Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Geny Catamo vai renovar contrato com o Sporting. Segundo o jornal ‘A Bola’, os leões já chegaram a acordo com o extremo para o prolongar do vínculo, que deverá ir agora até 2028 e 2029 e, naturalmente, terá um aumento salarial.
Todavia, o processo não se ficará por aqui. É que o Clube de Alvalade quer ficar com a totalidade dos direitos económicos do internacional Moçambicano e a mesma fonte adianta que o dossiê está muito perto de ficar concluído.
“Este processo vai permitir ao Sporting adquirir mais 75% do passe do jogador — os moçambicanos da Academia Black Bulls, onde Geny se formou, terão depois direito a percentagem do que o clube da Margem Sul receber”, adianta o diário desportivo, na edição desta sexta-feira, 17 de novembro.
Esta temporada, Geny Catamo – avaliado em 1,5 milhões de euros – contabiliza 13 encontros (516 minutos), tendo marcado dois golos, diante do Olivais e Moscavide e Boavista, e feito duas assistências. O extremo tem sido uma das apostas de Rúben Amorim.
Nas últimas semanas, Geny Catamo ficou de fora das opções de Rúben Amorim, falhando, por exemplo, os jogos diante do Benfica e do Raków, para a Liga Portugal Betclic e Liga Europa, respetivamente. O último encontro do extremo data de 30 de outubro, diante do Boavista.
Leões regressam à prova milionária diante dos franceses e técnico dos verdes e brancos contará com regresso de peso
|
0St. Juste pode estar disponível para o Sporting – Lille, da Liga dos Campeões, agendado para o próximo dia 17 de setembro, às 20h00, no Estádio José Alvalade. Segundo o jornal ‘A Bola’, o defesa-central – que costuma ser opção nestes jogos ‘grandes’ – está cada vez mais perto de recuperar a 100% da lesão na coxa direita que sofreu na pré-temporada. O neerlandês, porém, tem o futuro em aberto.
Na última semana, depois de um período de recuperação na Holanda, St. Juste regressou a Portugal e tem trabalhado a fundo na Academia Cristiano Ronaldo, caminhando a passos largos para a recuperação total e estando disponível para ser escolha de Rúben Amorim nos próximos confrontos do Sporting.
Na passada terça-feira, St. Juste utilizou as redes sociais para deixar uma mensagem aos adeptos do Sporting sobre os momentos que tem vivido afastado do relvado: “Uma dura jornada, cheia de valiosas lições, nunca deixarei de ter fome para me levantar e dar tudo de mim outra vez”.
Na temporada passada, St. Juste – avaliado em 8 milhões de euros – fez 20 encontros: 11 no Campeonato Nacional, quatro na Liga Europa, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Ao todo, nos 1.026 minutos que disputou, o jogador de 27 anos marcou um golo e fez uma assistência.
Jeremiah St. Juste chegou ao Sporting em 2022, oriundo do Mainz, da Bundesliga, a troco de quase 10 milhões de euros. Desde então, o defesa-central neerlandês realizou 52 encontros, marcou dois golos, fez uma assistência e conquistou um Campeonato Nacional (2023/24). O atleta tem contrato com os leões até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões de euros.
Atleta é um dos grandes valores do Clube de Alvalade, mas últimas notícias sobre o futuro do jogador não são nada positivas
|
0Afonso Moreira estaria muito perto de rumar ao campeonato suíço, mais concretamente ao Basileia. No entanto, o negócio pelo extremo do Sporting terá caído nas últimas horas e a estrutura dos leões, com Frederico Varandas à cabeça, procura agora uma solução para o jovem de 19 anos.
Para lá da Suíça, há, ainda, outros mercados abertos, tais como o turco ou grego, que podem assumir-se como futuros destinos para Afonso Moreira. O objetivo dos leões passa por ceder o extremo – num negócio sem opção de compra – a um emblema onde o atleta possa somar minutos num nível competitivo superior ao da equipa B.
Afonso Moreira sagrou-se Campeão Nacional pelo Sporting na temporada 2023/24, sendo um dos grandes valores da Academia Cristiano Ronaldo. Sem espaço na turma de Rúben Amorim, o extremo procura um desafio que lhe permita regressar ao Clube de Alvalade mais forte e agarrar uma oportunidade na equipa principal.
Afonso Moreira estreou-se pela turma de Rúben Amorim no dia 12 de agosto de 2023, na primeira jornada do campeonato, na receção do Sporting ao Vizela, que terminou com vitória verde e branca, por 3-2, com golos de Gyokeres (bis) e Paulinho. Nessa partida, o extremo entrou aos 64 minutos, rendendo Matheus Reis na ala esquerda dos verdes e brancos.
Em 2023/24, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros – fez, entre a equipa A e B do Sporting e o Gil Vicente, 17 encontros: nove na Liga 3, cinco no Campeonato Nacional, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 604 minutos que disputou, o extremo não marcou qualquer golo ou fez qualquer assistência. Esta época, o atleta formado no Clube de Alvalade soma 90 minutos, na vitória do conjunto secundário dos leões, sobre a Académica.
Ala dos verdes e brancos apontou o golo que selou triunfo leonino no Clássico e volta a brilhar, desta feita ao serviço da seleção
|
0Geny Catamo faturou pelo segundo jogo consecutivo. O ala do Sporting tinha marcado o golo que selou a vitória leonina no Clássico diante do Porto, e agora fez o gosto ao pé no empate da seleção de Moçambique, diante do Mali (1-1), em partida válida para a primeira jornada de qualificação para o CAN (Campeonato Africano de Nações).
O 'camisola 21' do Sporting abriu o ativo, aos 37 minutos, respondendo a um cruzamento de Bruno Langa. O canhoto não deixou cair a bola e, de primeira, marcou um golaço. Os malianos fizeram a igualdade final, aos 52', por Yves Bissouma, médio do Tottenham.
Moçambique volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 10 de setembro. Geny Catamo e companhia recebem a seleção da Guiné-Bissau, numa partida que tem pontapé de saído agendado para as 14h00. Os mambas procuram triunfar e somar três importantes pontos.
Na temporada atual, Geny Catamo – avaliado em 10 milhões de euros – foi aposta em cinco partidas, e já contabilizou um golo, somando ainda uma assistência ao longo dos 454 minutos em que foi opção de Rúben Amorim dentro das quatro linhas.
Já em 2023/24, disputou 41 jogos ao serviço do Sporting. Durante os 2.401 minutos em que esteve em campo, o extremo marcou seis golos e realizou cinco assistências. O jogador foi o grande herói dos verdes e brancos frente ao Benfica, ao bisar e arrecadar três pontos importantes para as contas do título. O seu passe continua a dar problemas a Frederico Varandas.
Assista ao golo de Geny Catamo: