sua vez, recebe o Tondela, campeão do segundo escalão. Nos restantes encontros, o Porto enfrenta o Vitória de Guimarães e o Braga mede forças com o Santa Clara. Os dragões, terceiros classificados, recebem os minhotos, sextos. Os arsenalistas, quartos, recebem a visita dos açorianos, que terminaram na quinta posição da classificação.
O Benfica é o atual detentor do troféu e o recordista da competição, com oito triunfos. Segue-se o Sporting, com quatro conquistas. O Braga fecha o pódio com três vitórias na final da competição. Vitória de Setúbal, Moreirense e Porto conquistaram um troféu cada um.
Além do mais, o Alverca, que confirmou a subida ao principal escalão do futebol português, viu Vinicius Júnior comemorar o acontecimento. Através das redes sociais, o jogador brasileiro partilhou uma imagem do plantel ribatejano e a seguinte descrição: "Vamos!". Recorde-se que o grupo de investidores ligado ao avançado adquiriu 70 por cento da SAD em fevereiro deste ano.
Também, recentemente, o Sporting e o Alverca assinaram um protocolo de cooperação destinado ao futebol de formação. A ligação entre os dois emblemas visa criar sinergias e trocas de conhecimentos com o objetivo comum de desenvolver jovens jogadores.
Diretor do jornal Record falou sobre conquista do 25.º título do emblema verde e branco e analisou temporada realizada por peça chave dos leões
|
Bernardo Ribeiro não tem dúvidas de que Viktor Gyokeres é "o homem do título" do Sporting. O diretor do jornal Record analisou a temporada desportiva realizada pelo Clube de Alvalade, deixando elogios a Rui Silva, Rui Borges e Frederico Varandas, não esquecendo o "descalabro" deixado por Bruno de Carvalho (que também foi criticado por Francisco Guimarães).
"Uma liga bonita. Emocionante. Imprevisível até ao fim. Que podia ter caído para qualquer um dos lados. Mas o Sporting no sprint final foi bem mais forte e o Benfica perdeu todos os match points de que dispôs. Os leões bateram o Gil Vicente ao cair do pano, foram à Luz garantir um empate precioso e ganharam sem espinhas ao Vitória, conquistando um bicampeonato mais do que merecido", pode ler-se no diário desportivo.
Bernardo Ribeiro lembra ainda os falhanços da equipa de Bruno Lage que falhou nos momentos decisivos da época: "Enquanto isso, o Benfica tropeçava em casa com o Arouca, falhava no dérbi e nem em Braga, frente a 10 jogadores a partir dos 66’, conseguiu ganhar".
"No banco, o mérito maior é para Rui Borges. Foi quem teve de recuperar a equipa após o desastre João Pereira"
O diretor de Record fala nas peças chave em destaque em Alvalade: "Gyokeres é o homem do título. Há mais, claro, nomeadamente Hjulmand, o capitão que organizou, serenou e combateu dentro e fora de campo. Como Rui Silva na baliza. No banco, o mérito maior é para Rui Borges. Foi quem teve de recuperar a equipa após o desastre João Pereira e também quem teve de jogar com uma onda de lesões impressionante".
"Uma palavra para Frederico Varandas. O homem que retirou o leão do descalabro Bruno de Carvalho e fez do clube o que é hoje"
A terminar, não esqueceu o atual treinador do Manchester United e o legado de Bruno de Carvalho: "Ruben Amorim, recorde-se, também ele é campeão. Aliás, ele é bicampeão. Uma palavra para Frederico Varandas. O homem que retirou o leão do descalabro Bruno de Carvalho e fez do clube o que é hoje", concluiu.
Jovem ala dos verdes e brancos provocou futebolista do plantel encarnado, com bandeira alusiva a polémica recente que escalou depois do dérbi
|
Geovany Quenda venceu o primeiro título ao serviço da equipa principal do Sporting. Durante os festejos, ainda no Estádio José Alvalade, o ala leonino deu nas vistas com uma bandeira personalizada levada por um adepto, na qual se lia uma provocação a Nicolás Otamendi, jogador do Benfica.
"Falas muito. Chupa, ca*****" e a imagem de Ricardo Esgaio compunham a bandeira que fez sucesso no reduto verde e branco, depois de o 'camisola 47' ter sido impedido de jogar diante do Vitória de Guimarães e do Benfica, na final da Taça de Portugal, por ter-se dirigido ao argentino em tais termos.
João Pinheiro, árbitro do dérbi da jornada 33, entendeu que o comportamento de Esgaio não foi o correto e o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aplicou um castigo de duas partidas ao experiente lateral direito, que não volta a jogar esta temporada.
É possível que o defesa não volte a envergar a Listada verde e branca, uma vez que a saída este verão é o cenário mais provável. Esgaio esteve com pé e meio fora do Sporting em janeiro, mas acabou por permanecer em Alvalade, apesar de ter interessados na Grécia e na Turquia.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 2 milhões de euros – contabiliza 18 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 766 minutos que disputou, o lateral apontou um golo, diante do Amarante, na prova rainha do futebol português.
Ora veja:
Jogador do Sporting 'rouba' título e é denunciado pela namorada: "As pessoas perguntam onde está"