Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

ESSUGO: “QUERIA ESTREAR-ME NA EQUIPA PRINCIPAL AOS 16 ANOS”

Jovem médio do Sporting mostrou-se grato pela estreia na equipa sénior, garantindo que irá “trabalhar mais para me manter lá”

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

25 Mar 2021 | 14:32 |

Icon Comentário0

Dário Essugo, de 16 anos, estreou-se pela equipa principal dos leões no passado sábado, 20 de março, frente ao Vitória SC, no triunfo leonino, por 1-0. O médio, em entrevista ao Jornal Sporting, classificou como "indescritível" o momento de se estrear pela equipa principal, mas garante que já tinha as suas metas traçadas. "Estou muito feliz e é muito importante sentir que alcancei o meu objetivo. Tinha definido o objetivo de me estrear e estar na equipa principal aos 16 anos. Não mudou nada em mim. Tenho é de trabalhar mais para me manter lá. O mais difícil é ficar lá”, garantiu. Danilo Luís, irmão mais velho, também é jogador dos leões, tendo assinado o seu contrato profissional em outubro de 2020. O atleta, de 18 anos, acompanhou de perto todo o percurso de Dário. “Vivi como se fosse comigo. Chorei mais do que ele. O Dário é lutador, sonhador pelos objetivos que tem e emocionou o mundo. Foi muito justo ele lá chegar. Sempre trabalhou no máximo e com humildade. Ao vê-lo na equipa principal motivou-me o triplo para lá chegar também. Senti que é possível. O meu irmão fez-me ver que as coisas podem acontecer", revela. Danilo finalizou abordando a nova realidade da sua família: "É tudo novo, mas o Sol nasce à mesma hora, o autocarro passa à mesma hora. No futebol o mais difícil não é chegar ao topo, é ter consistência. O meu papel é de puxar-lhe as orelhas quando tenho de puxar, elogiar quando tenho de elogiar. O Dário sempre foi um menino especial e tentei que tivesse sempre os pés assentes na terra", concluiu.


Fotografia de Sporting




Futebol

Sotiris volta a complicar planos do Sporting e opções escasseiam

Jogador grego continua a ser uma valente dor de cabeça para a estrutura verde e branca e mercado parece trazer novamente más notícias

Sporting voltou a enfrentar um contratempo no processo de colocação de Sotiris Alexandropoulos e jogador continua com futuro por definir
Sporting voltou a enfrentar um contratempo no processo de colocação de Sotiris Alexandropoulos e jogador continua com futuro por definir

23 Jun 2026 | 14:00 |

Icon Comentário0

O Sporting voltou a enfrentar um contratempo no processo de colocação de Sotiris Alexandropoulos. Quando tudo indicava que o médio grego iria rumar ao OFI Creta por empréstimo, o clube helénico acabou por mudar de estratégia e avançou para a contratação de Bouchalakis.


A decisão deixa os leões novamente à procura de uma solução para o jogador de 24 anos, que não entra nas contas de Rui Borges para a temporada 2026/27. O internacional grego continua sem espaço no plantel e a SAD leonina pretende resolver a sua situação durante este mercado de verão.


Apesar de existir interesse de outros clubes da Grécia e dos Países Baixos, a operação não se afigura simples. Segundo a informação avançada pelo jornal A Bola, os emblemas que têm acompanhado o médio não possuem capacidade financeira para suportar o salário que aufere em Alvalade, dificultando uma eventual transferência.


Sotiris chegou ao Sporting no verão de 2022, proveniente do Panathinaikos, numa operação que custou cerca de 5 milhões de euros. Na altura, foi apontado como uma das soluções para colmatar a saída de Matheus Nunes para o Wolverhampton.

Contudo, o médio nunca conseguiu afirmar-se de leão ao peito. Desde então, passou por empréstimos ao Olympiacos, ao Standard de Liège e, mais recentemente, ao Fortuna Dusseldorf. Agora, entra no último ano de contrato com o Sporting e continua à espera de conhecer o próximo destino da carreira.



Futebol

Rui Borges já sabe com quem conta no Sporting; há 19 nomes confirmados

Pré-época dos verdes e brancos está prestes a começar e treinador tem consciência das 'armas' com que pode trabalhar nesta primeira fase

 Sporting continua a preparar a temporada 2026/27 e Rui Borges já começa a ter uma ideia clara dos jogadores com quem poderá contar
Sporting continua a preparar a temporada 2026/27 e Rui Borges já começa a ter uma ideia clara dos jogadores com quem poderá contar

23 Jun 2026 | 12:39 |

Icon Comentário0

O Sporting continua a preparar a temporada 2026/27 e Rui Borges já começa a ter uma ideia clara dos jogadores com quem poderá contar no arranque dos trabalhos. A pré-época dos leões arranca a 30 de junho, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, com exames médicos e testes físicos marcados para o primeiro dia, sendo que o restante calendário também já está definido.


Nesta fase, o treinador verde e branco tem 19 jogadores confirmados para o regresso ao trabalho. Entre eles estão os reforços Issa Doumbia, Pedro Lima e Silas Andersen, além de nomes como Daniel Bragança, Pedro Gonçalves, Geny Catamo, Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma. Já Morten Hjulmand e Giorgi Kochorashvili continuam em situação indefinida, podendo ainda deixar Alvalade durante o mercado de verão.


Por outro lado, alguns elementos não entram nas contas da equipa técnica para a nova época. Rafael Pontelo, Tanlongo, Sotiris, Koindredi, Alexandre Brito, Biel e Faye têm autorização para se apresentarem mais tarde ou cumprirem trabalho individual, enquanto procuram uma solução para o futuro.


Numa fase posterior da preparação, Rui Borges receberá os internacionais que se encontram a disputar o Campeonato do Mundo. Rui Silva, Gonçalo Inácio, Debast, Diomande, Maxi Araújo, Trincão, Luis Suárez e Rodrigo Zalazar só se juntarão ao grupo depois de concluírem os compromissos pelas respetivas seleções.

À semelhança do que aconteceu nas últimas temporadas, o técnico leonino voltará também a apostar na formação. David Moreira, Salvador Blopa, Bruno Ramos, Eduardo Felicíssimo, Bafdili, Manuel Mendonça, Paulo Cardoso e Mauro Couto foram chamados para trabalhar com a equipa principal e tentar garantir um lugar no estágio de pré-temporada em Lagos, numa preparação que tem como principal objetivo a reconquista do campeonato nacional.


Jogadores confirmados para o arranque da pré-época:

Guarda-redes: João Virgínia, Diego Callai e Francisco Silva.

Defesas: Georgios Vagiannidis, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas e Nuno Santos.

Médios: Daniel Bragança, João Simões, Issa Doumbia, Pedro Lima e Silas Andersen.

Avançados: Pote, Geny Catamo, Luís Guilherme, Flávio Gonçalves, Rafael Nel e Fotis Ioannidis.


Futebol

Issa Doumbia está 'obcecado' com adaptação ao Sporting e faz trabalho invulgar

Jogador chegou como um dos quatro reforços já apresentados pelos leões para a próxima temporada para a equipa orientada por Rui Borges

Issa Doumbia está determinado em chegar ao Sporting na melhor condição possível e está a dar tudo por tudo nas férias
Issa Doumbia está determinado em chegar ao Sporting na melhor condição possível e está a dar tudo por tudo nas férias

23 Jun 2026 | 12:09 |

Icon Comentário0

Issa Doumbia está determinado em chegar ao Sporting na melhor condição possível. Apesar de ainda se encontrar de férias em Itália, o médio de 22 anos já iniciou um plano específico de preparação para a temporada 2026/27, antecipando a integração no plantel orientado por Rui Borges.


Segundo o jornal Record, o reforço leonino tem realizado trabalho físico individualizado em Bérgamo, acompanhado por um preparador, com o objetivo de melhorar os índices físicos antes do arranque oficial dos trabalhos. No entanto, a preparação do internacional sub-21 italiano não se limita apenas ao relvado.


A mesma fonte garante que Doumbia tem aproveitado o período de descanso para estudar a forma de jogar do Sporting. O médio tem analisado vídeos e jogos da equipa verde e branca, procurando familiarizar-se com os processos e dinâmicas implementadas por Rui Borges.


Além disso, o jogador recebeu indicações específicas da equipa técnica leonina sobre aspetos que deverá desenvolver antes da pré-época. Durante as últimas duas semanas, o antigo jogador do Venezia terá trabalhado precisamente nessas áreas, numa tentativa de acelerar a adaptação ao novo contexto competitivo.

Contratado pelo Sporting por 20,5 milhões de euros fixos, aos quais poderão acrescer mais 6 milhões em objetivos, Issa Doumbia chegará a Lisboa nos próximos dias para iniciar uma nova etapa da carreira. O médio, comparado a Paul Pogba, que fará a primeira experiência fora de Itália, terá ainda aulas de português em Alcochete, numa integração que os leões pretendem tornar o mais rápida possível.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jogador que 'fez beicinho' a Rui Borges afasta-se do Sporting e vai rumar à Serie A
Futebol

Jogador que 'fez beicinho' a Rui Borges afasta-se do Sporting e vai rumar à Serie A

23 Jun 2026 | 11:40

Icon Comentário0
Bomba! Sporting passa os 20 milhões por Altimira e espera resposta
Futebol

Bomba! Sporting passa os 20 milhões por Altimira e espera resposta

23 Jun 2026 | 10:46

Icon Comentário0
Boas notícias para o Sporting: Regresso de craque está a ser 'acelerado'
Futebol

Boas notícias para o Sporting: Regresso de craque está a ser 'acelerado'

23 Jun 2026 | 10:34

Icon Comentário0