
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Dário Essugo pode estar a caminho de Espanha na próxima temporada. Ao que parece, o Rayo Vallecano tem a intenção de levar o médio do Sporting para a La Liga, ele que não terá lugar no plantel de Rúben Amorim em 2024/25. De acordo com a publicação de Arturo Díaz na sua conta da plataforma 'X' (antigo 'Twitter'), nesta segunda-feira, dia 17 de junho, o 17.º classificado da última edição da La Liga - vencida pelo Real Madrid -, tem como objetivo garantir o empréstimo do médio, que terminou a temporada 23/24 cedido ao Chaves. Além disso, a mesma conta escreve, também, que são vários os emblemas que se encontram a tentar garantir o empréstimo de Essugo. Recentemente, uma das equipas associadas ao jogador foi mesmo o Moreirense que, aparentemente, estava na 'pole position' para contar com os serviços do atleta na temporada que se aproxima. Em 2023/24, o internacional sub-21 português – avaliado em 3,5 milhões de euros – disputou 10 partidas pela equipa principal do Sporting: quatro para o campeonato, três na Taça de Portugal, duas na Taça da Liga e uma na Liga Europa, antes de ser cedido ao Chaves. Em Trás-os-Montes, o médio realizou 14 jogos, 13 deles como titular, não tendo feito qualquer golo ou assistência e vendo os flavienses descerem de divisão. O jovem leão jogou pela primeira vez na equipa principal do Sporting na temporada 2020/21, na receção ao Vitória de Guimarães (1-0) no dia 20 de março de 2021 e tornou-se no mais jovem de sempre a estrear-se pela turma A do Clube de Alvalade, ainda com 16 anos. Confira aqui os melhores momentos de Dário Essugo na temporada 2023/2024: Confira a publicação:
⚡️El @RayoVallecano en conversaciones con el @SportingCP para obtener la cesión del MCD Darío Essugo. [19 Años]
Una de las perlas del fútbol portugués, fue cedido en Enero al @gdchaves1949 donde se hizo con el puesto nada más llegar. Muchos equipos, han pedido su cesión. pic.twitter.com/L3oUyPN9uJ — Arturo Díaz (@Arturo37882) June 17, 2024
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa estabeleceu regras especiais para o próximo sábado, dia 18 de maio, a partir das 13h00
|
Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ordenou que todos os estabelecimentos de venda ao público junto do Estádio José Alvalade encerrem a partir das 13h00 do próximo sábado, 18 de maio, dia em que o Sporting recebe o Vitória de Guimarães na jornada 34 do campeonato - saiba tudo o que disse Rui Borges.
"Considerando a solicitação do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública, recebida dia 15/05/2025, por correio eletrónico, relativa à realização do Jogo SCP-VSC no Estádio José Alvalade + Festejos do Campeão - Despacho de Restrição, no sentido de restringir o horário funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais localizados na envolvente", lê-se, em comunicado que foi entregue aos estabelecimentos afetados.
A CML e a PSP alegam "questões de segurança ao abrigo do disposto no artigo 12°, n.° 1 e n.° 2 do Regulamento de Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços no Concelho de Lisboa", passando, de seguida, a enumerar os estabelecimentos afetados.
Alvalade Plaza, Centro Comercial Stromp, Bago de arroz, Greenland, Tipe Tope, Cantinho do Sá, Pastelaria Ti Margarida, Supermercado Trust, Restaurante Alameda, Indian / O Magriço, Minimercado - Cherry Angel, O Difícil, Cervejaria Belmar, Café Lelena, Sua Cafetaria e Supermercado, Pastelaria Dourado, Pastelaria Sol do Lumiar, terão de fechar à hora mencionada.
Caso os estabelecimentos afetados colocassem uma providência cautelar, a mesma não surtiria efeito, uma vez que os Tribunais Civis não iriam decidir em tempo útil. Até agora, o Sporting ainda não se pronunciou sobre a situação, que deixa os adeptos e proprietários bastante revoltados.
Rui Borges fará alterações na equipa titular que vai enfrentar emblema minhoto, naquele que será o último encontro da Liga Portugal Betclic
|
Rui Silva; Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Zeno Debast, Hidemasa Morita e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges diante do Vitória de Guimarães.
Rui Silva mantém-se dono e senhor da baliza verde e branca, como tem sido desde que chegou a Alvalade. A defesa não terá mexidas, com Eduardo Quaresma na direita e Gonçalo Inácio na esquerda, com Ousmane Diomande ao centro, comandando a linha.
No miolo, Zeno Debast faz dupla com Hidemasa Morita, visto que Morten Hjulmand está suspenso. Geny Catamo ocupa a ala-direita, com Maxi Araújo no corredor contrário. No ataque, Pedro Gonçalves, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres formam o trio habitual.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 18 de maio, frente ao Vitória de Guimarães, em jogo válido para a 34.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo diante da turma de Luís Freire tem pontapé de saída marcado para as 18h00, no Estádio José Alvalade e decide o título.
Por esta altura, o plantel verde e branco é primeiro classificado do Campeonato Nacional - veja AQUI a tabela completa da prova - , com 79 pontos, os mesmos do rival. Porto (68) e Braga (65) fecham o pódio e os lugares de acesso às competições europeias na próxima temporada.
Rui Borges já decidiu e partida diante do emblema minhoto conta com chamada especial por parte do técnico dos vedes e brancos
|
O Sporting joga muito mais do que três pontos frente ao Vitória e Guimarães. A poucas horas do Clube se poder tornar bicampeão, o ambiente em Alvalade é de tensão, mas principalmente união. Rui Borges decidiu chamar todo o plantel para o estágio final, mesmo quem estivesse lesionado ou castigado. Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand, Nuno Santos, João Simões e Daniel Bragança, não jogam, mas vão viver tudo de perto com os colegas de equipa.
O autocarro leonino parte esta tarde de Alvalade rumo à Academia de Alcochete com todos os jogadores. A ideia do treinador é demonstrar que a força do plantel vem da sua união, que é fomentada a cada dia. Os adeptos por sua vez, já estão a organizar um 'empurrão' ao autocarro para dar o apoio à equipa. O autocarro deverá abandonar Alvalade, às 19h/19h30.
Com o Estádio esgotado, o mercado negro está ao rubro. Existem bilhetes para o Sporting - Vitória de Guimarães a custarem mais de 3 mil euros em sites de revenda de ingressos. Quem não conseguir bilhete, irá juntar-se junto às sedes das claques e rulotes.
O presidente, Frederico Varandas, não vai alterar as suas rotinas em relação à grande final de sábado. O presidente não vai pernoitar com a equipa em Alcochete, mas irá juntar-se à equipa à hora de almoço, partindo com os jogadores até ao estádio. A sua presença tem sido constante durante a época, sempre ao lado do grupo nos treinos e nos bastidores, e não será diferente neste momento decisivo.
O encontro com a equipa minhota está marcado para sábado às 18h00, em Alvalade. O Sporting encontra-se com os mesmos pontos que o seu eterno rival, Benfica, (79), mas segue em vantagem na Liga Portugal Betclic, no confronto direto. Com alguns lesionados no meio campo, o técnico leonino vai fazer algumas alterações. A equipa de Rui Borges está nas últimas preparações para o grande duelo e o técnico de Mirandela, quer quebrar o jejum de 71 anos, e tornar-se bicampeão nacional ao serviço dos leões.